MacIntel estão aí (iMac e MacBook Pro) - Opiniões

Alguém sabe qual é a lógica de meter uma ficha DVI de lado em vez desta estar atrás?
Obviamente que é mais fácil ligar um cabo a uma ficha lateral mas no caso do DVI não é coisa que se faça frequentemente. Agora ter um cabo de video a sair do lado direito do portátil é um bocado chato. Andam a ficar desleixados!
 
Está no mesmo sítio do Powerbook 17 :confused: (e do 15 imagino)
Bem tendo em conta que tanto este MacBook Pro como os PB 15 e 17 tem ecrans estupendos que não serão facilmente encostados acho boa opção de design
Alias portas atrás não são práticas para praticamente coisa nenhuma
 
timber disse:
Está no mesmo sítio do Powerbook 17 :confused: (e do 15 imagino)
Bem tendo em conta que tanto este MacBook Pro como os PB 15 e 17 tem ecrans estupendos que não serão facilmente encostados acho boa opção de design
Alias portas atrás não são práticas para praticamente coisa nenhuma
Concordo. Quando se está a trabalhar dá muito mais jeito ter todas as fichas de lado. Até porque o DVI vai servir para qualquer tipo de saída vídeo (com adaptadores s-video por exemplo). Atrás é altamente inestético, dava cabo do design actual, tinham que deslocar o ecrã, etc. Que fique assim espero eu...
 
devem partir do principio que qd ligas um monitor ao portátil, que vais utilizar um rato e um teclado externo, logo podes encostar o portatil a um canto e assim poupar espaço.

digo eu
 
Na minha antiga casa, eu tinha uma situação destas... Encostado à parede do móvel e a partir daí ligava a tudo o resto mas acho que não pesa na decisão dado que é uma questão de rodar o gajo. Agora quando se está a usar, querem-se as portas de lado, meter pens e o rato de lado, os phones de lado, ligar e desligar o ethernet quando bem se entende sem grandes ginásticas, no meu caso tenho um monitor fixo atrás do pb e gosto de o ligar/desligar quando bem entendo e para isso dá muito mais jeito de lado, é muito mais acessível.
 
Para todas as outras fichas é mais do que óbvio que a opção de as colocar na lateral é a melhor. A DVI já é outra história. Como nunca tive um Powerbook não me lembrei do pormenor do design da tampa/TFT. De facto não dá espetá-la atrás. Como tenho um teclado bluetooth optarei por encostar o portátil a um canto como foi sugerido e nesse caso a localização da ficha é boa.

Os iMac's estão a ser entregues em 3 dias. Isto quer dizer que serão os primeiros computadores com Duo Core a serem usados "por nós". Penso que na próxima semana já poderemos saber se correm Windows Vista ou não. Quando alguém souber alguma coisa que ponha aqui nesta thread.
 
Acho que vai ser uma questão de dias até vermos Windows nativo num mac destes... É aquilo que toda a gente quer... Até mesmo o uncle Bill que só tem vantagem na coisa... Nem que o VPC passe a uma espécie de VMWare.
 
Também acho que sim
Aliás duvido que a Apple não facilite isso mesmo sem nunca o referir oficialmente. A Apple factura a vender hardware e vender o único PC que é dual boot sem stress e com design catita vai render. E se o ppl ao fim de 15 dias cheguar à conclusão que só abre o windows para jogar ainda melhor pro Jobs e companhia.
Na tal cave secreta onde estes anos todos esteve a correr o OS X x86 agora devem estar Macs a correr o Windows.
Vamos ver é como é que fica a guerra deles contra o Mac OS X a correr noutros pcs. É que agora passaram a suportar potencialmente toda uma gama gigante de portáteis que para aí vem e de futuro então com os Mac Pro (acabei de fazer a aposta pro nome dos PowerMacs) passam a suportar mais tralha ainda.
É só coisas interessantes para a malta seguir :D
 
Acho que é mesmo isso. Quanto ao PPC, aposto que vai ser assim; assim que a gama for toda convertida para Intel (dentro de um ano portanto), eles lançam o primeiro OS X "Intel Full Proof" que deverá ainda sair para PPC - O Leopard. Depois do lançamento do Leopard, 1~2 anos depois lançam o 10.6 e aí acabou-se o PPC apesar da promessa de 5 anos do Jobs. Acho que a partir de agora vamos ter mais 2, 3 anos na melhor das chances de PPC e depois adeus. Tenho pena de quem comprou nos últimos tempos... Mas isto já se sabia...
 
