Software macOS Big Sur (11.0)

A verdade é que o segundo artigo não desmente Io primeiro .

Apenas diz que é uma questão de confiar ou não confiar na Apple.

Mas há uma outra opção. Regulação e supervisão Governamental das actividades destas entidades.

Por muito boas que sejam as intenções iniciais ..

Num mundo em que a homem comum é vigiado com CCTV câmeras por todo o lado, é simplesmente ridículo que se coloque a questão da segurança quando se chega a estas empresas como se fosse ... uma questão de confiança. Epa, eu não conheço o Tim de lado algum, vcs conhecem? Houve algum processo democrático para a sua eleição ? Apresentou algum programa de governação da coisa alheia? Esta ideia Americana recente que a compra de produtos a uma empresa legítima quaisquer que sejam as suas ações é a falência dos valores democráticos. Se fosse assim os traficantes de droga ....

Sim, quem me parece ter o discurso um bocado estreito é o autor do segundo artigo.
 
Última edição:
Fiz update para o macOS Big Sur num Macbook Pro 2020 (i5 10th gen), e estou um pouco desapontado com isto. A sério que vocês não notam nada?

Eu com o Catalina, ligava e mal aparecia o ecrã inicial estava pronto a usar e sentia o sistema mais robusto, tudo o que pedisse para abrir abria, nunca senti um crash ou uma app a não responder, agora meto a abrir app store ou definições ou um browser, demora algum tempo a abrir se tiver acabado de ligar, às vezes tenho de forçar a saída, faz-me lembrar o windows.

Não consigo mudar por exemplo a imagem da minha conta, escolho outra, carrego em guardar e simplesmente não responde e tenho de forçar a saída.

Tenho uma imagem da conta, default do sistema, uma "guitarra", no ecrã inicial de colocar a password, a imagem aparece desfocada cheia de pixeis, a sério? É uma imagem default do sistema, nem fui eu que inseri, no Catalina isso não acontecia.

O icloud parece que demora mais tempo a sincronizar as pastas ou encrava a meio e fica por sincronizar, mesmo que sejam 800 KB.

Quando experimentei o safari, tava com bastante dificuldade em abrir as páginas, tinha de esperar 30 seg mais ou menos, mas abria, deu para ver uns vídeos 4k HDR do youtube e tal para ver as temperaturas, gostei, mas depois nunca mais consegui abrir uma página no safari, está tão lento, e já eliminei cache, histórico, já reiniciei e tudo, se não tivesse o chrome, não tinha browser.

Fora outros bugs, isto mais parece uma versão beta das primeiras.

Formatar, ao fazer update não fazia sentido, tenho-o há 1 mês.

Será por não ter descarregado o update de uma só vez?

Será melhor voltar ao Catalina até pelo menos isto ficar resolvido? É possível?


PS: Reinstalei o big sur e continua igual, mais vale colocar o Catalina.
 
Última edição:
Autenticação com cartão cidadão conseguiram? Aqui aparece erro de certificado. No Catalina estava tudo ok, já reinstalei a app, mas o erro mantém se.
 
Fiz update para o macOS Big Sur num Macbook Pro 2020 (i5 10th gen), e estou um pouco desapontado com isto. A sério que vocês não notam nada?

Eu com o Catalina, ligava e mal aparecia o ecrã inicial estava pronto a usar e sentia o sistema mais robusto, tudo o que pedisse para abrir abria, nunca senti um crash ou uma app a não responder, agora meto a abrir app store ou definições ou um browser, demora algum tempo a abrir se tiver acabado de ligar, às vezes tenho de forçar a saída, faz-me lembrar o windows.

Não consigo mudar por exemplo a imagem da minha conta, escolho outra, carrego em guardar e simplesmente não responde e tenho de forçar a saída.

Tenho uma imagem da conta, default do sistema, uma "guitarra", no ecrã inicial de colocar a password, a imagem aparece desfocada cheia de pixeis, a sério? É uma imagem default do sistema, nem fui eu que inseri, no Catalina isso não acontecia.

O icloud parece que demora mais tempo a sincronizar as pastas ou encrava a meio e fica por sincronizar, mesmo que sejam 800 KB.

Quando experimentei o safari, tava com bastante dificuldade em abrir as páginas, tinha de esperar 30 seg mais ou menos, mas abria, deu para ver uns vídeos 4k HDR do youtube e tal para ver as temperaturas, gostei, mas depois nunca mais consegui abrir uma página no safari, está tão lento, e já eliminei cache, histórico, já reiniciei e tudo, se não tivesse o chrome, não tinha browser.

Fora outros bugs, isto mais parece uma versão beta das primeiras.

Formatar, ao fazer update não fazia sentido, tenho-o há 1 mês.

Será por não ter descarregado o update de uma só vez?

Será melhor voltar ao Catalina até pelo menos isto ficar resolvido? É possível?


