Macbook vs Macbook pro - capacidade de renderização etc

Status
Fechado a novas mensagens.

orpheusmyth

Power Member
Boas.

Sei que é um assunto mais do que batido, mas neste momento surge essa dúvida com os novos macs. Trabalho muito com CAD e VectorWorks, e programas de modelação 3D como 3d max ou no caso dos macs Cinema 4D. Neste momento ainda tenho um portátil velhinho single core, um Asus A6va. Noto é que sinceramente ele já se "borra" todo. Tem 2Gb de ram, gráfica partilhada e 1.7Gb de processador. Queria algo que me desse para os mínimos dos programas que referi. Não preciso de uma grande máquina, pois não vou fazer projectos complexos. Só queria sentir fluidez no trabalho e não sentir que posso ir fazer um café quando mudo de vista ou faço um "rotate".
Claro que se puder poupar uns trocos muito melhor. Portanto a minha dúvida é entre macbook ou macbook pro, dos novos claro.
 
Última edição:
ui... mete subjectividade nessa pergunta :)

Queres gastar quanto, o que são os Mínimos (se for o que tens hoje, qualuqer um dos dois chega), que dimensão de ecrã... etc...

À partida, para jogar pelo seguro eu apostaria logo num mbpro... ainda por cima se não te podes dar ao luxo de andar a trocar de computador sempre que uma nova versão do software sai.
 
[PT]latrine;3815963 disse:
ui... mete subjectividade nessa pergunta :)

Queres gastar quanto, o que são os Mínimos (se for o que tens hoje, qualuqer um dos dois chega), que dimensão de ecrã... etc...

À partida, para jogar pelo seguro eu apostaria logo num mbpro... ainda por cima se não te podes dar ao luxo de andar a trocar de computador sempre que uma nova versão do software sai.


Bem quanto ao ecrã, essa é uma das dúvidas. De momento tenho um de 15", e sinceramente pergunto-me se vou notar assim tanto a diferença para um de 13". Pode ser que alguém tenha tido essa experiência e que me possa dar um conselho. É lógico que a diferença de peso entre os dois me faz pensar duas vezes

Quanto ao dinheiro bem 1800 euros é bastante para mim. Começava a pensar aproveitar o dia e noite aderente da *****, porque o dinheiro não abunda assim tanto. Mas se tiver que ser tem que ser.

Resumindo, so gostava era de algo que não me desse as chatices que tenho após 3 anos com este ASUS. Apesar de ser uma construção bastante sólida, graças ao nosso amigo Windows, tudo anda lento, e tudo cracha principalmente Cad, e 3dMax.

Obrigado
 
Se queres trabalhar com 3D, compra um bom portátil PC e esqueçe os Macs, são caros e não têm a mesma performance.
 
Se queres trabalhar com 3D, compra um bom portátil PC e esqueçe os Macs, são caros e não têm a mesma performance.

Pois eu tenho um bom portátil PC. O problema é que ao contrário dos macs que após 3 ou 4 anos continuam actualizados e a bombar, o meu já não tem folgo para metade das cenas que uso. Possivelmente muito por causa do Windows, que sim está actualizado com sp3 etc etc. Não compreendo metade dos problemas. Aliás compreendo. Chama-se: "o windows cada vez que se instala um programa toca a duplicar dll's enquanto podia partilhar como o mac Osx etc o faz".
 
Bem quanto ao ecrã, essa é uma das dúvidas. De momento tenho um de 15", e sinceramente pergunto-me se vou notar assim tanto a diferença para um de 13". Pode ser que alguém tenha tido essa experiência e que me possa dar um conselho. É lógico que a diferença de peso entre os dois me faz pensar duas vezes

Quanto ao dinheiro bem 1800 euros é bastante para mim. Começava a pensar aproveitar o dia e noite aderente da *****, porque o dinheiro não abunda assim tanto. Mas se tiver que ser tem que ser.

Resumindo, so gostava era de algo que não me desse as chatices que tenho após 3 anos com este ASUS. Apesar de ser uma construção bastante sólida, graças ao nosso amigo Windows, tudo anda lento, e tudo cracha principalmente Cad, e 3dMax.

