Mais CPU clock ou mais RAM?

Sparr

Power Member
Viva, estou aqui com uma pequena dúvida. O meu pc já sofreu várias actualizações, uma das últimas levou com 2x2GB de ram DDR2 hyper x a 800mhz. Retirei as que lá estavam, kingston 2x2GB a 667mhz. Tenho usualmente, o cpu Q9550 overclocked a 3.8Ghz e isso só é possível com as rams que tenho que aguentam com um overclock de 8.5x450mhz. Mais recentemente pensei em juntar as antigas rams e ficar com 8GB que me dava algum jeito pois tenho andado em edição de vídeo e audio além de estar constantemente a gravar gameplays com o jogo aberto+audio recorder+fraps. Normalmente com o firefox aberto enquanto estou a editar vídeo, ou a renderizar chego a ver a memoria ram a ficar com uns escassos 200mb livres.
Mas adicionar esta ram significa baixar o overclock do cpu pois ela não aguenta as velocidades que tenho agora. O melhor que consegui foi 8.5x410mhz o que faz 3.4Ghz no cpu. Ainda não experimentei por aí além, a nível de edição, de jogos, etc (acabei de formatar). Mas gostava de ouvir a vossa opinião, se preferiam mais ram ou mais clock speeds no cpu? E tenho a certeza que conseguiria leva-lo além de 3.8Ghz, simplesmente nunca me aventurei. Pensei em dar 40€ por mais 2x2GB de ram a 800/1000mhz para ter os 8GB e o cpu overclocked como tenho agora, mas acho que cheguei a uma ponto em que não quero mesmo investir mais numa tecnologia "morta".
 
Se fosse a ti deixava assim, a não ser que precises mesmo muito da ram extra, mais 2 módulos de ram vai significar mais stress no controlador de memórias e pode te dar problemas a nivel de estabiliade com o OC.
Podias era ter comprado 2x4 DDR 800 e ficavas logo com 8Gb de ram, eu deixava assim.
 
As memórias 667 tem que latências?! 3-3-3-12?!?! Se sim penso que fazem na boa 900 CL5 ou CL6, portanto é uma questão de experimentares... Aí já ficas com os tais 8GB... O stress que terás com as memórias serão quase insignificantes para o OC que possuis...
 
Se precisas mesmo da ram, é preferivel os 8GB com velocidade ligeiramente inferior.
O PC fica mais fluido.
Além de, a melhor pessoa para responder a isso, és tu. És a unica pessoa que tem o PC para fazer a experiencia se compensa uma configuração ou a outra. Em termos técnicos, ambas são possiveis sem grandes complicações.
 
Obrigado pelas sugestões, Stormgiant estive de facto hoje a trabalhar e a experimentar com os 8GB e tudo parece-me mais fluído pois com o adobe audition por exemplo vejo a utilização de memoria a ir aos 4.5GB coisa que antigamente obrigava à utilização do pagefile e provavelmente demoraria muito mais. Penso que agora fico assim. CrazyMonkeyTM não mexi nos timmings, mas vou experimentar :)
 
Back
Topo