Apesar de gostar destas coisas estes artigos são excessivamente técnicos para mim, por isso a minha opinião corre o risco de ser uma MAJOR calinada, mas cá vai:
Parece-me q a ideia aki é em vez de ter uma ou duas unidades poderosas de processamento tipo radeon e Gf3 e 4, ter varias unidades mais "fracas" mas q permitem o processamento de varias threads ao mesmo tempo em paralelo como se faz num processador normal. Juntando a isto uma Command Unit consegue-se obter uma VPU mais programável q as actuais pois esta ultima unidade gere todos os pedidos e distribui pelas varias threads possibilitando uma grande compatibilidade e um excelente exemplo disso é q esta VPU sendo tb programável à saida das threads permite o suporte para qualquer tipo de anti-aliasing, desde os ja existentes (todos) a qq uns q os programadores se lembrem de "inventar".
No Anandtech li algo q tb me pareceu importante, é q apesar de ser bastante mais programável do q os shaders actuais esta não é 100% programável, havendo algumas componentes fixas q impossibilitam q esta placa seja totalmente indicada para o q o DirectX 9 vai trazar de novo, q é a "exigência" de processadores completamente programáveis de uma ponta à outra!!
O q parece ja ser um facto adquirido mas ainda por provar, é q esta arquitectura é bastante mais performante do q as actuais embora provavelmente isto não seja muito apreciável coom o software actual pois este será "escrito" para as tecnologias actuais e não para a versatilidade da P10.
Pelo q dizem a próxima geração é q será realmente entusiamante ja q tera de ser capaz dar resposta a suposta grande inovação q ATI e Nvidia irão trazer, pra já não falar da Matrox...
Isto esta giro, esta...