Software macOS 13 Ventura

fakemeta

Colaborador
Staff
https://www.apple.com/pt/macos/ventura/

6GnSdcW.png


or7RueU.png
 
Última edição:
O MBP da empresa já tem aqui disponível, mas curioso porque normalmente estas major version seguram por meses antes de liberar. Vou aguardar mesmo assim, o que pediram para instalar asap foi um patch de segurança do OSX 12.

Até o IOS 16 apenas instalei na 16.1 para dar aquela limpada de bugs.
 
Última edição:
Hoje passei o dia todo com o Stage Manager ligado no macOS do portátil. Ao almoço experimentei no iPad OS. Ainda tenho que passar o dia todo com um monitor de 27" ou 32".

Das duas uma, ou isto é algo absolutamente brilhante ou é uma divagação na UX totalmente desastrosa. Não há meio termo.

Uma coisa me parece ser clara ... se isto pega tem uma ponte de usabilidade entre iPad OS e macOS impressionante. Coloca o gestor de Janelas no macOS a milhas á frente dos atuais.

Honestamente ainda não me decidi ... e isto não é um sinal de fraqueza da solução. São décadas agarrado ao um tipo de gestor de janelas.

Há de fato coisas que se tornam mais fáceis e menos frustrantes de gerir neste modelo.



Só o tempo resolverá esta questão.
 
Última edição:
Atualizei ontem e estou com um problema em ligar ao meu monitor externo.

Uso um monitor de 49 com resolução 5K, ao ligar ao monitor externos ambos os ecrãs ficam todos desconfigurados e não consigo utilizar o mac.

experimentei num monitor mais pequeno que tenho por aqui e funciona sem problemas portanto deve ser algo relacionado com a resolução, mais alguém com este problema?
 
Para já, não percebi a mudança do system preferences. Que confusão. Pode estar igual ao iOS, mas tantos anos de uma forma que andei às aranhas.

@Trance eu fui ler a parte da review do macstories sobre o Stage Manager e nem tenho coragem de me aventurar. Com poucas janelas abertas funciona mas ele mostra vários casos em que é muito frustrante. Tu tens mais paciência, vou esperar pelo teu veredito antes de experimentar :)
 
Nas definições do control center também dá para voltar a adicionar ao control center.
Este é um bom exemplo, de que se não fosse o fórum, não sei se descobria. Isto de fazer alterações é muito complicado. Mesmo assim ainda ali à procura 2 minutos.
 
Acho que o problema é estarmos habituados a quando a Apple tira/muda qualquer coisa, não há forma de voltar atrás, eles é que sabem o melhor para os utilizadores. Mas felizmente ultimamente temos tido muitas alterações configuráveis, que por outro lado criou um monstro chamado Definições.
 
@Trance eu uso dois monitores, mas mesmo com um e o que não te vi fazer é colocar duas apps lado a lado com o stage manager. O Stage Manager coloca sempre uma app no palco, se assim quisermos chamar, o que é péssimo.

Eu como gestou de janelas uso o Magnet e aquilo tem shortcuts que me habituei. Sempre trás alguma ordem ao caos.
Para ter o ecrã dividido em duas janelas faço Crtl+Opt+seta esq/direita e em três Crtl+Opt+d / Crtl+Opt+f / Crtl+Opt+g.
 
Back
Topo