F2P Magic: The Gathering Arena

(...) mas Oko não é definitivamente um problema nas minhas experiências de ladder. Alguém aqui tem sofrido regularmente com ele?
Eu já perdi conta aos adversários que apanhei com Noxious Grasp em mainboard a BO3. E não é uma ou duas cópias. Com o anti-verde com que os jogadores se estão a dotar, é normal que os baralhos com o Oko desvaneçam um pouco da ladder à procura de outras estratégias.
 
O deck que eu fiz leva logo 4 no deck principal. Ainda que devo reduzir no número, porque tenho apanhado mais são Temurs que outra coisa. E é um tipo de matchup que dificilmente tenho conseguido ganhar.
 
Quando cartas de sideboard passam para main, temos um problema. Não se viam comportamentos destes quando havia só a o Krasis ou a Nissa, hmm.

EDIT: Ah e tanto o Legacy Champs como o Vintage Champs do Eternal Weekend este fim de semana tiveram nas finais decks com Oko.
 
Última edição:
Tenho que reflectir para ver porque ando a torcer o nariz a isto ultimamente, mas Oko não é definitivamente um problema nas minhas experiências de ladder. Alguém aqui tem sofrido regularmente com ele?

Geralmente tens sempre 2 metagames separados: O de ladder e o de Torneios. Em Ladder as coisas são diferentes, tens maior variância de decks que podes apanhar dado ao Matchmaker não fazer qualquer distinção sobre os decks que estão a ganhar sobre os decks que estão a perder. Ou seja, imagina que estás em Silver 2 e consegues subir até Gold 2 ou 1. Pelo caminho podes apanhar pessoal que está na mesma posição que tu ou que, simplesmente, Esteve em Platinum e desceu por ali abaixo.

Logo é normal conseguires fintar Okos com regularidade devido à variância.

Agora em torneios não é bem assim. Se estás a 3-0 de Oko, por exemplo, vais apanhar sempre pessoal que também está 3-0, ou seja, pessoal que está a ganhar jogos. E os decks que o pessoal escolhe, geralmente tem a ver com Percentagens de vitórias que aquele baralho tem em todos os torneios, que no caso de Oko é esmagadora.

Pessoal usar 4 Grasps de Mainboard contra Oko foi decisivo nos MCQ da semana passada e foi o que fez muita gente chegar ao 10-2. Por exemplo, no último episódio da Tasca do Magic o Madcat explica que, em 12 jogos, apanha 11 Okos e os Grasps, de main, foram bons em todos os jogos. Já o Pedro, jogava-os de Side e correu mal.

Vai haver bans, tenho 0 dúvidas disso.
 
Que vai haver é certinho. Caso contrário não tinham feito anúncio antecipado sobre isso. A questão é saber se vai ser o Oko, ou os seus melhores amigos tipo Nissa ou Krasis.
 
Última edição:
Mas o Oko ainda está a dar muitos dólares á Wizards. É daquelas cartas por ser tão boa que o pessoal de vintage e modern já a vai buscar que aumenta a sua procura. A culpa inicialmente é deles por lançarem algo tão OP sem pensarem nas consequências, mas se deixarem de pensar no dinheiro para dar lugar ao ban um mês depois de ser lançada também é de saudar. Ainda que sempre se disse que se banissem o Fields, Oko ia dominar a meta mas pronto.

EDIT: Nem mesmo por acaso:

http://epicstream.com/news/JakeVype...XJmuC2r9JccA8zj2F42UM6aQn7bh3n8YN0vGZyLcc_6c0

:D
 
Última edição:
@RavenEffect Eu percebo mais que bem o que dizes (não sou novo nisto lol), interpretaste mal - talvez porque podia ter sido mais específico.

Estava simplesmente a perguntar se alguém aqui estava a ter experiências especialmente negativas e constantes com a carta em Ranked, descontando o que já se tinha argumentado da tournament/ladder scene e que voltaste a frizar. Um matar de curiosidade sem segundas intenções, vá.

Como também já foi dito, o ban é certinho, nem podia ser de outra forma quando é um problema de ponta a ponta. Outra há-de estimular a venda dos packs, senão recebem bem pelos cosmetics e pela permanência dos jogadores - mais tempo leva a mais investimento, daí a player agency ser sempre uma prioridade.
 
