Mais de 2 milhões de portugueses têm consolas de jogos em casa

Infelizmente em Portugal a cultura é considerada um segmento de luxo para "elites" que têm mais dinheiro do que gosto ou conhecimentos...Isso reflecte-se nas expressões de alta cultura - quanto custa um bilhete para um concerto no CCB ou para ir à ópera no S.Carlos? Não é exactamente acessível à generalidade classe média.

Isso acaba por se reflectir no mercado de jogos, que em Portugal é apenas mais um. Aposto que há por aí imensas pessoas que compraram consolas a preços exorbitantes sabendo muito pouco sobre elas, o que para mim é uma daquelas coisas que doem. Tenho uma posição muito darwinista numa série de coisas, se uma pessoa não conhece aquilo que tem, não a merece; quem compra uma consola de jogos apenas para a exibir aos vizinhos/amigos e depois desconhece totalmente as suas características ou o seu catálogo de jogos não sabe a real ponta d'um corno sobre o artigo que comprou, logo não o merece.
 
Excelente post Yggdrasil!

Tambem sou darwinista em bastantes aspectos da vida, e não conseguiría resumir esta ideia de maneira tão eficiente como conseguiste!

\w/
 
Só aí já vês um dos motivos para a má performance de vendas da PS3!

É certo que o hardware da consola não é barato, e que há muita gente que pode pagar os 600 calhaus na boa, mas tambem começa a haver muito boa gente que não quer pagar pelo entretenimento/cultura como se estivesse a pagar um luxo!

Eu sou uma dessas pessoas...

\w/

Exactamente, eu em Janeiro já tinha dinheiro para uma, mas se podia ter mais pagando menos, porque pagar mais? (parece publicidade :D)
 
Epa, vocês criticam mas são uns verdadeiros extremistas!
Vamos lá ver, é um facto que existe pessoas que compram consolas e jogos negligenciando outros aspectos da vida mais importante, mas isso são casos em termos absolutos e mesmo relativos muito diminutos. Não podem tornar esses casos isolados e dar-lhes um grau de importância que em muito o ultrapassa.
Agora o uso desde tipo de argumentos por norma implícita um certo tipo de sentimento de superioridade, vocês apenas pegam neste casos insignificantes e fazem dele um grande alarido, pois assim ao acentuarem os defeitos de uns acentuam aquilo que acham que possuem como correcto, colocam-se em um nível superior, a tentativa de aplicações darwinistas no comportamento humano mostra isso mesmo.
Uma consola é um produto de cultura? isso depende do que consideram como cultura, tecnicamente até uma pilha é um produto de cultura, agora se considerarem cultura como propriedade intelectual sem formato físico, como literatura, musica e afins, uma consola dificilmente é um produto de cultura por ser um objecto que necessita de jogos, esses sim produtos culturais. Agora há cultura e cultura, não é por gostarem de um tipo especifica que esse passa ser um dos principais formatos de cultura. Não se esqueçam que um produtos é cada vez mais irrelevante culturalmente quanto mais é dirigido para o campo comercial, resumindo, cultura criada única e exclusivamente para vender, e nesse campo temos, por ordem inversa, jogos, musica e livros!
Os jogos são luxo? claro que são, lá por serem um produto cultural não implica que não seja de luxo.
Já li criticarem,não aqui, indivíduos mal vestidos mas com a ultima tecnologia em casa, pergunto eu, qual o problema?e já agora, porque colocar a roupa à frente da cultura? se a mesma é funcional, porque a substituir? porque já não esta na moda? não é isso promover a futilidade?tantas pessoas que tem o armário cheio de roupa em bom estado, e todos os anos compram mais, esse € não era mais bem empregue em outras coisas?
Voystice, disseste isto " É que se é verdade que antes cultura vem a alimentação, o vestir e a habitação", porque? porque esta ordem? não deveria vir a cultura ao mesmo tempo que a alimentação? não é afinal, segundo vocês, a falta de cultura o principal problema da sociedade?

Não podemos projectar os nossos desejos na forma como a sociedade deve funcionar, a cultura não é cara por elites ou afins, é cara por razões de mercado, porque muitos o que procuram é entretenimento, porque um jogo custa 50€ mas um livro de Platão custa 2.50€, quantos tem o livro?
(Isto é um assunto mais para o geral e não para aqui, mas também não tenho acesso a ele, fica a intervenção aqui, por muito offtopic que seja!)
 
Epa, vocês criticam mas são uns verdadeiros extremistas!
Vamos lá ver, é um facto que existe pessoas que compram consolas e jogos negligenciando outros aspectos da vida mais importante, mas isso são casos em termos absolutos e mesmo relativos muito diminutos.


