Mais informações sobre a arquitectura da PS3

Originally posted by Evangelion-01
Chamo rato tendo em conta as expectativas que foram criadas. Penso que a SONY abusou do monopólio que possuia na altura (e ainda possui) e criou uma consola que não apresenta nem apresentou praticamente nenhuma grande novidade sob o ponto de vista tecnológico. A diferença de idades não chega a 1 ano.

- 4 MB de RAM gráfica é rídiculo além de não possuir GPU independente, o chip PowerVR da DC tinha 8 MB e era independente, a X-BOX que é praticamente contemporânea tem 64 MB de RAM gráfica no seu GPU da nVidia. (Principal crítica feita pelos programadores que se vem com problemas para manter um certo nível gráfico na PS2).
- Processador a 333MHz, a DC, bem mais antiga, tem um procesador a 200 MHz. A contemporânea X-BOX tem um processador Intel PIII a 733 MHz.
- Disco, só comprado à parte sabe-se lá por que preço, um miserável cartão de memória de 8 MB custa 45€. A contemporânea X-BOX tem incluído um HDD de GB com interface IDE, perfeitamente substituível por um HDD qualquer.
- Som Dolby Pro-Logic de 48 canais, a DC tinha Som Dolby Pro-Logic de 64 canais, a contemporânea X-BOX tem som Dolby Digital 5.1.
- Drive que não lê SVCD. A contemporânea X-BOX lê SVCD.
- Em benchmarks que foram feitos, a DC provou ser superior em todos os aspectos exceptuando o do CPU.
- Custa 250 € (50 cts) sem nenhnum jogo, sem Memory Card (mais 45 €), sem nada. A X-BOX tem HDD de 8GB incluído (não necessita de Memory Cards) e com 3 jogos custa 270 € (54 cts), a DC arranja-se por 100€ ou menos (e não precisa de chip para jogar jogos copiados).

É óbvio que a melhor compra neste momento é a PS2, visto que domina o mercado, a DC morreu, a X-BOX anda a meio gás, a Gamecube é o que se vê. Mas como sabemos, a potência monopolista nem sempre é a melhor, não me venham dizer que o Windows é o melhor OS do mercado. O que digo é que a PS2 não é nada de especial em termos de hardware, que existem muito melhores opções em termos de hardware no campo das consolas. Tu não imaginas o que é possível fazer com uma DC e quanto à X-BOX devido à sua arquitectura parecida com um PC, imagino que deva ter imensas potencialidades.
A minha opinião é que em termos tecnológicos, a PS2 é um rato.

Cumprimentos

P.S. PC Rulez

Acho q este aqui precisa ler um pouco sobre as especificações da PS2 antes de vir aqui colocar estes posts ridiculos. Sinceramente... da próxima vez tenta arranjar argumentos válidos, pois esses que utilizaste demonstram q não tens conhecimento algum sobre a arquitectura da PS2. Eu não dou apoio à Sony, até porque sempre fui fan da Nintendo, mas tenho de realçar que a PS2 eh um sistema com muito potencial, muito desse potencial ainda está para ser explorado. É claro que uma XBOX eh melhor, mas a diferença não eh tanta assim como tu tás praí a falar. Em "termos tecnológicos, a PS2 é um rato"? Em primeiro lugar estamos falando sobre duas consolas de épocas diferentes. É evidente que a XBOX teria de ser mais potente que a PS2, afinal à quanto tempo a PS2 está no mercado??? Em segundo lugar, que raio de comparações são essas aí? Desde quando que se vai comparar um Pentium III 733MHz com o chip Emotion Engine usado na PS2, tendo em conta a velocidade dos dois?? Os 733MHz de um são melhores que os 300MHz do outro? HaHaHaHa... não digas essas coisas que eu parto-me a rir aqui deste lado. O ponto forte da Xbox eh o chipset nvidia q equipa a consola, se não fosse por isso não valia nada. O Emotion Engine eh uma cpu bem mais capaz, ainda que esteja trabalhando a menos de metade da velocidade de um PIII 733MHz. Mais uma vez vai te informar sobre as especificações técnicas da PS2 e depois compara-as com as da XBOX, com atenção especial para as capacidades das respectivas unidades centrais de processamento (cpu). Depois vem aqui falar novamente que o PIII eh melhor que o EE... :rolleyes: Já agora, quem usa VCDS hoje em dia?? Eu nunca usei nem estou pensando usar nunca na vida. Deves ser rara excepção. :rolleyes: E mais não digo, pois não vale a pena gastar os amortecedores do meu teclado com gente como tu. :P
 