Obrigado

Quanto ao tamanho, eu tenho um Macbook Pro 15" e a minha namorada tem um Macbook 13", e sim nota-se diferença! Por vezes estou a trabalhar no meu de 15" e com algumas janelas abertas penso eu "se fosse maior um bocadinho..." Então depois de ter utilizado um iMac 24" :D Fantástico!
 
Mais um que fumou aquilo que não devia....

:x2:

Fumou, em demasia, e estava estragado ... Enfim, este pessoal não se toca ...

Em relação ao tópico, aconselho o MBP, o Macbook, apesar de agora já ter uma boa gráfica, não é feito para trabalhos pesados ...

Exacto. Argumento e retórica..

Por onde começar...

Em primeiro lugar devo dizer que nem sou apologista de portateis para trabalhar, tanto PC como Apple, mas se é o desejo do user, sem dúvida que recomendo um portatil PC, não só pelo preço dos Macbooks, como pela capacidade de efectuar upgrades. Com o preço de um Macbook faz-se uma configuração bem melhor num Clevo por exemplo ( c/ ecran de 17" )

Outro ponto é a variedade de software, não existe 3D Studio Max, Zbrush, etc, a maior parte dos plugins mais usados também não existem nos sistemas Apple, mesmo no Maya que é o software que eu uso e usei muitos anos em ambiente MacOSX é muito mais instável que no Windows, além de que nem existe versão 64 bits..em projectos mais pesados nota-se e bem.

Já nos softwares da Adobe se começa a sentir essa diferença, versão 64 bits, nem vê-la.

Usem os Macs pra ir à net e mexer no Photoshop, para 3D é ridiculo, isto se levarem o assunto a sério, para brincar podem ter um Macbook se quiserem.
 
Exacto. Argumento e retórica..

Por onde começar...

Em primeiro lugar devo dizer que nem sou apologista de portateis para trabalhar, tanto PC como Apple, mas se é o desejo do user, sem dúvida que recomendo um portatil PC, não só pelo preço dos Macbooks, como pela capacidade de efectuar upgrades. Com o preço de um Macbook faz-se uma configuração bem melhor num Clevo por exemplo ( c/ ecran de 17" )

Outro ponto é a variedade de software, não existe 3D Studio Max, Zbrush, etc, a maior parte dos plugins mais usados também não existem nos sistemas Apple, mesmo no Maya que é o software que eu uso e usei muitos anos em ambiente MacOSX é muito mais instável que no Windows, além de que nem existe versão 64 bits..em projectos mais pesados nota-se e bem.

Já nos softwares da Adobe se começa a sentir essa diferença, versão 64 bits, nem vê-la.

Usem os Macs pra ir à net e mexer no Photoshop, para 3D é ridiculo, isto se levarem o assunto a sério, para brincar podem ter um Macbook se quiserem.



Instável em mac? Bem começam sim a existir versões 64 bits desses programas. Pelo que tenho visto o Cinema 4D começa a bater aos pontos software que normalmente só existe para windows. Depois pergunto-te o seguinte. Eu tenho um portátil que na altura era bastante bom. No entanto passado algum tempo ele já não aguenta metade das aplicações. Bem aguentar aguenta, mas noto uma lentidão que faz como que desespere. Não sou um fanático dos macs, mas a verdade é que tenho que me render ao facto de existir finalmente hardware desenhado para um OS ou vice-versa. Não quero criticar o windows, mas parece que cada vez mais a Microsoft insiste em implementar coisas sem lógica nenhuma. Basta ver as falhas de segurança profundamente estúpidas que existem no windows. Já trabalho com computadores desde os velhos tempos do Spectrum, e sinceramente lembro-me sempre da Microsoft lançar coisas como o Windows ME e o Windows Vista que só trouxeram problemas apesar dos anos e anos de desenvolvimento e trabalho. Bem a apple parece que tem aprendido ao adoptar linguagem usada em UNIX. Não se trata de ver qual é o melhor, mas sinceramente vejo mais malta a ter problemas com windows do que malta com Apple. Podes-me dizer que há mais pessoal com windows mas eu estou a falar duma amostra igual. Ou seja pegando em 10 pessoas com Windows e 10 pessoas com Mac Os, vamos lá ver quantos têm problemas, ou quantos dizem que após algum tempo o pc está super lento mesmo com poucas coisas instaladas e sem virus ou outro tipo de coisinhas más.
 