Consolas, telemóveis ultimo modelo, carros, não poucos casos, são mais do que pensas, por isso é que muita gente está afundada em créditos...
 
Consolas, telemóveis ultimo modelo, carros, não poucos casos, são mais do que pensas, por isso é que muita gente está afundada em créditos...

....porque as agências de créditos têm a resolução para os problemas financeiros. Dinheiro fácil? É já!!!!
É lógico que as pessoas têm culpa, mas também são bombardeadas a torto e a direito com publicidade a créditos. E quando há falta de orientação, pior ainda...

Nós vivemos numa sociedade de consumo. É dificil de entender que, tudo o resto que não é essencial á nossa sobrevivência, é acessório(bem de luxo?).

Por isso na minha opinião, uma consola de jogos não é essencial para a minha sobrevivência(se falar irónicamente até é:x2:)
 
Epa, vocês criticam mas são uns verdadeiros extremistas!
Vamos lá ver, é um facto que existe pessoas que compram consolas e jogos negligenciando outros aspectos da vida mais importante, mas isso são casos em termos absolutos e mesmo relativos muito diminutos. Não podem tornar esses casos isolados e dar-lhes um grau de importância que em muito o ultrapassa.
Agora o uso desde tipo de argumentos por norma implícita um certo tipo de sentimento de superioridade, vocês apenas pegam neste casos insignificantes e fazem dele um grande alarido, pois assim ao acentuarem os defeitos de uns acentuam aquilo que acham que possuem como correcto, colocam-se em um nível superior, a tentativa de aplicações darwinistas no comportamento humano mostra isso mesmo.
Uma consola é um produto de cultura? isso depende do que consideram como cultura, tecnicamente até uma pilha é um produto de cultura, agora se considerarem cultura como propriedade intelectual sem formato físico, como literatura, musica e afins, uma consola dificilmente é um produto de cultura por ser um objecto que necessita de jogos, esses sim produtos culturais. Agora há cultura e cultura, não é por gostarem de um tipo especifica que esse passa ser um dos principais formatos de cultura. Não se esqueçam que um produtos é cada vez mais irrelevante culturalmente quanto mais é dirigido para o campo comercial, resumindo, cultura criada única e exclusivamente para vender, e nesse campo temos, por ordem inversa, jogos, musica e livros!
Os jogos são luxo? claro que são, lá por serem um produto cultural não implica que não seja de luxo.
Já li criticarem,não aqui, indivíduos mal vestidos mas com a ultima tecnologia em casa, pergunto eu, qual o problema?e já agora, porque colocar a roupa à frente da cultura? se a mesma é funcional, porque a substituir? porque já não esta na moda? não é isso promover a futilidade?tantas pessoas que tem o armário cheio de roupa em bom estado, e todos os anos compram mais, esse € não era mais bem empregue em outras coisas?
Voystice, disseste isto " É que se é verdade que antes cultura vem a alimentação, o vestir e a habitação", porque? porque esta ordem? não deveria vir a cultura ao mesmo tempo que a alimentação? não é afinal, segundo vocês, a falta de cultura o principal problema da sociedade?

Não podemos projectar os nossos desejos na forma como a sociedade deve funcionar, a cultura não é cara por elites ou afins, é cara por razões de mercado, porque muitos o que procuram é entretenimento, porque um jogo custa 50€ mas um livro de Platão custa 2.50€, quantos tem o livro?
(Isto é um assunto mais para o geral e não para aqui, mas também não tenho acesso a ele, fica a intervenção aqui, por muito offtopic que seja!)


Quando dizes que: "se considerarem cultura como propriedade intelectual sem formato físico, como literatura, musica e afins" e depois pegas nas consolas, é óbvio que estás a puxar a brasa à tua sardinha, senão vejamos... se o papel e o plástico de um cd são os suportes para a cultura da leitura e da musica, porque é que não chegaste tambem à conclusão que as consolas e os cd's/dvd's são apenas o suporte de outro veículo de cultura que são os jogos?
Não será a propriedade intelectual dos jogos, ou seja O JOGO em si que será a cultura?

E porque raio é que um jogo não pode ser cultura?