PS: Reinstalei o big sur e continua igual, mais vale colocar o Catalina.

O meu não está assim, está normal, tão rápido como com o Catalina.
 
este ano não testei as beta do Big Sur mas se isto for verdade é muita hipocrisia da apple dizer que não quer a nossa info pessoal.

On modern versions of macOS, you simply can’t power on your computer, launch a text editor or eBook reader, and write or read, without a log of your activity being transmitted and stored.
  1. These OCSP requests are transmittedunencrypted. Everyone who can see the network can see these, including your ISP andanyone who has tapped their cables.
Now, it’s been possible up until today to block this sort of stuff on your Mac using a program calledLittle Snitch(really, the only thing keeping me using macOS at this point). In the default configuration, it blanket allows all of this computer-to-Apple communication, but you can disable those default rules and go on to approve or deny each of these connections, and your computer will continue to work fine without snitching on you to Apple.

iCloud Backup is not end to end encrypted: it encrypts your device backup toApplekeys. Every device with iCloud Backup enabled (it’s on by default) backs up the complete iMessage history to Apple, along with the device’s iMessage secret keys, each night when plugged in. Apple can decrypt and read this information without ever touching the device. Even ifyouhave iCloud and/or iCloud Backup disabled: it’s likely that whoever you’re iMessaging with does not, and that your conversation is being uploaded to Apple

https://sneak.berlin/20201112/your-computer-isnt-yours/

Sim, a Apple no actual contexto não quer a nossa informação pessoal. Não faz parte do negócio deles. O que a Apple pretende ser é o nosso Body Guard digital, assim como a MS e outros. Quando contratas uma empresa de segurança para a casa eles acabavam por ter acesso se quiserem a quase tudo, é a mesma coisa.

O perigo aqui é que hoje pode não querer isso é amanhã querer. E a escala com isto acontece é mundial. Por isso é que estas actividades e outros têm que ser regulamentaras e fiscalizadas.

Nós por cá temos o GDPR ... os EUA não têm nada. Mas não é preciso ser muito inteligente que o EUA caminha para un sistema político em torno da tecnocracia privada cujos membros são eleitos com base no consumo de produtos.
 
Última edição:
Outra perspectiva:
https://blog.jacopo.io/en/post/apple-ocsp/

Se eles quiserem mesmo, já têm acesso a muitos destes dados e mais.

Há outras empresas que fazem mesmo negócios com isso e (quase) ninguém se preocupa.

Ao termos um dispositivo ligado à internet, estamos a confiar em muitas empresas infelizmente, por isso concordo que isso deva ser regulamentado (mas é difícil e vai ser sempre tardio).

Aqui a questão é que neste caso me parece que se está a fazer uma tempestade num copo de água por causa de uma feature de segurança. Mas sim esta feature deveria ser opt-in e o seu funcionamento mais transparente. É inaceitável inúmeras apps deixarem de funcionar correctamente e aparentemente sem razão aparente. :lol:
 
Sim, a Apple no actual contexto não quer a nossa informação pessoal. Não faz parte do negócio deles. O que a Apple pretende ser é o nosso Body Guard digital, assim como a MS e outros. Quando contratas uma empresa de segurança para a casa eles acabavam por ter acesso se quiserem a quase tudo, é a mesma coisa.

O perigo aqui é que hoje pode não querer isso é amanhã querer. E a escala com isto acontece é mundial. Por isso é que estas actividades e outros têm que ser regulamentaras e fiscalizadas.

Nós por cá temos o GDPR ... os EUA não têm nada. Mas não é preciso ser muito inteligente que o EUA caminha para un sistema político em torno da tecnocracia privada cujos membros são eleitos com base no consumo de produtos.


Sim tens razão que o utilizador não é o produto como eles acusam a google mas acho estranho tanta informação nossa estar desencriptada não aparenta ser só para nossa segurança. A a UE já tentou avançar mas isto estará sempre à frente.


"Ao termos um dispositivo ligado à internet, estamos a confiar em muitas empresas infelizmente, por isso concordo que isso deva ser regulamentado (mas é difícil e vai ser sempre tardio).

Aqui a questão é que neste caso me parece que se está a fazer uma tempestade num copo de água por causa de uma feature de segurança. Mas sim esta feature deveria ser opt-in e o seu funcionamento mais transparente. É inaceitável inúmeras apps deixarem de funcionar"

Concordo 100% st_lunatic isto é tudo muito rápido. Como os EUA tentarem vender a tik tok ou a colocar os seus conteúdos em servidores americanos, depois das trade wars e o 'decouple USA China' no fundo todos tentam ser o big brother :)
 
Sim tens razão que o utilizador não é o produto como eles acusam a google mas acho estranho tanta informação nossa estar desencriptada não aparenta ser só para nossa segurança. A a UE já tentou avançar mas isto estará sempre à frente.

