Software macOS Big Sur (11.0)

Pessoal,

Como usam a Dock do MacOS? sou um recente utilizador deste sistema e ainda não percebi muito bem como lidar coma Dock.

  1. Ao fechar as Apps(no X ou com o Command+W) ficam abertas, mas fecha a "instancia", Ok, porque continua o ponto preto na Dock se eu não tenho para aberto? Porque se eu tiver vai ser exatamente a mesma coisa, vai ter o ponto preto.
  2. Minimizar, pode ser para o lado direita da Dock ou no próprio icon. Se minimizar várias instancias da mesma App para o icon só consigo recuperar uma instancia especifica se for lá com o botão direito no icon? Como costumam configurar isto?
  3. Qual é a diferença do "Ocultar" (Command+H) para o minimizar? Para que ser especificamente o "Ocultar"?
  4. O Command+Tab só troca entre Apps e não entre instancias da mesma App, como trocam de instancia da mesma App? Se tiver minimizada não aparece no Exposé...
Adaptei-me muito bem ao MacOS, mas o funcionamento da Dock ainda me faz alguma confusão e não consigo criar um padrão de uso. Gostava de saber com a usam e se tiverem dicas também agradeço.
4 - Nas definições do teclado, podes configurar o atalho. "Mover foco para a janela seguinte". Só funciona se a janela não estiver minimizada.
 
Ok... já percebi que
1. Isso nao fecha a aplicacao, fecha a janela. Podes fechar todas as janelas, mas a app continua activa (sem consumir muitos recursos). Para fechar mesmo e command + Q
2. O minimizar costuma ir para o lado direito, pode ser especifico da app. Nunca reparei numa que minimize para o icon.
3. O ocultar nao fecha as janelas da aplicacao, apenas oculta.
4. Boa pergunta.

  1. Sim, foi isso que eu disse... eu só acho que o ponto preto não faz muito sentido, a App está aberta mas não tem nada para eu ver 😆
  2. Na preferências da dock dá para configurar isso, em vez de ir para o lado direito, vai para o próprio icon
  3. Certo, mas existe uma diferença do Minimizar para o CMD+H que esconde a janela
  4. Eu nos atalhos do teclado adicionei o atalho CMD+§ para fazer isso... mas não é muito intuitivo

4 - Nas definições do teclado, podes configurar o atalho. "Mover foco para a janela seguinte". Só funciona se a janela não estiver minimizada.

Sim, eu adicionei o CMD+§ para fazer isso... mas umas vezes uso o CMD+Tab e outras o CMD+§ é confuso
 
E o que estás a achar?
Também tenho o air de 2013, 8Gb ram e com estas ultimas atualizações já começo a sentir a idade. Não está por assim dizer lento, mas o boot up e arranque das aplicações, com este Big Sur, a cada atualização, estão ficando mais arrastadas. Acho que vou esperar pela saída dos M2 e fazer upgrade à máquina.
 
E o que estás a achar?
Também tenho o air de 2013, 8Gb ram e com estas ultimas atualizações já começo a sentir a idade. Não está por assim dizer lento, mas o boot up e arranque das aplicações, com este Big Sur, a cada atualização, estão ficando mais arrastadas. Acho que vou esperar pela saída dos M2 e fazer upgrade à máquina.
Instalei agora a versão 11.3 do BigSUR num Macbook air de 2013
No meu Macbook Pro 13" Early 2015 fiz a actualização e já acho que se arrasta...
Continuo na dúvida se compre o 16" Intel i7 ou o M1, o Tamanho do portátil e os dois monitores externos importam. o que vos parece? Estou perdido.
 
Acho que a escolha de processador vai depender do uso que se vai dar e quanto tempo pensam ficar com o Mac. No meu caso, como é para uso doméstico e edição de video amadora/pessoal, adquiro para durar anos, e daí que vou apostar no processador da apple por causa do suporte a software nos anos que se avisinham.

Mas a ver se este Big Sur recebe alguma build mais rápida, se continuar no caminho que está vou formatar para o sistema anterior.
 
Acho que a escolha de processador vai depender do uso que se vai dar e quanto tempo pensam ficar com o Mac. No meu caso, como é para uso doméstico e edição de video amadora/pessoal, adquiro para durar anos, e daí que vou apostar no processador da apple por causa do suporte a software nos anos que se avisinham.

Mas a ver se este Big Sur recebe alguma build mais rápida, se continuar no caminho que está vou formatar para o sistema anterior.

Pois. Eu o Mac que comprar é para durar pelo menos 6 anos... Mas estou a ficar vesgo de tanto PC e o de 16” não me desencanta. Por outro lado sei que o futuro da maçã não passa pela intel...
 
E o que estás a achar?
Também tenho o air de 2013, 8Gb ram e com estas ultimas atualizações já começo a sentir a idade. Não está por assim dizer lento, mas o boot up e arranque das aplicações, com este Big Sur, a cada atualização, estão ficando mais arrastadas. Acho que vou esperar pela saída dos M2 e fazer upgrade à máquina.

No meu Macbook Pro 13" Early 2015 fiz a actualização e já acho que se arrasta...
Continuo na dúvida se compre o 16" Intel i7 ou o M1, o Tamanho do portátil e os dois monitores externos importam. o que vos parece? Estou perdido.

O meu Macbook air de 2013 já tem 8 anos, por acaso nunca o formatei, fui sempre instalando os sistemas, quando veio o BigSur notei lentidão ao abrir alguns programas e algumas falhas que depois foram corrigidas, é verdade que apesar de ter deixado cerca de 40GB livres no disco tambem de forma a não ler tantos dados, noto alguma lentidão, mas nada de mais para um usuário normal.
No meu caso só consigo fazer upgrade do disco SSD para um de maior capacidade, não sei bem se irá ajudar ou não no desempenho do PC? Até porque para um upgrade de 128 para 500gb (pedem cerca de 150€ e nem é o disco original, tem que ser um com adaptador, estou na duvida ainda se avanço ou não com este upgrade)
 
Olá amigos,
Tenho uma dúvida, tenho um Macbook Pro Late 2018 com o Big Sur, e por vezes quando o inicio este não se consegue conectar à net. O Wifi fica constantemente à procura e não há nada que consiga fazer para o fazer conectar.. Desligo , vou às definições e nada, não encontra sequer qualquer rede.. A única solução mesmo é ter que desligar e ligar o computador novamente mas é chato... Penso que seja Software e não Hardware, a verdade é que quando ele faz isto parece que o sistema também fica lento, como se algo não estivesse normal...
Já aconteceu a alguém? Obrigado ;)
 
Olá amigos,
Tenho uma dúvida, tenho um Macbook Pro Late 2018 com o Big Sur, e por vezes quando o inicio este não se consegue conectar à net. O Wifi fica constantemente à procura e não há nada que consiga fazer para o fazer conectar.. Desligo , vou às definições e nada, não encontra sequer qualquer rede.. A única solução mesmo é ter que desligar e ligar o computador novamente mas é chato... Penso que seja Software e não Hardware, a verdade é que quando ele faz isto parece que o sistema também fica lento, como se algo não estivesse normal...
Já aconteceu a alguém? Obrigado ;)
Já me aconteceu igual, mas depois quando saiu nova versão, isso foi corrigido e nunca mais tive problemas
 
Bom dia.
retirem-me uma dúvida. Tenho MacBook Pro 2015. No arranque e muito rápido quando se liga mas depois de introduzir a pass para entrada demora um tempinho. É normal?
 
Back
Topo