Macbook Pro vs Pc - Arquitectura

Tiago S.

Power Member
(re-direccionei o tópico para esta zona de dúvidas e Suporte técnico porque já percebi que o tinha posto na zona errada ;) sorry)

Boas!

Provavelmente este assunto já foi parcialmente discutido em algum tópico mas, depois de ter andado á procura pelo forum, não encontrei nenhum que falasse exclusivamente deste assunto e que esclarecesse as minhas dúvidas por isso resolvi criar um novo tópico.

(Deixei a mesma duvida noutro tópico mas como n ha nenhum tópico directamente relacionado com este assunto e como preciso de opiniões urgentemente achei que poderia criar um novo tópico)

Estou no segundo ano do curso de arquitectura e vou agora comprar um portátil...

Antes de pedir transferência para curso de arquitectura andei um ano no curso de Design (Design de comunicação) e durante esse ano só trabalhei com Mac e fiquei "maravilhado" com o mundo da maçã xD daí estar agora a pensar comprar um mac.

As duas razões que me fazem ficar indeciso entre um Mac e um Pc são o preço e a utilização de algum software de arquitectura que poderá justificar a compra de um Pc em vez de um Mac.

No que diz respeito á área do Design estou bem ciente das vantagens de um Mac, mas na área da arquitectura não tenho conhecimento das vantagens/desvantagens da utilização de um Mac e é por isso que vos peço ajuda

O mac que estava a pensar comprar é este: http://store.apple.com/Apple/WebObje...MJg2bA2mZcrzSR (MacbookPro 2.4) que fica em 1655€ com o desconto de estudante.. (na loja da apple)

Acham que compensa o preço, tendo em conta que terei que utilizar o bootcamp ou parallels para correr alguns programas que não existem para mac como o autocad e outros e que há por aí Pc's por menos cerca de 400 ou 500 euros com caracteristicas idênticas ao mbp.. ?

Alguns até com melhores características:
http://*****.com/php/product_info.php?cPath=35&products_id=1158

(Para além das diferenças obvias de estética, de pormenores que o mbp oferece e do sistema operativo.. mas estou seriamente a pensar se compensará o preço)

Em relação á placa gráfica.. este mbp tem uma NVIDIA GeForce 8600M GT com 256 MB de memória, em relação aos modelos superiores que têm 512 MB de memória a diferença é mesmo muito significativa?

(já agora, se houver alguem que estude ou exerca arquitectura ou que esteja dentro da área e que use Mac, podem-me dar uma opinião sobre as vantagens/desvantagens que encontram..?)

Muito Obrigado!
 
Última edição:
Boas dude !
Não estudo Arquitectura nem nada parecido mas possuo um macbook black e penso que serei capaz de te ajudar nessa indecisão. Gostava que assumisses todas as minhas palavras como provenientes de anos de experiência e não de fanatismo pela Apple. A minha posição em relação a esses assuntos é invariavelmente uma, Apple .
Começando pelo OS X, irás ficar maravilhado com todas as suas features, estabilidade e segurança. Tudo bem, conseguirás ter tudo isto com alguns cuidados assíduos noutros OS's (apesar de ter isso praticamente tudo feito automaticamente é brutal) mas, continuo a não compreender o porquê de certos SO's ao fim de 1 semana de uso demorarem 10x mais a fazer boot , 10x mais a desligar e encravar com simple tasks.
Não é que o OS X seja perfeito, pessoalmente em 5 meses de uso só o consegui crashar 2 vezes. A nível de boot é capaz de estar 1 segundo mais lento do que estava (nada significativo pelo menos para mim) e é raro haver aplicações em conflitos ou em crash constante. Isto foi um bocadinho off-topic mas era só pra deixar assente algumas vantagens do OS X.
Por esta altura ja deves tar a pensar : " Hey que fanboy" xD
Btw, pela experiência que tenho tido com MBP users é que em paralells consegues correr o Windows como se tivesses num computador normal. Quero dizer com isto que não notas slowdowns (excepto enormes cargas de processos) muito menos em bootcamp, ai até voa . Não é por nada que tenho lido em várias reviews que o MBP é o melhor computador a correr Win Vista.
Em relação à gráfica tenho dois reparos a fazer . O primeiro, como deves saber 512 mb seria melhor claro. O segundo prende-se na constatação de actualmente praticamente qualquer aplicação correr em 256mb de gráfica.
Não tenciono com isto levar-te a uma opção que não será a mais adequada para ti. A meu ver, ficarias muito bem servido com a máquina que pretendes. Mas como tudo na vida à que correr riscos. Ninguém te promete que vais gostar do OSX (o que dúvido).
Cumps , espero ter ajudado.
 