Só porque existe a ideia enraízada de que aquilo que serve para entreter não cultiva e não ensina nada a ninguem?
Quantas pesquisas achas que eu ou outra pessoa não poderá ter feito, seja na net "googlando" ou mesmo em enciclopédias em casa, ou livros técnicos à procura de aprofundar temas a que tenha assistido num videojogo?
Porque será que o meu interesse na literatura fantástica/filosófica tornou a ter um segundo impacto depois de ter jogado coisas como "Drakan: The Ancient's Gates", ou ouvido coisas como "Dragonlord - Dark Wings Of Destiny", ou ainda "Assim Falou Zaratustra" e "O Anticristo" do Nietzsche?
Porque será que a constante pesquisa destes temas e ainda sobre civilizações antigas e/ou desaparecidas me tem levado a jogar Tomb Raider e vice-versa?
Já pensaste que pode haver muita gente por esse mundo fora que se tenha inspirado num jogo para fazer um livro/filme e vice-versa?
Ou será que obras como "O Senhor dos Anéis" ou "As Crónicas de Allarya" não podem ser consideradas cultura só porque não são literatura "verídica"?
Ou será que só mesmo as enciclopédias e dicionários e os livros da escola é que podem caber na definição de "cultura"?
Bolas, até a arte de bem conduzir pode ser uma cultura, tens que aprender coisas sobre leis da física, geometria espaço-tridimensional e uma outra data de coisas que muita gente nem percebe que está a aprender apenas porque acha que a cultura nunca pode ser uma coisa divertida e que dê prazer!

Bem lixado estava eu, se a cultura tivesse obrigatóriamente que ser uma seca, nunca tería lido/ouvido/jogado/assistido a mais nada na vida sem ser os livros da escola!

E desde quando é que um veículo de cultura é um luxo? Desde que civilização é que se instituiu tal ideia?

Só se for na civilização do "bora cobrar impostos à cultura qué para termos algum "tacho" sempre garantido; uma vez que não podemos fazer tal coisa tão á descarada na alimentação e tal..."

Se um CD custa meia dúzia de centimos a ser fabricado porque é que albuns, filmes e jogos são taxados com impostos oceânicos?
Querermos saber mais é um luxo? A informação é um luxo?
Deve ser,.. num estado fascista aposto!

Quanto maiores forem as palas na fuça do povo, mais fácil se torna de dominar!

Tambem não percebi essa de não quereres que eu coloque a alimentação, o vestuário e a habitação à frente da cultura! Ou será que foi por eu ter referido que o outro até podia comprar uns ténis de marca ao puto? Foi mesmo só para fazer ver o quão abusivo é o preço da PS3, nada mais! É óbvio que um gajo não precisa andar sempre na "moda" (o que quer que tal coisa seja...), nem ter o maior palacete, nem comer caviar todos os dias ao pequeno-almoço, mas caramba, nem tanto ao mar nem tanto à terra; que eu saiba será difícil alguem viver sem ter o que comer, o que vestir, já para não falar num tecto sob o qual dormir!
Acho que não fica nada mal à cultura que esta se coloque em 4º não achas? (E aqui tambem estou a colocar o ensino escolar na cultura - tal como já referi a cultura complementa-se)

Depois comparas um jogo ao livro do Platão; é mais que óbvio que Platão se venda ao preço da chuva, afinal tens sempre livros de bolso mais baratos que normalmente são os usados nas escolas e ainda bem, ou achas que toda a gente se pode dar ao luxo de estoirar 10 ou 15 contos num calhamaço para cada disciplina?
Quanto ao preço dos jogos, vai ver quanto custam lá fora; que é para veres o quanto este tipo de media, e não só este, é chulado apocalípticamente em impostos?

Os bancos suíços agradecem...

Para terminar, achas mal que eu ou o Iggdrasil tenhamos visões Darwinistas do mundo?
Como poderíamos não ter?
Já dizía o Nietzsche que: "O homem é o único animal à face da Terra capaz de aceitar aquilo que lhe é desvantajoso!"
Como podemos nós não nos querermos assumir à parte do "nacional-carneirismo" que grassa actualmente?
Há quem mude de telemóvel como quem muda de cuecas, tudo bem, não é nenhum crime; mas eu prefiro ter um telemóvel por 4 ou 5 anos, e actualizar-me com livros, filmes, jogos e o "diabo-a-sete" do que me preocupar com vaidades fúteis!

Espero ter sido mais elucidativo desta vez!...

\w/
 
....porque as agências de créditos têm a resolução para os problemas financeiros. Dinheiro fácil? É já!!!!
É lógico que as pessoas têm culpa, mas também são bombardeadas a torto e a direito com publicidade a créditos. E quando há falta de orientação, pior ainda...

óbvio, tanto existe publicidade, que passo pelo Mcdonalds e vejo lá sempre putos pequenos a comer... Hão-de crescer muito saudáveis...

Mas o governo também exagera ( e talvez não apenas eles) o preço de um CD e dum livro são abusivos...
 
Última edição:
Mas o governo também exagera ( e talvez não apenas eles) o preço de um CD e dum livro são alusivos...

