F2P Magic: The Gathering Arena

Eu acho que a mudança é boa para quem só joga Arena, na medida em que, finalmente, vão utilizar as ferramentas digitais em toda a sua potencialidade, sem estarem restritos às ferramentas que herdaram do formato físico (banir ou erratar). Permite-lhes balançar a meta sem colocar em causa o mercado físico e as colecções dos jogadores. Podem ir, por exemplo, ao Memory Lapse, que está suspenso, e tornar opcional o colocar ou não a carta que é anulada na Biblioteca.

O princípio é positivo, resta avaliar a sua execução. Das cartas já enunciadas fico contente com o regresso do Omnath.
 
Se for bem implementado parece-me um bom modo para o casual player que está farto/não consegue acompanhar a meta.

Mas vamos ver como corre.
 
É um modo novo que não chatearia ninguém se não interferisse com outros formatos mas interfere com Historic. No dia 9 de Dezembro quando eu utilizar o meu deck de Historic com a Faceless Haven, que é aquele terreno que se transforma numa criatura 4/3, em vez disso, vai transformar-se numa 3/3. Quem usar a Luminarch Aspirant em vez de colocar os +1/+1 counters antes do combate, só os pode colocar no fim do turno e por aí fora. Irónico como certas cartas passam a ter a sua versão mais potente em standard enquanto Historic leva com as versões mais soft. Um contra-senso.

A partir de agora qualquer carta que saia em Standard e Alchemy e que seja útil para Historic corre o risco de, a qualquer altura, ser alterada e deixar de ser competitiva no formato e quem as craftou para Historic fica a ver navios, não leva refund de Wild Cards porque a carta original continua a ser válida em Standard como foi dito ontem por eles no evento do Twitch.

Se isto é feito para criar um ambiente diferente de standard porque é que Historic leva por tabela? Segundo eles porque o jogo está dividido em 2 vertentes: Paper e Live (termos usados por eles). Paper refere-se a tudo que no Arena é replica fiel da versão paper (Standard, Sealed e Draft) e Live refere-se a tudo o resto, ou seja, formatos que só tem versão digital, onde se inclui Historic. Todos os formatos Live levam estas alterações. Quando lhes perguntaram porque é que Historic não ficou fora disto eles disseram que seria uma salgalhada ter num mesmo formato (Live) cartas normais para Historic e cartas rebalanceadas para Alchemy, assim fica tudo no mesmo saco. Na minha opinião, salgalhada é o que eles querem implementar.

De notar que a partir de agora sempre que sai um set de Standard, 3 semanas depois sai um set de Alchemy com cartas rebalanceadas e mais 60 novas cartas. Mas os rebalances são feitos constantemente de uma forma dinâmica consoante a potencia da carta em Standard. Ou seja se uma carta se mostra potente em standard eles nerfam a carta para Alchemy e quem a tem num deck de Historic leva com a alteração sem mais nem menos e sem refund.

As cartas de Alchemy tem a mesma rotação de Standard e ontem perguntaram o que é que acontece às cartas de Historic rebalanceadas quando saem de Standard voltam ao normal ou continuam nerfadas. Isto é, no exemplo que eu dei da Faceless Haven, quando este terreno sair de Standard com que versão ficamos depois em Historic, com a 3/3 rebalanced ou com a 4/3 original? A resposta dos gajos, como eu já referi, foi: Excelente questão nem pensamos nisso, não sei temos de ver. Isto mostra um total desprezo por quem joga Historic.

De qualquer modo isto criou grande backlash e espero que revertam até porque alguns deles estão cientes da coisa:

2tgqztckda381.jpg
 
Última edição:
Não dizia melhor. Pah, que metam uma carrada de modos que certamente arranjam pessoal para 1000 e 1 coisas que possam inventar. Quantos mais modos mais gente conseguem chamar e por exemplo quem gosta de muito RNG, podem criar um modo para isso, que até podiam chamar pessoal do Heathstone e jogos do género por exemplo.

Agora, não metam tudo no mesmo saco. E depois a cena de estarem tornar historic em algo mais digital, não sei quanto a vocês, começa a deixar de ser Magic. Não sinto que seja a mesma coisa porque: A) temos cartas nerfadas; B) temos cartas que não existem em papel; C) temos mecânicas que só podem existir no digital. Isto para mim mata um bocado o competitivo que é e sempre foi o Magic mesmo quando é mais para o fun.

Historic é algo caro, e ainda mais para quem começa do zero, e para ter aquilo que tenho neste momento a nível de colecção e tokens tive que perder bastante horas a farmar bastante. E do nada, com uma simples decisão (ainda que já não é de agora) podem tornar o único modo que me faz abrir o Arena todos os dias para uma dúzia de jogos. Espero bem que até dia 9 eles pensem, repensem, e pensem outra vez e por favor, não me matem isto!
 
