Mac Macbook Problemas com Wi-fi vs dongles (soluções!?)

serj_tankian

Power Member
Não encontrei este problema discutido aqui no forum, e tenho algumas questões para quem for mais entendido neste assunto.

Acho que é do conhecimento geral de quem tem os novos macbooks que existem quebras/interferências com a velocidade/qualidade do wi-fi em 2.4ghz quando temos conectado uma dongle.
A própria intel aborda este assunto: usb 3.1 vs 2.4ghz
https://www.intel.com/content/www/u...al-bus/usb3-frequency-interference-paper.html

e aqui esta um depoimento deste problema
https://discussions.apple.com/thread/8511706

Alguns dão a solução de escolhermos quando estamos nessa situação a rede 5ghz de modo a evitar interferências. E para quem não tem essa opção, existe o remédio caseiro de "embrulhar" o cabo do dongle em folha de aluminio de modo a evitar as interferências, não testei ainda.

A questão que vos coloco é se isto é um mal comum a todos os dongles/cabos ou existem dongles com cabo que não fazem interferências.
Se sim, quais?
Que tipo de solução vocês arranjaram?
Obrigado
 
Última edição:
Então malta ninguem se pronuncia sobre isto?

Era interessante termos aqui um repositório de hubs, dongles, cabos que são bons e que não fazem interferência com os 2.4ghz

Para quem esta a pensar comprar pode ser uma boa ajuda :)
 
Comprei recentemente um hub 8 em 1 Rayrow na amazon espanhola e quando ligo ao meu Macbook Pro 13 de 2018 fico sem Wifi. Enrolando o cabo em alumínio resolveu o problema.
 
Bom, andei a lidar com esse tema recentemente num Hub Satechi.

Anyway, no Youtube há quem recomende enrolar o cabo/ficha em papel de alumínio. Eu testei, não achei que tivesse tido grandes ganhos.
De seguida, tentei usar ferrite chokers e a coisa melhorou, mas tive que usar 2. Não é perfeito, mas é substancialmente melhor.
Entretanto, encomendei uma extensão USB C e de caminho, mandei vir um pack de 10 chokers (são baratos e mais vale, dá sempre jeito mesmo para material de música) pois parece que parte do segredo é distância.

Não chegou ainda a extensão por isso não posso ainda dar feedback, mas experimentem os tais ferrite chokers que já deve melhorar bastante (há quem tenha dito que para eles resolveram o problema por completo).

Tive o cuidado de procurar um cabo com shielding, mas não sei até que ponto o marketing vai bater certo com a realidade.
 
@Zed_Blade acabei por fazer a do aluminio e ja nao tenho tantas interferencias...
Desculpem a qualidade da foto, foi so mesmo para mostrar o efeito
eyGYk66.jpg

Tenho melhores velocidades depois desse workaround...
não sei precisar o quanto por que entretanto mudei de lugar o pc tambem...

depois partilha aqui os resultados com a extensão :)
 
Geralmente meto um terminal a correr a fazer ping ao router e ao google.

Depois comparo a percentagem de pacotes perdidos no fim, mas tenho que o deixar a correr algum tempo para ter dados de comparação.
Entretanto tento actualizar quando puder
 
Eu tenho um hub da sitecom e por enquanto não notei problemas.
Mas tb tenho usado pouco o MacBook Pro e tenho ligado principalmente a 5 Ghz.
vou fazer uns testes e depois digo os resultados.
 
Bom, estou agora em condições de afirmar que a extensão USB nada resolve...

De qualquer maneira, acabei por adicionar mais um choker no hub e a coisa está muito muito melhor..

XkO9ARXV23-SrKHxJZ3cPMrOwsrlIK16fYbcat7QPwGlwwz9LJG2hyCfV6hF9azbrr7GqazVObOjuIeAqzH17tZ11zCuwL-dP15nUeZwL89WjlL4opqmL4itbSnDvrUmXIjNB-SYABzePCpTCqkUxQLeWElpwWSxADU3i9R8Ti0wgc9efHbPnmFwCzt0xy6AHq4dbmnrn9uCMaAsGPpk74NWAPJ51qXyOaC3pty3Co4ae8xAdLZ-dRRLpJgWZkYS1NmD-8RfMEvN5ahj95t7IpT_ArxeTfkh7XImEIilL27glq501TFVi1jI7ZFu-jfGV6ncb-aunbB4Zj0RNyU5rLb_ad5pe6JtICymBZCbYvst4gGfID9flKFsUBocEmEGMGrTDnxvuBtHY9ww4s9qOcr3s0MQ-yXyERFwLqwEakWyxl3NkQwEDynC8MUWUBbqIuXs9Geii2A6tIGxvtTkOCZ9EmrYC6Sd-iR3-L37NSADCr0I_KOHAa110V9_ssJR0JmPWdsQuYp6yc3qg2aw4_KllTjS1VoS5r_njZ6KsMWAmBty8v4sBLFQQUUNRGmPs4GUnBOyRZ1m_gwEXN09aAroGFdyqv4kUKDVerMSM1EpzVy2kOp6Ba5226Cyy_jz4070wVkQ88kdQr1G8MYrxe9JNKgkrJfaQFwi-Iz5hrdU18tFOdNreYCcscmy1Q=w1310-h983-no


