Macintosh or Windows? - Video antigo

Não é lá grande vídeo... o tipo não ajuda... mas foi fixe matar saudades do sisyema 7.5 com a sua control strip... e o netscape navigator... e o bom velho scusi. :)

Quem seria o destinatário deste video?
 
Desde há 12 anos algumas coisas mudaram... porém nota-se bem que o winpc e o macpc cada vez-se aproxima mais em termos de hardware.
 
Gostei da parte de ele dizer que o RISC é que é bom e agora usam CISC :lol:
Na altura os processadores RISC eram de facto melhores que os CISC, mas a tecnologia evoluiu e deixou de ser o caso. A arquitectura RISC utilizada chegou ao fim da sua vida, e a Apple tinha duas escolhas: ou investir milhões em R&D para desenvolver novos chips ***** capazes de competir com os Intel e AMDs, ou mudar a arquitectura dos processadores para uma que tivesse mais utilizadores e logo mais R&D aplicado sem ser às custas da Apple.

E como a mudança de arquitectura trazia outras mais valias, como a compatibilidade com o Windows, a Apple fez a escolha acertada em mudar para CISC. O que não quer dizer que CISC > RISC em termos absolutos. A arquitectura RISC ainda tem bastante para dar e a IBM continua a investir nela.

;)
 
Bem... impressionante... Se o Windows Xp tivesse saído naquela altura, o mac7 continuava a ser melhor... Tb curti mto a cena de já haver discos externos para Mac, e tb já haver emulação... fg... anos luz a frente do 95... um video mto interessante... Parabéns.
 
^
Não vamos exagerar. O salto do 95 para o XP, a nível de estabilidade e qualidade geral foi abismal. O OS7 (ou lá como se chama) parece interessante, já com várias das features que me cativaram a mudar para o mundo apple, mas há que ser objectivo (ou pelo menos ter uma opinião diferente da tua :-D).

Uma coisa que desconhecia e me deixou de queixo caido foi a possibilidade de acrescentar um processador x86 para complementar o ppc, muito interessante mesmo.
 
Na altura os processadores RISC eram de facto melhores que os CISC, mas a tecnologia evoluiu e deixou de ser o caso. A arquitectura RISC utilizada chegou ao fim da sua vida, e a Apple tinha duas escolhas: ou investir milhões em R&D para desenvolver novos chips ***** capazes de competir com os Intel e AMDs, ou mudar a arquitectura dos processadores para uma que tivesse mais utilizadores e logo mais R&D aplicado sem ser às custas da Apple.

E como a mudança de arquitectura trazia outras mais valias, como a compatibilidade com o Windows, a Apple fez a escolha acertada em mudar para CISC. O que não quer dizer que CISC > RISC em termos absolutos. A arquitectura RISC ainda tem bastante para dar e a IBM continua a investir nela.

;)

A RISC continua ser melhor do ponto de vista de processamento (em termos arquitecturais).

Isto não significa que os CISC não sejam mais rápidos, actualmente, mas é devido a velocidades de relógio muito superiores e recurso a múltiplos cores.

No entanto, do ponto de vista de ciclos de relógio para realização de instruções, tipicamente um RISC precisa de muito menos ciclos de relógio do que um CISC para fazer as mesmas operações.

A apple trocou para CISC por outras razões:

1 - a incapacidade de produção do número de processadore que eles encomendavam, no tempo estipulado

2 - o problema dos processadores para portátil, que estavam muito mais desenvolvidos em termos de gestão de energia, aquecimento, etc do que os RISC
 
System 7.5... já lá vai o tempo.
Discos externos já vêem desde 1984 com o disco externo do Apple Lisa e 1986 com o disco externo do Macintosh Plus. Configurar um Mac a correr System 7.5 ainda é muito mais facil que configurar um PC a correr Vista. E instalar um OS num computador e configurar tudo em cerca de 30m incluindo a rede e acesso à internet? :lol: ainda tava o windows a descobrir o que estava no computador.

Mas giro giro era ver o Mac a correr Windows com a placa "DOS" :x2:

Que saudades desses tempos...
 