Última edição:
o que é que tu andas a fazer aos computadores? :lol:


Disse um número à toa mas como sabes (de certeza) que passado algum tempo o boot fica bastante mais lento .
Coisa que ainda não aconteceu no meu MB com o disco a estourar pelas costuras .
Mas como disse em cima, com cuidados assíduos é possível manter um computador "saudável". Estava apenas a constatar que talvez em Unix não sejam precisos esses cuidados tão assíduos.
Just that ! :)

Btw, já não toco no meu windows pc à que tempos, nem sei como tá de boot xD
 
o que é que tu andas a fazer aos computadores? :lol:

concordo
o meu tempo desde o boot até ao inicio tá igual a de quando formatei o pc á ums meses (e só tenho 5gb livres na partição do
windows) e sem nenhum cuidado especial


estou em design e não trocava o meu portátil (ver specs) por nenhum portátil mac :) (a menos que fosse completamente de borla, e ia logo a seguir vendê-lo :p)
 
Última edição:
estou em design e não trocava o meu portátil (ver specs) por nenhum portátil mac :) (a menos que fosse completamente de borla, e ia logo a seguir vendê-lo :p)

Se fosse um alto portátil super potente, mas vendo as specs do teu portátil a conclusão é só uma, tu gostas de contrariar só porque sim ... Qualquer MBP é bem superior a isso, em specs e em construção e em ... tudo. E no MBP podes correr windows (xp ou vista), suportados oficialmente e com drivers já incluídos no bootcamp, como também podes correr linux ou qualquer outra coisa que te apeteça. Mas lá está, dizes isso só porque achas que te fica bem dizer disparates, e depois podes induzir pessoas em erro com esses comentários sem qualquer conteúdo útil. Enfim, mais do mesmo, os "Antimac Zealots" invadiram este post, e o rapaz que fez a pergunta inicial que se lixe, o que importa é dizer barbaridades ...


@Tiago S.
Quanto à questão do post, se queres mesmo um MBP vai por isso, custa um pouco a dar o dinheiro, é certo, é muuuito dinheiro, mas se fores a ver depois nunca mais queres olhar para trás, acredita ;)
Mesmo que queiras correr o windows com, por exemplo, o autocad por vmware fusion ou parallels consegues ter um sistema tão ou mais rápido como que se estivesses a correr o windows nativamente num qualquer laptop da treta da feira dos 300 (desde que dediques 1Gb de RAM à máquina virtual n\ao há qq problema).
 
Última edição:
Mesmo que queiras correr o windows com, por exemplo, o autocad por vmware fusion ou parallels consegues ter um sistema tão ou mais rápido como que se estivesses a correr o windows nativamente num qualquer laptop da treta da feira dos 300 (desde que dediques 1Gb de RAM à máquina virtual n\ao há qq problema).

pergunta se o macbook vale o dinheiro em comparação com o não-mac, ao dizeres que o mac corre o windows tão rápido como um laptop da treta por 300€, e visto que ele vai trabalhar mto em autocad, que só funciona em windows(pelo menos as pessoas que conheço que tão em arq. trabalham bastante) qual a razão de comprar um macbook pro?

imo, se têms dinheiro pa comprar um mac e gostas compra, se não aconselho-te um asus ou um toshiba, com specs parecidas e mais baratos, um ecrâ de 17' é tambêm de ponderar, eu pelo menos n gosto de trabalhar em autocad em 15'
 