E se exageram!!!
Precisei de comprar 2 livros escolares. Matemática e Fisíca do 12º Ano. Os 2 livros custaram-me 60 aerios8| .Porra, dava pra comprar um jogo:x2:

Não faço a mínima ideia dos custos de produção de um livro, mas que são estupidamente caros lá isso são.
 
Estão a generalizar mt e a criar mt drama, em 10 milhoes de pessoas 2milhoes terem consolas de jogos n é nada de anormal!!...n podemos tar no eterno pessimismo de ver o que os outros tem ou n tem..."como é que ele vai pagar aquilo...os filhos devem passar fome!!!"...lool é o eterno pessimismo portugues, à gente que vive mal de facto mas acreditem que esses nem têm poder de compra para a alimentação(esses sim precisam de ajuda e atenção n os que se individam pa comprar os luxos que estão por aqui a falar) quanto mais para uma consola, quem tem 2 braços 2 pernas e uma mente saudavel ainda se pode safar no portugal dos pequeninos...joguem mais e deixem de olhar po quintal do vizinho e o que ele faz ou n com o seu cartão de credito.
 
60 aerios8| .Porra, dava pra comprar um jogo:x2:
na suiça as escolas compravam os livros e esses passavam de aluno para aluno ao longo dos anos, claro que se estragasses o livro terias de pagar um novo. acho que na alemanha era igual. Só os cadernos é que se tem de comprar acho eu
 
Quando dizes que: "se considerarem cultura como propriedade intelectual sem formato físico, como literatura, musica e afins" e depois pegas nas consolas, é óbvio que estás a puxar a brasa à tua sardinha, senão vejamos... se o papel e o plástico de um cd são os suportes para a cultura da leitura e da musica, porque é que não chegaste tambem à conclusão que as consolas e os cd's/dvd's são apenas o suporte de outro veículo de cultura que são os jogos?
Não será a propriedade intelectual dos jogos, ou seja O JOGO em si que será a cultura?

E porque raio é que um jogo não pode ser cultura?

Só porque existe a ideia enraízada de que aquilo que serve para entreter não cultiva e não ensina nada a ninguem?
Quantas pesquisas achas que eu ou outra pessoa não poderá ter feito, seja na net "googlando" ou mesmo em enciclopédias em casa, ou livros técnicos à procura de aprofundar temas a que tenha assistido num videojogo?
Porque será que o meu interesse na literatura fantástica/filosófica tornou a ter um segundo impacto depois de ter jogado coisas como "Drakan: The Ancient's Gates", ou ouvido coisas como "Dragonlord - Dark Wings Of Destiny", ou ainda "Assim Falou Zaratustra" e "O Anticristo" do Nietzsche?
Porque será que a constante pesquisa destes temas e ainda sobre civilizações antigas e/ou desaparecidas me tem levado a jogar Tomb Raider e vice-versa?
Já pensaste que pode haver muita gente por esse mundo fora que se tenha inspirado num jogo para fazer um livro/filme e vice-versa?
Ou será que obras como "O Senhor dos Anéis" ou "As Crónicas de Allarya" não podem ser consideradas cultura só porque não são literatura "verídica"?
Ou será que só mesmo as enciclopédias e dicionários e os livros da escola é que podem caber na definição de "cultura"?
Bolas, até a arte de bem conduzir pode ser uma cultura, tens que aprender coisas sobre leis da física, geometria espaço-tridimensional e uma outra data de coisas que muita gente nem percebe que está a aprender apenas porque acha que a cultura nunca pode ser uma coisa divertida e que dê prazer!

Bem lixado estava eu, se a cultura tivesse obrigatóriamente que ser uma seca, nunca tería lido/ouvido/jogado/assistido a mais nada na vida sem ser os livros da escola!

E desde quando é que um veículo de cultura é um luxo? Desde que civilização é que se instituiu tal ideia?

Só se for na civilização do "bora cobrar impostos à cultura qué para termos algum "tacho" sempre garantido; uma vez que não podemos fazer tal coisa tão á descarada na alimentação e tal..."

Se um CD custa meia dúzia de centimos a ser fabricado porque é que albuns, filmes e jogos são taxados com impostos oceânicos?
Querermos saber mais é um luxo? A informação é um luxo?
Deve ser,.. num estado fascista aposto!

Quanto maiores forem as palas na fuça do povo, mais fácil se torna de dominar!