Como já disse escrevi com base nos conhecimentos que tenho, se achas que cometi erros ao longo da minha exposição, em vez de avançares destrutivamente, faz um favor a ti e ao forum e elabora uma crítica construtiva com objectivos claros em vez de me tentares atingir de forma pessoal.
Para mim são consolas e penso que a arquitectura da X-BOX semelhante à de um PC é superior à da PS2, mas isto é só a minha opinião. No entanto a PS2 encontra-se muito mais difundida e com uma quantidade maior de jogos e melhores também na sua grande maioria, mas mais uma vez isto é só a minha opinião.
Quanto aos SVCD's, é um formato em grande expansão especialmente nos EUA e no Japão, dado oferecer qualidade muito razoável (próxima do DVD), ser legível num leitor de DVD de salão e ser independente do PC. Consulta um site estilo nforce.nl e verás decerto uma secção SVCD com títulos recentes (ou pelo menos recentemente ripados), se sou o único a utilizar SVCD, é uma grande honra para mim ter tantos sites e pessoas a ripar filmes para mim.
Por fim é curiosa a forma como analisas a minha personalidade sem me conheceres minimamente, apenas baseado num thread, espero que não o faças com toda a gente, por vezes origina péssimos resultados.

Os meus cumprimentos

P.S. Quando utilizei a expressão "a montanha pariu um rato" foi uma metáfora em relação às expectativas criadas diante da PS2 e ao seu resultado final que a meu ver ficou aquém das expectativas.

P.P.S. Eu não sou anti coisa nenhuma, apenas expressei a minha opinião sobre dois produtos actualmente à venda que estão em concorrência directa. Sou um utilizador de PS2, e expresso a minha opinião sobre esta consola como utilizador baseado na minha experiência pessoal.
 
Última edição:
Warning
spam4.gif


Isto não era um thread acerca da PS3 :rolleyes:
 
Originally posted by Evangelion-01
Como já disse escrevi com base nos conhecimentos que tenho, se achas que cometi erros ao longo da minha exposição, em vez de avançares destrutivamente, faz um favor a ti e ao forum e elabora uma crítica construtiva com objectivos claros em vez de me tentares atingir de forma pessoal.
Para mim são consolas e penso que a arquitectura da X-BOX semelhante à de um PC é superior à da PS2, mas isto é só a minha opinião. No entanto a PS2 encontra-se muito mais difundida e com uma quantidade maior de jogos e melhores também na sua grande maioria, mas mais uma vez isto é só a minha opinião.
Quanto aos SVCD's, é um formato em grande expansão especialmente nos EUA e no Japão, dado oferecer qualidade muito razoável (próxima do DVD), ser legível num leitor de DVD de salão e ser independente do PC. Consulta um site estilo nforce.nl e verás decerto uma secção SVCD com títulos recentes (ou pelo menos recentemente ripados), se sou o único a utilizar SVCD, é uma grande honra para mim ter tantos sites e pessoas a ripar filmes para mim.
Por fim é curiosa a forma como analisas a minha personalidade sem me conheceres minimamente, apenas baseado num thread, espero que não o faças com toda a gente, por vezes origina péssimos resultados.

Os meus cumpriemntos

Vamos por pontos, ok?

