1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

macbook sem trial do office

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por almedina, 11 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1918)

1. almedina

almedina Power Member

Muito boa tarde!
    Antes de mais peço desculpa se porventura estou a abrir um tópico desnecessáriamente.
    Cheguei agora a casa com o meu novo macbook e vejo que não tem o office instalado. pensei que viesse com uma versão trial do office e do iwork. a do iwork está la, a do office é que não... Ou jão não vem com a do office?
    entretanto reparei que aquilo vem já com uns 18gb de disco ocupados e inda nem lhe mexi.. se calhar formato já o disco e instalojá com umas coisinhas a menos não?pareceu já ter lido este conselho aí algures..
    Digam de vossa justiça.
    Obrigado e cumprimentos

2. strikereg

strikereg Power Member

Acho que nunca veio com o trial do Office, mas posso estar enganado.

Quando ao espaço, poupas muitos gigas de apagares ou voltares a instalar o Leopard sem:
    -Garageband
    -Línguas não utilizadas (só tenho o Inglês e o Português)

Se não quiseres voltar a instalar, podes utilizar o Monolingual para retirar as línguas que não te interessam.

Ainda há outra forma de ganhar 1/2 Gigabytes dependendo da quantidade de memória RAM que tens:
    O Leopard trás uma nova função que é o safe sleep (acho que é parecido ao modo de hibernação do Windows), o que significa que quando fechas a tampa do portátil o estado da memória é gravado no disco, para o caso de a bateria acabar não perderes os trabalhos abertos. Para isto existe uma imagem do tamanho da memória RAM instalada.

Se não tens interesse nesta função, poque provvavelmente não vais deixar o portátil fechado em sleep até a bateria acabar), podes desactivá-la com os comandos do terminal descritos aqui.

Depois disto podes apagar a tal imagem no disco (é um ficheiro) como também está descrito no link acima.

Além de ganhares o espaço em disco, consegues ainda que o portátil entre em sleep em 1-2 segundos e não 30 ou mais segundos.
    Ainda por cima, se não desactivares esta função e puseres o portátil em sleep e o mexeres nesses 30 segundos, ele reinicia (por detectar movimento enquando está a escrever no disco) e assim é que perdes mesmo o que estavas a fazer...

3. mccallister

mccallister Power Member

Eu comprei o meu macbook à cerca de uma semana e veio com o trial de 30 dias do Office...

4. strikereg

strikereg Power Member

OK, não sabia. Pensava que era só o Iwork. Já agora vem com o 2004 ou com o 2008?

5. Xkorp

Xkorp Power Member

Desconhecia por completo esse comando e não o vou fazer pelo simples facto de que não preciso, o meu leopard vai para sleep mal fecho a tampa.. E retorna logo também, neste aspecto estou satisfeito.

Ps.: o meu veio com o trial do office 2004 instalado.

6. g4j0

g4j0 Power Member

acho engraçado dizerem que essa coisa do sleep é só no Leopard e quando abro o link aparece logo à vista "10.4 Only".. então, em que é que ficamos? :P

7. strikereg

strikereg Power Member

Pois, pensando melhor não é do Leopard, porque o meu macbook fazia isso e veio com o Tiger. O Ibook é que era instantâneo, por isso deve ser uma definição dos portáteis a começar no Macbook.

Na página que indiquei:

Última edição: 11 de Fevereiro de 2008
  8. strikereg

strikereg Power Member

Eu também pensave que o meu ía logo para sleep, só descobri por o mexer ou pousar com mais força depois de fechar a tampa e ele se desligar.

Experimenta fechar a tampa e vê se a luz do sleep fica logo a piscar ou fica alguns segundos fixa (já não me lembro se acesa de apagada).

Outra forma é utilizares um programa como o Omnidisksweeper para ver o conteúdo do disco rígido ordenado por tamanho de pastas e ficheiros (é um ficheiro escondido, não aparece no Finder)

9. lidador

lidador Power Member

Nos últimos anos, os macs costumavam vir com a versão demo do Office 2004. Entretanto saiu o Office 2008 para Mac, o qual não tem uma versão demo, por isso é natural que agora não venha Office nenhum.
    Quanto a apagar coisas na instalação original, eu costumo andar uns meses com ela antes de decidir apagar alguma coisa. Depois sei melhor o que quero e o que não quero.