Tambem não percebi essa de não quereres que eu coloque a alimentação, o vestuário e a habitação à frente da cultura! Ou será que foi por eu ter referido que o outro até podia comprar uns ténis de marca ao puto? Foi mesmo só para fazer ver o quão abusivo é o preço da PS3, nada mais! É óbvio que um gajo não precisa andar sempre na "moda" (o que quer que tal coisa seja...), nem ter o maior palacete, nem comer caviar todos os dias ao pequeno-almoço, mas caramba, nem tanto ao mar nem tanto à terra; que eu saiba será difícil alguem viver sem ter o que comer, o que vestir, já para não falar num tecto sob o qual dormir!
Acho que não fica nada mal à cultura que esta se coloque em 4º não achas? (E aqui tambem estou a colocar o ensino escolar na cultura - tal como já referi a cultura complementa-se)

Depois comparas um jogo ao livro do Platão; é mais que óbvio que Platão se venda ao preço da chuva, afinal tens sempre livros de bolso mais baratos que normalmente são os usados nas escolas e ainda bem, ou achas que toda a gente se pode dar ao luxo de estoirar 10 ou 15 contos num calhamaço para cada disciplina?
Quanto ao preço dos jogos, vai ver quanto custam lá fora; que é para veres o quanto este tipo de media, e não só este, é chulado apocalípticamente em impostos?

Os bancos suíços agradecem...

Para terminar, achas mal que eu ou o Iggdrasil tenhamos visões Darwinistas do mundo?
Como poderíamos não ter?
Já dizía o Nietzsche que: "O homem é o único animal à face da Terra capaz de aceitar aquilo que lhe é desvantajoso!"
Como podemos nós não nos querermos assumir à parte do "nacional-carneirismo" que grassa actualmente?
Há quem mude de telemóvel como quem muda de cuecas, tudo bem, não é nenhum crime; mas eu prefiro ter um telemóvel por 4 ou 5 anos, e actualizar-me com livros, filmes, jogos e o "diabo-a-sete" do que me preocupar com vaidades fúteis!

Espero ter sido mais elucidativo desta vez!...

\w/

A Literatura, musica jogos, precisam sempre de um formato para a sua transmissão, é uma limitação à mesma. Mas a consola em si não é um objecto cultural, pois sozinha não faz nada é mero instrumento de leitura, tanto que actualmente nem precisam de jogos para trabalhar. Dizer que a consola é um objecto de cultura é o mesmo que dizer que uma televisão também o é, alias teríamos e colocar praticamente todos os aparelhos electrónicos como objectos culturais.tal como dizes é a propriedade intelectual em si que é a cultura, e os jogos os são, não disse o contrario.
Agora não podes considerar um jogo como de grande grau cultural que não o é. Se considerar-mos Cultura como algo que promove o desenvolvimento cognitivo humano, verificamos que os jogos estão mais associados a um maior desenvolvimentos de reflexos do que qualquer outra coisa, tal como a maioria dos produtos dedicados aos entretenimento, e isto inclui certos livros(excluo musica, pois ainda nada mostrou que diferentes estilos musicais interfira no que quer que seja o ser humano). Se o jogo influenciou-te em certo grau a busca por certos assuntos, isso não lhe confere um outro grau cultural, continua a ser uma obra de entretenimento, se assistires a um acidente automóvel, e resolveres pesquisares sobre o assunto, acho que concordaras que o grau cultural de um acidente continua a ser nulo.

Mas culpas o estado dos preços dos produtos culturais acusando de ser povoado de fascistas, negando o acesso à cultura, e isso não concordo, dai ter falado de Platão. Dás por um jogo 50€, mas o principal imposto que ali tens é o iva de 21%, o preço elevado do mesmo é responsabilidade de quem o fez, e das regras de mercado, um livro de Platão apenas tem um iva mais baixo, mas mesmo com um iva de 21% continuava a ser um livro muito barato, no entanto as suas vendas são diminutos comparadas com um jogo, e o seu grau cultural é mais elevado.
Colocas o vestuário à frente da cultura, e eu questionei porque, e colocaste isto:
"será difícil alguém viver sem ter o que comer, o que vestir, já para não falar num tecto", colocaste por duas vezes esta ordem: comida, roupa, e habitação. isto é um reflexo do que tu consideras importante, porque reflecte o teu modo de vida,as tuas preocupações, quanto mais garantido, mais para ultimo. Tu todos os dias precisas de comida e roupa, e tens a habitação garantida(não te trás preocupações) colocando em ultimo. Por fim colocas a cultura, tornando a cultura num luxo, só interessa se garantires o resto. Eu dei foco na roupa pela simples razão de ser considerada um bem quase inútil em boa parte do planeta, usando a mesma roupa, por vezes até morrer, alias a roupa só existe por existir cultura, um animal(não humano) garante a sua sobrevivência sem roupa, existindo certos primatas que possuem certos graus de cultura limitados, estando logo a seguir à comida a preocupação da sua transmissão! o que és primeiro na vida, um ser com casa ou um ser com cultura?

darwinismo não se aplica a comportamentos, o uso do mesmo nesse campo levou a certos massacres no mundo, e aqueles que os cometeram também se colocavam em cima, como se fossem a entidade dominante, superior, no entanto esses mesmo indivíduos não ficaram recordados pelo mesmo.
 
