Software macOS Catalina

Acabei de instalar......parece-me bem, tal como o iOS levou uns retoques que melhor bem mais as funcionalidades do sistema.

As fotografias está a ficar TOP, para trabalhos normais e mesmo semi profissionais nem se precisa de mais.

Notas tb ótimo!
 
Estava com vontade de instalar isto já, mas como preciso do Mac para trabalhar acho que vou esperar por 6ª feira para o fazer.
Vou fazendo a ronda de updates a aplicações e verificar compatibilidades das que não posso dispensar.
 
Há aqui só esta questão de que quando tento correr algo no terminal aparece-me isto:

xcrun: error: invalid active developer path (/Library/Developer/CommandLineTools), missing xcrun at: /Library/Developer/CommandLineTools/usr/bin/xcrun

Soluções?

EDIT: Nevermind foi só reinstalar o Xcode Command Line tools.

Bom fora isso e do que já vi o Watch tinha deixado de desbloquear o meu Mac, mas foi só desativar e voltar a ligar a opção. Problem solved. O resto parece... giro...

Irei ver esta semana mais a fundo as coisas.
 
Já está actualizar. Obrigado pessoal [emoji123]

Actualizado já. Para já nada apontar, tenho que explorar.

Já recebi notificação que alguns programas não irão abrir sem update respectivo.

O iStatica espero que saia da dock, deve ser também só com update.
 
Última edição:
Não esquecer que apps 32-bit não funcionam no Catalina. Se quiserem ver se as apps que têm instaladas são 32 ou 64-bit:

Ícone da Apple -> Acerca deste Mac -> Relatório do Sistema... -> Software - Aplicações -> Cliquem na coluna 64-bit para ordenar. As que dizem "Não" serão as apps 32-bit.
 
Depois de instalar o Catalina, no disk utility, mostra-me o meu disco duas vezes, sendo que o repetido tem o nome do disco seguido de "- dados".
É normal? Será porque nesta versão o Catalina tem apenas read-only nos ficheiros do sistema?
 
Fiz o update.

No entanto tive uma situação fora da banda. Nunca mais saia do setting up ... esperei uma hora. Fui há net ver o que se passava e vários estavam com o mesmo problema. Alguns estiveram 8 horas até que decidiram fazer um shutdown (cold) e reboot. Funcionou com eles e funcionou comigo.

Vamos ver se está tudo bem. Mas para já as apps que uso parecem estar ok. Inclusivamente as de linha de comando.
 
Depois de instalar o Catalina, no disk utility, mostra-me o meu disco duas vezes, sendo que o repetido tem o nome do disco seguido de "- dados".
É normal? Será porque nesta versão o Catalina tem apenas read-only nos ficheiros do sistema?
É normal nessa versão com APFS, ainda não percebi bem porquê mas é mais confuso
 
Depois de instalar o Catalina, no disk utility, mostra-me o meu disco duas vezes, sendo que o repetido tem o nome do disco seguido de "- dados".
É normal? Será porque nesta versão o Catalina tem apenas read-only nos ficheiros do sistema?
É normal nessa versão com APFS, ainda não percebi bem porquê mas é mais confuso

É normal, e isso acontece pois agora todos os ficheiros do SO são guardados fisicamente numa partição read-only que é representada virtualmente em todo o lado menos no Disk Utility.
Dessa forma torna-se mais difícil aplicações terceiras alterarem ou corromperem ficheiros base do sistema.
 
Back
Topo