Eu vejo isso de forma diferente, pelo seguinte: em cada expansão de Standard eles têm que providenciar cartas para constructed, limited e commander . O novo modo vai permitir-lhes não só diminuir o poder de cartas problemáticas mas também de o incrementar, transformando cartas pensadas inicialmente para limited, por exemplo, e tornando-as aptas para constructed - é o que acontece no Runeterra, onde cada carta é de alguma forma útil, onde não há palha. Quando se apela para que Historic não seja contemplado por essa mudança, está-se também impedir que essas versões mais fortes lá cheguem. Ou seja, os jogadores estão a pensar no que vão 'perder' e não no que vão potencialmente 'ganhar'.

As críticas partem do princípio de que Historic seria um formato 'eterno' e nessa perspectiva compreendo o desapontamento, mas a distinção entre 'digital' e 'paper' parece-me ser sinceramente benéfica para o Arena e para o MtG como um todo, porque cria-se um espaço para ambos. Isto pelo princípio, como já disse. A execução pode ser prejudicial, mas para quem já vem levando com sets superlativamente poderosos e desajustados desde o Dominaria, acho que é um risco que vale a pena correr.

Se isto é MtG ou não, MtG é um conjunto de regras mais ou menos constantes desde que foi introduzido o stack como método de estabelecer prioridades, há uns vinte anos atrás, só isso. O que muda é a meta e essa estagnação na pedra que se parece ambicionar já nem em Modern se encontra desde que a Wizards começou a lançar os Modern Horizons. E mesmo em Legacy volta e meia lá aparece um Oko para dar cabo do esquema.

tldr: é esperar para ver.
 
Última edição:
Não seria um formato eterno mas seria um formato que a longo prazo sim, conseguia acompanhar finalmente um dos formatos extended do Magic papel ou andar lá perto. Digo lá perto do ponto de vista que não queiram fazer as coisas tal e qual para não roubar jogadores do Magic Online.

Se isto tudo que eles têm em mente for para entrar em vigor, o historic vai ser uma fantochada brutal. Curiosamente foi pelas razões que a Wizards quer agora implementar que saí de HS para vir para o Magic. Nós não vamos ganhar nada porque há quem não ligue ponta a standard e só quer saber do historic. Ao menos que dividam o mal pelas aldeias e criem modos ou rankeds isolados para quem queira jogar à sua maneira e não com essa palhaçada.
 
Última edição:
As críticas partem do princípio de que Historic seria um formato 'eterno'

Historic continua a ser um formato eterno, não tem rotação. O problema não está aí. O problema está no facto de que qualquer carta de Standard / Alchemy que tenha potencial para Historic pode, a qualquer altura, ser nerfada e mandar por água abaixo o investimento de quem a craftou exclusivamente para um deck de Historic.

Até se poderia dizer o mesmo dos Bans mas não é assim por 2 motivos. Primeiro: os bans fazem parte das regras do jogo. Quem joga Arena sabe, à cabeça, que os bans existem. Segundo: os bans dão direito a refund de Wild Crads.

Neste caso estão a mudar as regras do jogo a meio, Historic não era assim que funcionava, e não há refunds para ninguém.

A cereja no topo do bolo é a completa incongruência de que os nerfs e buffs tem como critério o power level de Standard e não o de Historic. No entanto quem sofre as consequências desse equilíbrio artificial é Historic e não Standard.
 
Até se poderia dizer o mesmo dos Bans mas não é assim por 2 motivos. Primeiro: os bans fazem parte das regras do jogo. Quem joga Arena sabe, à cabeça, que os bans existem. Segundo: os bans dão direito a refund de Wild Crads.

Quando a WOTC baniu a Winota, Joiner of Forces recompensou os jogadores com as wildcards respectivas, mas não retribuiu as restantes cartas que foram craftadas para a construção do deck, como os quatro Angrath's Marauders. E quem diz a Winota diz o Field of the Dead, que teve o mesmo efeito destruidor, este ainda mais peculiar porque foi banido de standard, suspenso de Historic, apenas para ser reintroduzido no formato e consequentemente banido de vez.

Banir uma carta, como a Winota, de um formato exclusivamente digital, sem replicação no papel (pelo menos oficialmente), só faz sentido porque estamos formatados para isso, não tem nada a ver com regras. O óbvio, dadas as ferramentas disponíveis, seria alterar a carta (ou outra que a potencia) de modo a torná-la menos nociva mas preservando o deck no seu conjunto.

Pode-se argumentar é que a economia do Arena não nos permite criar um novo baralho de forma pouco dispendiosa, se por ventura uma alteração numa carta de Alchemy reduzir um baralho tier 1 a tier 2. E nisso concordo, tendo por modelo a economia do Runeterra, que é infinitamente mais acessível, mesmo para quem é F2P.

Por isso é que eu digo que é preciso ver como é que eles vão executar o princípio. Se o usarem com parcimónia Historic pode ser tão estável quanto tem sido até aqui.

edit: troquei os nomes das cartas.
 