PONTO Nº1: É evidente que a arquitectura (ou seja, no conjunto) da XBOX seja superior à PS2. Eu por acaso disse o contrário? :rolleyes: Apenas respondi ao facto de considerares a PS2 como um 0 à esquerda quando comparada com a DC e até mesmo quando comparada com a XBOX, e também pelo facto de falares que o PIII eh melhor que o EE que equipa a PS2, apenas porque um tem mais MHz que o outro. Aliás, a PS2 está ao nível da XBOX, ainda q a XBOX seja tecnicamente superior no seu conjunto, lamento muito q não consigas ver isso pelos teus próprios olhos. Tudo bem q em alguns jogos se notam mais melhorias gráficas, mas tal como falei, estamos falando de consolas de gerações diferentes. E até hoje, os jogos q mostram o potencial superior da xbox, quando comparada com a PS2, contam-se pelos dedos da mão. Na minha modesta opinião, a XBOX ainda me desiludiu muito mais q a PS2 quando saiu.

PONTO Nº2: Eu q eu saiba não analisei personalidade alguma tua. Apenas falei q estavas colocando coisas nesta thread sem teres noção da realidade. Não sou psiquiatra nem pretendo ser vez alguma.

PONTO Nº3: Não atingi ninguem de forma pessoal, se te sentiste ofendido não posso fazer nada mais a não ser lamentar q te tenhas sentido dessa forma. Eu jamais iria ofender alguém, seja quem fosse. Lê novamente o meu post anterior, mas desta vez tenta não levar esse post como uma ofensa pessoal, pois não foi essa e nem será essa a minha intenção, vez alguma, em forum algum. :D
 
Originally posted by MEIA
Warning
spam4.gif


Isto não era um thread acerca da PS3 :rolleyes:

Já nem lembrava disso... brincadeirinha :D Bom, se eh assim então peço aos moderadores que apaguem os meus posts nesta thread, uma vez q não fiz qualquer referencia à PS3. Feel Free to do whatever you want to do. :)
 
Nunca quis que transparecesse a ideia da PS2 ser um zero à esquerda, como tu próprio dizes. Apenas acho que outros produtos existentes no mercado, possuindo hardware tão bom ou melhor que o da PS2, se bem explorados poderiam atingir resultados tão bons ou superiores aos da PS2.
Mantenho a minha opinião de que o hardware da PS2 poderia ter sido muito mais do que é e utilizei a X-BOX como base de comparação visto que é um produto do qual me encontro relativamente próximo e pude comparar directamente com a PS2.
Por fim fico feliz que ambos partilhemos a ideia de que um forum serve para discussão séria de ideias, opiniões, acontecimentos, etc.

Os meus cumprimentos

P.S. Só para dizer que podem apagar todos os threads escritos por mim se considerearem que se afastam do tópico inicial.
 
Última edição:
Sony disse que prazo de vida da PS2 ( tem Rdram 800mhz, board 8layer design, 300mhz cpu 150mhz graphic cpu) era de 5 anos....

Foi gozada, consideraram Bluff, condenaram a consola á perdição por causa das inovações( tem ram espalhada em totil locais, que uma vez bem programada, faz o que se vê hoje...e ninguem acreditava na altura).... mas, esperem, o que vejo eu ali ao longe? ahh.....
....ahh! vejam so! a consola ja vai em 3anos e pouco!! e oh!!! vejam so! o tekken4 tá fabuloso! quem diria, incomparavel com qq jogo q saiu na estreia!..... esta Sony parte tudo e todos, depois faz exactamente o que diz, e prontos...

programadores queixaram-se da PS2!.... nao os vejo queixarem-se dos lucros que os FAbusolos e Fantasticos graficamente (MEtal Gear/Tekken4/VF4/burn out 2/ and so on...) lhes deram.

Ps3 vai ser bomba..... alguem duvida? por duas vezes a Sony foi falando das Specs todos gozaram e por duas vezes ela ganhou o mercado!.... acho que as estatisticas tao a favor da sony!
 
Originally posted by Evangelion-01

estás a elaborar uma análise à personalidade do visado, e a atingir de forma pouco argumentativa o mesmo.

Por acaso reparaste no smiley q coloquei na frente da frase? Se não entendeste a brincadeira, enfim... nada posso fazer. Só te peço uma coisa, se quiseres responder a este post q acabei de fazer agora, manda PM, para não ficarmos enchendo esta thread com mensagens q nada têm a ver, ok?