A informação não passa sem encriptação. O que acontece é que o procotocolo OCSP apenas define a estrutura de dados e o workflow de troca de mensagens. O protocolo de transporte pode ser um á escolha. HTTPS ... etc etc. Não sei qual o protocolo usado pela Apple para o transporte destes dados, de certeza absoluta que que é com ecriptação forte.

Quanto ao problema do endereço IP tanto do cliente como do servidor ir aberto durante o transporte ... é algo que é assim devido á arquitectura da Internet, rede pública. Os dados passam por uma série de servidores e é necessário que estejam abertos para que estes possam fazer o roteamento ... isto em redes públicas. Em redes privadas já não é assim ... e nessa a Apple poderia ainda fazer alguma coisa. Isto é, para este efeito poderia criar uma rede privada / apple em cima de uma rede pública ... Desta forma qualquer mensagem entre ao Mac e a Apple passaria pela rede da Apple e não sobre outra.

Em termos pictóricos é a diferença entre mercadoria viajar num carro blindado nas estradas públicas, ou passar num rede de estradas privada e elas próprias blindadas.

Dito isto, nenhum SO ainda tem este tipo de mecanismos implementados em produtos de consumo.

PS: Para mim os governos deveriam começar a determinar protocolos de segurança obrigatórios a serem usados pelas empresas ... isto para lá do GDPR. Por exemplo o HTTPS é ainda opcional mas não deveria de ser.
 
Última edição:
A informação não passa sem encriptação. O que acontece é que o procotocolo OCSP apenas define a estrutura de dados e o workflow de troca de mensagens. O protocolo de transporte pode ser um á escolha. HTTPS ... etc etc. Não sei qual o protocolo usado pela Apple para o transporte destes dados, de certeza absoluta que que é com ecriptação forte.
Mas esse e o problema, a Apple nao usa protocolos seguros (https por exemplo) nem encritpa a informacao enviada.
 
"Dito isto, nenhum SO ainda tem este tipo de mecanismos implementados em produtos de consumo."

Pois isso é normal. Usando protocolos mais seguros provavelmente requer um maior investimento e se calhar eles não estão para investir nisso para milhões de consumidores. por exemplo nos sites envio de dados de formulários, eCommerce etc com https ficam um pouco mais lentos com a "Camada de Segurança", convêm ter servidores de alojamento melhorzitos
 
Bem acabei agora de fazer o update ao meu Air 2020 para o Big Sur. Parecia um jacto particular a descolar aqui no quarto, tal era a barulheira. Realmente esta ventoinha deve ser boa, porque o MacBook nem sequer aqueceu muito :D

Primeiras impressões: Há certos ignores que pronto. Por exemplo, porque é que o ícone do iMessage e do FaceTime tem uma cor diferente do iOS? Porque parece os ícones dos Xiaomi lol. A imitar a apple.

As aplicações que já tinha instaladas agora tem ícones maiores que os novos da apple, então o meu OCD tá a bombar um bocado .

Em termos de performance ainda é cedo para dizer, mas estou a achar o MacBook tão fluído como antes.
 
Confesso que nunca percebi a "fama" do Chrome. Não me digam que antes de 2008 para quem não estava no ecossistema da Apple usavam o Internet Explorer?

Muito antes do Chrome existir, já eu era utilizador do Mozilla Firefox. Experimentem.
 
Confesso que nunca percebi a "fama" do Chrome. Não me digam que antes de 2008 para quem não estava no ecossistema da Apple usavam o Internet Explorer?

Muito antes do Chrome existir, já eu era utilizador do Mozilla Firefox. Experimentem.
O Chrome era bom, mas tem ficado um elefante em termos de recursos.
 
Confesso que nunca percebi a "fama" do Chrome. Não me digam que antes de 2008 para quem não estava no ecossistema da Apple usavam o Internet Explorer?

Muito antes do Chrome existir, já eu era utilizador do Mozilla Firefox. Experimentem.
Porque entretanto o Firefox tornou-se o monstro das bolachas memoria, e o Chrome usava muito menos memoria e era muito mais rapido que o Firefox. Hoje em dia, o Edge acaba por ser muito melhor que o Chrome, e a fama que o Firefox ganhou, enfim, faz com que muita gente nao queira voltar la.

Ninguem no seu perfeito juizo usa o safari como browser principal :p
 
Eu gostava de usar o safari como principal. Mas preciso de usar o Oneagent para me logar em teletrabalho e o safari diz que é preciso um plug in de webrtc e não consigo instalar não sei porque. E utilizo uma máquina virtual (Eo.Workspace) e diz que só funciona em chromium browsers (no chrome tem uma extensão) senão fosse isso eu usaria o safari.

Alguém sabe se dá para contornar no safari estes casos?
 
Back
Topo