Mais do Mesmo? Uma 2ª câmera...

7 Mares

Power Member
Olá a todos!

Sou um entusiasta de fotografia mas a minha velhinha A510 deu o último suspiro. Estava à espera que as novas canon SX1 e SX10 baixassem de preço para pensar na compra de uma bridge/superzoom. Já que preciso de uma máquina estou tentado a comprar uma que me caiba no bolso para não andar sempre com uma câmera volumosa e cheguei às seguintes hipóteses para uma ultracompacta com menos de 200 €:

Panasonic FS-5; Panasonic FS-20; Fuji F50

O que acham?

Obrigado
icon6.gif
 
A ideia é ter uma máquina mais à séria (canon SX10 ou Panasonic fz28) daqui a uns 3 ou 4 meses, mas para agora queria uma ultra compacta que se mantenha como 2ª câmera.

Basicamente uma máquina que não dê tanto nas vistas e a possa trazer sempre comigo. Agradeço comentários.
 
Última edição:
Amigo ja vi uma fz28 e diga-se de passagem que nao é nada volumosa, claro que não cabe num bolso mas numa bolsa presa ao cinto nao incomoda nada e axo um mau investimento comprar uma compacta e depois uma superzoom, mas cada um sabe de si e apenas a minha opinião.
 
Percebi...compra uma Fuji F40 que deve andar nos 200€, ou então uma Panasonic FX10 ou 12 que é bem mais barata, ou então a Panasinic TZ3 ou a Ricoh R7 que custam menos de 200€ na ***** e, para o que queres, serão as mais indicadas!

Já agora, máquina mais a sério, para sentires a diferença, ou bridge ou reflex...superzoom talvez não!
 
Não acho que sejam a mesma coisa...a começar pelo corpo da máquina, enquanto as bridges tem aeis de zoom e focagem dedicados nas superzoom é tudo mecânico, tal como em qualquer compacta, mesmo o anel "pseudo-manual" de zoom e focagem de algumas superzoom da Olympus não é comparável aos que existem na Panasonic ou nas Fuji desta gama. E parecendo que não, faz diferença...

Depois a lente das bridges apesar de polivalente não é tão extrema quanto a das superzoom, o que, por si só, preserva muito a qualidade da imagem e evita uma série de problemas como distorções e aberrações seja cromáticas, seja a nível de ângulos ou de cantos.

O sensor é maior, pode não ser muito maior maior mas nota-se a diferença em termos de qualidade de imagem, principalmente entre o iso400 e o 800.

Muitas vezes, apesar do processador, da lente ou do sensor, em termos de características, serem semelhantes a algumas superzoom, a qualidade de construção e do material usado é melhor o que permite que o fabricante libere outras funções neste tipo de equipamento!

Eu acho que uma boa bridge, para um amador, é uma boa opção a uma reflex de entrada ou mesmo de gama média, aliás, não sei se é apenas trote ou vontade de vender mas já em mais que uma loja de fotografia me disseram que a nível de trabalho corrente muitas vezes usam este material devido à polivalência que tem!
 
Bridges e superzoom não são a mesma coisa, mas a maioria das máquinas que tens actualmente no mercado são uma mistura de ambos os conceitos. Uma bridge "a sério" precisa ter praticamente tudo o que tem uma SLR, sejam anéis, viewfinder (mini-LCD), sapata de flash, etc...

Em relação às lentes, é a mesmissima coisa. Só recentemente começaram a aparecer máquinas com 20x de zoom, mas tanto uma bridge como uma superzoom os podem ter. Se fores ver as máquinas de há um ano atrás, bridges e superzooms era tudo 10x. Simplesmente a óptica evoluiu e agora o "normal" é cerca de 20x.

O sensor é rigorosamente o mesmo também. Aliás, os sensores são os mesmos para as bridges, superzooms e compactas. As únicas bridges que têm sensores diferentes são a S100fs (a única actual) e as bridges que já sairam do mercado há uns largos meses (anos?!).

As únicas máquinas actualmente no mercado que se podem realmente chamar bridges são a Fuji F100fs e a Casio EX-F1 (embora esta última tenha um sensor pequeno).
 
O que tenho lido, concretamente em alguns user´s de um outro fórum, é que apesar do material ser idêntico a qualidade de construção e o desempenho é diferente (para melhor!). Isto porque se estava a por em causa a utilização do firmware CHDK nas Canon´s da linha Powershot por, potencialmente, danificar o sensor e o processor dado os estar a forçar a habilitar funções para as quais não teriam o desempenho apropriado! Estou a falar de cor...penso que não existem testes sobre isso em lado nenhum!

