Software macOS Catalina

10.15.2 disponível.
Atualização do macOS (10.15.2)



A atualização do macOS Catalina (10.15.2), recomendada a todos os utilizadores, melhora a estabilidade, a fiabilidade e o desempenho do Mac.


Esta atualização inclui as seguintes correções de erros e melhorias:


Música

  • restaura a vista de navegador em colunas para gerir a biblioteca de música;
  • resolve um problema que podia impedir a apresentação dos grafismos de álbum;
  • resolve um problema que podia repor as definições do equalizador de música durante a reprodução.

iTunes Remote

  • adiciona suporte para usar um iPhone ou iPad como comando para controlar à distância as aplicações Música e TV, num Mac.

Fotografias

  • resolve um problema que podia levar alguns ficheiros .AVI e .MP4 a ser apresentados como não suportados;
  • resolve um problema que impedia a apresentação de pastas recém‑criadas na vista de álbuns;
  • resolve um problema que podia fazer com que as imagens ordenadas manualmente num álbum fossem impressas ou exportadas pela ordem incorreta;
  • resolve um problema que impedia a utilização da ferramenta de ampliação do conteúdo a recortar, na pré‑visualização de impressão.

Mail

  • resolve um problema que podia fazer com que, ao abrir as preferências do Mail, a janela aparecesse em branco;
  • resolve um problema que podia impedir a utilização da ação de desfazer para recuperar e‑mails apagados.

Outras

  • melhora a fiabilidade da sincronização de livros e audiolivros com o iPad ou iPhone através do Finder;
  • resolve um problema que podia levar à apresentação desordenada dos lembretes na lista inteligente Hoje da aplicação Lembretes;
  • resolve um problema que podia tornar lenta a digitação na aplicação Notas.
 
Alguém aqui com Catalina e macboock pro com touchbar tem tido freezes da touchbar?
Ás vezes a touchbar fica bloqueada, não responde ao toque, a solução é bloquear o ecra e voltar a desbloquear.
 
Atualizei para a ultima versão e resolveu um bug que tinha na app Mail (não conseguia fazer pesquisas, nunca retornava resultados nenhuns)
 
Neste momento tenho o macOS High Sierra e tenho um macbook pro 13 (late 2012).

Acham que vale a pena instalar o novo macOS Catalina? Irei ter diminuição de performance?

Outra coisa que me tem acontecido, é quando tenho o pc desligado da corrente, as ventoinhas não funcionam o que provocam um sobre aquecemento do portátil e consequentemente desliga. Se tiver ligado à corrente nunca me acontece este problema. Alguém sabe como resolver esta situação?

Obrigado
 
Neste momento tenho o macOS High Sierra e tenho um macbook pro 13 (late 2012).

Acham que vale a pena instalar o novo macOS Catalina? Irei ter diminuição de performance?

Outra coisa que me tem acontecido, é quando tenho o pc desligado da corrente, as ventoinhas não funcionam o que provocam um sobre aquecemento do portátil e consequentemente desliga. Se tiver ligado à corrente nunca me acontece este problema. Alguém sabe como resolver esta situação?

Obrigado
Boas,

tenho um MacBook Pro 15 (retina 2012) e não notei diminuição de performance com o macOS Catalina.
 
Atualização do macOS (10.15.3) 3,42GB



A atualização do macOS Catalina (10.15.3), recomendada a todos os utilizadores, melhora a estabilidade, fiabilidade e segurança do Mac.


Esta atualização:

  • otimiza o tratamento de gama de baixos níveis de cinzento no Pro Display XDR para processos SDR ao usar o macOS;
  • melhora o desempenho da edição de vídeo com vários streams para vídeo 4K com codificação HEVC e H.264, no MacBook Pro de 16 polegadas (2019).
 
Alguém está a ter problemas em atualizar?

O meu iMac do trabalho atualizou sem problemas, mas o meu Macbook Pro pessoal simplesmente recusa-se, quando carrego em atualizar agora ele reinicia o PC apenas.
 
Pessoal aqui na empresa tem havido queixas com a ultima actualização nos MacBook Pro 16". Os computadores têm atingido temperaturas altíssimas e que acabam por fazer com que se desliguem e nunca mais arrancam.

A malta responsável pela gestão dos equipamentos está a tentar averiguar o que se passa. Se se chegar a descobrir o que se passa eu aviso.
 
Com a versão 10.15.3.

Tinha o macbook pro 13 20018 suspenso da noite para o dia e hoje ao abrir, reiniciou.
3ASKNu9.png
 
Atualização do macOS Catalina (10.15.4)
O macOS Catalina 10.15.4 introduz a partilha de pastas em iCloud Drive, os limites de comunicação da funcionalidade Tempo de ecrã, a vista de letra sincronizada de Apple Music, e muito mais. Esta atualização melhora igualmente a estabilidade, fiabilidade e segurança do Mac.


Finder

  • Partilha de pastas em iCloud Drive a partir do Finder.
  • Controlos para limitar o acesso apenas às pessoas convidadas ou conceder acesso a qualquer pessoa que tiver a hiperligação para a pasta.
  • Permissões para escolher quem pode fazer alterações e enviar ficheiros ou só consultar e descarregar ficheiros.

