Macbook Pro

Isa_27

Power Member
Olá a todos!

Sou nova por aqui e também não tenho muita experiência com macs, por isso precisava de uma ajudinha da vossa parte: preciso comprar um portátil e estou indecisa entre o macbook e o macbook pro, mas como quero um portátil que aguente uns aninhos parece-me que o pro será o mais indicado (para não falar das memórias, etc). A minha duvida tem sobretudo a ver com o seguinte: o computador vais ser mais usado para a faculdade e para net, por isso não sei se deva pedir a instalação do office... que axam? Para além disso, sabem dizer-me se o sistema operativo é experimental ou se terei de adquirir a licença após o periodo experimental? O i'woks já faz parte do pacote ou é opcional?

Desculpem a ignorância, mas de facto ainda não tou muito dentro do mundo mac.
 
Se só vais usar o portatil para net e faculdade, o NeoOffice deve servir(freeware, eu nao uso, e tambm tou na faculdade, depende do curso acho eu).

O mac OS X (O sistema operativo) é teu na compra do portatil, mas quando sair a nova versão (OS Leopard 10.5, la pra Janeiro-Março) teras de o comprar separadamente (custo previsto de 120 €) se assim o desejares, a sua compra nao é obrigatoria como é obvio.

O iwork (a aplicaçao de scritorio da apple (que supostamente vai substituir o Mac:Office)), tem de ser comprado em separado.
 
Boas,
Em relação ao sistema operativo , o OSX vem com o portatil e não é experimental , não tens de te preocupar com isso, se estiveres a falar de instalar o windows, esse, já não vem apesar de já ser possivel instalar os dois SO.

Quanto ao Office, podes pedir a instalação ( mas vais ter de pagar a licença do Office para mac aka office 2004 ) penso que não justifique , tens outras opções como o openoffice que é grátis e funciona bem na maior parte dos casos. Para fazeres apresentações do estilo powerpoint recomendo o keynote que vem no Iworks ( mas esse é 30 dias , qq das formas a licença é mais barata que a do office 2004 e em termos de produtividade, na minha opinião é bem melhor ).

vai aqui http://www.apple.com/macbookpro/specs.html para veres o software que vem com o macbook :

Software

  • Mac OS X v10.4 Tiger (includes Spotlight, Dashboard, Mail, iChat AV, Safari, Address Book, QuickTime, iCal, DVD Player, Xcode Developer Tools)
  • iLife ’06 (includes iTunes, iPhoto, iMovie HD, iDVD, iWeb, GarageBand), Microsoft Office 2004 for Mac Test Drive, iWork ’06 (30-day trial), Comic Life, FileMaker Pro trial, Omni Outliner
  • Photo Booth
  • Front Row
Espero ter sido útil na decisão :)
 
Sendo assim não vou pedir a instalação e respectiva licença do Office. Já agora aproveito para perguntar em relação à ligação à net, axam de para o mac pro é mais aconselhavel o wirless ou usb?

Obragiada pela ajuda...
 
Fork, o meu curso não exige recursos especias, nada de grandes componentes gráficas, por isso penso que não vou precisar de nada de especial... Só preciso de editor de texto e ***** coisa que se asemelhe ao exel (não sei se nos mac não é td o mesmo)! O meu problema é k tou habituada a trabalhar com o office... mas há algum tempo experimentei um G4 (axo k o modelo era esse) e axei o software mto porreiro, não tive foi mto tempo para o explorar e perceber como funciona a nivel de trabalho, estive mais na área das aplicações (tipo videos, fotos, etc). O que costumam usar no processamento de texto e cálculo?

Obridada pela vossa ajuda (e pela paciência, pk para voces isto deve ser mm do mais básico...:) )
 
Sendo assim não vou pedir a instalação e respectiva licença do Office. Já agora aproveito para perguntar em relação à ligação à net, axam de para o mac pro é mais aconselhavel o wirless ou usb?