Se fosse um alto portátil super potente, mas vendo as specs do teu portátil a conclusão é só uma, tu gostas de contrariar só porque sim ... Qualquer MBP é bem superior a isso, em specs e em construção e em ... tudo. E no MBP podes correr windows (xp ou vista), suportados oficialmente e com drivers já incluídos no bootcamp, como também podes correr linux ou qualquer outra coisa que te apeteça. Mas lá está, dizes isso só porque achas que te fica bem dizer disparates, e depois podes induzir pessoas em erro com esses comentários sem qualquer conteúdo útil. Enfim, mais do mesmo, os "Antimac Zealots" invadiram este post, e o rapaz que fez a pergunta inicial que se lixe, o que importa é dizer barbaridades ...


@Tiago S.
Quanto à questão do post, se queres mesmo um MBP vai por isso, custa um pouco a dar o dinheiro, é certo, é muuuito dinheiro, mas se fores a ver depois nunca mais queres olhar para trás, acredita ;)
Mesmo que queiras correr o windows com, por exemplo, o autocad por vmware fusion ou parallels consegues ter um sistema tão ou mais rápido como que se estivesses a correr o windows nativamente num qualquer laptop da treta da feira dos 300 (desde que dediques 1Gb de RAM à máquina virtual n\ao há qq problema).

Mais nada ! :-D
É fantástico como os posts são invadidos com comentários sem conteúdo algum. Provavelmente nunca mexeram num MB mas no entanto como são do estilo "Maria vai com as outras" dizer babozeiras está ao passo de umas quanto teclas. Tudo bem, tem direito de o dizer mas a questão presente neste post não tem nada a ver com fanatismos/ignorância .
Tiago, força nisso. Se há coisa que me arrependo na compra do meu MB é não ter dado mais uns quantos euros pelo Pro. Vale bem a pena !

EDIT: Aos que disseram que o boot não fica lento peço desculpa a vossas leetzorencias. Visto que num curso de 90 (caloiros! Se fosse fazer a estatística para os restantes , wooo ! )pessoas se houver 2/3 que tem um boot como tinham quando compraram o computador é muito. (Ah e isto porque formataram o computador à horas/dias). Rendam-se à superioridade elitista !
 
Última edição:
Se vais para arquitectura vem à cabeça de qualquer pessoa o AutoCAD que tem os requisitos que se conhece. Por outro lado dizes que aprecias bastante o sistema Mac OS X. Bem no teu caso ponderava o que queres fazer com o PC.

Se queres um computador pessoal que também vai fazer os trabalhos da faculdade e como dizes preferir usar o Mac OS X, compra na mesma um portátil Apple, depois podes meter isso em dual boot ou usas máquinas virtuais. Sabes que estás a gastar muito mais dinheiro que o necessário para "resolver" a tua necessidade mas estás satisfeito com o que gostas. Se pretendes um PC apenas para resolver as tuas necessidades de trabalho compra um notebook duma marca qualquer com boa relação preço qualidade.
 
Não consigo perceber isto dos fanboys. Falam dos fanboys do Windows, mas esquecem-se do oposto.

Tal como disseste, se calhar quem respondeu nem usou OS X, mas...e tu, já usaste Windows Vista?

Digo-te que o boot fica mais rápido a cada dia que passa (vai pesquisar por superfetch sff), isto se tivermos o mínimo de cuidado (ter o disco desfragmentado, que até é feito automaticamente. Mas sim, sei que no Mac não é preciso), e não meter tudo a iniciar automaticamente (que até me parece que é assim em qualquer SO)). O rapaz tinha uma dúvida, estão-se a lixar para ele.

A questão é saber se existe o Software que ele quer, e se vale a pena comprar o mac para o curso. Obviamente que o Mac é mais caro que um PC com as mesmas caracteristicas, mas se calhar até vale a pena, para quem queira realmente usar os dois SO's, ou porque para determinada area um Mac seja realmente uma mais valia. Quem não precisa de um Mac, vai comprar um só porque pode correr os dois SO's? Não, vai comprar um PC qualquer mais barato, existem aí Toshibas e Asus por 1000€ bastante bons, e por 1200€ compra-se um com hardware igual ou semelhante a este.

