1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mais do Mesmo? Uma 2ª câmera...

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por 7 Mares, 27 de Outubro de 2008. (Respostas: 42; Visualizações: 4476)

1. 7 Mares

7 Mares Power Member

Olá a todos!

Sou um entusiasta de fotografia mas a minha velhinha A510 deu o último suspiro. Estava à espera que as novas canon SX1 e SX10 baixassem de preço para pensar na compra de uma bridge/superzoom. Já que preciso de uma máquina estou tentado a comprar uma que me caiba no bolso para não andar sempre com uma câmera volumosa e cheguei às seguintes hipóteses para uma ultracompacta com menos de 200 €:

Panasonic FS-5; Panasonic FS-20; Fuji F50

O que acham?

Obrigado [​IMG]

2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Nao estou a perceber...queres uma superzoom ou uma ultra-compacta???

3. 7 Mares

7 Mares Power Member

A ideia é ter uma máquina mais à séria (canon SX10 ou Panasonic fz28) daqui a uns 3 ou 4 meses, mas para agora queria uma ultra compacta que se mantenha como 2ª câmera.

Basicamente uma máquina que não dê tanto nas vistas e a possa trazer sempre comigo. Agradeço comentários.

Última edição: 28 de Outubro de 2008
  4. ecsramalho

ecsramalho Power Member

Amigo ja vi uma fz28 e diga-se de passagem que nao é nada volumosa, claro que não cabe num bolso mas numa bolsa presa ao cinto nao incomoda nada e axo um mau investimento comprar uma compacta e depois uma superzoom, mas cada um sabe de si e apenas a minha opinião.

5. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Percebi...compra uma Fuji F40 que deve andar nos 200€, ou então uma Panasonic FX10 ou 12 que é bem mais barata, ou então a Panasinic TZ3 ou a Ricoh R7 que custam menos de 200€ na ***** e, para o que queres, serão as mais indicadas!

Já agora, máquina mais a sério, para sentires a diferença, ou bridge ou reflex...superzoom talvez não!

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A maior diferença aí é mesmo a reflex porque bridge e superzoom pouco falta para serem a mesma coisa.

7. neodrake

neodrake Power Member

Bela questão...
    Bridge|Superzoom quais as diferenças? Nalguns locais já ouvi chamar as 2 coisas á mm máquina.

8. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Não acho que sejam a mesma coisa...a começar pelo corpo da máquina, enquanto as bridges tem aeis de zoom e focagem dedicados nas superzoom é tudo mecânico, tal como em qualquer compacta, mesmo o anel "pseudo-manual" de zoom e focagem de algumas superzoom da Olympus não é comparável aos que existem na Panasonic ou nas Fuji desta gama. E parecendo que não, faz diferença...

Depois a lente das bridges apesar de polivalente não é tão extrema quanto a das superzoom, o que, por si só, preserva muito a qualidade da imagem e evita uma série de problemas como distorções e aberrações seja cromáticas, seja a nível de ângulos ou de cantos.

O sensor é maior, pode não ser muito maior maior mas nota-se a diferença em termos de qualidade de imagem, principalmente entre o iso400 e o 800.

Muitas vezes, apesar do processador, da lente ou do sensor, em termos de características, serem semelhantes a algumas superzoom, a qualidade de construção e do material usado é melhor o que permite que o fabricante libere outras funções neste tipo de equipamento!

Eu acho que uma boa bridge, para um amador, é uma boa opção a uma reflex de entrada ou mesmo de gama média, aliás, não sei se é apenas trote ou vontade de vender mas já em mais que uma loja de fotografia me disseram que a nível de trabalho corrente muitas vezes usam este material devido à polivalência que tem!

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bridges e superzoom não são a mesma coisa, mas a maioria das máquinas que tens actualmente no mercado são uma mistura de ambos os conceitos. Uma bridge "a sério" precisa ter praticamente tudo o que tem uma SLR, sejam anéis, viewfinder (mini-LCD), sapata de flash, etc...

Em relação às lentes, é a mesmissima coisa. Só recentemente começaram a aparecer máquinas com 20x de zoom, mas tanto uma bridge como uma superzoom os podem ter. Se fores ver as máquinas de há um ano atrás, bridges e superzooms era tudo 10x. Simplesmente a óptica evoluiu e agora o "normal" é cerca de 20x.

O sensor é rigorosamente o mesmo também. Aliás, os sensores são os mesmos para as bridges, superzooms e compactas. As únicas bridges que têm sensores diferentes são a S100fs (a única actual) e as bridges que já sairam do mercado há uns largos meses (anos?!).

As únicas máquinas actualmente no mercado que se podem realmente chamar bridges são a Fuji F100fs e a Casio EX-F1 (embora esta última tenha um sensor pequeno).

10. cardosoaac

cardosoaac Power Member

O que tenho lido, concretamente em alguns user´s de um outro fórum, é que apesar do material ser idêntico a qualidade de construção e o desempenho é diferente (para melhor!). Isto porque se estava a por em causa a utilização do firmware CHDK nas Canon´s da linha Powershot por, potencialmente, danificar o sensor e o processor dado os estar a forçar a habilitar funções para as quais não teriam o desempenho apropriado! Estou a falar de cor...penso que não existem testes sobre isso em lado nenhum!