Vi o video todo até ao fim, gostei. Agora pergunto, porque é que os MACs nao se tornaram nos computadores mais utilizados pelo mundo fora?

"Because Apple's full of sh1t?" :002:

Não podemos esquecer que tudo o que não foi inventado e introduzido pela Apple no seu sistema, é porque foram outras empresa a faze-lo para outros sistemas. Estando a maioria do lado de lá..
Isto não explica a posição da Apple no mercado, porque a Microsoft podia muito bem ter 0 (zero) inovações e ainda assim ser lider.
Ao longo da historia a Apple, ao contrario da sua rival, demorou sempre muito tempo a "copiar" o bom nos sistemas concorrentes, e ainda mais a massifica-lo.
Ainda hoje, se quizeres SLI's ou Crossfire's de 4 graficas, APU's, 32gb ram, raid 10+5/3^pi, SSD's, jogos, 3D, canetas digitais, drivers personalizados do Omega ou software maluco do tucows, para tudo isto a plataforma PC é muito mais apetecivel.
Talvez daqui a uns anos poderei escrever num Mac como escrevo numa folha A4, com um PC posso faze-lo já hoje.
A meu ver, a politica "the Apple way to do it" atraza a evolução numa area onde esta é frenética.

Peace.
 
Vi o video todo até ao fim, gostei. Agora pergunto, porque é que os MACs nao se tornaram nos computadores mais utilizados pelo mundo fora?

Provavelmente por causa do seu preço e da inexistencia de muito software coisa que continua a acontecer.

Isto não explica a posição da Apple no mercado, porque a Microsoft podia muito bem ter 0 (zero) inovações e ainda assim ser lider.
Ao longo da historia a Apple, ao contrario da sua rival, demorou sempre muito tempo a "copiar" o bom nos sistemas concorrentes, e ainda mais a massifica-lo.

Ah? A Apple sempre inovou.
-Qual a primeira marca a apostar no wifi? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar nos novos interfaces ATA (ATA33/ATA66/etc)? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar gravadores de DVD? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar no Firewire em computadores? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar no desaparecimento da drive de diskettes? Apple.
-Não era um Apple Macintosh que tinha sempre uma interface Ethernet no computador e no PC tinha que se instalar uma placa de rede?.
-Discos externos que só à uns anos apareceram já existiam no mundo Apple aos anos?
-Mesmo sem rede ethernet se podia fazer uma rede "basica" com Macs e impressoras usando LocalTalk e num PC isso era impensavel?
-Circuitos graficos com resoluções superiores a 1024x768 quando no PC ainda se dizia que 1024x768 era alta definição (SuperVGA)?


Ainda hoje, se quizeres SLI's ou Crossfire's de 4 graficas, APU's, 32gb ram, raid 10+5/3^pi, SSD's, jogos, 3D, canetas digitais, drivers personalizados do Omega ou software maluco do tucows, para tudo isto a plataforma PC é muito mais apetecivel.
Talvez daqui a uns anos poderei escrever num Mac como escrevo numa folha A4, com um PC posso faze-lo já hoje.

O mercado Apple nunca foi jogos. Para que mais alem de jogos é que precisas de SLI e crossfire? O mercado apple no inicio foi artes graficas, musica e outras actividades profissionais e só agora se tenta meter dentro de casa criando um "hub" digital multimedia.
Para quê omega se já está tudo optimizado?
Software maluco? VersionTracker ring a bell? AH o tucows sempre teve software maluco pra Mac, pode é não ser para X mas tinha pra OS 8/9.
E 32GB de RAM? lol? Qual é o PC domestico actual onde podes ter 16GB de RAM?

A meu ver, a politica "the Apple way to do it" atraza a evolução numa area onde esta é frenética.

Ainda bem. Menos 1.
 
Provavelmente por causa do seu preço e da inexistencia de muito software coisa que continua a acontecer.



