Macbook uma boa opcção ?

xetiro

Power Member
Boas,

Este ano vou entrar no técnico no curso de Eng. Informática e Computadores, pelo que já estou a dar uma olhadela aos portáteis, de modo a comprar um lá para Setembro/Outubro.

É assim, tenho um budget de cerca de 1000€ para gastar por isso tenho andado a ver portáteis de 899/999 €.

Pelo que tenho visto, quer-me parecer que a ASUS é a que está com melhor oferta em termos de qualidade/preço no que respeita a estes valores. Além de terem uma linha porreirita em termos de design, normalmente apresentam boas caracteristicas e normalmente melhores que outros portáteis do mesmo preço.

Um dos que tenho como referência neste momento é o ASUS Z53SV-AP237C de 999€:

Processador: Intel Core2 Duo T7500 (2x 2.20GHz) com Tecnologia Intel Centrino Duo Mobile
Cache: 4MB L2
Memória: 2GB DDR2 667 (2x 1GB), Máx. 4GB
Disco rígido: 250GB SATA (5400rpm)
Drives: Gravador DVD±RW com tecnologia LightScribe
Ecran: TFT 15.4" WXGA (1280 x 800)
Placa Gráfica: nVIDIA GeForce 8600M GS
Memória Placa Gráfica: 1GB TurboCache (256MB dedicada + 768MB partilhada)

----´´----´´----

Agora o que acontece é que tenho andado um bocado "hypado" com os MAC's principalmente devido ao OSX Leopard, uma vez que sempre utilizei PCs/Windows.

Dessa forma comecei a deitar o olho à versão base do Macbook de 1049€. Contudo as características deste quando comparadas com o ASUS deixam-me um pouco de pé atrás. Entendem?

O ASUS tem melhores características práticamente a todos os níveis, incluindo a gráfica. Continuo porém a sentir-me "puxado" pelo design do Macbook mas sobretudo pelo OSX Leopard, pq de resto só mesmo a autonomia me parece ser um ponto onde o Macbook é indiscutivelmente superior.

Não estou muito preocupado com o eventual problema da compatabilidade de alguns programas, pois agora é possivel utilizar o "Boot Camp" e meter o Windows como opcção sempre que necessitar. A facilidade com que é possivel fazer upgrade à RAM do Macbook deixou-me mais descansado quanto a eventuais questões de perfomance. Contudo comparando o Macbook com o Asus sinto-me sempre devidido entre: Asus melhores caracteristicas e provavelmente melhor opção ; Macbook design louco e OSX Leopard + Windows via "Boot Camp".

Portanto o meu dilema é este. Contava com as vossas opiniões pois certamente mtos de vós já tiveram vários portáteis e estão concerteza familiarizados com os Macbooks.

O que é que vcs acham? Prós e Contras?

PS: Como disse só vou precisar lá para Setembro/Outubro, pelo que tanto a ASUS como a APPLE vão concerteza apresentar novos modelos até lá, mas coloco este tópic mais para auditar as vossas opiniões neste momento.

Tks :P
 
Os prós: Leopard, um sistema operativo muito bom, amigável e intuitivo, sem preocupações de andar a formatar porque o computador está lento, ou porque tens virus e outra bicharada parecida ou de fazer backups (Time Machine). Depois tem pequenos pormenores deliciosos como o iCal, a Agenda e o Dashboard, coisas que o windows também tem mas que raramente as utilizava. Depois é um computador virado para o utilizador comum, aplicações como o iTunes, o iPhoto e todo o pacote iLife ajudam-te a manter a tua biblioteca multimédia bem organizada para além de dares espectáculo em reuniões com amigos ao mostrares as tuas fotos, videos etc. O iWork também é um pacote extraordinário onde podes fazer trabalhos com um aspecto que deixa o Office a milhas.
Outro aspecto relevante é poderes correr qualquer sistema operativo.
A nível de hardware é um computador muito bom, falha a nível da placa gráfica mas se não trabalhares em edição de video pro ou se fores um gamer passa bem despercebido. Aconselhava-te a pores 2GB ou mais de RAM para uma melhor performance, embora com 1GB consigas fazer tarefas rotineiras sem qualquer sobressalto.

Contras: Como referi a placa gráfica pode ser um handycap se fores um gamer ou se fizeres edição de video profissional. O facto de algum software especifico não existir para mac pode ser um contra que é facilmente contornado com Bootcamps ou VM Wares etc. Outro contra suja-se um bocadinho (o branco menos que o preto).

