Software macOS Catalina

Atualização do macOS Catalina (10.15.5)

O macOS Catalina 10.15.5 introduz a gestão do estado da bateria, nas definições de Poupança de Energia de computadores portáteis, assim como uma opção para controlar o realce automático de mosaicos de vídeo em chamadas FaceTime de grupo e controlos para ajustar com precisão a calibragem integrada do Pro Display XDR. Esta atualização também melhora a estabilidade, fiabilidade e segurança do Mac.


Gestão do estado da bateria

  • Gestão do estado da bateria para ajudar a maximizar a vida útil da bateria em computadores portáteis Mac.
  • O painel de preferências Poupança de Energia apresenta agora o estado da bateria e recomenda assistência para a bateria, se necessário.
  • Opção para desativar a gestão do estado da bateria.
Encontrará informação adicional no site: https://support.apple.com/kb/HT211094


Preferência de realce no FaceTime

  • Opção que permite controlar o realce automático em chamadas FaceTime de grupo, para evitar que os mosaicos de vídeo mudem de tamanho quando um participante fala.

Ajuste da calibragem para o Pro Display XDR

  • Controlos para ajustar com precisão a calibragem integrada do Pro Display XDR através do ajuste do ponto branco e da luminosidade, de forma a corresponderem exatamente ao valor alvo de calibragem do monitor.

Esta atualização também inclui correções de erros e outras melhorias.

  • Resolve um problema que podia impedir a aplicação Lembretes de enviar notificações para lembretes recorrentes.
  • Resolve um problema que podia impedir a introdução da palavra‑passe no ecrã de início de sessão.
  • Resolve um problema que fazia com que as Preferências do Sistema continuassem a mostrar um emblema de notificação, mesmo após a instalação de uma atualização.
  • Resolve um problema que podia impedir a deteção da câmara integrada ao tentar usá‑la após utilizar uma aplicação de videoconferência.
  • Resolve um problema em computadores Mac com o chip de segurança T2 da Apple, nos quais as colunas internas podiam não ser apresentadas como um dispositivo de saída de som no painel de preferências Som.
  • Resolve um problema de estabilidade no envio e descarga de ficheiros multimédia da Fototeca em iCloud enquanto o Mac está no modo de pausa.
  • Resolve um problema de estabilidade ao transferir grandes quantidades de dados para volumes RAID.
  • Resolve um problema com a preferência de acessibilidade Reduzir movimento, que não reduzia a velocidade das animações numa chamada FaceTime de grupo.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.

Encontrará informação adicional acerca desta atualização no site: https://support.apple.com/kb/HT210642


Encontrará informação detalhada acerca do conteúdo de segurança desta atualização no site: https://support.apple.com/kb/HT201222
 
Ja fazia falta sim, a coisa que mais sinto falta do meu velhinho portatil samsung era conseguir configurar apenas para carregar até 80%. A bateria durou me muito tempo mesmo, ainda estava em optimas condições.
Ja o carregamento optimizado nos iphones é uma boa medida
 
É de mim ou com este update o MacBook aquece muito mais ?

Um amigo com um MacBook Pro de 2017 ao fazer update o computador nunca mais ligou. Está bonito isto está.
 
Por aqui tudo normal, uma nota apenas:
por defeito a opção de gestão da bateria vem ativada, para quem não quiser tem de desativar essa opção.
 
Última edição:
Atualização Suplementar do macOS Catalina (10.15.5)
A Atualização Suplementar do macOS Catalina (10.15.5) fornece atualizações de segurança importantes e é recomendada a todos os utilizadores.


Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Encontrará informação detalhada acerca do conteúdo de segurança desta atualização no site: https://support.apple.com/kb/HT201222
 
O meu MacBook Pro de 2017, desde a atualização anterior a esta última (que estou neste preciso momento a fazer), estando ligado à corrente diz-me que não está a carregar, apesar do símbolo da bateria estar como se estivesse a carregar, e começa a descarregar a bateria...

Há solução para isto?

Vi na web um tipo a sugerir um restart forçado com shift+ Control + command + botão power (se não estou em erro), o que resultou há uns dias mas voltou-me a acontecer o mesmo hoje...
 
O meu MacBook Pro de 2017, desde a atualização anterior a esta última (que estou neste preciso momento a fazer), estando ligado à corrente diz-me que não está a carregar, apesar do símbolo da bateria estar como se estivesse a carregar, e começa a descarregar a bateria...

Há solução para isto?

Vi na web um tipo a sugerir um restart forçado com shift+ Control + command + botão power (se não estou em erro), o que resultou há uns dias mas voltou-me a acontecer o mesmo hoje...

Eu estou neste momento com a 10.15.5 num MacBook Pro 13' de 2020, praticamente novo, e está-me a acontecer exactamente a mesma coisa. O computador está ligado à corrente, mostra o símbolo do raio como se estivesse a carregar, mas quando carrego no ícone da bateria diz que a bateria não está a carregar e o que é certo é que a bateria está de facto a perder carga como se não estivesse ligado à corrente. Acredito que seja problema de software mas não sei o que fazer
 
Não é problema de software, é o sistema de gestão que faz isso para melhorar o tempo de vida da bateria.
No site da Apple falam disso e avisam que se for preciso o máximo de autonomia para se desactivar.

https://support.apple.com/en-us/HT211094?cid=mc-ols-energy_saver-article_ht211094-macos_ui-04022020

Based on the measurements that it collects, battery health management may reduce your battery's maximum charge when in this mode. This happens as needed to ensure that your battery charges to a level that's optimized for your usage—reducing wear on the battery, and slowing its chemical aging.
While battery health management benefits your battery's long-term lifespan, it can also reduce the amount of time your Mac runs on one battery charge when capacity limits are applied. If your priority is making your Mac notebook last as long as possible before recharging, you can turn the feature off.
 