EDIT: Apaguem as mensagens q coloquei nesta thread. Não vale a pena ocupar preciosos bytes com nada q tem a ver com o Tópico.
 
Originally posted by Archangel
Eu não dou apoio à Sony, até porque sempre fui fan da Nintendo, mas tenho de realçar que a PS2 eh um sistema com muito potencial, muito desse potencial ainda está para ser explorado. É claro que uma XBOX eh melhor, mas a diferença não eh tanta assim como tu tás praí a falar.

Eu fiquei-me mesmo por aki :-D :-D ve-se que percebes do que falas ao dizer que as diferenças não são muitas entre a Xbox e a PS2 (em termos de superioridade), cá pra mim querias dizer Dreamcast e PS2... (e mesmo assim ainda tá pra vir o dia em que a PS2 vai fazer muitas coisas com a qualidade da DC..)
 
Originally posted by Rudzer
Eu fiquei-me mesmo por aki :-D :-D ve-se que percebes do que falas ao dizer que as diferenças não são muitas entre a Xbox e a PS2 (em termos de superioridade), cá pra mim querias dizer Dreamcast e PS2... (e mesmo assim ainda tá pra vir o dia em que a PS2 vai fazer muitas coisas com a qualidade da DC..)

Vai falar com as produtoras de videojogos para que elas te possam falar as diferenças entre os dois sistemas, ou então tenta adquirir um kit de desenvolvimento para cada um desses sistemas (DC, PS2 e XBOX), e depois fala-me onde está a tal super-superioridade da xbox para com a PS2. Como já falei, apenas o chipset gráfico da nvidia q puxa um pouco mais q o da PS2, mas não tanto assim. A arquitectura da xbox também eh mais simples, daí a vantagem de se fazer jogos para esse sistema. Para além disso, a xbox possui técnicas q não estavam disponiveis na altura da PS2, portanto essas não podem ser incluidas no comparativo.
 
Originally posted by Archangel
Vai falar com as produtoras de videojogos para que elas te possam falar as diferenças entre os dois sistemas, ou então tenta adquirir um kit de desenvolvimento para cada um desses sistemas (DC, PS2 e XBOX), e depois fala-me onde está a tal super-superioridade da xbox para com a PS2. Como já falei, apenas o chipset gráfico da nvidia q puxa um pouco mais q o da PS2, mas não tanto assim. A arquitectura da xbox também eh mais simples, daí a vantagem de se fazer jogos para esse sistema. Para além disso, a xbox possui técnicas q não estavam disponiveis na altura da PS2, portanto essas não podem ser incluidas no comparativo.

Uma pergunta, tu alguma vez viste uma Xbox a funcionar?...

Eu não preciso de falar com programadores ou comprar o kit de desenvolvimento pk sei bem akilo que os meus olhos vêm ...:rolleyes:

Tu deves ser daqueles que acreditam que a xbox tb tem BSOD gezzz
 
Originally posted by Archangel
o chipset gráfico da nvidia q puxa um pouco mais q o da PS2, mas não tanto assim.

:-D :-D Tá certo tá certo...tssk tskkk so nos faltava um ps2 fanboy agora que uma certa pessoa parece ter "desistido" do cargo lol
 
Originally posted by Rudzer
Uma pergunta, tu alguma vez viste uma Xbox a funcionar?...

Eu não preciso de falar com programadores ou comprar o kit de desenvolvimento pk sei bem akilo que os meus olhos vêm ...:rolleyes:

Tu deves ser daqueles que acreditam que a xbox tb tem BSOD gezzz

Sim, já vi uma xbox a funcionar, aliás, eu tenho esse sistema desde q saiu no mercado. xbox, gc, ps2, todas elas. Mas isso agora não eh assunto q interesse.