Mas, como ele quer usar o Mac, só têm que lhe indicar se para o curso dele é ou não uma mais valia.

Agora a minha opinião: compra o Mac, se gostas do mundo da Apple e se queres usar o OS X, acho que fazes bem em comprar. E até podes usar o Windows para correr AutoCAD.
 
LOL ?
Não sei se me conheces ou não mas usei windows durante 11/12 anos e sei perfeitamente as suas vantagens.
Sim, também usei windows vista e a não ser que tenha sido corrigido no SP1 não é isso que tenho verificado.
Eu não sou fanboy. Simplesmente não gosto quando as pessoas que não conhecem um certo produto se põe a mandar balelas assim pro ar a ver se cola.
E eu referi num post mais a cima que com os cuidados certos que era possível o "mesmo" no Windows ou já não estou a ver bem? Não tenciono nem nunca tencionei criar mais uma guerra entra PC / Mac . Cada um tem a sua opinião sobre determinado assunto. O que sempre aprendi foi para não negar à partida uma ciência que se desconhece.
Indo mais um pouco pra off-topic para deixar estra thread -> Tenho um colega de curso que está sempre a dizer que Mac não presta . Acho bastante cómico facto de ele dizer que Linux/Windows é muito melhor e que percebe potes daquilo mas no entanto se lhe perguntar o que faz/é um "sudo" diz que não se lembra (todos os dias esquece-se coitado ! ). Só pra mostrar até que ponto o fanatismo pode ir.
Eu tenho um MB e tenho uma torre Windows. Uma coisa digo, se quizesse outra torre de certeza que ia pra outra Windows pelas vantagens conhecidas. Portatil para mim é Apple.
Já falei sobre programas e sobre as possibilidades que ele tinha e tenho tudo dito.
Cumps
 
Só mais uma coisa quanto ao boot: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=274580

Acho que isto prova que não ha sistemas perfeitos. O problema está quase sempre entre a cadeira e o monitor (e não é o teclado).

Mas acho que falaste muito bem, eu pessoalmente também compraria um portátil Mac, e um desktop não Mac. Agora para arquitectura, não sei. Acho que alguem que perceba realmente do assunto (diga-se, que conheça bem o ramo) devia vir dar aqui uma ajuda.
 
Obrigado pelas respostas!!!
Ainda estou um bucado indeciso mas já me ajudaram :)
Estou mesmo a pensar comprar o mbp.
Quanto á gráfica.. não há mesmo nada a fazer right?
De momento a gráfica do mbp acho que chega e sobra para o que quero fazer, só tenho receio de que no futuro (talvez num futuro muito breve), da forma como isto evolui, os 256MB da gráfica possam ser poucos.. quase todos os "novos" pcs vêm com 512 dedicados (e na maioria ainda têm mais memória partilhada para além dos 512 dedicados).
E visto que não é possível fazer upgrade á gráfica e que não tenho propriamente possibilidade de voltar a comprar um computador tão cedo isso poderá ser um ponto negativo..
Obrigado pela ajuda ;)
 
Obrigado pelas respostas!!!
Ainda estou um bucado indeciso mas já me ajudaram :)
Estou mesmo a pensar comprar o mbp.
Quanto á gráfica.. não há mesmo nada a fazer right?
De momento a gráfica do mbp acho que chega e sobra para o que quero fazer, só tenho receio de que no futuro (talvez num futuro muito breve), da forma como isto evolui, os 256MB da gráfica possam ser poucos.. quase todos os "novos" pcs vêm com 512 dedicados (e na maioria ainda têm mais memória partilhada para além dos 512 dedicados).
E visto que não é possível fazer upgrade á gráfica e que não tenho propriamente possibilidade de voltar a comprar um computador tão cedo isso poderá ser um ponto negativo..
Obrigado pela ajuda ;)

256mb numa gráfica é suficiente numa placa para um portátil, autocad não puxa muito pelos gráficos, e em jogos de uma 8600 com 256mb para uma com 512 a diferença é mínima
caso a de 256mb for gddr3, e a de 512 ddr2, então a 256mb compensa
 