Ah? A Apple sempre inovou.
-Qual a primeira marca a apostar no wifi? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar nos novos interfaces ATA (ATA33/ATA66/etc)? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar gravadores de DVD? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar no Firewire em computadores? Apple.
-Qual a primeira marca a apostar no desaparecimento da drive de diskettes? Apple.
-Não era um Apple Macintosh que tinha sempre uma interface Ethernet no computador e no PC tinha que se instalar uma placa de rede?.
-Discos externos que só à uns anos apareceram já existiam no mundo Apple aos anos?
-Mesmo sem rede ethernet se podia fazer uma rede "basica" com Macs e impressoras usando LocalTalk e num PC isso era impensavel?
-Circuitos graficos com resoluções superiores a 1024x768 quando no PC ainda se dizia que 1024x768 era alta definição (SuperVGA)?




O mercado Apple nunca foi jogos. Para que mais alem de jogos é que precisas de SLI e crossfire? O mercado apple no inicio foi artes graficas, musica e outras actividades profissionais e só agora se tenta meter dentro de casa criando um "hub" digital multimedia.
Para quê omega se já está tudo optimizado?
Software maluco? VersionTracker ring a bell? AH o tucows sempre teve software maluco pra Mac, pode é não ser para X mas tinha pra OS 8/9.
E 32GB de RAM? lol? Qual é o PC domestico actual onde podes ter 16GB de RAM?



Ainda bem. Menos 1.

Estas a ser um pouco tapadinho não?
Não vou discutir todos os exemplos que destes mas conciderar o desaparecimento da drive de diskettes uma inovação.... Ainda por cima quando o zip foi sempre mais utilizado.
Quanto a quem tem o melhor pipi não vou estar a discutir isso porque a gostos para tudo. Mas diminuir a influencia que os jogos tiveram na informatica é estar fora deste planeta o viver numa capsula do tempo. Se foi alguma area que fez mais pelo melhoramento do desempenho e concequentemente investigação essa foi a dos jogos. Não restam duvidas quanto a isso, e não é por acaso que o dinheiro envolvido ja ultrapassa o do cinema de hollywood.
 
E 32GB de RAM? lol? Qual é o PC domestico actual onde podes ter 16GB de RAM?

Ele disse "32gb" (gigabits) de RAM.

32gb = 4GB :P:004:

BTW, vir com essa dos limites de RAM num PC doméstico é um bocadito...
Qual é o PC da Apple (sem ser o Mac Pro, que não é obviamente um desktop doméstico e custa bem mais) que suporta 8GB de RAM, por exemplo ?
Motherboards com essa capacidade máxima para PC não faltam (a minha P5B Deluxe, por exemplo, suporta 8GB).

Na Apple (Mac Mini, Macbook/Macbook Pro, iMac) tens sorte se tiveres 4GB, tens de comprar RAM mais cara (mesmo que não directamente da Apple, e aínda não é possível usar RAM de PC num Mac -> stupid design choice) e normalmente envolve deitar 1 ou dois DIMM's/SODIMM's proprietários ao lixo ou tentar arranjar comprador.
Num PC tens quase sempre 4 slots diferentes, pelo que podes manter o que já tens num upgrade.
 
Última edição:
Estas a ser um pouco tapadinho não?
Não vou discutir todos os exemplos que destes mas conciderar o desaparecimento da drive de diskettes uma inovação....

Pelo menos ajudou na massificação do uso da interface USB, coisa que o PC pouco fez na altura.

Ainda por cima quando o zip foi sempre mais utilizado.

zip? O ZIP100? o ZIP100 é velho pá. É de 1994. O iMac surgiu em 1998.

Mas diminuir a influencia que os jogos tiveram na informatica é estar fora deste planeta o viver numa capsula do tempo. Se foi alguma area que fez mais pelo melhoramento do desempenho e concequentemente investigação essa foi a dos jogos.

lol? Isso é a "industria do PC". Não nego que o PC sempre este muito mais puxado para o mundo dos jogos que a Apple. Mas a Apple nunca foi por aí. A maioria dos benchmarks era sempre photoshop e video e nunca com jogos. Onde tá o jogo baseado em photoshop?