Já agora qual é mais valia do sensor da S100fs? É muito maior maior que os da concorrência? Tipo FZ50...
 
Isso, muito sinceramente, são cantigas. Um sensor de 1/X" é sempre um sensor de 1/X", seja numa compacta, numa superzoom ou numa bridge. O desempenho, ao nível do sensor, se não for igual é porque calhou e tanto pode ser melhor a bridge, como a superzoom, como a compacta.
O CHDK só esforça o sensor se te puseres a fazer longas exposições, de resto não faz mal. Mas isso é irrelevante, porque se esforça numa compacta, esforça igual numa bridge.

O sensor da Fuji F100fs é de 2/3", enquanto o sensor da FZ50 é de 1/1.8", sensivelmente do mesmo tamanho (cagagésimo mais pequeno) que o da G9 que é de 1/1.7".
Podes ver aqui comparações entre os tamanhos dos sensores.

No entanto, para veres o quanto irrelevante é ser uma bridge ou compacta (em relação às lentes), enquanto a G9 e a FZ50 têm excelentes lentes, a F100fs tem uma lente bastante fraca.
 
Última edição:
Antes de mais obrigado pelos comentários!

Essa discussão entre bridge e superzoom já eu próprio passei por ela, obviamente sem algumas das considerações mais técnicas que têm usado, mas honestamente penso que neste momento não é dos temas "mais quentes", sobretudo porque penso que nos exemplos das máquinas mais actuais os dois conceitos confundem-se um bocado e daí ter usado o termo bridge/superzoom.

Agora voltando á minha questão, se acham que a hipótese de ter uma 2ª máquina que caiba no bolso não faz sentido quando a primeira será a pansonic fz28 ou canon sx10, talvez pense melhor... em relação às hipóteses cardosoaac, tirando a ricoh vai ser bastante difícil voltar a encontrá-las à venda, por isso avancei com aquelas 3 hipóteses ou talvez a fx 35 que em algumas lojas on line não ultrapassa os 200€.

Estou no caminho certo?
 
Eu tambem ando de volta da Fx35, e tenho o pé atrás por ela... pois em termos de Ruido... mesmo em ISO's baixos... tão lá sempre.:rolleyes:
 
Última edição:
Estou no caminho certo?

São opções...mas já cheguei á conclusão que quando se quer qualquer coisa, que valha a pena, não chega estar só a clicar na net...temos de dar á perna e procurar!

Por ex. ainda ontem estive com uma f40 na mão na worten de Matosinhos, custava 200€. Na ***** estava (não sei se ainda está!) a FX10 a cerca de 120€. Acho que para o que pretendes não vale a pena estar a gastar muito dinheiro por agora, compra qualquer coisa deste tipo e guarda o resto para futuros investimentos!

Já agora na ***** do NorteShopping de matosinhos está uma Canon A710 e umas Canon´s A630 à venda por cerca de 170€.

É uma questão de procurar...
 
Estou com azar, sou de Lisboa e não tenho visto essas máquinas nas lojas físicas. A única descontinuada que eventualmente valeria a pena era a A720is por 150 euros, boa máquina na minha opinião, bom preço, mas fora do formato de bolso que eu procuro, isto claro pensando que a ideia é conciliar com uma futura SX10 ou FZ28, ou seja para ter uma 2ª câmera tem de caber no bolso.

Agora quanto à Fuji, a f50 está a 159 euros na Pix**, só estou indeciso por causa da lente só começar nos 36 mm enquanto que a panasonic fs5 ou fs20 começa nos 30 mm e no caso da fx35 nos 25mm todas elas já com o Venus IV e a menos de 200 euros nessa loja
 
Ok essas Pana também são boas opções mas, não te esqueças, que quando ganhas na angular perdes na telescopia! Tens de ver o que te interessa mais...
 
Ok Rui Marto, é normal que não haja milagres neste segmento, mas será que alguma das que falei, ou eventualmente outras, são menos más... pelo menos até ISO 400.
 
Não sei como está o novo Vénus IV da Panasonic, nem o DIGIC4 da Canon mas nas versões anteriores (Vénus III e DIGIC3) a Canon era um pouco melhor, enquanto a Fuji era a melhor das três com os modelos anteriores à F50fd.

No entanto disse aquilo apenas para saberes que não te podes guiar muito pela qualidade em ISOs altos. Tirando as más, as outras são todas identicas.
 
Back
Topo