Voltando ao assunto principal, a xbox está utilizando uma cpu CISC Intel PIII 733 Mhz a 32 bit, ou seja, uma cpu de baixo custo (muito baixo mesmo!!!), desactualizada e q nao vale nada em termos de performance, especialmente quando comparado com o EE da PS2, que se trata de uma cpu 128 bit MIPS RISC a 300MHz. Não sei como voces chegaram à conclusão de que o PIII eh superior apenas porque a velocidade de relógio dessa cpu eh maior, e eh isso q eu tenho estado a defender desde o principio, ou seja, que o PIII q equipa a xbox não vale nada, eh uma ##### de cpu. É suficiente para o q tem de fazer na xbox, mas por favor, nao me venham com coisas de que eh melhor q o EE. Mais uma vez, venham ler as especificações técnicas dos dois sistemas e leiam com atenção tudo o q está relacionado com a cpu de ambos os sistemas. Só pra tua informação, dos tres sistemas existentes no mercado actualmente (xbox, gc e ps2) a xbox eh a q possui a cpu mais lenta de todos eles. Será q não tem ninguem aqui capaz de compreender uma coisa tão simples quanto essa?

Outra coisa, possuo ambos os sistemas em causa e digo-vos q até hoje as diferenças nos gráficos entre os dois não me têm impressionado em nada. GTA3 e FFX são alguns dos jogos que mostram bem o quanto uma consola "velhinha" ainda apresenta jogos de qualidade, bem melhores que muitos desses jogos xbox que por aí andam. Aliás, ainda estou para ver o jogo xbox q tire proveito do chipset nvidia a 100%, pois os jogos actuais, com raras excepções, apresentam um nivel muito baixo.

Quanto a essa do BSOD tu nem deves saber qual a causa disso num pc... e sim, eh possivel obter um BSOD na xbox, basta que os programadores assim o queiram sabias? Claro q ninguem iria programar um jogo para depois não correr na consola a que foi destinado, neh? :-D A propósito, algum de voces já viu algum comparativo da performance do PIII vs EE, especialmente em operações "floating point"? Eh lindo de se ver... :D
 
LOL tu pressupões coisas que ninguem diz para defender a tua opinião...por outras palavras inventas...

Mas pronto se tu acreditas mesmo que a PS2 tá perto da Xbox...ainda bem pra ti pa!

Deves ter a mania que sabes mais que os outros! Falas muito bem do Emotion Engine, que foi anunciado como capaz de "dar" gfx com qualidade igual aos FMV do FF na ps1 e com uma versão do Tekken com gfx bastante bons mas a verdade é que a playstation2 é muito fraca em termos gráficos, sendo em algumas coisas PIOR que a Dreamcast...

Julgas que foi apelidade de Jaggiestation e ps1.5 por que? (e muito antes do aparecimento da xbox)

A unica explicação para os comentários (totalmente despropositados) em defesa da PS2 é que tu deves ter uma edição especial que mete com 4x AA e AF 8x...so pode ser isso :rolleyes: :-D ou so jogas jogos da EA na xbox :P

OBS: Jogos como o Wrekless ajudam a perceber o quanto a ps2 é parecida com a xbox /sarcasm!
 
Originally posted by Archangel
Quanto a essa do BSOD tu nem deves saber qual a causa disso num pc... e sim, eh possivel obter um BSOD na xbox, basta que os programadores assim o queiram sabias?

Ahh pois "O" iluminado :-D
 
Originally posted by Archangel
A propósito, algum de voces já viu algum comparativo da performance do PIII vs EE, especialmente em operações "floating point"? Eh lindo de se ver... :D

O que vejo é gráficos que não valem nada quando comparados com os da XBOX , texturas ranhosas e cheios de jaggies digas o que disseres mas tasse...

ÕBS: Algo me diz que tu trabalhas na Lusomundo :-D :-D
 
Rudzer, o q eu tenho falado até agora, isso caso ainda nao tenhas percebido, a Xbox eh melhor em gráficos q a PS2 (também não admira, á quanto tempo ela viu a luz do dia), mas poucos jogos têm mostrado isso. Agora quanto a cpu, o EE eh muito superior a um PIII. Percebeste?? Eh isso q eu tenho estado a defender desde o inicio. No entanto, depois do q eu li acima, só falta dizeres q a xbox eh melhor q a GameCube... yeah, pois... :rolleyes:

Outra coisa, nao trabalho em lusomundo alguma (vê minha info) nem me acho convencido, longe disso. Agora, quanto a defender as coisas em q acredito, e que são a realidade, isso faço com todo o gosto. :D
 
Originally posted by Archangel
Rudzer, o q eu tenho falado até agora, isso caso ainda nao tenhas percebido, a Xbox eh melhor em gráficos q a PS2 (também não admira, á quanto tempo ela viu a luz do dia), mas poucos jogos têm mostrado isso.


