Macbook - sim ou não?!?

]-noBOdy-[

Power Member
Boas,

estou para comprar um portátil de 13,3". Estou bastante inclinado para o macbook, portátil que é quase uma paixão. No entanto, algo está a deixar-me na dúvida: a utilização do OS X. Sei que é excelente e que apresenta uma enorme usabilidade. No entanto, tenho reparado que alguns programas que costumo usar (e são as minhas ferramentas de trabalho), não estão disponíveis para MAC ... existem alternativas, mas relativamente incompletas. Mais, no computador de trabalho utilizarei windows (pelo que tenho uma enorme facilidade em arranjar todo o software que preciso através do licenciamento da empresa) e no MAC não tenho essa facilidade ....

Que fazer?

Peço-vos que não me digam, sem qualquer justificação, para escolher o mac, bla bla bla .... eu sei que o OS X é melhor (apesar de pouca utilização que lhe dei) .... Tentem ser imparciais, plz.


Obrigado pela ajuda.

cumps
 
Ele utiliza certos programas em Windows e pelo o que eu percebi quer que indiquem programas que façam o mesmo serviço mas no OS X
 
Se precisas de ferramentas que não têm substituto que te satisfaça para Mac e não queres usar Bootcamp, é evidente que não deves comprar um MacBook.
 
Última edição:
não compres o Macbook. É um computador caro, cheio de problemas, com um sistema operativo pouco vendido. No fundo é um portátil para gente mimada.
 
Boas,

estou para comprar um portátil de 13,3". Estou bastante inclinado para o macbook, portátil que é quase uma paixão. No entanto, algo está a deixar-me na dúvida: a utilização do OS X. Sei que é excelente e que apresenta uma enorme usabilidade. No entanto, tenho reparado que alguns programas que costumo usar (e são as minhas ferramentas de trabalho), não estão disponíveis para MAC ... existem alternativas, mas relativamente incompletas. Mais, no computador de trabalho utilizarei windows (pelo que tenho uma enorme facilidade em arranjar todo o software que preciso através do licenciamento da empresa) e no MAC não tenho essa facilidade ....

Que fazer?

Peço-vos que não me digam, sem qualquer justificação, para escolher o mac, bla bla bla .... eu sei que o OS X é melhor (apesar de pouca utilização que lhe dei) .... Tentem ser imparciais, plz.


Obrigado pela ajuda.

cumps

Afinal qual é duvida?
Não tens para mac os programas que utilizas no trabalho em windows? BootCamp.....
Qual a duvida?
Estas com duvidas no modelo? O Macbook tem o melhor cpu no momento para o mercado dos portateis, a grafica é horrivel mas se não vais trabalhar em 3d ou jogar nele, chega e sobra.
Ok! É mais caro que um de outra marca com as mesma spec... Mas! É um MAC!!! A diferença de preço compensa pelo belo desenho de hardware e ainda por cima podes correr OSX!
Que tal?:P
Não te vais arrepender.
 
Antes de tudo é preciso saber se irás apenas usar essas aplicações windows ou também darás outro uso ao portatil.
Se apenas usares essas aplicações não faz muito sentido comprares um mac pois consegues arranjar um portatil com um preço mais acessível noutro fabricante.
Se por outro lado tambem deres outro uso ao portatli recomendo-te a comprar um macbook.
Quanto às aplicações windows, se comprares um macbook podes sempre correr simultaneamente o macos e o windows quase como nativamente através do parallels(é o que eu utilizo) ou então podes sempre fazer um reboot e usar o bootcamp.
A compra depende muito do uso que fores dar ao portatil mas o macbook é uma boa máquina, não ligues a comentários negativos do portátil, a maioria das pessoas que dizem mal do portátil receberam o portatil com alguns defeitos e têm preguiça(ou não têm tempo) para o ir trocar.
 
Antes de mais, obg a todos pela "ajuda"...

Em relação à qualidade dos macbook (e respectivas queixas de muitas pessoas), estou como o outro: cada caso é um caso. já vi macbook que ao fim de 1 mês estavam amarelos e já vi macbooks que ao fim de um 8/9 meses ainda pareciam novos .... tudo depende da utilização que se dá, etc etc...