Caramba, as minhas palavras devem ser transparente ! Eu DISSE NUM POST MAIS ACIMA QUE com cuidados básicos e rotineiros se conseguia manter por exemplo o Windows bastante fluido. Porque é que insistem em massacrar esse ponto apenas pelo gosto de "mac sucks" -.-'.
Enfim, é triste ter disto no forum.
Btw, sim 90 pessoas e não são incompetentes. Penso que estando num curso de EEIC - Engenharia Electrónica Industrial e de Computadores era muito MAU 99% das pessoas serem noob's. Apenas constatei que não percebia o porquê de acontecer tão frequentemente no Windows. Não disse que não acontecia nos Mac's.
Vou-me abster de comentar este post, tá a ficar sem conteúdo.

Back on topic : A meu ver com 256mb vais aguentar bastante tempo. Visto que aguenta com maior parte dos programas.
Desculpa ter ido um bocado off-topic mas há coisas que não consigo ler calado.
 
Tu falaste no facto do boot demorar mais 10x, apenas contra argumentei. E não, eu não sou anti-mac (alias, repara que nunca falei mal do Mac OS X). Nem eu disse que as pessoas são noobs, simplesmente instala-se uma coisa, e outra, e outra, e outra, e aquilo começa tudo a ficar definido no arranque do SO e pronto. Ha que saber cuidar de um SO, só isso.

Mas chega de offtopic porque a pessoa que pos a dúvida não tem culpa. Quanto aos 256, se te interessa ligar a um monitor externo com grande resolução, os 512MB eram melhores, mas acho que não é por aí que vais ter problemas.
 
Em questão de software eu diria que não ganhas nada em ter OSX para arquitectura. Se tiveres €'s para o Mac + Licença do Windows força, senão eu ficava-me por um outro portátil. É tudo uma questão de dinheiro...
 
Mais uma vez obrigado pelas respostas.
Eu não jogo nada há anos.. lol portanto quanto aos jogos, não têm muita importância para mim.
A utilização que quero dar ao computador é essencialmente direccionada para programas de design e arquitectura como photoshop, corel, illustrator, flash, autocad, 3d max e outros programas de CAD que ainda não utilizo mas sei que vou utilizar... para além das outras utilizações "normais" como navegação na internet, ver umas séries e uns filmes, ouvir música, etc..
A minha dúvida é, em relação a esta utilização, quais são as diferenças entre o desempenho de uma placa gráfica com 256MB de memória e uma com 512MB.
Quanto á memória RAM, o mbp vem com 2 GB de memória DDR2 (dois SO-DIMMs) a 667 MHz (PC2-5300), mas vou fazer o upgrade para 4 GB.
Obrigado pela ajuda.
 
Epa não sei se me permitem dar aqui uma respostinha...não tenho um mac (embora não me importasse nadinha) mas sou caloiro :D não em arquitectura...mas em mecânica...futuramente devo precisar também de utilizar bastante autocads,e cenas do género.
Se fosse a ti comprava o macbook,principalmente se este portátil irá ser o teu "cavalo" de trabalho...sei bem o que é comprar um portátil apenas pelas specs e passado uns mesinhos pensar "quem me dera ter comprado um mac", é outra qualidade de construcção, um S.O. rapidissimo e fíavel...nada haver com o ruindows....para aqueles que vieram cá falar do Vistinha e são todo MS fanboys...já deve ser a 4a vez que experimentei o vista no meu portatil,está cada vez melhor isso é verdade,mas a quantidade de erros tira me do sério!Poderiam dizer ah mete o xp...sim senhor foi o que fiz,contudo é um so que já nada me diz,para além de se ter de andar sempre protegido até as orelhas e com cuidadinhos para não se lixar todo...e isso parecendo que não na vida de um estudante,tira tempo,paciencia,etc...
Antes de ir pa universidade era agarradão a pcs...desde que fiquei restricto ao portatil,fartei me dessa historia de ter que cuidar do pczinho...queria era algo fiavel e robusto e que não me chateasse...o linux foi uma ajuda...mas para mim mac será o topo...
Peço desculpa por um pouco de offtopic..mas tinha que responder.
 
Back
Topo