Já agora qual é mais valia do sensor da S100fs? É muito maior maior que os da concorrência? Tipo FZ50...

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso, muito sinceramente, são cantigas. Um sensor de 1/X" é sempre um sensor de 1/X", seja numa compacta, numa superzoom ou numa bridge. O desempenho, ao nível do sensor, se não for igual é porque calhou e tanto pode ser melhor a bridge, como a superzoom, como a compacta.
    O CHDK só esforça o sensor se te puseres a fazer longas exposições, de resto não faz mal. Mas isso é irrelevante, porque se esforça numa compacta, esforça igual numa bridge.

O sensor da Fuji F100fs é de 2/3", enquanto o sensor da FZ50 é de 1/1.8", sensivelmente do mesmo tamanho (cagagésimo mais pequeno) que o da G9 que é de 1/1.7".
    Podes ver aqui comparações entre os tamanhos dos sensores.

No entanto, para veres o quanto irrelevante é ser uma bridge ou compacta (em relação às lentes), enquanto a G9 e a FZ50 têm excelentes lentes, a F100fs tem uma lente bastante fraca.

Última edição: 29 de Outubro de 2008
  12. 7 Mares

7 Mares Power Member

Antes de mais obrigado pelos comentários!

Essa discussão entre bridge e superzoom já eu próprio passei por ela, obviamente sem algumas das considerações mais técnicas que têm usado, mas honestamente penso que neste momento não é dos temas "mais quentes", sobretudo porque penso que nos exemplos das máquinas mais actuais os dois conceitos confundem-se um bocado e daí ter usado o termo bridge/superzoom.

Agora voltando á minha questão, se acham que a hipótese de ter uma 2ª máquina que caiba no bolso não faz sentido quando a primeira será a pansonic fz28 ou canon sx10, talvez pense melhor... em relação às hipóteses cardosoaac, tirando a ricoh vai ser bastante difícil voltar a encontrá-las à venda, por isso avancei com aquelas 3 hipóteses ou talvez a fx 35 que em algumas lojas on line não ultrapassa os 200€.

Estou no caminho certo?

13. naoseidele

naoseidele Power Member

Eu tambem ando de volta da Fx35, e tenho o pé atrás por ela... pois em termos de Ruido... mesmo em ISO's baixos... tão lá sempre.:rolleyes:

Última edição: 30 de Outubro de 2008
  14. cardosoaac

cardosoaac Power Member

São opções...mas já cheguei á conclusão que quando se quer qualquer coisa, que valha a pena, não chega estar só a clicar na net...temos de dar á perna e procurar!

Por ex. ainda ontem estive com uma f40 na mão na ***** de Matosinhos, custava 200€. Na ***** estava (não sei se ainda está!) a FX10 a cerca de 120€. Acho que para o que pretendes não vale a pena estar a gastar muito dinheiro por agora, compra qualquer coisa deste tipo e guarda o resto para futuros investimentos!

Já agora na ***** do NorteShopping de matosinhos está uma Canon A710 e umas Canon´s A630 à venda por cerca de 170€.

É uma questão de procurar...

15. 7 Mares

7 Mares Power Member

Estou com azar, sou de Lisboa e não tenho visto essas máquinas nas lojas físicas. A única descontinuada que eventualmente valeria a pena era a A720is por 150 euros, boa máquina na minha opinião, bom preço, mas fora do formato de bolso que eu procuro, isto claro pensando que a ideia é conciliar com uma futura SX10 ou FZ28, ou seja para ter uma 2ª câmera tem de caber no bolso.

Agora quanto à Fuji, a f50 está a 159 euros na Pix**, só estou indeciso por causa da lente só começar nos 36 mm enquanto que a panasonic fs5 ou fs20 começa nos 30 mm e no caso da fx35 nos 25mm todas elas já com o Venus IV e a menos de 200 euros nessa loja

16. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Ok essas Pana também são boas opções mas, não te esqueças, que quando ganhas na angular perdes na telescopia! Tens de ver o que te interessa mais...

17. 7 Mares

7 Mares Power Member

Prefiro grande angular, desde que tenha uma boa qualidade com pouca luz/interiores.

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso nenhuma tem. Em interiores há umas ligeiramente melhores que outras, mas a partir de ISO400 são todas más ou péssimas.

19. 7 Mares

7 Mares Power Member

Ok Rui Marto, é normal que não haja milagres neste segmento, mas será que alguma das que falei, ou eventualmente outras, são menos más... pelo menos até ISO 400.

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não sei como está o novo Vénus IV da Panasonic, nem o DIGIC4 da Canon mas nas versões anteriores (Vénus III e DIGIC3) a Canon era um pouco melhor, enquanto a Fuji era a melhor das três com os modelos anteriores à F50fd.

No entanto disse aquilo apenas para saberes que não te podes guiar muito pela qualidade em ISOs altos. Tirando as más, as outras são todas identicas.

Partilhar esta Página