Em relação à escolha propriamente dita: prefiro ir para o OS X ... estou um bocado farto dos bugs do windows, daquilo estar sempre a crashar, de comer recursos cada vez que se instala alguma aplicação diferente, etc etc etc .....

Quanto às características, o que preciso é de algo tipo o macbook ...13,3", portabilidade. Placas gráficas dedicadas e coisas do género ... já lá vai o tempo .... o que preciso em 3d não é justificação para me preocupar com essas coisas. Quero, acima de tudo, desempenho, velocidade....e portabilidade.

Em relação à utilização das aplicações apenas em windows ... nada disso. O trabalho é para trabalho, mas também quero dar outra utilização.

bruno_eg: como é óbvio, não quero que escolham por mim. esta thread nem tem a ver com isso. simplesmente toda a minha vida usei windows (com raras excepções, linux), mas estou um bocado farto. A minha dúvida, como já tinha dito, prende-se com o software .... equivalência, facilidade de utilização, crashes, etc.... mas obg pelo post :-)

ajax: exacto:p
 
Convinha descreveres que tipo de software vais usar para ficarmos com uma ideia se de facto tens ou não alternativas.
Agora assim sem saber que software "de trabalho" precisas é complicado...

Cumps.
 
Convinha descreveres que tipo de software vais usar para ficarmos com uma ideia se de facto tens ou não alternativas.
Agora assim sem saber que software "de trabalho" precisas é complicado...

Cumps.

Se leres o post inicial dele, ele tem o software licenciado pelo empresa, logo mesmo que haja alternativa para mac suponho que não irá comprar.


pcascais, depois desse post, eu iria para o macbook. Para correres as aplicações windows instala o BootCamp e o Parallels, visto que agora o parallels te permite trabalhar na partição do bootcamp sem problemas.
 
A minha ideia do que podes fazer:

Instalar o boot camp e crias uma partição para o windows e instalas lá o windows. Iso permite teres os dois OSs(Mac OS e Win OS)

Quando tiveres no trabalho usas o windows para as tuas aplicaçoes de trabalho

quando tas em relax mode vais pro mac OS e sempre abrir.

Não vejo qual é o prblema. Ou rntão verificas se o software licenciado d atua empresa tem versao mac, normalmente as licensas são cross platform, nao ha um tecnico da tua empresa que possa esclarecer?
 
Eu também nao uso BootCamp.

Epa da licensas, normalmente é uma serial ou ficheiro de licensa, tendo o programa em mac devia ser so mandar usar a serial da empresa.

Sinceramentre nao faço ideia. Mas isso era mau, tipo eu tinha um programa carissimo em Windows e depois tinha de comprar outravez o programa so porque preciso de uma licensa mac.
 
sei que toda a gente fala bem do bootcamp, parallels ... acho que agora o crossover também ... mas não vou estar a comprar um mac (e tudo o que lhe diga respeita, OS X) para pôr o windows ... para isso compro um pc .... e ainda poupo uns trocados ... além que estar com 2 SO ..... um exemplo: para o mail, uso 2 progs de mail, um para uso pessoal e outro profissional? um no mac e outro no windows? não tem lógico, só isso.

vou ver isso das licenças ;) brigado fork.
 
Eu tb nao uso o bootcamp... para isso tb comprava um PC! Em relacao ao software, eh pa, tb ha algum que nao existe para WIN como por ex um que uso muito que é o SPSS mas pronto em ultimo caso tenho sp o velhinho portatil na gaveta! So o uso mm quando preciso do SPSS, os restantes arranjei alternativas! BOA ESCOLHA!
 
Eu tb nao uso o bootcamp... para isso tb comprava um PC! Em relacao ao software, eh pa, tb ha algum que nao existe para WIN como por ex um que uso muito que é o SPSS mas pronto em ultimo caso tenho sp o velhinho portatil na gaveta! So o uso mm quando preciso do SPSS, os restantes arranjei alternativas! BOA ESCOLHA!

Existe uma versao do SPSS para mac...
 
Back
Topo