Tempo de ecrã

  • Limites de comunicação para controlar com quem as crianças podem comunicar e por quem podem ser contactadas ao longo do dia e durante o tempo de pausa.
  • Controlo de reprodução de telediscos para as crianças.

Música

  • Vista de letra sincronizada para Apple Music, com a possibilidade de passar para a parte favorita de uma música ao clicar numa linha na vista de letra.

Safari

  • Opção que permite importar palavras‑passe do Chrome para o Porta‑chaves em iCloud, para facilitar o preenchimento automático de palavras‑passe no Safari e em todos os dispositivos.
  • Controlos para duplicar um separador e para fechar todos os separadores à direita do separador atual.
  • Suporte para a reprodução em HDR de conteúdo Netflix em computadores compatíveis.

App Store com Apple Arcade

  • Suporte da opção Compra universal que permite a utilização de uma única compra de uma aplicação participante, no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e na Apple TV.
  • Os jogos Arcade jogados recentemente são apresentados no separador Arcade, para poder continuar a jogar no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e na Apple TV.

Pro Display XDR

  • Modos de referência personalizados que podem ser adaptados às necessidades de processos de trabalho específicos através da seleção de várias opções de gama de cores, ponto branco, luminância e função de transferência.

Acessibilidade

  • Preferência do cursor de cabeça para mover um cursor no ecrã de acordo com os movimentos precisos da cabeça.

Esta atualização inclui igualmente correções de erros e outras melhorias.

  • Saída HDR (gama alta dinâmica) para monitores e televisões de terceiros compatíveis com HDR10 e ligados através de DisplayPort ou HDMI.
  • Suporte da autenticação OAuth em contas Outlook.com para melhorar a segurança.
  • Suporte da migração CalDav ao atualizar para lembretes em iCloud num dispositivo secundário.
  • Resolve um problema em que o texto copiado entre aplicações podia parecer invisível quando o modo escuro estava ativado.
  • Resolve um problema no Safari que podia levar à apresentação incorreta de um mosaico CAPTCHA.
  • Resolve um problema que podia fazer com que a aplicação Lembretes enviasse notificações de lembretes concluídos.
  • Resolve um problema com o brilho do ecrã do monitor LG UltraFine 5K após este ser reativado do modo de pausa.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Encontrará informação adicional acerca desta atualização em: https://support.apple.com/kb/HT210642


Encontrará informação detalhada acerca do conteúdo de segurança desta atualização em: https://support.apple.com/kb/HT201222
 
Última edição:
Atualização Suplementar do macOS Catalina (10.15.4)

A Atualização Suplementar do macOS Catalina (10.15.4) melhora a estabilidade e a segurança do Mac.


  • Resolve um problema que impedia os computadores Mac com o macOS Catalina 10.15.4 de participarem em chamadas FaceTime com dispositivos com o iOS 9.3.6 e anterior ou o OS X El Capitan 10.11.6 e anterior.
  • Resolve um problema que podia levar à apresentação repetida de um pedido de palavra-passe para uma conta do Office 365.
  • Resolve um problema que pode provocar o bloqueio do MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2020) no Assistente de Configuração ou ao desligar e voltar a ligar um monitor externo 4K ou 5K.
  • Resolve um problema que pode fazer com que uma porta USB-C do Mac deixe de responder.


Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Encontrará informação detalhada acerca do conteúdo de segurança desta atualização no site: https://support.apple.com/kb/HT201222
 
macOS Catalina melhora recarga e vida útil da bateria dos MacBooks

A Apple começou a distribuir a versão 10.15.5 do macOS Catalina para desenvolvedores, com um recurso que promete melhorar a recarga e a vida útil da bateria dos MacBooks. A ideia é de entregar uma recarga mais inteligente, semelhante ao que vários smartphones já utilizam.

Para que as baterias de smartphones durem mais tempo, alguns fabricantes escolhem não enviar toda a energia para recarregar a carga de uma só vez. Os aparelhos conseguem carregar aos poucos e reduzir a entrada de energia nos momentos finais - alguns colocam os 100% de energia só quando o usuário está acordando.


No macOS a Apple vai adotar mais ou menos a mesma estratégia para os MacBooks. O recurso tem nome de “gerenciador de saúde da bateria” e ele será responsável por aprender como que o usuário recarrega a bateria do portátil, qual é seu histórico de aquecimento, como o processador é utilizado e até mesmo a temperatura ambiente.

Com estes dados o macOS Catalina poderá otimizar a entrega de energia, com objetivo de retardar o envelhecimento que as reações químicas da bateria apresentam.

Assim que chegar para todos os usuários, o recurso já estará funcionando por padrão, mas poderá ser desligado. Este gerenciamento estará disponível para todos os MacBooks que utilizam recarga por porta Thunderbolt 3, o que inclui todos os MacBooks Pro lançados após 2016 e os MacBook Air fabricados desde 2018.
 
Back
Topo