Mais downstream ou mais upstream?

Mais upstream ou downstream... o que preferias?

  • 480 Kbps/ 24 Mbps

    Votes: 8 11,3%
  • 5 Mbps / 5 Mbps

    Votes: 63 88,7%

  • Total voters
    71

JPCarvalhinho

Power Member
Depois de ler muuuuuita coisa por estes tópicos dos ISPS reparei numa coisa... A mentalidade tuga não muda... Mesmo com a nova geração estamos todos embuidos do espírito lá fora é que estão os conteúdos, porque não "importar" tudo dos server estrangeiros... malditos limites internacionais... blah blh blah...

Serei eu dos poucos a pensar que seria infinitamente melhor uma ligação simétrica de débito medio, em vez de um VDSLXPTOZ a 100 mbps? ou estarei a pensar mal... será que o Governo nacional em vez de se preocupar com a largura de banda (downstream) a que os tugas acedem deveria estar preocupada com a largura de banda de upstream para que a "coltura" nacional prolifere, com servers domésticos e produção de conteúdos nacionais (e.g. na Coreia do Sul as empresas pagavam para ter os conteúdos produzidos domesticamente, podcasts, debates locais, peças de teatro, concursos de musica de rua, etc... Em Portugal queres disponibilizar um servidor com a tua música em MP3 para publicitar e pagas hosting (internacional)

O que preferiam e para quê?

Latz
 
A meu ver 4Mbits bidirecional chegavam-me e sobravam... De qualquer maneira maior parte dos utilizadores caseiros não envia nem uma décima do que saca provavelmente...

Eu sinceramente neste momento não envio grande coisa, mas dava-me muito jeito pro meu sshzito e outras coisas...
 
Concordo, poderiamos ter muito mais largura de upstream, pelas mais variadas razões:

Deixar files do trabalho (no meu caso, são muitos .wavs) sempre no mesmo sitio (em casa) em vez de andar sempre com pen's/discos de um lado para o outro. Confusão com "versões" dos ficheiros acontecem-me todos os dias.


Montar webserver em casa em vez de pagar hosting.





Mas isso ia arruinar o negócio das linhas dedicadas e ip's fixos. :002:
 
Eu tenho a mesma opinião. A mim bastava-me uma ligação 2048/2048. Vai ser possível com ADSL 2+ Anexo M, mas nem quero pensar nos preços...

Essa dos servers caseiros tem muito que se lhe diga. Antigamente cheguei a ter durante uns meses 2048/512 na ViaNetWorks. Acabaram com a classe em pouco tempo. Segundo a Anacom porque não se justificava tanto upload. Se a própria autoridade quer evitar servers caseiros (e nessa altura eram só algumas centenas de clientes com essa velocidade) como é que achas que vai ser possível os ISP's fornecerem débitos simétricos? É certo que a classe 2048/512 voltou mais tarde, mas com contenção 1/20, mais cara, e ninguém teve o interesse de voltar a fazer ofertas baseadas nela.
 
A ideia de ter servidores caseiros em casa, não sei se vingará. Até podia ser uma boa ideia, mas iria trazer muitos problemas.

Quanto a mais upload, seria bem-vindo, pois permitiria muitas coisas, como a criação de servidores caseiros (alguns sites pessoais funcionam em servidores caseiros, com ligações de Cabo ou ADSL).

Quanto à implementação, é preciso lembrar que o ADSL é, por definição, assimétrico (A é de Assynchronous), logo surgir ligações simétricas fica um pouco limitado. O cabo não sei bem, mas creio que não será assim.

Quanto aos VDSL, será bem-vindo, uma vez que irá permitir que possamos ter vídeo, voz e net à vontade na mesma linha, sendo que o upload terá que crescer.

O upload não cresce mais por causa do P2P, tenho quase a certeza.
Mas se alguém quiser ligações simétricas, tem outras tecnologias, tem é que pagar.:x2:
 
Tens outras versões de DSL, incluindo simétricas portanto o problema não é da tecnologia é da boa vontade e lucro das empresas...