Já agora desculpa lá a pergunta, mas já alguma vez tiveste um mac ou trabalhaste intensivamente com um? Acho que a discussão neste momento trata apenas o facto de quem critica os macs ou os pc, ter uma base de comparação.

Sim, já trabalhei vários anos em Mac, na altura eram os PowerMac G4, ainda chegámos a ter Powermacs Dual G5 2.6ghz, que na altura era o topo de gama, mas mesmo assim não aguentava projectos mais pesados, (estavamos a fazer uma animação a 3D de carácter educativo, com bonecos animados etc.), até que por necessidade mudámos os sistemas todos para Workstations da Dell, com base Windows (Dual Xeon 2.8), e além de ser mais rápido era mais estável.
Quando falo de estabilidade, no MacOSX os renders no Maya passavam a vida a dar "grey screens" e a mandar o OS abaixo..e não era problema de uma maquina porque acontecia em todas as 6 que lá tinhamos.

Se realmente queres seguir o 3D a sério, e não fazer umas brincadeiras em casa só porque sim, compra um PC potente o suficiente para isso, e não faças como o nosso amigo stuzender que comprou um Octacore da Apple, para usar o 3D Studio Max no MacOSX.
 
Quando não se argumenta mais vale calar e consentir mesmo.

Será que vale a pena relembrar que a thread era sobre diferenças entre MACs???????
Desculpa Punkas mas estás a comparar coisa diferentes. Dos Powermacs Dual G5 2.6ghz, para uma workstation com dual xeon vai uma diferença. Primeiro estás a comprar algo que não tem nada a haver e de alturas diferentes. Os powermacs G5 são de 2003, os dual xeon de 2005. Depois estás a falar de uma workstation que presumo que tenha gráficas para renders. Cenas tipo quadro etc. Fazendo um bocadinho de offtopic, já que ninguem respeitou aqui o topico original, os PCs têm as suas vantagens e os Macs tambem. No entanto vens à faculdade de ciencias em coimbra e no laboratorio de calculo avançado só vês macs. A verdade é que sempre que trabalhei com windows, senti falta de fluidez, e principalmente irrita-me ter que usar 30 programas pa tirar virus, firewall, e ceninhas assim. Quanto aos Macs, a antiga falta de compatibilidade que me irritava, começa a deixar d existir e começam a ser máquinas bem mais resistentes. Se trabalhas tanto com renders porque não arranjaste uma renderwall?
Para responderes aos outros que falam do teu mestrado, ele é em quê? Não é para satisfazer a minha curiosidade, mas provavelmente poderá responder a muita coisa.

Conclusão. Mac vs PC, é uma guerra que irrita bastante. Principalmente quando ninguem apresenta provas concretas sobre ambos os lados. Depois sim estamos em 2008 e não em 2005. As coisas mudam logo as comparações não devem ser feitas com base em coisas de há 3 anos atrás.

Ah e se calhar se alguém se lembrar apresentem benchmarks. Talvez ajude lol.
 
Estás mais preocupado em contrariar-me do que a ler aquilo que eu escrevi, mas tu é que sabes. Vê qual o software que mais usas e mais te adaptas, vê pra que sistema está mais desenvolvido e escolhe por ai. Ter um PC fluido como um Mac não é dificil, a cena é que toda a gente instala toda a porcaria que vê na net, depois admiram-se que o PC fica lento. Se é pra trabalho é pra trabalho, instala-se o que se precisa e a mais não és obrigado. Eu faço isso, nem tenho antivirus nem firewall (router safa), e até agora não tenho stresses.

Isso com artigos e video da net não funciona, podes perfeitamente encontrar o que te convém, estou te dar experiência real, mas mais uma vez não aproveitas.

http://www.youtube.com/watch?v=HsXBLGE4AUM - Core2 Duo Windows PC Vs. Xeon Quad Mac Pro

http://www.youtube.com/watch?v=yqKNNLadj_M&feature=related - Apple Say.. Mac`s Dont Crash

http://www.youtube.com/watch?v=xSi2SEWiZi4&feature=related - Dell vs MacBook Air Boot up Test
Abstive-me de participar no tópico desde que começaram os insultos, mas aqui vai mais uma participação.

Esses videos que mostras não provam nada, ou sequer servem de base para os teus argumentos.