O meu MacBook Pro de 2017, desde a atualização anterior a esta última (que estou neste preciso momento a fazer), estando ligado à corrente diz-me que não está a carregar, apesar do símbolo da bateria estar como se estivesse a carregar, e começa a descarregar a bateria...

Há solução para isto?

Vi na web um tipo a sugerir um restart forçado com shift+ Control + command + botão power (se não estou em erro), o que resultou há uns dias mas voltou-me a acontecer o mesmo hoje...
Ja tive uma situação similar, isso é diferente do sistema de gestão de energia.
Aparecia tambem o simbolo de estar a carregar mas efetivamente estava era a perder carga, não carregava.

Tens de repor o SMC, para mim resolveu o problema que tive do carregamento, e uns flickers estranhos que me acontecia na apple tv+:
tens aqui como o fazer:
https://support.apple.com/pt-pt/HT201295

---
Já agora, pelo que percebi, o principio de gestão de bateria deste novo update para o utilizador é imperceptível. O único que podemos notar é uma diminuição da autonomia, uma vez que a bateria não carrega na totalidade... Apesar de na interface continuar a carregar dos 0 aos 100%.. Assim, mesmo com a opção ativada vamos continuar na mesma a ver 100% de carga na barra.
Mas aqui digo com base no que percebi sem grandes certezas, e até agora no que vejo no meu
 
Última edição:
Penso que o gestor de baterias não funciona em todos os mac. No meu caso não me aparece nada ou estou a fazer algum procedimento incorreto. MacBook Pro inicio 2015.
 
Hoje não estou a conseguir utilizar a internet da NOS, as apps não arrancavam, tentei reinstalar o os e nada, pelo recovery dá erro 2003-f, liguei para o suporte e dizem que é erro de comunicação com os servidores da NOS e não sabem quando fica resolvido. Teste feito por cabo e wi-fi.
Alguém mais tem este problema?
 
Penso que o gestor de baterias não funciona em todos os mac. No meu caso não me aparece nada ou estou a fazer algum procedimento incorreto. MacBook Pro inicio 2015.


Como desativar o gerenciamento de funcionamento da bateria
Se você acredita que o seu MacBook sempre esteja carregado para usá-lo apenas com a bateria interna na maioria das vezes, desative o recurso Gerenciamento da integridade da bateria. Veja como você pode desativar essa opção:

  1. Abra as Preferências do sistema acessando o aplicativo no menu Dock ou Apple
  2. Clique em Economia de energia
  3. Escolha a opção Battery Health
  4. Desmarque Gerenciamento da integridade da bateria e clique em OK
macos-catalina-system-prefs-energy-saver-battery-health.jpg


O Battery Health Management é ativado por padrão com o macOS Catalina 10.15.5, em um novo MacBook ou para usuários que atualizaram para a versão mais recente do macOS. Os usuários podem desativar e ativar esse recurso a qualquer momento, assim como no iOS.


Obviamente, esta função está disponível apenas nos Macs que possuem uma bateria integrada, ou seja, no MacBook. Além disso, a condição de incluir a conexão Thunderbolt 3 é adicionada, limitando-se ao 2016 MacBook Pro e ao 2018 MacBook Air ou superior.
 
Como desativar o gerenciamento de funcionamento da bateria
Se você acredita que o seu MacBook sempre esteja carregado para usá-lo apenas com a bateria interna na maioria das vezes, desative o recurso Gerenciamento da integridade da bateria. Veja como você pode desativar essa opção:

  1. Abra as Preferências do sistema acessando o aplicativo no menu Dock ou Apple
  2. Clique em Economia de energia
  3. Escolha a opção Battery Health
  4. Desmarque Gerenciamento da integridade da bateria e clique em OK
macos-catalina-system-prefs-energy-saver-battery-health.jpg


O Battery Health Management é ativado por padrão com o macOS Catalina 10.15.5, em um novo MacBook ou para usuários que atualizaram para a versão mais recente do macOS. Os usuários podem desativar e ativar esse recurso a qualquer momento, assim como no iOS.


Obviamente, esta função está disponível apenas nos Macs que possuem uma bateria integrada, ou seja, no MacBook. Além disso, a condição de incluir a conexão Thunderbolt 3 é adicionada, limitando-se ao 2016 MacBook Pro e ao 2018 MacBook Air ou superior.

Obrigado pelo ajuda mas o meu Mac não tem essa opção.
 
Boas pessoal, alguém com problemas no OS Catalina 10.15.5 ?

Tenho um MacBook Pro 16" 2019 e depois dele estar algum tempo em modo sleep muitas vezes quando o acordo ele diz-me "o seu computador reiniciou devido a um problema" (UPSB(MacbookPro16,1): thunderbolt power on failed 0xfffffff)

Estive a pesquisar e alguns reportam o mesmo problema e dizem para desligar a Thunderbolt bridge nas definições de rede. De facto resolveu mas agora apareceu-me outro problema, novamente depois de algumas horas em modo sleep quando o volto a ligar o ponteiro do rato fica congelado durante cerca de um minuto e até chega a aparecer uma mensagem do Bluetooth a dizer "nenhum teclado detetado". É um pouco irritante isto.

Alguém com o mesmo problema ou com alguma ideia de como o resolver ?

Cumps
 
Última edição:
Principalmente desde a última actualização que estou com quebras constantes na ligação à NAS por SMB, é raro conseguir terminar um backup pela Time Machine, efectuo a ligação e vai logo abaixo passado 1 ou 2 minutos.

Já experimentei várias soluções para tentar corrigir este problema e até agora sem sucesso, alguém teve este problema e conseguiu resolver?
 
Back
Topo