Magic Lantern

capitaomorsa

Power Member
Caros,

Saiu a nova versão do Magic Lantern 2.3 que está agora disponível para download gratuito.
http://www.magiclantern.fm/releasenotes

Penso que não há nenhum tópico dedicado ao Magic Lantern (corrijam-me se tiver errado), porque não usarmos este para colocarmos as nossas experiências e tirar dúvidas?

Acabei de o instalar na minha 600D e vou passar os próximos meses a testá-la. Alguém já está a usar a 2.3?
 
Estou longe de ser um "expert" em vídeo nas dSLR, mas se o sensor estiver a trabalhar durante algum tempo em modo de vídeo, vai aquecer e bem, se não me engano até é instalado um sensor de temperatura para desligar a máquina e evitar estraga—la.
 
Se aquecer mais é o processador (e dependerá das funcionalidades que estão activas), o sensor aquecerá dependendo do uso que se dá à máquina, até sem o ML podemos aquecer o sensor a ponto da máquina desligar o fechar o shutter por segurança (por exemplo apontar vários segundos para o sol com o Liveview)

A bateria deve durar um pouco menos, mas não muito menos, e dependerá das funcionalidades que tiverem activas. Eu activei apenas as que preciso e vou continuar a testar.
Segundo o site:

Does Magic Lantern consume more power than standard Canon firmware?
In LiveView it draws 3-5% more power (measured on 60D and 5D Mark II with zebra and focus peaking active). You can do your own tests if you have a 60D.
Magic Lantern can reduce power consumption by dimming or turning off the LCD screen, or by pausing LiveView without moving the mirror. See `Power saving`_ for details.
In plain photo mode with display off, the power draw is a bit higher, because Magic Lantern disables CPU powersaving features (otherwise, intervalometer and other ML functions would stop running). We have measured 6% / hour on 60D (compared with 4% / hour with Canon firmware), and 10% / hour on 5D Mark II (compared with 5% / hour with Canon firmware).

FAQ completo
 
Última edição:
Tenho a 550D com o firmware de origem (nunca fiz qq upgrade).
Ficam aqui as minhas dúvidas:

1. Que vantagens tem o Magic Lantern que convençam a troca de firmware?

2. A instalação é simples?

3. Caso não goste é fácil reinstalar o firmware de origem?

Cps.
 
Essas perguntas estão todas e melhor respondidas no site do ML e no FAQ (link em cima). O ML tem funções avançadas que a maioria das pessoas não precisam e nunca vão tirar proveito, principalmente funções de vídeo. Mas a instalação é simples, e a desinstalação também.

A instalação do ML quebra a garantia, por isso cada um que instale por sua conta e risco.
 
1. (ainda estou a experimentar) http://www.magiclantern.fm/releasenotes

2. a instalação foi simples

3. pelo que vi dá para reinstalar o firmware de origem.

PS: Reparei que o ML só te funciona no cartão que usaste para instalar. Se puseres outro que tenha sido formatado, de algum amigo,... o ML não aparece.
Se quiseres podes instalar o ML em mais de um cartão
 
Última edição:
Primeiras impressões, estou bastante impressionado mesmo dando uso a poucas coisas.

Bateria não noto diferença, deve ser marginal.

As grandes vantagens que vejo para já (para a minha utilização) são:

- O que adoro do ML é a possibilidade de usar os chamados níveis de ISO "nativos", i.e., na 600D tenho agora a possibilidade de usar iso de 160, 320, 640, 1280 e 2500 (no modo manual, com ISO manual ou AUTO). Os 2500 são um excelente compromisso entre os 1600 e os 3200!
- Zoom mais rápido no modo de visualização de fotos para verificação se a foto está focada como deve ser de uma forma mais rápida.
- Ajuda à focagem manual no modo de vídeo.
- Possibilidade de reduzir o bit rate do vídeo, desta forma consigo baixar ligeiramente o tamanho dos ficheiros.
 
o gajo que me vendeu a 550d disse que isso funcionava atraves do cartão...
metia-se o ML no cartão e a maquina arrancava com ele. se n se quisesse era so apagar do cartão

É isso mesmo, o ML, tal como o CHDK, não substituí o firmware nativo, funciona como um add-on que é carregado a partir do cartão quando a máquina é ligada.
 
Certo, mas ao instalar o ML este activa uma flag no firmware da canon para poder fazer boot do cartão. Digamos se a maquina avariar e nao ligar, mesmo que nada tenha a ver com o ML, o suporte da canon pode ver essa flag activa. Básicamente penso que esse é o risco.

Pode até não quebrar a garantia, mas escrevi isso um pouco como aviso para os foristas pois penso que não há nenhum statemet da canon a dizer especificamente que se pode instalar o ML nas máquinas.

Para colocar a flag "de origem" é formatar o cartao na maquina e escoher a opçao "remover ML". Só aí volta tudo ao estado "nativo" pois o ML retorna a flag ao valor inicial. Penso que é isto.
 
Última edição:
Eu também instalei há uns dias e estou a gostar das opções extra, especialmente para filmar. O Focus peaking é fixe, se bem que ás vezes com tantos pontos no ecrã dificulta ás vezes a visualização do que estamos a filmar no ecrã.

Só não percebo é o que significa aquela Percentagem que aparece no meio do ecrã. E em relação às cores do Shutter speed que podem ser "vermelho, verde ou azul" o que significam? Usar os valor a vermelho é mau? Verde é bom? E azul é..?


bloodyhell3.jpg


Refiro-me a esta cor verde "1/50"
 
Isso é o histograma em RGB. Se aparece um ponto por cima do histograma com uma cor quer dizer que essa cor está sobrexposta. Nesse caso estás a "queimar" todas as cores.

O 1/50 é o shutter speed. 1/50 + f4.5 + ISO 100 dá-te essa exposição. Para queimares menos o céu terias que usar uma abertura mais pequena e/ou um shutter speed mais rápido.

Se usares Zebras penso que se vê melhor (não chateia tanto) as sub/sobre exposições.
 
Última edição:
Eu referia-me era as cores que eles apresentam para os diferentes shutter speeds. Por exemplo o 1/50 é verde, 1/44 é vermelho e 1/64 é azul

isto quer dizer o que?
 
Back
Topo