Mostras um video de macs que crasham, que não se sabe de onde provêem as máquinas, quem as usou, como as usaram, se têm defeito (e se sim, a Apple cobre na garantia) ou se os sabotaram propositadamente para fazer o filme (nunca se sabe). Mostras também um filme dum gajo a correr mil programas numa máquina windows onde aparentemente há fluidez, mas isso também não prova absolutamente nada visto não ter base científica nenhuma para a comparação com um Mac.

Tu argumentas que os Macs são mais lentos do que os PCs para trabalho 3D, mas ainda não mostraste benchmarks que o provem. Esperas que acreditemos apenas na tua palavra?

Hoje em dia há uma sobreposição grande entre o hardware usado nos Macs e nas Workstations PC, portanto as diferenças não serão enormes. E neste caso nem falamos de workstations mas sim de portáteis.

Ainda estás para mostrar aqui um portátil PC que:
-Tenha dimensões tão pequenas com as do MacBook Pro (peso e tamanho), no segmento dos portáteis de 15".
-Ofereça uma performance equivalente ou superior à do MBP.
-Ofereça tão boa qualidade de construção como a do MBP (unibody de alumínio não há em mais nenhum portátil, que eu saiba ;)).
-Suporte o uso de Mac OS X e Windows (às vezes dá jeito para certos programas).
-Tenha features mínimamente semelhantes às do MBP (o trackpad excelente, o teclado retroiluminado, o ecrã de 5 estrelas, Wireless N, o fecho magnético, o MagSafe, etc).
-Tenha um preço competitivo com o do MBP.
-Edit: Há, esta é um pouco subjectiva, mas que tenha um design minimamente atractivo em relação ao do MBP.

Aguardarei a tua resposta,
Demio
 
Limpeza à thread efectuada.
É favor moderar a linguagem assim como falarem sobre o tópico.
Guerras Mac vs PC e ofensas, não serão toleradas.
 
Acabei de dizer que os vídeos não contam pra nada, podes encontrar o que te convém. Só lhe dei um exemplo, não sigo o que está nesses vídeos.

BTW, quando eu mostrar o meu portatil mais fininho e mais leve e se isso fizer os meus trabalhos ficarem melhor, eu compro logo um, enquanto isso só significa status, não me serve pra nada.

Se vocês preferem pavonear um portátil em vez de trabalhar nele, a escolha é vossa, desculpa Demio, o que dizes é perpectiva de quem não trabalha pra ganhar dinheiro.
 
Acabei de dizer que os vídeos não contam pra nada, podes encontrar o que te convém. Só lhe dei um exemplo, não sigo o que está nesses vídeos.

BTW, quando eu mostrar o meu portatil mais fininho e mais leve e se isso fizer os meus trabalhos ficarem melhor, eu compro logo um, enquanto isso só significa status, não me serve pra nada.

Se vocês preferem pavonear um portátil em vez de trabalhar nele, a escolha é vossa, desculpa Demio, o que dizes é perpectiva de quem não trabalha pra ganhar dinheiro.

Continuas a escrever a tua opinião sem fundamentar com factos, e a insultar os outros.

Se quisesse ser mauzinho mandava-te um link para a minha página do LinkedIn para veres exactamente o que é trabalhar para ganhar dinheiro ;). Oops, parece que afinal sempre pus o link.

Pessoalmente quando compro um portátil, procuro um que não me dê hérnia discal quando o transporto e que seja resistente pois preciso dele para trabalhar e não posso correr riscos com um portátil cheio de plásticos manhosos que rangem por tudo e por nada. As features adicionais que mencionei no post anterior claro que são bem vindas.

Uso o meu MBP para trabalhar e é o meu único computador, tem servido bem desde que o comprei, e podes crer que abuso da potência que ele tem, raramente se engasga com a máquina virtual para testar coisas no Internet Explorer, IDE, editor CSS, browsers do Mac, e mais uma resma de coisas a correr.

Em suma, um belo dum maquinão, com a potência do Core2Duo e da 8600GTM, a estabilidade do Mac OS X, e a flexibilidade da arquitectura x86.

Pedia-te que arranjasses bases factuais minimamente decentes para aquilo que afirmas (PC mais rápido que Mac e oferece melhor experiência a profissionais do 3D), ou que terminasses a tua participação nesta thread, que tem sido bastante infeliz.

Cumprimentos,
Demio
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo