MacBookPro Battery Health

TMAsantos

Power Member
Boas,

Comprei o meu mac já lá vão quase 3 meses e hoje instalei a aplicação "Battery Health". A App diz-me que a minha bateria está a 92% com 19 ciclos. É normal?
Estimo muito o portátil, raramente o tenho ligado à tomada e quando acaba de carregar desligo-o logo da tomada. Só o ponho a carregar quando está a 20% ou menos.

É normal as baterias não estarem a 100% ou a minha vem com algum defeito?
Obrigado
 
Boas,

Já existem imensos tópicos aqui no forum sobre este assunto. Podias ter procurado antes de abrir um novo.
Para responder sintéticamente à tua pergunta. Não é normal. Antes de tirares conclusões se a bateria terá algum problema ou assim, deves fazer uma calibração. Para o teu modelo penso que o processo é: Ter a bateria carregada-> Usar a bateria até ela acabar totalmente (ate o mac se desligar) -> Deixar nesse estado durante 5 horas -> Voltar a fazer uma carga completa. Depois deste processo vê que saude ela acusa.

Para além disso devo-te dizer que não precisas de te preocupar em desligar a tomada quando a bateria esta carregada. Isso é um erro porque vais acabar por fazer muitos mais ciclos à bateria do que precisas e isso sim vai desgastar mais e reduzir o tempo de vida da mesma. Tambem não precisas de a deixar chegar aos 20% para voltar a carregar. Isso não vicia a bateria como se pensa. Deves sim, usar a bateria quando não tens tomadas por perto, e deves calibrar a bateria 1 vez por mês, mais o menos.

Cumprs.
 
Estranho agora estar a 90%
Vou calibrar agora.
Já alguém calibrou uma bateria e subiu dos 90% para os 100%?

Não reabri um dos outros tópicos porque já estão inactivos à algum tempo.
 
É lixado de calibrar porque a bateria nunca acaba! Fogo xD Estou a puxar por ele ao maximo já lá vão 4 horas, quando fui jantar meti um filme a dar com o brilho máximo e até agora nada... Diz que falta 2.30 horas...
Acho que isto é um pouco por estimativa, o amperimetro não deve ser perfeito... Já teve nos 92, já foi para os 89 e já está nos 91... A bateria tem 6 meses e nunca foi calibrada... Apesar de o ter desembalado em Outubro. A bateria dura-me 8 horas se tiver pela net, a ver uns pdf, uns vídeos...
Encontrei centenas de tópicos destes na net... Basta uma pessoa fazer um tópico e a seguir têm todos o mesmo problema xD. Acho que é um pouco paranóia...
 
Pelo que a Apple diz (aqui) nos modelos mais recentes do Macbook, ou seja que têm a bateria incorporada, não necessitam de calibração pois já vêm pré-calibradas de fábrica.
 
Não sei se as baterias mais recentes são diferentes ou não mas no meu caso, que é um Macbook Pro (finais 2008), a bateria tem 510 ciclos e tem 84% de saúde e já não faço uma calibragem à mais de 3 meses. E é uma bateria que já teve um episódio de repentinamente acusar 24% de saúde e com calibragens etc, consegui recupera-la para o actual estado.
 
Estranho agora estar a 90%
Vou calibrar agora.
Já alguém calibrou uma bateria e subiu dos 90% para os 100%?

Não reabri um dos outros tópicos porque já estão inactivos à algum tempo.

sim. já passou de 90 para 100%...

e não era preciso reabir os tópicos para ler a informação que lá está ok? :rolleyes:
 
Aproveitando o tópico:

Reparei hoje, ao carregar no ícone da bateria, que tem um item que diz "Service Battery"
Carreguei aí, e aparece o seguinte:
"Service Battery: The battery isn’t functioning normally, and you may or may not notice a change in its behavior or the amount of charge it holds. Take your computer in for service. You can continue to use your battery before it’s checked without harming your computer."

Já aconteceu isto a alguém? Como procedeu?

Cumps
 
Aproveitando o tópico:

Reparei hoje, ao carregar no ícone da bateria, que tem um item que diz "Service Battery"
Carreguei aí, e aparece o seguinte:
"Service Battery: The battery isn’t functioning normally, and you may or may not notice a change in its behavior or the amount of charge it holds. Take your computer in for service. You can continue to use your battery before it’s checked without harming your computer."

Já aconteceu isto a alguém? Como procedeu?

Cumps

Eu por vezes tenho a mesma mensagem, e vais ver que com o tempo ela vai aparecendo/desaparecendo. Essa mensagem sugere que tens um problema com a bateria, porem, esse problema não é exacto e provem de um rácio (cujos valores não são conhecidos) entre o tempo de vida que o teu mac tem até ao momento, a battery health que ele possui e os ciclos que a tua bateria já tem. Trocando por miudos, vais reparar que se usares tipo, umas 3 semanas o mac ligado constantemente à ficha, o valor da tua battery health vai subir ligeiramente e esse erro vai desaparecer. Não precisas de estar preocupado, o unico que leva a preocupação é o Replace Now que, nesse caso, tens a bateria já morta mesmo.

Quanto ao caso de quem abriu o Tópico, e dirigindo-me ao Sr Mr Henrique que, desculpa me o termo carago, é um nabo (ele é meu amigo xD), deviam mesmo tal como já aqui foi dito, procurar neste foram respostas para esses problemas de: "Tenho 9x% de bateria, ela tá boa ? veio com defeito ?" ...
Já há respostas e mais que respostas, tópicos, etc's neste forum que falam disso, que falem como calibrar, etc's.
De forma suscinta, o valor que obtêm da battery health é bastante relativo, isto pelo que exemplo que dei à bocado. Portanto, não façam um uso abusivo da bateria, isto entende-se por, querem puxar pelo pc, ter montes de programas xpto abertos ? Liguem a ficha. Estão nas aulas e com a bateria ? luz do ecrá no minimo, luz das teclas desligadas e resumam as aplicações ao que realmente necessitam naquele momento. Fora isso, tal como disse o utilizador Linkkk, têm tomada à beira ? Usem. Não têm ? Não abusem do vosso Mac.

Outra coisa que reparei num post do "dono" do tópico foi:
"É lixado de calibrar porque a bateria nunca acaba! Fogo xD Estou a puxar por ele ao maximo já lá vão 4 horas, quando fui jantar meti um filme a dar com o brilho máximo e até agora nada... Diz que falta 2.30 horas..."

Se fores leres as recomendações da Apple quanto a calibrar, diz lá muito especificamente para não fazeres um uso abusivo para a bateria acabar mais rápido. Isso faz bastante mal à bateria acredita, se não tens grande pachorra pa esperar, usa o pc durante o dia inteiro, ou então à noite deixa-o ligado a fazer tarefas simples e proibe o computador de desligar o ecra/disco. Durante o teu soninho a bateria foi-se e passam as 5 horas necessárias para a calibração.
 
A minha com 40meses está com 72% de health e começou a aparecer o aviso de reparar a bateria. É chato mas já andei a ver no eBay e uma bateria já se compra por umas 50libras..
 
Back
Topo