Agora é fazeres a tua escolha
 
Se só vais precisar em Setembro/Outubro, e como entretanto já entraste na universidade, os preços já não vão ser esses, porque enquanto aluno tens desconto sobre os vários produtos Apple, esse Macbook em vez de custar €1049 com o desconto de estudante fica por €986, portanto encaixa-se melhor no teu orçamento.

Além disso, é certo e sabido que até Setembro os Macbook (bem como os outro portáteis) vão ser actualizados pelo menos uma vez (se não forem duas) pelo que olhares para as características do modelo actual é relativamente irrelevante pois na altura já irão ter processadores Penryn, ou já terão a plataforma Montevina (Centrino 2), a nível de RAM, drive Combo/SuperDrive, e tamanho do disco provavelmente também sofrerá actualizações.

O meu conselho é mesmo esperares pela altura em que precises do portátil e que uses o dito desconto de estudante, ainda é algum dinheiro.

Cumps.
 
Os prós: Leopard, um sistema operativo muito bom, amigável e intuitivo, sem preocupações de andar a formatar porque o computador está lento, ou porque tens virus e outra bicharada parecida ou de fazer backups (Time Machine). Depois tem pequenos pormenores deliciosos como o iCal, a Agenda e o Dashboard, coisas que o windows também tem mas que raramente as utilizava. Depois é um computador virado para o utilizador comum, aplicações como o iTunes, o iPhoto e todo o pacote iLife ajudam-te a manter a tua biblioteca multimédia bem organizada para além de dares espectáculo em reuniões com amigos ao mostrares as tuas fotos, videos etc. O iWork também é um pacote extraordinário onde podes fazer trabalhos com um aspecto que deixa o Office a milhas.
Outro aspecto relevante é poderes correr qualquer sistema operativo.
A nível de hardware é um computador muito bom, falha a nível da placa gráfica mas se não trabalhares em edição de video pro ou se fores um gamer passa bem despercebido. Aconselhava-te a pores 2GB ou mais de RAM para uma melhor performance, embora com 1GB consigas fazer tarefas rotineiras sem qualquer sobressalto.

Contras: Como referi a placa gráfica pode ser um handycap se fores um gamer ou se fizeres edição de video profissional. O facto de algum software especifico não existir para mac pode ser um contra que é facilmente contornado com Bootcamps ou VM Wares etc. Outro contra suja-se um bocadinho (o branco menos que o preto).

Agora é fazeres a tua escolha

Ora aí está. Tem menos disco, menos RAM e placa gráfica partilhada, mas tem outras coisas, como o facto de ser mais leve, ter o dobro da autonomia e tem uma coisa que só os Macs tem, o OSX Leopard, que é uma vantagem indiscutível, para mim.

Como vais entrar para eng. inf. vais trabalhar muito com unix/linux e programação, e no Mac tens esse ambiente unix todo, na consola, sem teres que andar a instalar Linuxes em máquinas virtuais ou a particionares o disco com altos filmes, só para programar. No teu curso também não vais andar a editar vídeos nem nada do género, portanto, se queres que te seja sincero, o Macbook é o laptop perfeito para ti :)

Ps: basta ver o número enorme de geeks unix/linux que estão a mudar para Mac, pela facilidade das coisas e pelo facto de não ter que andar com kungfus a instalar linux ou ainda com mais kungfus para tomar conta do problemático windows :)
 
Yep, eu estou a contar que em Setembro se obtar pelo Mac será obviamente por um Macbook mais actualizado. Contudo como já me ando a "informar" cada vez mais sobre os portáteis, queria já começar a conhecer melhor o mundo Mac e algumas das vantagens e desvantagens.

O meu problema será sempre a relação qualidade/preço, uma vez que por essa altura tb tenho que poupar para as propinas e
portanto não estou em condições de gastar mto mais do que cerca de 1000€.

Além disso, é certo e sabido que até Setembro os Macbook (bem como os outro portáteis) vão ser actualizados pelo menos uma vez (se não forem duas) pelo que olhares para as características do modelo actual é relativamente irrelevante pois na altura já irão ter processadores Penryn, ou já terão a plataforma Montevina (Centrino 2), a nível de RAM, drive Combo/SuperDrive, e tamanho do disco provavelmente também sofrerá actualizações.

Já agora que tipo de inovações melhorias se esperam com esses novos processadores Penryn e a plataforma Montevina ?
 
Recentemente passei pelas tuas dúvidas e comprei um Sony Vaio e um MacBook, com preços muitos aproximados (1200 euros).

O Sony em termos de hardware está melhor apetrechado, pois tem o dobro da memória, um processador superior, um disco maior.

Comparando no que é comparável, o Mac é superior em quase tudo, desde a qualidade de construção, a autonomia da bateria (5/6 horas contra 3), pecando por só ter 1GB de RAM contra 2 do Sony.

Na realidade, comprei os 2 porque como uso aplicações que só correm em Windows e como também programo nesse ambiente, receei que o Mac com os 2 sistemas operativos não estivesse à altura, mas hoje se voltasse atrás comprava o Mac, punha-lhe talvez mais 1GB e um disco maior, mas certamente comprava o Mac. Nunca tinha tido contacto com sistemas operativos da Apple mas fiquei maravilhado com a qualidade, robustez e detalhes do Leopard, que deixam o Vista lá mais atrás. Como se diz muito por estes fóruns, quem compra um Mac dificilmente ou nunca se arrepende.

Se vais para engenharia informática irás concerteza usar programas que só correm em Windows (estou a pensar no Proteus, no Multisim, no Orcad, e outros tantos), portanto se optares por um Mac deves talvez pensar num disco maior que os 120GBs de origem e talvez no upgrade para 2GB de RAM para correres ambos os SOs confortavelmente. :)
 
Se vais para engenharia informática irás concerteza usar programas que só correm em Windows
Nem por isso. Segundo semestre tens que instalar linux por causa de AED. E não me estou a lembrar de nenhuma cadeira em que eles usassem software específico para windows. No Técnico eles encorajam bastante o pessoal a usar linux. Acho que querem mostrar que existem mais sistemas operativos além do windows e na minha opinião fazem muito bem.
No entanto o Mac OS é idêntico a linux em vários aspectos (a base do Mac OS é unix). Para AED por exemplo podes perfeitamente usar o Mac OS em vez de linux, para o que vais fazer é exactamente igual :)
 
Nas cadeiras de programação não terá problemas, mas em outras como por exemplo sistemas digitais, onde terá necessidade de aplicações como o Proteus ou o Digital Works, poderá ter. Pelas pesquisas que fiz não encontrei nada para Mac, pelo menos ao mesmo nível.
 
Nem por isso. Segundo semestre tens que instalar linux por causa de AED. E não me estou a lembrar de nenhuma cadeira em que eles usassem software específico para windows. No Técnico eles encorajam bastante o pessoal a usar linux. Acho que querem mostrar que existem mais sistemas operativos além do windows e na minha opinião fazem muito bem.
No entanto o Mac OS é idêntico a linux em vários aspectos (a base do Mac OS é unix). Para AED por exemplo podes perfeitamente usar o Mac OS em vez de linux, para o que vais fazer é exactamente igual :)

ACSI - Enterprise Architect
SEI - Biztalk
SAD - SAS

E depois dependo de algumas opções que tomes:

SQL Server
Visual Studio (.NET)
etc

Não é assim tão linear. Há coisas para as quais vais precisar do windows. Isto só para dizer que não se devem fazer compras a pensar que não se vai precisar do windows. Até porque a probabilidade de se vir a trabalhar com tecnologia MS no mercado de trabalho é grande.

Quanto ao encorajar de que falas, não concordo mesmo nada. Tive um ou dois professores que realmente diziam para usarmos linux. Os outros? "se quiseres usar podes usar, mas se tiveres problemas estás por tua conta". Como se isso fosse suficiente para me demover.

Em relação ao resto, nesta altura, a únca coisa que diferencia um mac dum asus, hp, etc é mesmo o OSX.
De resto é a mesma coisa mascarada numa caixa diferente. Infelizmente.
 
Última edição:
o macbook tambem tem a vantagem de que quando se usar o OSX, ele raramente aquece...mas quando se usa o windows, como a ventoinha nao esta preparada...e outra historia.
falo disto por experiencia propria, mas tou bastante contente com o meu macbook ultima geração, que substitui o meu antigo powerbook g4
 
xtreme concordo com o que disseste. De facto o windows nunca se vai tornar completamente dispensável, e tens cadeiras em que precisas mesmo dele. Mas ao mesmo tempo também tens cadeiras em que precisas mesmo de linux. Estou a lembrar-me de SO e Compiladores por exemplo. Mas como podes instalar ou emular windows num mac não há problema.
Também concordo que a grande vantagem de comprar um Mac é o sistema operativo.
 
xtreme concordo com o que disseste. De facto o windows nunca se vai tornar completamente dispensável, e tens cadeiras em que precisas mesmo dele. Mas ao mesmo tempo também tens cadeiras em que precisas mesmo de linux. Estou a lembrar-me de SO e Compiladores por exemplo. Mas como podes instalar ou emular windows num mac não há problema.
Também concordo que a grande vantagem de comprar um Mac é o sistema operativo.