Os jogos fazem parte da nossa cultura de massas, da mesma forma que o cinema, a música, a televisão e a internet também fazem, isso é inegável.

Claro que para a generalidade dos 2 milhões de portugueses que têm consolas em casa, bem como para a grande maioria das pessoas que têm consolas por esse Mundo fora, os jogos são umas coisinhas giras...para mim são obras de arte, ou talvez deve dizer que alguns jogos são obras de arte - atrevem-se a dizer que Tetris não é? Ou que Street Fighter II, Ocarina of Time, Okami, Shenmue ou Myst não o são?

Mas quando dizemos que X milhões de pessoas têm uma consola de jogos, não estamos a ver isso do ponto de vista da arte, estamos a ver isto do ponto de vista da massificação de objectos electrónicos com fins de entretenimento, porque é óbvio que a esmagadora maioria das pessoas não compra uma consola de jogos pela "arte de jogar" ou porque considera que alguns dos jogos produzidos são verdadeiras obras-primas dirigidas/produzidas por génios. Mais uma vez, Shigeru Miyamoto, Will Wright, Yuji Naka, Hironobu Sakaguchi, Yu Suzuki, Sid Meyer ou Eiji Aonuma não serão génios?


Agora digam lá isso a 90% das pessoas com consolas...elas nem sequer sabem de onde é o fabricante, quanto mais quem está por trás de algumas das maiores pérolas jogáveis que já foram feitas até hoje. É sempre uma faca de dois gumes, por um lado expande o mercado e torna a oferta mais diversificada. Por outro lado, um número muito elevado com consolas significa que o nível de exigência do mercado desce e a banalização do meio leva a que não o reconheçam como arte - para que isso aconteça é preciso varrer o lixo...
 
Mais uma vez, Shigeru Miyamoto, Will Wright, Yuji Naka, Hironobu Sakaguchi, Yu Suzuki, Sid Meyer ou Eiji Aonuma não serão génios?

Então e o Hideo Kojima?? :D

Estes dados mostram que se compram consolas não pela admiração que se tem pelos jogos mas porque o vizinho do lado tem e está na moda.
 
Claro que esse também é :D depois temos o John Romero que é um caso diferente :-D

Mas enfim...quem é que compra uma consola de jogos para jogar obras de arte? Muito poucos.
 
A Literatura, musica jogos, precisam sempre de um formato para a sua transmissão, é uma limitação à mesma. Mas a consola em si não é um objecto cultural, pois sozinha não faz nada é mero instrumento de leitura, tanto que actualmente nem precisam de jogos para trabalhar. Dizer que a consola é um objecto de cultura é o mesmo que dizer que uma televisão também o é, alias teríamos e colocar praticamente todos os aparelhos electrónicos como objectos culturais.tal como dizes é a propriedade intelectual em si que é a cultura, e os jogos os são, não disse o contrario.
Agora não podes considerar um jogo como de grande grau cultural que não o é. Se considerar-mos Cultura como algo que promove o desenvolvimento cognitivo humano, verificamos que os jogos estão mais associados a um maior desenvolvimentos de reflexos do que qualquer outra coisa, tal como a maioria dos produtos dedicados aos entretenimento, e isto inclui certos livros(excluo musica, pois ainda nada mostrou que diferentes estilos musicais interfira no que quer que seja o ser humano). Se o jogo influenciou-te em certo grau a busca por certos assuntos, isso não lhe confere um outro grau cultural, continua a ser uma obra de entretenimento, se assistires a um acidente automóvel, e resolveres pesquisares sobre o assunto, acho que concordaras que o grau cultural de um acidente continua a ser nulo.