Claro que não pá.... :rolleyes:


Agora quanto a cpu, o EE eh muito superior a um PIII. Percebeste?? Eh isso q eu tenho estado a defender desde o inicio. No entanto, depois do q eu li acima, só falta dizeres q a xbox eh melhor q a GameCube... yeah, pois... :rolleyes:


O cpu é melhor é...mas diz quem? Software Houses que pertencem à sony?...

Claro que a Xbox não é melhor que a Gamecube... :-D :-D :-D


Outra coisa, nao trabalho em lusomundo alguma (vê minha info) nem me acho convencido, longe disso. Agora, quanto a defender as coisas em q acredito, e que são a realidade, isso faço com todo o gosto. :D


Pois digo-te que nunca reparei na tua presença neste forum mas pela tua participação nesta thread (antes mesmo de começar a participar) é cheia de "i'm better than yourself...i know the true..yadayada.."

Quanto a isso de achares que aquilo que defendes é realidade é muito muito relativo... :P
 
Rudzer, tás a fazer um pouco de confusão aqui... quando as software houses dizem que eh mais fácil programar jogos na xbox e que essa tem mais potencial q a PS2, nada tem a ver com o cpu usado nas duas, mas sim com a performance gráfica da xbox, em que eh usado um chipset nvidia (nada a ver com o PIII), e devido também ao facto da xbox usar a mesma arquitectura que eh usada nos pcs, o que torna fácil trabalhar com este sistema.

A propósito de cpus, faz uma pesquisa na net, ou então pergunta á própria Microsoft qual a melhor cpu, se o EE usado na PS2 ou se o PIII usado na xbox. O EE eh superior em todos os aspectos. Lamento q nao consigas ver isso e que apenas estejas avaliando os chipsets gráficos dos dois sistemas. Não vou colocar mais post a falar disso, pois nao me apetece ficar repetindo a mesma coisa.

Já agora, coloca aí uma lista dos jogos xbox q apresentam gráficos 3x superiores aos da PS2. Sempre quero ver o q vais colocar aqui. Depois já te dou a minha análise a esses mesmos jogos.

Outra coisa ainda, se duvidas q a GameCube eh tao boa ou melhor ainda q a xbox, vamos discutir esse assunto em uma outra thread, ok? Dou-te a honra de abrires a thread. Fico à espera. :)

Para terminar, talvez nao tenhas reparado na minha presença neste forum, pois eu entro muito pouco aqui neste forum. Uma coisa eu te digo, se achas q eu sou convencido por causa de estar defendendo o que eu penso e sei, então tás te chamando convencido a ti também, pois estás sempre contradizendo o que eu defendo, como se tu eh q tivesses razão, percebes? :D Lamento q penses isso acerca de mim, mas não eh importante para mim saber a opinião q tens acerca de mim. Podes pensar o q quiseres, es livre de pensar assim.

Fica bem. :)
 
O GPU nvidia que está na x-box é uma bosta. Basta ver as features dele. O CPU de 733Mhz tb é uma bosta.

No entanto tem qualidade e pujança grafica igual ou superior à da PS2.

Logo, ou o Hardware da PS2 não é da facto grande coisa, ou as melhores software houses do mundo são uma bosta.

E não é grande coisa pq já tem alguns anos, acabou a discussão.

Programar para multi-processadores de vectores é uma chatice de facto. E para apenas um P3 é facil.

Imagino para celulas de processadores. PS3 vai ser ainda mais complexa de programar. Depois aparece um P4 com GF4 e rivaliza com aquilo. :P
 
Back
Topo