Última edição:
Os bans fazem parte das regras do jogo. Não no sentido de regras técnicas mas no sentido de condicionantes que sabes que existem à partida. Do mesmo modo que no futebol um treinador sabe que tem x jogadores disponíveis no plantel mas que a qualquer momento pode ficar sem alguns deles seja por lesão, doença ou venda. Isto são "regras do jogo" no sentido lato e não no sentido técnico. É uma forma de dizer, digamos assim. Quem joga paper ou Arena sabe que a qualquer momento uma carta que tenha comprado/craftado pode ser banida.

Os efeitos secundários são chatos, mas não há outra hipótese. Um tipo crafta Winota e Marauders propositadamente para um deck (como eu fiz), a Winota levou ban e os Marauders ficaram na prateleira a apanhar pó. É chato mas é lógico, Marauders não foram banidos não haveria razão para refund.

Quanto à questão de equilibrar a Winota para permitir a viabilidade do deck, não esquecer que na altura em que isso aconteceu ainda não havia este conceito de exclusivamente digital. Historic era um formato exclusivo do Arena e não exclusivamente digital que é diferente. Historic não tinha nada de digital, era um formato que poderia perfeitamente ser replicado em paper. Tanto assim é que, uns tempos depois da implementação de Historic e Pioneer, havia muita gente a dizer que Pioneer era uma seca e que a Wizards devia implementar o Historic como paper format porque era bam mais divertido e diversificado.
Só bastante mais tarde é que eles começaram a pensar neste conceito "exclusivamente digital" e começaram a criar cartas exclusivas para digital e com efeitos impossíveis de replicar em paper e a pensar nas potencialidades da coisa.

Quanto às implicações disto no futuro, de facto é como dizes, só vendo. Mas, à partida, parece muito mau para Historic. E quando tens o próprio MarK Rosewater, Head Designer do Magic, a dizer que tem consciência do impacto negativo disto em Historic acho que também não augura nada de bom.


Edit:

Top 8 Historic decklists:

https://magic.wizards.com/en/articl...strad-championship-top-8-decklists-2021-12-04

Todas as decklists do torneio Standard e Historic:

https://www.magic.gg/decklists
 
Última edição:
Relevante, nesse anúncio, no que Historic diz respeito, no seu todo:

Although rebalancing is now a tool at our disposal, we intend to preserve the spirit of any rebalanced card. For these three cards in Historic Brawl, this still presents a problem, as rebalancing would likely either result in an unsatisfying card or be ineffective at addressing the issue. In cases such as this, bans are still warranted
 
Não jogo mobile logo não te sei dizer modelos. Posso deixar-te as specs recomendadas:

iOS Version: iOS version 14.1 or later

Android Version: 6.0 (Marshmallow) or newer

RAM: 4GB or more
Graphics API: OpenGL ES 3.0
Texture Compression: ETC2

Recommended Chipsets
  • Kirin 960
  • Snapdragon 835
  • Exynos 8895
*Mobiles devices that exceed the recommend specs will work as well


Deixo-te o link onde está isso porque lá também tem uma tabela com alguns devices compatíveis mas, tirando os iPad, aquilo parece-me ser quase tudo telemóveis, De qualquer modo, com as specs a cima qualquer tablet deve dar.

https://magic.wizards.com/en/articles/archive/magic-digital/mtg-arena-mobile-faqs-2021-01-28

Sei que há pessoal que joga com tablets bastante inferiores porque o jogo corre no PC e, através de wifi, usam o tablet apenas como ecrã e controlador, dizem que funciona bastante bem mas é uma solução que poderá não interessar a todos.
 
Com esta nova interface já cliquei por 2x sem crer no vault. :facepalm: Com tantas sugestões de grande nível que deram na thread do reddit, implementaram uma das piorzinhas.
 
Nos primeiros meses do jogo também o abria logo, até porque precisava das tokens para fazer os meus decks. Mas depois conforme a minha colecção crescia e as tokens também, deixei de precisar tanto dele e podia deixa-lo a acumular. Eu jogo isto quase do inicio, e sempre que sai uma expansão nova abro quase sempre nessa semana mais de 100 boosters. Fora aqueles que vou recebendo do mastery pass, alguns drafts que possa fazer, etc, etc. Tudo conta para o vault subir.
 
Nos primeiros meses do jogo também o abria logo, até porque precisava das tokens para fazer os meus decks. Mas depois conforme a minha colecção crescia e as tokens também, deixei de precisar tanto dele e podia deixa-lo a acumular. Eu jogo isto quase do inicio, e sempre que sai uma expansão nova abro quase sempre nessa semana mais de 100 boosters. Fora aqueles que vou recebendo do mastery pass, alguns drafts que possa fazer, etc, etc. Tudo conta para o vault subir.

A intenção tbm seria deixar o meu encher, mas carreguei lá sem querer e aquilo abriu logo. É uma idiotice não ter uma confirmação. Nem sequer um aviso, mas enfim.

Eu bem tento aumentar a coleção, mas não é fácil. A economia do jogo é complicada.
 
Back
Topo