Última edição:
Eu só acho que isso vai ser mais rápido. O Jobs vai querer (e acho que já disse isso não sei onde) tirar o brilho ao lançamento do Vista e portanto penso que lançará o Leopard antes do fim do ano talvez por volta Setembro, Outubro. Será uma versão x86/PPC total sem descurar nenhuma plataforma. Para compensar a velocidade deste talvez façam ainda o 10.6 com PPC (talvez uma versão compilada para PPC e x86 mas totalmente optimizada para x86 com a versão PPC a ser um rebuçado)
Até Junho também acho que ele despeja a gama toda em intel dependo talvez da disponibilidade do Conroe pro PowerMac (acho que só isto poderá atrasar os gajos porque penso que por eles era a aviar). Penso que só estarão à espera do Core Solo (nome tb inventado) para lançar o novo Mac mini e o Mac Book *só*. Penso que tb deveriam fazer um MacBook com o Duo mas não sei se o farão. O Mac mini não sei o continuará a existir nos moldes actuais. Pode virar o tal HDTV device apesar de eu preferir um Mac mini simplesmente porreiro (estilo o actual mas com uma gráfica decente e um disco 3,5" se possível). Bem o que eu gostava mesmo era de um Mac "normal" sem a frescura do PowerMac mas sem ser um iMac (que não gosto já expliquei porque não sei onde). Mas tb acho que este modelo não existirá.
Aplicações PPC acho que haverá ainda umas 2 versões a contar da próxima que sair mas provavelmente será nos moldes que referi pro 10.6. Por outro lado os developers devem demorar mais tempo que a Apple a lançar a 1ª versão universal. Os developers não tem que dar a face como a Apple e portanto devem estar muito menos virados para suportar sistemas obsoletos.
Curto bué isto da futurologia (mesmo que não acerte nada)
 
Última edição:
Por enquanto nada a dizer sobre os Macs com Intel.

Sobre o OS... Acredito que durante a proxima versão (10.5) se acabe de vez com a versão PPC nem que seja no lançamento do 10.6.

Vejamos o passado:
-7.5.3 é a 1ª versão System com suporte para ***** - Janeiro 1996.
-7.6 (Janeiro 1997)
-8.0 com esta versão o minimo é 68040 - Julho 1997
-8.1 é a ultima versão para Macs 68k - Janeiro 1998
-8.5 PPC only - Outubro 1998

2 anos certos.
 
timber disse:
Eu só acho que isso vai ser mais rápido. O Jobs vai querer (e acho que já disse isso não sei onde) tirar o brilho ao lançamento do Vista e portanto penso que lançará o Leopard antes do fim do ano talvez por volta Setembro, Outubro. Será uma versão x86/PPC total sem descurar nenhuma plataforma. Para compensar a velocidade deste talvez façam ainda o 10.6 com PPC (talvez uma versão compilada para PPC e x86 mas totalmente optimizada para x86 com a versão PPC a ser um rebuçado)
Até Junho também acho que ele despeja a gama toda em intel dependo talvez da disponibilidade do Conroe pro PowerMac (acho que só isto poderá atrasar os gajos porque penso que por eles era a aviar). Penso que só estarão à espera do Core Solo (nome tb inventado) para lançar o novo Mac mini e o Mac Book *só*. Penso que tb deveriam fazer um MacBook com o Duo mas não sei se o farão. O Mac mini não sei o continuará a existir nos moldes actuais. Pode virar o tal HDTV device apesar de eu preferir um Mac mini simplesmente porreiro (estilo o actual mas com uma gráfica decente e um disco 3,5" se possível). Bem o que eu gostava mesmo era de um Mac "normal" sem a frescura do PowerMac mas sem ser um iMac (que não gosto já expliquei porque não sei onde). Mas tb acho que este modelo não existirá.
Aplicações PPC acho que haverá ainda umas 2 versões a contar da próxima que sair mas provavelmente será nos moldes que referi pro 10.6. Por outro lado os developers devem demorar mais tempo que a Apple a lançar a 1ª versão universal. Os developers não tem que dar a face como a Apple e portanto devem estar muito menos virados para suportar sistemas obsoletos.
Curto bué isto da futurologia (mesmo que não acerte nada)

Tb alinho por aqui.
Aliás seria um erro não lançar o exercito todo antes do Vista sair. Era estar a perder uma oportunidade de ouro.

Não sei se viram esta entrada do Anand: http://www.anandtech.com/weblog/def...www.anandtech.com/weblog/default.aspx?bid=272

Ele tem alguma informação que nós não temos se bem que parece ser um exercicio de raciocinio. Mas as hipoteses de acertar serão sempre maiores.

No entanto, acho o seguinte. O que diferencia a apple do resto do pelotão é o Sistema Operativo. Não pode ser nem o preço, nem o hardware pq esse sabemos que havemos de o arranjar sempre mais barato do que eles o disponibilizam.
Por isso continuo muito intrigado pela apresentação que foi feita. Admitamos que a Intel não tem para entrega algum dos cpus ainda. Se os portáteis só serão disponibilizados para o final de Fevereiro que mal teria feito anunciar a linha completa e dizer que estariam disponiveis depois.
É que ou pegam no SO e dizem que é o melhor e mais seguro SO ou vendem pcs de entrada (que é o papel do Mini para vender muitos e ganharem mercado.

A unica critica que tenho a fazer aos MacBook Pro é que acho que deveriam os dois trazer 1Gb RAM. De resto parecem-me perfeitos. Por aquele preço provavelmente teria colocado o CPU mais potente mas pronto isso é pormenor.