Da minha experiência em BO1 a quantidade de Okos não é massiva como em BO3 e quando aparecem não é angustiante como era o Teferi quando eu jogava de Golgari Midrange.

Nesta altura vou rodando por vários decks, tenho as 3 versões do Oko (Sultai, Simic e Bant), tenho a eterna moleta do Mono Red, Gruul Aggro, Azorius Control que pouco usei e tenho o Golgari Adventure que me dá bastante gozo jogar. Faz-me lembrar o antigo Golgari. Esse tinha o package de Explore que dava card draw, lifegain e aumentava o walker, este tem o package de Adventure, não tem o lifegain mas o card draw por vezes chega a ser brutal e ainda vai buscar mais coisas ao graveyard do que o antigo Golgari. Foi com este deck que tive os meus melhores jogos no sentido de reviravoltas épicas mas também já tive derrotas categóricas quando a coisa não corre bem.

Em BO1 apanho muitas vezes pela frente decks de Fires, especialmente Grixis, mas também Jeskai, tanto a versão dos PlanesWalkers como a dos Cavaleiros. Contra o Grixis perco quase sempre, em BO1 aquilo é muito forte. Gostava de fazer estes decks mas aquilo ainda leva uma boa quantidade de míticas.

Este fim de semana vai haver torneio grande em paper, costumam mexer mais com a meta do que o Arena, talvez pela maior quantidade de pros. Mas se tal não acontecer deve ser a estocada final no Oko.

Noutra nota, estamos em Novembro, mês em que vai ser introduzido o primeiro lote de 15/20 cartas de sets antigos para o Historic. Se não houver cartas anteriores a Return to Ravnica ainda é possível que a médio, longo prazo o transformem em Pioneer caso contrário chapéu. Também não me importava muito que fosse diferente, até podia ser Modern a longo prazo com fetches e tudo porque no Arena o problema do shuffle não se coloca, o que era de valor era o Historic ter rank. Mas devem ter esclarecimentos para breve.
 
Estes decks são fixes se já tiveres as cartas. Gastares Wildcards para craftar os Ferox e algums Bulk Rares é suicidio para quem jogar F2P. Se Arena fosse tipo MtgO onde consegues comprar o deck quase tudo por 3 tostões, aí era outra história.
 
Realmente dá vontade de fazer, mas tb acho um tanto arriscado despender tanta wildcard para um só deck.
____________

Já agora alguém aqui a jogar de Esper control ou UW control que se esteja a safar bem? Tenho grande parte da base do deck e estou tentado a fazer para variar um pouco do Sultai Oko.
 
Tenho jogado de Azorius Control, fiz o deck porque só me faltavam 2 Time Wipe, mas sinceramente, ainda não estou muito familiarizado com aquilo, ou então a meta não está mesmo boa para jogar disto.

Estou com uma Winrate mais baixo que com o meu homebrew Grixis Reanimator
 
É difícil engendrar uma estratégia de controlo eficiente contra o Simic. É um baralho que deixa muito pouco ao aletório e tem soluções para tudo. As minhas vitórias contra Simic em BO3 traduzem-se todas num Mass Manipulation bem aplicado. Mas claro, no segundo jogo entram os Veil of Summer. :(
 
Sim mas eles já disseram que como vão haver muitos okos na fase final vão aproveitar agora para transmitir outros decks. Ainda agora deu um jogo porreiro de Selesnya Adventures vs Gruul Aggro.
 
Sim mas eles já disseram que como vão haver muitos okos na fase final vão aproveitar agora para transmitir outros decks. Ainda agora deu um jogo porreiro de Selesnya Adventures vs Gruul Aggro.
Estou mais a falar por representar bem mais de metade do meta por isso vai levar ban de certeza.

TOP 8: 6 Food, 2 Adventures..
 
Última edição:
Uma das vantagens em andar em Gold é que a meta do Gold é um bocado parecida com a de Mythic: pessoal que só joga o que lhe apetece. No outro dia apanhei um Grixis Amass e um outro G/W/B baseado na Bolas Citadel com Revival//Revenge. Deu-me vontade de experimentar este último, mas ele deve perder com todo o aggro ao cimo da terra e com todo control que corra contra-mágicas.
 
Back
Topo