Mas nas cadeiras em que precisas de linux podes substituir pelo OSX ... Tens tudo o que tens em Linux ...
 
Mas nas cadeiras em que precisas de linux podes substituir pelo OSX ... Tens tudo o que tens em Linux ...
Quase tudo, algumas bibliotecas no OS X são diferentes das que vêm com as distros Linux, portanto convém sempre pelo menos testar em Linux, na distro usada para avaliar o projecto.
 
Com um orçamento de 1000 €, o Asus parece-me melhor opção. A versão base do Macbook tem um disco de apenas 80GB e 1 GB de RAM (2s Dim's de 512, pormenor importante) , o que me parece claramente pouco. Depois, tem uma combo drive que nem grava DVD's !

É claro que até Setembro/Outubro a versão base do Macbook vai ter upgrades, mas o mesmo é valido para o ASUS. O ponto é que o Macbook que estás a considerar é a entrada da gama para pessoas que valorizam a autonomia e a mobilidade, o que não me pareceu ser o teu caso. Não é expectável que a diferença de qualidade de hardware entre o Macbook e o ASUS diminua consideravelmente.

Uma vez que ainda tens algum tempo para decidir , sugiro que "experimentes utilizar" o Mac OS X. Assim poderás avaliar melhor o SO e verificar se vale a pena comprar um laptop com hardware de capacidade inferior.

Por último é importante saber qual é o tempo de vida esperado do equipamento. Sugiro que te informes do preço das baterias do ASUS e do Macbook . O carregador do Macbook é unico da Apple, sendo possivelmente mais caro do que o "standard " da ASUS. E à partida tens menos amplitude de escolha de periféricos/accessórios para Mac do que para Windows, nao porque o Windows seja melhor, mas por razões históricas que todos conhecemos.

Em relação ao linux, como já foi dito, o mais provável é teres que instalar uma distro com as libraries e packages que precisas. Como vais entrar para Eng. Informática, nao vais ter problemas em instalar o Linux em modo dual boot. Não são necessários kung fus, apenas encontrar os drivers correctos. Nesse caso o ASUS até pode ser uma boa opção porque tem uma grande base de utilizadores linux.

NOTA : Não tenho qualquer relacão contractual com a ASUS
 
Agradeço os vossos contributos.

Pois as minhas duvidas estão a dissipar-se aos poucos, por muito que goste do Macbook e do OS X parece-me que não será a melhor opção, em grande parte devido à placa. Uma vez que a médio prazo tenciono trabalhar com 3d Max e XNA Studio.

Anyway, agradeço os vossos contributos e como me tenho informado quase todos os dias desde então, neste momento só me resta mesmo é esperar. Em Setembro volto a pesar a balança :)
 
e se forem usados..?

Pessoal,

querem-me vender estes dois (cerca de 1 ano e meio de utilização cada):



asus z92j
centrino duo
disco 100
memoria 2G.
processador 1.7

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 350€



Model Name: PowerBook G4 12"
Model Identifier: PowerBook6,8
Processor Name: ***** G4 (1.5)
Processor Speed: 1.5 GHz
Number Of CPUs: 1
L2 Cache (per CPU): 512 KB
Memory: 1.25 GB
Bus Speed: 167 MHz
Boot ROM Version: 4.9.0f0
Serial Number: 4H6110RHRJ5
Sudden Motion Sensor:
State: Enabled
Version: 1.0
c/ bateria fraca

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 500€


Tenho k escolher 1!...
pelo que percebi as respostas a este tipo de questões dividem-se entre maclovers e pcfuckers:002:

sei k é dificil mas peço que tentem ser racionais..

dou uma ajudinha com uma cena que me parece aniquilar o mac.. (ñ é?):

a utilização mais exigente que farei dele tem os seguintes requisitos:

Interfaces

ASIO™, Core Audio™, DirectSound™
System Requirements

icon_intelmac.gif
Mac OSX 10.4.8, G4 1.67 GHz or Intel® Core™ Duo family, 1 GB RAM
icon_windows.gif
Windows XP + Service Pack 2 or Windows Vista (32 bit), Pentium / Athlon 1.4 GHz, 1 GB RAM
USB 2.0 Interface

Computer configuration and system optimisations might be required.


abraços e obrigado.
 
