Software macOS 15 Sequoia

Boas malta,
Tenho estado a manter meu MBP 16" M2 Max no último patch do macOS 14.0 Sonoma, já que nos tópicos em vários fóruns falavam de muitos bugs do macOS 15 Sequoia, tal como a megathread de bugs no reddit, etc. Não quis arriscar até hoje e deixei um tempo para estabilização da versão já que prefiro ter estabilidade e não afectar a autonomia bateria.
Mas levo todos os dias com a notificação para fazer upgrade.

Daí que gostaria de obter feedback e receber comentários do pessoal que já tenham entretanto atualizado os vossos MacBook, de preferência os M2, Max para saber se tiveram dificuldades ou decréscimo das horas de bateria.
Thanks!

O meu MBA M1 continua rápido e estável com o Sequoia 15.4.1.

Curiosamente hoje peguei no portátil e reparei que gastou imensa bateria durante a noite sem motivo aparente.
Dá para saber o que esteve a consumir tanta bateria?

image.png

Podes tentar ver se se o Mac acordou durante a noite e quais processos podem ter causado isso, num terminal bash :
pmset -g log | grep -i "DarkWake\|Wake\|PreventedSleep"

Podes também ver o Monitor de Atividade na aba **Energia** e verificar
- **Impacto Energético** de cada app (valores altos indicam alto consumo).
- **Apps prevenindo o sleep** (coluna "Impedir o Repouso").

Identifiqua "Wakeups" Excessivos** já que algumas apps (como navegadores ou de mensagens) podem acordar o Mac repetidamente, gastando bateria.
- No **Terminal**, executa:

pmset -g assertions

Procura por processos com PreventSystemSleep ou PreventUserIdleDisplaySleep.

Outros fóruns falavam do Apple Intelligence que consomem muita bateria. Para desligar vá para as Preferências do Sistema > Siri e Apple Intelligence, e desativa o botão ao lado de "Apple Intelligence"

Tenho tido problemas com o MacBook Pro m4 Pro, nomeadamente o spotlight que não para de "trabalhar" quando o mac está em stand-by/sleeping. Fecho a tampa à noite muitas vezes de manhã quando pego nele está quentinho e verifico que os processos mds_stores e mediaanalysisd são os responsáveis pelo uso de energia, cpu e disco. Curiosamente no velhinho MacBook Pro m1 Pro isso não contece, no m4 não tenho quase nada instalado nem ficheiros grandes ficheiros para indexar, basicamente é portátil para usar quando vou tocar ao vivo, logo está o mais clean possivel, mas começo a ficar assustado pois já formatei duas vezes e o comportamento é sempre o mesmo. Mal começo a trabalhar no portatil fica normal e com as temperaturas e uso de disco e CPU normalizadas.

Esta semana quando acordei de manhã e fui ver os dados escritos em disco estava quase no 800gb, a este ritmo o ssd interno creio que não se vai aguentar muito.

Enfim... resta ver se normaliza senão lá vai a máquina para assistência técnica e eles que se resolvam.

Tenho tido problemas com o MacBook Pro m4 Pro, nomeadamente o spotlight que não para de "trabalhar" quando o mac está em stand-by/sleeping. Fecho a tampa à noite muitas vezes de manhã quando pego nele está quentinho e verifico que os processos mds_stores e mediaanalysisd são os responsáveis pelo uso de energia, cpu e disco. Curiosamente no velhinho MacBook Pro m1 Pro isso não contece, no m4 não tenho quase nada instalado nem ficheiros grandes ficheiros para indexar, basicamente é portátil para usar quando vou tocar ao vivo, logo está o mais clean possivel, mas começo a ficar assustado pois já formatei duas vezes e o comportamento é sempre o mesmo. Mal começo a trabalhar no portatil fica normal e com as temperaturas e uso de disco e CPU normalizadas.

Esta semana quando acordei de manhã e fui ver os dados escritos em disco estava quase no 800gb, a este ritmo o ssd interno creio que não se vai aguentar muito.

Enfim... resta ver se normaliza senão lá vai a máquina para assistência técnica e eles que se resolvam.
Qual é a versão do macOS?

Estou com o macOS Sonoma 14.7.6
Estranho... começou a acontecer-me o mesmo no Sequoia. Mas só quando atualizei agora para o 15.5. Quando meto o Mac (MacBook Pro M4 Pro também) no sleep, minutos depois fica com as ventoinhas a full sleep. Quando o acordo, volta ao normal.

Back