Agora resta saber como é da protecção sobre a instalação do XP (sempre pensei que realmente seria possivel, pelos vistos não no imediato) e qd é que se conseguirá correr numa VM. O Lançamento de uma Vm eu penso que nesta fase mesmo que fosse limitada e deve ser possivel lançarem uma VM do Mac OS mais limitada iria dar o 1º contacto para muita gente e assim ganharem mercado.

É um assunto apaixonante disso não há duvida:)
 
timber disse:
Curto bué isto da futurologia (mesmo que não acerte nada)

Metro disse:
É um assunto apaixonante disso não há duvida:)

Há quem lhe chame "mandar bitaites"... :D e não há ninguém que não goste de mandar o seu de vez em quando... :P Resta saber quem vai ressuscitar esta thread dentro de 2~3 anos e dizer orgulhosamente "Eu tinha razão... :D"

Quanto às hipóteses dadas penso que são todas possíveis e verosímeis. Resta ver o que acontece daqui para a frente. Eu continuo na minha... :D E vou já começar a fazer umas economias "Just in case..." :D

Mas isto é muito melhor que as presidenciais, disso não há dúvida... :P
 
Já agora, alguém falou nos engenheiros dos Sony VAIO na Apple iriam trazer um design completamente novo. Relativamente aos PowerBooks, agora MacBooks Pro espero que fiquem tal como estão. Acho muito difícil fazer algo melhor que o design actual que é a meu ver fabuloso. No entanto nos iBook, futuros MacBook (digo eu) há muita margem para melhorar. Espero que concentrem aí os esforços.
 
Metro disse:
i) Ele tem alguma informação que nós não temos se bem que parece ser um exercicio de raciocinio. Mas as hipoteses de acertar serão sempre maiores.

ii) Por isso continuo muito intrigado pela apresentação que foi feita. Admitamos que a Intel não tem para entrega algum dos cpus ainda. Se os portáteis só serão disponibilizados para o final de Fevereiro que mal teria feito anunciar a linha completa e dizer que estariam disponiveis depois.

iii) A unica critica que tenho a fazer aos MacBook Pro é que acho que deveriam os dois trazer 1Gb RAM. De resto parecem-me perfeitos. Por aquele preço provavelmente teria colocado o CPU mais potente mas pronto isso é pormenor.

iV) Agora resta saber como é da protecção sobre a instalação do XP (sempre pensei que realmente seria possivel, pelos vistos não no imediato) e qd é que se conseguirá correr numa VM. O Lançamento de uma Vm eu penso que nesta fase mesmo que fosse limitada e deve ser possivel lançarem uma VM do Mac OS mais limitada iria dar o 1º contacto para muita gente e assim ganharem mercado.

i) Só a Apple tem mais informação que nós. O resto são palpites ou fugas de informação. O que a Apple apresentou no dia 10 já tinha sido avançado há bastante tempo.

ii) Se a Intel ainda não tem os CPU's como é que a Apple vai entregar os iMacs em 3 dias? É o que está nos sites da Apple Store.

iii) É uma boa crítica aos Macbook Pro já que é completamente irrelevante. Quando alguém compra um Macbook Pro pode escolher a memória que quiser nas Apple Stores. CPU's mais potentes gastam mais, geram mais calor com consequencias no ruído e na autonomia.

iv) Windows XP? Porque haveria alguém de querer instalar esse lixo num Macbook? O Windows Vista está aí à porta e suporta EFI. Por outro lado há sempre a hipótese de instalar Linux (que suportará EFI na boa), VMware sobre Linux e finalmente qq SO que corra em WMware.
 
Pois mas a Apple podia ter apresentado uma máquina de lavar roupa com Core Duo que provavelmente alguém tinha acertado. Os rumores previram tudo. Alguém teria de acertar
Quanto ao design concordo com o Evangellion. Os powerboks estavam bem como estava e vão continuar a estar. Este já tem uma melhoria que é aquela alimentação impecável. De futuro mudam de certeza mas isto vai por passos.
Para os MacBooks dão um mês e para os outros é já. O CPU é o mesmo portanto talvez os atrasos venham doutro componente qualquer (o chipset?). Talvez a Apple desvie a sua cota para apenas um dos sistema para cumprir as entregas. Bem não interessa. Vamos ver se aparecem na data marcada.
Quanto à memória devia mesmo ter 1GB. Não tem paciência. É uma questão do comprador considerar o preço correcto. É como os carros. A pintura metalizada é sempre extra mas toda a gente mete.
O XP pode ser o que é mas é o sistema que permite jogar (e o MacBook Pro tem umas specs tão jeitosas para isso) e tem muito software que não há para OS X. Eu gostava de ver o "meu" MacBook Pro a correr o XP
 
Última edição:
Eu tinha lançado agora o MacBook Non-Pro (subs do iBook), e dp quando saissem os processadores com Virtualização, ai sim, é que mudava os Powerbooks (ui, sórrý, MacBooks Pro).
 
Back
Topo