Boas,

Este ano vou entrar no técnico no curso de Eng. Informática e Computadores, pelo que já estou a dar uma olhadela aos portáteis, de modo a comprar um lá para Setembro/Outubro.

É assim, tenho um budget de cerca de 1000€ para gastar por isso tenho andado a ver portáteis de 899/999 €.

Pelo que tenho visto, quer-me parecer que a ASUS é a que está com melhor oferta em termos de qualidade/preço no que respeita a estes valores. Além de terem uma linha porreirita em termos de design, normalmente apresentam boas caracteristicas e normalmente melhores que outros portáteis do mesmo preço.

Um dos que tenho como referência neste momento é o ASUS Z53SV-AP237C de 999€:

Processador: Intel Core2 Duo T7500 (2x 2.20GHz) com Tecnologia Intel Centrino Duo Mobile
Cache: 4MB L2
Memória: 2GB DDR2 667 (2x 1GB), Máx. 4GB
Disco rígido: 250GB SATA (5400rpm)
Drives: Gravador DVD±RW com tecnologia LightScribe
Ecran: TFT 15.4" WXGA (1280 x 800)
Placa Gráfica: nVIDIA GeForce 8600M GS
Memória Placa Gráfica: 1GB TurboCache (256MB dedicada + 768MB partilhada)

----´´----´´----

Agora o que acontece é que tenho andado um bocado "hypado" com os MAC's principalmente devido ao OSX Leopard, uma vez que sempre utilizei PCs/Windows.

Dessa forma comecei a deitar o olho à versão base do Macbook de 1049€. Contudo as características deste quando comparadas com o ASUS deixam-me um pouco de pé atrás. Entendem?

O ASUS tem melhores características práticamente a todos os níveis, incluindo a gráfica. Continuo porém a sentir-me "puxado" pelo design do Macbook mas sobretudo pelo OSX Leopard, pq de resto só mesmo a autonomia me parece ser um ponto onde o Macbook é indiscutivelmente superior.

Não estou muito preocupado com o eventual problema da compatabilidade de alguns programas, pois agora é possivel utilizar o "Boot Camp" e meter o Windows como opcção sempre que necessitar. A facilidade com que é possivel fazer upgrade à RAM do Macbook deixou-me mais descansado quanto a eventuais questões de perfomance. Contudo comparando o Macbook com o Asus sinto-me sempre devidido entre: Asus melhores caracteristicas e provavelmente melhor opção ; Macbook design louco e OSX Leopard + Windows via "Boot Camp".

Portanto o meu dilema é este. Contava com as vossas opiniões pois certamente mtos de vós já tiveram vários portáteis e estão concerteza familiarizados com os Macbooks.

O que é que vcs acham? Prós e Contras?

PS: Como disse só vou precisar lá para Setembro/Outubro, pelo que tanto a ASUS como a APPLE vão concerteza apresentar novos modelos até lá, mas coloco este tópic mais para auditar as vossas opiniões neste momento.

Tks :P

vai para a asus... os portateis smp tem melhor qualidade de construçao e suporte pos venda que a apple.

ah e geralmente mesmo assim sao mais baratos
 
sinceramente, se nao fores para o mac, tambem nao vas para a Asus, escolhe a HP ou a Toshiba, tao muito melhores a nivel de assistência e preço/performance!

tive com a mesma duvida, mas depois de ver o Hp tx2000 fiquei sem duvidas!!!
é um portatil compacto e funcional que e o que e preciso para andar de casa para a faculdade e da faculdade para casa!
depois em casa compras uma torre decente e jogas em casa!

nunca tive um mac, sinceramente a apple e uma empresa cara em tudo, mas os mac têm algumas vantagens como te disseram acima, mas para mim nao compensa(cada um tem a sua opiniao), prefiro o meu Tx2000, talvez depois instale o leopard para ver como funciona e tirar umas duvidas, mas ate Setembro tens muito para ver, por isso nao penses nisso agora, um mes antes de realmente comprares o portatil é que começas a ver isso com atençao!
 
Back
Topo