Mas culpas o estado dos preços dos produtos culturais acusando de ser povoado de fascistas, negando o acesso à cultura, e isso não concordo, dai ter falado de Platão. Dás por um jogo 50€, mas o principal imposto que ali tens é o iva de 21%, o preço elevado do mesmo é responsabilidade de quem o fez, e das regras de mercado, um livro de Platão apenas tem um iva mais baixo, mas mesmo com um iva de 21% continuava a ser um livro muito barato, no entanto as suas vendas são diminutos comparadas com um jogo, e o seu grau cultural é mais elevado.
Colocas o vestuário à frente da cultura, e eu questionei porque, e colocaste isto:
"será difícil alguém viver sem ter o que comer, o que vestir, já para não falar num tecto", colocaste por duas vezes esta ordem: comida, roupa, e habitação. isto é um reflexo do que tu consideras importante, porque reflecte o teu modo de vida,as tuas preocupações, quanto mais garantido, mais para ultimo. Tu todos os dias precisas de comida e roupa, e tens a habitação garantida(não te trás preocupações) colocando em ultimo. Por fim colocas a cultura, tornando a cultura num luxo, só interessa se garantires o resto. Eu dei foco na roupa pela simples razão de ser considerada um bem quase inútil em boa parte do planeta, usando a mesma roupa, por vezes até morrer, alias a roupa só existe por existir cultura, um animal(não humano) garante a sua sobrevivência sem roupa, existindo certos primatas que possuem certos graus de cultura limitados, estando logo a seguir à comida a preocupação da sua transmissão! o que és primeiro na vida, um ser com casa ou um ser com cultura?

darwinismo não se aplica a comportamentos, o uso do mesmo nesse campo levou a certos massacres no mundo, e aqueles que os cometeram também se colocavam em cima, como se fossem a entidade dominante, superior, no entanto esses mesmo indivíduos não ficaram recordados pelo mesmo.

Se leres o início do meu post anterior anterior, vais ler que eu cheguei à mesma conclusão que tu, ou seja, a cultura está nos jogos da consola e não na consola dos jogos!
Se o suporte da cultura é uma limitação à mesma, isso eu não tenho culpa; não sou eu que ando a engordar contas secretas na suíça provenientes de impostos ilegais...

Que tu não consigas perceber um jogo como uma expressão de cultura, não temos culpa, eu até consigo; a única diferença é que não estou à espera que um jogo, ou até mesmo um album de música seja "um livro aberto"; se é que me faço entender!
E quanto ao grau cultural resultante da análise de um hipotético acidente, depende da "cachola" de quem o analisar, mas creio que estás a esticar demasiado a corda para domínios que não se relacionam com o assunto em epígrafe...

E já agora, mais um remate; se está ou não provado científicamente que a música possa alterar o comportamento humano isso não sei; o que eu sei é que a presença da música e até dos seus variados suportes (CD, K7, Vinyl; quem diría, um miserável suporte!) foram em determinadas fazes da minha vida bastante importantes para o desenvolvimento de alguns talentos da minha parte, e de cultura artística, pictórica, ilustrativa, ou aquilo que preferires chamar!
Mais uma vez, cultura não são só datas históricas e revoluções sociais!

Em relação ao que tu chamas de "grau cultural mais elevado" por parte de um livro do Platão quando comparado com um jogo, percebo onde queres chegar, e até concordo numa perspectiva puramente escolástica/educativa; mas tal como eu já disse, a cultura complementa-se e eu acho que não é "democrático" fazer "medições de tamanho ou percentagem" da cultura!
Eu digo que toda a cultura deve ser tratada de modo igual, porque muita gente pode não ter a capacidade de apreender um livro do Platão, mas se calhar apreende muito mais facilmente um jogo ou um album de música! Se é verdade que toda a gente devería ter capacidades para ler e perceber um livro do Platão? Sem dúvida, mas isso já descamba para os domínios do analfabetismo ou, pelo menos da cultura precária, que é um outro problema!...

E não, eu não acho bem que os jogos sejam taxados a 21%, se os livros não o são, então os jogos e a música tambem não o deveríam ser, doesse a quem doesse e emagrecendo a receita de que estado fosse! Uns não são filhos e outros afilhados! (ou não deveríam ser)

Quanto ao que disseste em relação às posições no "pódium" da alimentação, vestuario e habitação; epa, e se eu te dissesse que não é um pódium? Que realmente podes colocar as 3 num patamar mais ou menos idêntico, variando as situações consoante o seu posicionamento no globo? (Excluíndo como é óbvio a alimentação dessas trocas, porque essa será sempre "A" 1ª Necessidade; infelizmente não se pode viver do "ar"...)
Assim teriamos o vestuario e a habitação como bens de segunda necessidade, e a cultura como "3ª necessidade",... descendo por aí abaixo até chegar ao luxo que eventualmente deve ser um bem de,... 156ª necessidade,... sort of...

De 3º para 156º lugar até que a cultura não se safou nada mal... isto colocado de uma maneira que seja fácil apreender e sem complicar demasiado as coisas!

Depois tambem não percebi a tua divagação sobre o vestuário, espero que não subentendas esse conceito nos meus posts como a última moda de ténis "ardidas" ou de calças mais "leves"; estou a mencionar num sentido puramente de necessidade,... espero estar a ser bem explícito nesta matéria!
O facto de eu colocar a cultura depois da habitação tambem é pelo mesmo motivo, se viveres em Africa, roupa e habitação podem até ser circunstanciais; mas se viverem na Noruega o caso muda de figura; e um sábio congelado pela neve é sempre um sábio congelado pela neve!...

Para finalizar, já estou a adivinhar onde queres pegar quando falas em massacres motivados por supostas maneiras de pensar Darwinianas; mas para isso tenho eu resposta para ti:

Lá porque os Nacional-Socialistas PENSAVAM que eram Darwinistas; isso não quer dizer que um Darwinista seja Nacional-Socialista, da mesma maneira que um anticristão é sempre um ateu, mas um ateu não tem necessáriamente que ser anticristão, pode até nem ser "anti-qualquer-coisa"!

E sim, gosto de ser Darwinista, de ter pensamentos Darwinistas, e de chegar à conclusão que guerras, conflitos e limpezas genéticas levadas a cabo por fanáticos, seja da política ou da própria Igreja tenham sido o verdadeiro oposto do Darwinismo; porque ao contrário do benefício da espécie, só trouxeram a miséria, a morte, e muito importante; a "depauperação" da piscina genética humana!
Por isso como vês, lá por um gajo ser Darwinista não quer dizer que se queira superiorizar em termos efectivos a outrém, mas sim superiorizar-se a si mesmo, por muito que isso nos coloque em rota de colisão com os mais "preguiçosos" ou "passivos".
A nossa busca pelo constante melhoramento dos nossos hábitos não se compadece com o "relaxo" de outrém, era o que mais faltava!

Mas isto dava pano para mangas!

Em relação ao tópico, o facto de haver bastantes consolas (suportes dos jogos) nos lares de Portugal pode não ser um factor tão negativo como muitos receiam; tal como os PC's, os livros ou a música; os jogos podem ser um veículo de informação e cultura tão poderoso como a própria banda-desenhada (temo-nos esquecido desta) que é apenas "A" forma mais eficiente de fazer passar uma mensagem ou um conceito ou tema! (quem souber de que maneira funcionam os dois hemisférios do cérebro humano percebe o porquê!)
É óbvio que deve haver muita gente que não sabe aquilo que tem em casa, e que provavelmente nem compreende o poder da herança cultural que tem em casa, seja lá qual for o suporte pelo qual é transmitida! Mas as consolas vieram para ficar, seja pelo gosto nos jogos, seja pela vontade de alguem se pavonear aos vizinhos; e tal como aconteceu com a descoberta do fogo desde tempos imemoriais, os benefícios para nós dependem sempre da maneira como uma coisa é utilizada!

Espero que à terceira vez seja de vez!

\w/

PS: Demorei mais de um dia a responder porque estive a incrementar a minha cultura estratégica no Starcraft,... hmmm isso faz-me lembrar que ainda tenho "O Principe" de Maquiavel para ler!
Onde estará guardado aquele album de Mayhem cujo tema andava á volta desse livro?
Deve dar uma boa "soundtrack" para a leitura...

EDIT: "Vêz" emendado, thks pelo reparo!
 
Última edição:
Se tantos criticam as consolas e o número de utilizadores, gostaria de ver quantos de vocês
têm placas gráficas todas XPTO e com RAM suficiente para correr o Crysis e estão cheios de
comichão para que o jogo saia e porem o sistema a corrê-lo. :rolleyes:

Esse estudo centrou-se em áreas de grande densidade populacional (pelo que parece) e logo
morre à partida pois não se dirigiu para as zonas centro onde a tecnologia e desinformação ainda
são presentes e ignorou as nuances deste grande país que temos (sim, tenho orgulho nele apesar
dos seus defeitos).

Não me surpreendem nada estes números e não representam nada, tal como os "estudos" que
pomposamente demonstram que temos praticamente todo o país ligado à net. Vão às terrinhas
ver quantos PC com net encontram.

Há o país provinciano e o cosmopolita. O citadino e o rural. Mas lá está. O país é só Lisboa, Porto e pouco mais.

Em relação se um jogo é cultura, depende de cada um. Há muito tempo que o governo
estabeleceu que a cultura é só para alguns e cria salas de espectáculo para as elites, pagando
o Zé Povinho por Casas da Música e sem lá poder entrar pois a música que lá entra (e preços
exorbitantes praticados) não são para todos. :rolleyes:

Tenho 4 consolas. Não sou rico, mas em vez de fumar, beber, ou ir ás gajas, o meu vício são os jogos.
 
Back
Topo