De qualquer maneira os 512k de upload que já existem em algumas ofertas (eu tenho Netcabo 8Mb/512k não me perguntem como que nem eu sei) já são bastante aceitáveis para o utilizador casual, mas claro que os 2 ou 4 mbits seriam o ideal...
 
tenho netcabo antes de haver limites como o god_lx, e sempre tive servidor domestico de www, mail e dns e nunca tive problemas.
em relacao a banda... ja me satisfazia sexualmente com 25M de donwload (para testes claro :joker: ) e com 4mb de up para uns servicitos
 
Mas será que o facto te o upstream estar castrado nos 256 em vez de ter goela aberta mesmo nos 8 mbps de acesso ADSL (andaria em torno dos 800 kbps) não seria proveitoso para o ISP? os torrents já existem e com as velocidades aplicadas a única coisa que se consegue é prolongar no tempo a realização de um download ou a dependência de um número maior de ligações...

Com um upstream mais elevado todos tinhamos a ganhar... e já que se abrem as goelas ao downstram (CLIX 20 Mbps) porque é que este continua com o upstream castrado?

Essa do negócio dos IPs fixos estar acabado não seria bem assim pois para este tipo de ligação o ISP poderia cobrar 1000€ por um ip fixo... da mesma forma uma ligação xdsl não possui a fiabilidade de um circuito dedicado nem os 99,99% de uptime e de qualidade que lhe assiste...

Já viram que qualquer um de nós poderia ter um servidorzito de Linux para o nosso CLã, a produzirmos e disponibilizarmos os conteúdos dos nossos vícios sem recurso a Servidores em Inglaterra?

Realmente os 5/5 é impossível com qualquer ADSL, mas quase aposto que quando chegar a Fibra Optica/Ethernet, o acesso nunca será simétrico...
 
Tens outras versões de DSL, incluindo simétricas portanto o problema não é da tecnologia é da boa vontade e lucro das empresas...

De qualquer maneira os 512k de upload que já existem em algumas ofertas (eu tenho Netcabo 8Mb/512k não me perguntem como que nem eu sei) já são bastante aceitáveis para o utilizador casual, mas claro que os 2 ou 4 mbits seriam o ideal...
A PT, na nova oferta vai disponibilizar xDSL simétrico a 2 Mbps. Pouco mais será possível em ADSL, que eu saiba. Este tipo de acessos serão muito caros.
 
Eu sinceramente acho que para 95% dos users do mundo era muito mais vantajoso e totalmente suficiente uma ligação de, por exemplo 4096/4096, do que os 20 megas da tanga de clix's e companhias.
 
[PT]latrine;1174107 disse:
Mas será que o facto te o upstream estar castrado nos 256 em vez de ter goela aberta mesmo nos 8 mbps de acesso ADSL (andaria em torno dos 800 kbps) não seria proveitoso para o ISP? os torrents já existem e com as velocidades aplicadas a única coisa que se consegue é prolongar no tempo a realização de um download ou a dependência de um número maior de ligações...

Com um upstream mais elevado todos tinhamos a ganhar... e já que se abrem as goelas ao downstram (CLIX 20 Mbps) porque é que este continua com o upstream castrado?

Essa do negócio dos IPs fixos estar acabado não seria bem assim pois para este tipo de ligação o ISP poderia cobrar 1000€ por um ip fixo... da mesma forma uma ligação xdsl não possui a fiabilidade de um circuito dedicado nem os 99,99% de uptime e de qualidade que lhe assiste...

Já viram que qualquer um de nós poderia ter um servidorzito de Linux para o nosso CLã, a produzirmos e disponibilizarmos os conteúdos dos nossos vícios sem recurso a Servidores em Inglaterra?

Realmente os 5/5 é impossível com qualquer ADSL, mas quase aposto que quando chegar a Fibra Optica/Ethernet, o acesso nunca será simétrico...



Pois ...

Mas se todos tivessem 8Mbits de up, tava meio mundo a abrir datacenters do bufo na cave lá de casa ;)

o mesmo se aplica aos ip's estáticos ...
 