Obragiada pela ajuda...

Para o macbook pro é preferível se poderes uma ligação wirless (mobilidade) ou uma ligação com ruter via ethernet! Evita modems usb, que ainda ñ devem funcionar no Macbook pro por não
Existirem drives universais.
 
Oi Isa, sê bem vinda ao fórum. De certeza vais ter muita ajuda por aqui, o pessoal é espectacular.
Tens o office pra mac q é bastante bom. A única coisa q achei é q é um bocado pesado. Por isso dependendo do modelo q vais adquirir, talvez devas ponderar comprar mais memória.
Espero ter ajudado...
 
O único "problema" do office é ainda não ser universal que o torna um bocado mais lento. se já o viste a funcionar num g4 vai rolar mais ou menos á mesma velocidade, mesmo que compres o modelo base do Macbook pro ou mesmo do Macbook (não pro)!
 
Axo k me expliquei mal... eu ainda não vi o office a correr no mac... a questão que coloco é: quando comprar o mac ele já tras algum programa k se assemelhe ao word e ao exel?! Já agora vem em português? (o k experimentei tava em inglês)...
Soul girl, obrigada pela disponibilidade e de facto o ppl tá a ser porreiro a ajudar! :)
 
O mac vem com com versoes trial do Office e do iWork.

Aconselho a adquirir o iWork e o NeoOffice vai te servir na perfeiçao.

Nota o iWork é melhor que o NeoOffice, mas ainda nao tem nada equivalente ao excel, diz-se que bvai ter na proxima versão mas confirmaçao nao ha.

Ha versoes portuguesas do neOffice, nao tenho a certeza quanto ao iWork, mas aposto que sim
 
De nada Isa ;)
Olha, o meu veio em português. Mas é o Macbook e não o Pro.
Talvez quem tenha comprado recentemente o Pro, te possa responder a isso.
 
Axo k me expliquei mal... eu ainda não vi o office a correr no mac... a questão que coloco é: quando comprar o mac ele já tras algum programa k se assemelhe ao word e ao exel?! Já agora vem em português? (o k experimentei tava em inglês)...
Soul girl, obrigada pela disponibilidade e de facto o ppl tá a ser porreiro a ajudar! :)

Ok! o MAc trás uma licença de 30 dias do iWork que é semelhante ao word e o kaynote que é semelhante ao powerpoint, mas ñao traz nada semelhante ao excel.

O Mac os X trás as línguas todas podes escolher a lingua que queres!
 
O meu MacBook Pro tinha tudo em PT, duvido que regridam nesse aspecto, eu é que tomei a iniciativa de por em ingles, dado tar de acordo com muitas instruçoes que encontro na net.
 
O meu MacBook Pro tinha tudo em PT, duvido que regridam nesse aspecto, eu é que tomei a iniciativa de por em inglês, dado tar de acordo com muitas instruções que encontro na net.

[OffTopic] Fcirne: Já deixavas de escrever a branco, a malta com skins de fundo branco vê-se lixada pa ler o que escreves [/OffTopic]

Isa: Se eu fosse a ti e visto que não precisas de nada muito especifico ficava-me pelo OpenOffice/NeoOffice que serve perfeitamente.
 
Se o portátil vai ser mais para trabalhos simples do que para outras coisas, se calhar até farias melhor em comprar um MacBook, já que é mais portátil, mais bonito (IMO) e serve para tudo o que precisas.
Quanto aos Offices, se calhar o melhor é usares o da Microsoft, porque a força do hábito pesa sempre um bocado, e porque o iWork não tem Excel (apenas umas funções mais "avançadas" para as tabelas dos documentos de texto (Pages) e apresentações de dispositivos (KeyNote)).
No entanto, para comprares o iWork é mais simples, porque, depois de fazeres a compra, só precisas de indicar a serial que te deram na demo que já vem com o computaodr *cof*cof*(indirecta)*cof*.
 
Back
Topo