Estou certo de que um/uns chokers na extensão também me resolvem o problema, mas o cabo é mais grosso que os chokers que encomendei (têm 5mm de diâmetro, que é mais ou menos o standard no USB) mas para a extensão devo precisar de pelo menos 7mm.
 
Eu mais tarde queria comprar uma hub mais decente, a que tenho é para desenrasque apenas para ligar a um monitor, mas era interessante haver uma lista de hubs, docks shielding, certificados e testados...
Não me importaria de dar mais um pouco por uma se tivesse garantia de não ter interferencias...
mas não encontro essas informaçoes em lado nenhum
 
A questão é que dificilmente isso irá acontecer porque as redes 2.4Ghz são, teoricamente, para desaparecer excepto talvez o bluetooth, mas no WiFi acho que a tendência é desaparecer.
Dúvido que os fabricantes se preocupem com isso, mas se alguém conhecer que se chegue à frente
 
boa tarde..

Eu estou com problemas nesta questão. Há umas semanas que o meu hub da Satechi type c pro hub (com 2 connectores usb c) estava a fazer conflito sem saber que seria esse o culpado. Entretanto tinha comprado uns adaptadores simples, um de rede da QGeeM e um par de usb A da nimaso e que chegaram antes de ter ligado para o suporte da Apple.

Só o adaptador com o cabo de carregamento ligado já havia algum drop nas velocidades, mas quando ligava o cabo HDMI do monitor externo, cheguei a apanhar velocidades como estas.

oBsk1Xm.png

quando normalmente apanho 50Down/76Up Mbps da rede 2.4 GHz

Estes adaptadores funcionam bem. Enquanto não posso mandar o adaptador para a assistência devido ao COVID, mandei vir um adaptador hdmi da QGeeM supondo que teria a mesma qualidade do adaptador de rede. Só que tal não aconteceu.

Por isso também gostaria de saber se haveria algum adaptador hdmi que tivesse bom shielding (sem contar com o da Apple que presumo que possa funcionar.

Enquanto isto acontece estou à espera de poder colocar cabo de rede até ao quarto e colocar um router adicional com 5Ghz. É chato mas ainda assim estão 90€ inoperacionais, enquanto que dou de barato um adaptador de 15€ tiver fraca qualidade
 
Última edição:
Sim.. tenta de 5 e 7mm, já que há cabos mais grossos que outros

só mais uma questão.. Eu vi um video de um tipo a colocar o supressor num adaptador, e ele estava a colocar o cabo perpendicular ao portátil, dizendo faz influência. A ideia do supressor é criar um campo esférico que previne a interferência. é isso?
 
Bom, a ideia por trás da coisa não te sei dizer, não sou entendido no assunto, mas regra geral será anular de alguma forma a interferência/sinal emitido pelo cabo
 
Por aqui um usb-c hub da dodocool, não tenho nenhum problema com wifi a 2.4 ou a 5 GHz.

Tenho ligado um disco externo, um monitor por hdmi, uma pen, e o carregador do macbook pro, tudo sem qualquer problema.

O único problema que tenho é se lhe ligar um dongle de um rato/teclado da Logitech, o teclado fica com um delay de diria uns 15 segundos e o rato não se movimenta de todo.

Isto a correr OSX ou com Bootcamp a correr a partir do disco externo.
 
Interessante se não notas intereferencias no wi-fi, ainda fui ver se era por usar um usb diferente, mas é o 3.0, o que causa interferencias...

A minha solução em casa foi separar as redes, e o macbook liga-se apens a 5ghz
 
Interessante se não notas intereferencias no wi-fi, ainda fui ver se era por usar um usb diferente, mas é o 3.0, o que causa interferencias...

A minha solução em casa foi separar as redes, e o macbook liga-se apens a 5ghz

Acho que existem vários modelos da dodocool, o que eu uso é este (sim, é usb 3.0):
https://ae01.alicdn.com/kf/U54bbcf8...-c-USB-C-hub-com-tipo-c-hub-de-entrega-de.jpg

A minha companheira por vezes também o usa no macbook pro dela e também nunca teve qualquer problema com wifi.
 
Back
Topo