5/5

epa com 5 megas ja sacamos na boa a 500kbs estaveis..n preciso d mais.. 700 megas em menos de 30 minutos :P
agora imaginem toda a gente a uppar a 500kbs :P
 
Pela parte que me toca, estou satisfeitíssimo com os limites de tráfego e velocidade que tenho actualmente (Sapo 4mega). Sou leecher... mas diga-se de passagem que consigo ter rácio no meu tracker de eleição e na mula, situado nos 1.6. Logo para o que uso não preciso de mais.

No entanto, admito que se houvesse maior capacidade de upload, secalhar expandia os meus horizontes, como diz o Latrine, com um servidorzito caseiro de alguma coisa 24/7.
 
é óbvio que 5/5..

podia meter um servidor de TS/Ventrilo a bombar em vez de ser preciso pagar ou utilizar alguns frees que são uma tanga. podia deixar de pagar o hosting do meu site e deixar de tar limitado na quantidade de bases de dados e no conteúdo que lá quero colocar.. etc etc.
 
Não se esqueçam que o facto de terem "um servidorzito" em casa não é bem o mesmo do que o que pagamos hoje pelo hosting...

(No hostingportugal no pacote mais básico podes ter as BD Mysql todas que queres...) Esquecem.-se da electricidade que pagariam, a segurança contra intrusão, os backups, o IP fixo, etc, e isso sim seriam serviços que os clientes empresariais continuariam dispostos a pagar, por isso essa coisa do terminar com o negócio é uma falácia total, desenvolvida por quem não tem alternativas mais credíveis ou tem medo de perder o controlo... tal como as editoras de música diziam que o mp3 nunca vingaria... porque não tinha qualidade de cd...

Qaunto ao abrir datacenters na cave... you must be kidding... já estive dentro de um, e olha que não compensa nada "abrir um datacenter" à cabeçada... Só em equipamentos de redundância electrica de alimentação nem imaginas os gastos que aquilo tem... bem como as áreas assépticas e seladas e... és maluco ;)

sDSL é o que vai mais alto e é 2 megas simétrico...
 
[PT]latrine;1174628 disse:
Não se esqueçam que o facto de terem "um servidorzito" em casa não é bem o mesmo do que o que pagamos hoje pelo hosting...

(No hostingportugal no pacote mais básico podes ter as BD Mysql todas que queres...) Esquecem.-se da electricidade que pagariam, a segurança contra intrusão, os backups, o IP fixo, etc, e isso sim seriam serviços que os clientes empresariais continuariam dispostos a pagar, por isso essa coisa do terminar com o negócio é uma falácia total, desenvolvida por quem não tem alternativas mais credíveis ou tem medo de perder o controlo... tal como as editoras de música diziam que o mp3 nunca vingaria... porque não tinha qualidade de cd...

Qaunto ao abrir datacenters na cave... you must be kidding... já estive dentro de um, e olha que não compensa nada "abrir um datacenter" à cabeçada... Só em equipamentos de redundância electrica de alimentação nem imaginas os gastos que aquilo tem... bem como as áreas assépticas e seladas e... és maluco ;)

sDSL é o que vai mais alto e é 2 megas simétrico...


Hmmm não é bem assim... ganhei bastante guita ainda qd tinha um datacenter de cave e nunca tive mtas queixas q n fossem causadas por problemas entre o teclado e a cadeira.
O investimento foi algo alto, especialmente em storage e tive uma doação de um robot de dlt's que me serviu mto tempo.
De qq forma chegou para pagar o carro :lol: e dar uma entrada bem boa para a casa.
Acabei por vender o negocio a um bacano que devido a disponibilidade e profissionalismo que tem acabou por o tornar um hosting bastante conhecido e uma norma na praça.

Por isso digo se quiserem ter um datacenter em casa, força aí pode ser que tenham sorte mas lembrem-se que teem de avisar os clientes do tipo de servico que vcs estao a prestar.
Pode ser que as pessoas keiram apenas exprimentar, não necessitem de algo "production grade" e sempre podem ganhar uns cobres e aprender o conceito de SLA e de servico.
Mas SEMPRE sem enganar o cliente... o cliente tem de ter a noção do que vcs estão a vender e da infraesturtura que possuem.

Acho que qq inicativa que possa vir a ajudar a dar preparação para a vida profissional uma coisa mto intressante e q deve ser instigada.
 
Última edição:
Back
Topo