Mais concorrência, mais um chip de encher o olho...

Pelos vistos a 3d Labs lá quer habituarnos à outro nome: VPU=Visual Processing Unit...

http://images.anandtech.com/reviews/video/3dlabs/P10/chip.jpg

From a high-level you can see that the P10 isn't very different at all. The biggest improvement over the competition here is the use of a 256-bit DDR memory bus. The GeForce4 and Radeon 8500 both use a 128-bit DDR memory bus so this effectively doubles the peak theoretical memory bandwidth that can be attained. Because of the use of BGA memory it becomes easier to route traces making 256-bit DDR memory buses a reality for more than just 3DLabs, they're simply the first to introduce it. While 3DLabs hasn't released any card specs yet, they are claiming over 20GB/s of memory bandwidth is possible with the P10 meaning that they'd need at least 312.5MHz DDR SDRAM. Considering that the current GeForce4 Ti 4600 uses 325MHz DDR SDRAM, it's very possible that you'll see cards with over 20GB/s of memory bandwidth.

Algumas specs...

0.15-micron manufacturing process (same process as the GeForce4)
- 76M transistors
- Fabbed at TSMC (NVIDIA's chips are made here as well)
- 860 ball HSBGA package (TSMC's latest packaging technology)
- 4 pixel rendering pipelines, can process two textures per pipeline
- 256-bit DDR memory interface (up to 20GB/s of memory bandwidth w/ 312.5MHz DDR)
- up to 256MB of memory on-board
- AGP 4X support
- Full DX8 pixel and vertex shader support
 
Por acaso ja tinha lido isso num outro site, por alguma razão a Creative decidiu comprar o que restava da companhia... eles querem, graças aos excelentes produtos no mercado empresarial, entrar em força no mercado doméstico com produtos topo de gama, que prometem gráficas tipo até 512MB e 256bits DDR... isto sem contar com os efeitos maravilhosos de que elas são capazes!
 
é mais uma cena topo de gama para ajudar as massas a torrar a guita!!! ... a minha placa ainda se vai manter durante uns tempos e acabou.se os gastos com gráficas ... por agora ... mas se este chip fizer metade dakilo k eles prometem vai ser mto bom ... uma verdadeira killing machine pa jogos ...será k a nvidia e a ati iram conseguir dar resposta??
 
É um projecto bastante ambicioso:

=» mudar o standard de GPU para VPU: possuir os pipelines completamente programáveis em vez de parcialmente programáveis... (mas isto não significa que vão passar a ser incompatíveis com os jogos directX até ao 7?)


=» abolir o VGA. mas isto implica trazer algo novo para o mercado que seja MUITO melhor e mais rentável, pk o VGA já está implementado na indústria desde os anos 90 e tem servido muito bem para o ke é preciso (ou será que não?)





4 pipelines com 2 texturas por pipeline? isto num GPU é relativamente pouco, já se vê disto desde a GF2 GTS. Será que num VPU é muito bom?
 
Apesar de gostar destas coisas estes artigos são excessivamente técnicos para mim, por isso a minha opinião corre o risco de ser uma MAJOR calinada, mas cá vai:

Parece-me q a ideia aki é em vez de ter uma ou duas unidades poderosas de processamento tipo radeon e Gf3 e 4, ter varias unidades mais "fracas" mas q permitem o processamento de varias threads ao mesmo tempo em paralelo como se faz num processador normal. Juntando a isto uma Command Unit consegue-se obter uma VPU mais programável q as actuais pois esta ultima unidade gere todos os pedidos e distribui pelas varias threads possibilitando uma grande compatibilidade e um excelente exemplo disso é q esta VPU sendo tb programável à saida das threads permite o suporte para qualquer tipo de anti-aliasing, desde os ja existentes (todos) a qq uns q os programadores se lembrem de "inventar".
No Anandtech li algo q tb me pareceu importante, é q apesar de ser bastante mais programável do q os shaders actuais esta não é 100% programável, havendo algumas componentes fixas q impossibilitam q esta placa seja totalmente indicada para o q o DirectX 9 vai trazar de novo, q é a "exigência" de processadores completamente programáveis de uma ponta à outra!!
O q parece ja ser um facto adquirido mas ainda por provar, é q esta arquitectura é bastante mais performante do q as actuais embora provavelmente isto não seja muito apreciável coom o software actual pois este será "escrito" para as tecnologias actuais e não para a versatilidade da P10.
Pelo q dizem a próxima geração é q será realmente entusiamante ja q tera de ser capaz dar resposta a suposta grande inovação q ATI e Nvidia irão trazer, pra já não falar da Matrox...

Isto esta giro, esta...
 
mta parra pouca uva ... knd é k saem para a gente ver isso é 3dmarks !!! e em specs verdadeiras e comparações decentes??!!!

la para o segundo semestre de 2003 ... até ja a nvidia os barrou a todos ... cada vez tou mais convencido k a nvidia vai continuar a dar banhada a estes "turistas" todos ...

p.s: n kero de maneira nenhuma "ferir" susceptibilidades algumas mas temos k ser realistas de vez enquando!!
 
Venham eles, mas a Nvidia continuará a ganhar enquanto o software for optimizado pra ela quase em exclusivo. Isto deveria de mudar.
 
Back
Topo