Não restam duvidas quanto a isso, e não é por acaso que o dinheiro envolvido ja ultrapassa o do cinema de hollywood.
Diga-se que o mercado de videojogos é maior que o cinematografico?


blastarr disse:
Ele disse "32gb" (gigabits) de RAM.
Já não ligo a isso. gb, GB, GiB bah. :)

blastarr disse:
BTW, vir com essa dos limites de RAM num PC doméstico é um bocadito...
Qual é o PC da Apple (sem ser o Mac Pro, que não é obviamente um desktop doméstico e custa bem mais) que suporta 8GB de RAM, por exemplo ?

Epá, não vamos dizer que o Mac Pro é um servidor pois não? Para mim é uma estação de trabalho. Servidores é que costumam ter muita RAM. :) (digo eu...)
 
Já não ligo a isso. gb, GB, GiB bah. :)

Pois, a Apple gosta de esconder tudo para debaixo do tapete, é demasiado complicado, como diria a Jessica Simpson. :P
E aínda falam da Microsoft.

Epá, não vamos dizer que o Mac Pro é um servidor pois não? Para mim é uma estação de trabalho. Servidores é que costumam ter muita RAM. :) (digo eu...)

Para ser um servidor era aconselhável que a caixa do Mac Pro suportasse mais de 4 discos rígidos, como a minha CM Stacker... É uma workstation para workloads muito focados e nada mais.

Além disso, falaste explicitamente em PC's domésticos, e placas gráficas low end num sistema com dois sockets para CPU's de servidores (Xeon) e memória RAM caríssima e mais lenta (FB-DIMM DDR2) não é a minha definição do termo.
Aliás, mais do que um socket em qualquer PC doméstico é completamente irracional na era multi-core, digo eu.
 
Na Apple (Mac Mini, Macbook/Macbook Pro, iMac) tens sorte se tiveres 4GB, tens de comprar RAM mais cara (mesmo que não directamente da Apple, e aínda não é possível usar RAM de PC num Mac -> stupid design choice) e normalmente envolve deitar 1 ou dois DIMM's/SODIMM's proprietários ao lixo ou tentar arranjar comprador.
Num PC tens quase sempre 4 slots diferentes, pelo que podes manter o que já tens num upgrade.

Eu nunca disse que a Apple era perfeita. Apenas a defendo do post que puseram a dizer que nunca inovava e apenas atrasava o desenvolvimento.

Se tens $$$ pa andar a trocar de componentes, então vai trocando. No meu caso, quando decidi fazer upgrade ao meu PC, só ficava com os discos e o gravador de DVDs porque tudo o resto já não dava para por no "possivelmente novo". E como tinha que trocar tudo, comprei um portatil. O meu Mac, um PowerMac G4/400 quando o trocar, vai ser tudo novo (talvez os discos passem). Não tenho dinheiro para andar a trocar de maquina todos os anos e trocar componentes de maquinas para maquinas (se bem que troquei componentes do meu G3 beige para o G4/400 mas isso já estava pensado).
 
Encarnado não percebeste onde quiz chegar com o meu post.
O que quiz transmitir foi que a Apple não tem soluções viaveis para tudo.
A Apple tem o seu mérito, tem as suas inovações, onde disse eu o contrario? Afinal convem justificar o cliente com alguma coisa não é verdade? Mas que a maioria delas está do lado de cá nos PC, isso não tenho qualquer dúvidas.
Essa da Apple não faz porque não quer, para mim não funciona, tenho um desktop com 4 anos que custou 900€ e continuo a jogar com ele graças ao overclock, é bom saber que alguem, neste caso a Microsoft trabalhou num API direccionado para os jogos fantastico como o DirectX, quando estou fora de casa uso um tablet pc, mais uma vez estou grato que alguem tenha pensado em mim e nas minhas necessidades, e a prova é o Windows XP Tablet PC Edition. No Media Center que fiz também tenho um sistema operativo que encaixa como uma luva.
São 3 PC's aqui em casa e nenhum deles poderia substituir por um Mac sem ficar handycaped em alguma coisa, não serei eu um potencial cliente aos olhos da Apple? Tem ela soluçoes viaveis para mim? Não!
Com o PC faço o que quero, com Mac não.

Ainda bem que a Apple acha que um computador pessoal não é só para trabalho e que também deve ler video e musica, senão teriam que comprar mais 2 aparelhos diferentes para substituir um PC.. :004:
 
Back
Topo