10. Xkorp

Xkorp Power Member

@strikereg fica um ou dois segundos acesa depois de fechar a tampa e posteriormente fica normalmente a piscar, como é costume no sleep.

Eu digo que estou satisfeito porque havia uns reports de problemas com sleep e, ao experimentar, dava na boa.
    Também tento manter o sistema afinado, fazendo desfragmentações e assim, pode influenciar..

11. ruimoura

ruimoura Power Member

O meu Macbook, felizmente, não vinha com nenhuma versão trial ou sem ser trial do office da microsoft, nem fario sentido algum eles meterem isso quando vem com o trial do iWork ...

12. calamity

calamity Power Member

Até faz, há quem esteja habituado ao Word por exemplo. Eu no meu MBP tenho esse Office, mas é por simplicidade de trabalho - às vezes colegas meus escrevem textos/whatever no meu mac, convem ter la o office pra eles :007:

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Não era a isso que me referia. À apple, neste momento, não lhe interessa muito que o office venha de origem, como trial, porque já têm o iWork. Claro que dá jeito ter o office (a mim tanto me faz) para muitas pessoas, mas isso é outra conversa, acho eu :)

14. calamity

calamity Power Member

Pois, referia-me ao dar jeito lol De resto concordo contigo

15. almedina

almedina Power Member

pois bem.. já formatei e está tudo bem... ainda me livrei duns gigas ocupados a mais.. a reinstalação demorou quase 1hora e meia.. é normal demorar tanto tempo?
    agora tou aqui a brincar com isto e a instalar cenas.. tenho é uma dúvida qual é a resolução certa do ecrã? tive a mexer nisso e acho que a que estava dantes era 1280*800 mas agora meti novamente essa resolução e as coisas n-ao me parecem bem iguais.. as janelas tambem acho que diminuiram um pouco.. é impressão minha? ou a resolução certa não é 1280*800?
    obrigado e desculpem as perguntas de leigo

16. ruimoura

ruimoura Power Member

A reinstalação é bastante lenta, mesmo. Quando fiz a minha até fiquei admirado, uma vez que em linux demoro alguns 15 minutos a instalar o ubuntu ou mesmo o windows não demora muito mais. A resolução é mesmo essa, num macbook ...

17. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

A resolução certa é a maxima disponível. :) escolhe sempre a coisinha mais alta.

18. lidador

lidador Power Member

Na resolução mais elevada do meu monitor (1600 x 1200) os menus do sistema operativo e dos programas ficam tão pequenos que quase me forçariam a usar lupa. Sempre vi esta questão como sendo um caso de optar pelo mais confortável e pelo mais utilizado. O mais usado é actualmente, de longe, o 1024 x 768, a partir de dados obtidos pelos servidores web (até cerca do ano 2001 ainda era a resolução 800 x 600). Também por isso, as páginas internet são hoje praticamente optimizadas para esta resolução (1024 x 768), o que é outro factor a ter em conta pelo utilizador, quando se trata de ajustar esta preferência.

19. strikereg

strikereg Power Member

1024*768 é muito pouco espaço, acho que só ficam mesmo bem nas 12" do meu velhinho Ibook.

O conselho de usar a maior resolução possível é para os LCD, não se aplica aos monitores CRT antigos.
    Os LCD têm uma resolução fixa, tudo o que é diferente (para baixo claro, para cima não dá) é menos nítido que a resolução nativa.

20. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Exacto... o problema é que os TFT/Plasma são compostos por um número fixo de pixeis na ordem de um para um... ou seja quando nas defs do mmonitor vem lá que faz 1600X800 quer dizer que tem 1600 pixeis de largura por 800 pixeis físicos de altura.

Se queres que a imagem fique perfeita terás que usar esta resolução ou algo resulte da divisão de ambos os parametros por dois... por exemplo 800X400 pois aí não haverá agregação de pixeis (usar dois pixeis em largura para definir um só)...

Se fizeres algo diferente destes parametros a qualidade da imagem vai cair a pique.

Por isso é que em tempos se colocava a questão de mais pixeis para quê nos portáteis...e a resposta foi a resolution independence... que ainda não existe a 100%, mas que permitirá exibires o conteúdo na definição máxima do hardware, sempre com a mesma qualidade...

Uma boa aproximação disto é o coverflow... que podes ter a resolução máxima dos 1600X800 e aumentares ou diminuires a dimensão da janela que mostra os icones, que eles aumentam ou diminuem sem qualquer perda de qualidade.

Partilhar esta Página