1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mais memória para Tsunami Z500, valerá a pena?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por The Dealer, 8 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 2147)

1. The Dealer

The Dealer Power Member

A minha namorada tem um Tsunami Flyer Z500, que é exactamente este (o processador tem 1.8 em vez de 1.6).

http://www.microconde.pt/home/hardware/detail.php?id=8

Portátil TSUNAMI Flyer
    Z500

Processador Pentium M 1.6GHz
    Display LCD de 15" TFT XGA, Max.1400x1050
    Memória 512MB DDR
    Chipset Intel 855PM, ICH4M
    Placa Gráfica ATI M9 64Mb DDR AGP 4x
    Disco Rígido de 80GB

A questão é, apesar de correr o XP SP3 razoavelmente bem, em algumas aplicações que ela precisa mais "pesadas", como Autocad etc, nota-se perfeitamente que falta ali quantidade de memória, por isso pensei colocar + 512 mg RAM, (ou então substituir os 256 + 256 que lá estão, algo que ainda nem sei porque ela não tinha uma chave de parafusos nem uma faca que não "comesse" os mesmos :P ).

De qualquer das formas, seja colocar + 512, ou tirar um dos dois (de certeza que só há-de ter 2 slots), e por 1 gb (ficando com 1 + 256), acham que valerá a pena? Outra pergunta importante é, que tipo de memória leva este portátil? Existe ddr2, ddr3, este portátil usa qual (óbvio que ddr3 não será, mas também não me parece que seja ddr2, pelo que será um outro que não conheço ou me lembro)?

Poderiam-me ajudar?

2. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

Se faz algum uso intensivo de certas aplicações, ou se costuma ter várias aplicações abertas, poderá dar jeito mais memória.

Se optar por acrescentar, deverá acrescenter memoria do tipo DDR e se possivel 266, não sei se o portatil suportará do tipo 333 ou mesmo 400.

Usando o CPU-Z poderá saber a que frequencia funciona a memória actual do portatil.

Se não me engano, a memória especifica para portáteis são SO-DIMM.

3. glorifiedg

glorifiedg Power Member

Tenho um Runner e penso que os componentes são os mesmos, assim terás 2x 256 e não 1x 512. As memórias são PC3200 DDR400 a 200MHz.

4. The Dealer

The Dealer Power Member

Não posso colocar um de 256 a DDR400 e outro 512 a 200MHz pois não?

5. rav3n

rav3n Power Member

se o portatil aceitar ficam as duas a trabalhar à velocidade da mais lenta

por acaso o meu portatil não é muito diferente, com excepção da grafica que é mais foleira(7500 mobile). tenho 756MB (256+512MB) e não sinto falta de mais para o que faço.
    originalmente tinha 256MB+256MB, mas há pouco surgiu a hipotese de um upgradezito à borla e aproveitei

isso originalmente usa DDR1 sodimm, penso que 266 ou 333 MHz

Última edição: 9 de Fevereiro de 2009
  6. The Dealer

The Dealer Power Member

O que é preciso ter em conta realmente? É que ja vi rams com cl 2.5 (algo do género), e ainda não percebi realmente como funcionam estas memórias.

7. rav3n

rav3n Power Member

quanto mais baixos os timings e mais elevada a frequencia melhor

normalmente os portateis(e desktops) configuram automaticamente para os settings do "pior" módulo. num desktop podes mexes na bios e forçar certos parametros, ao passo que num portatil não. se o portatil não gostar de uma determinada config de hardware(memórias neste), provavelmente só resolves trocando

depois entra ainda outro factor, que são as memórias/divisores aceites. se usares um modulo ddr 200(100*2) num portatil que peça no minimo 266(133*2) ele nem sequer faz post
    penso que não devas ter este problema porque os centrinos como o teu tem fsb 400(100*4), logo na pior das hipoteses fica 1:1 com a ddr200(100*2)

o fsb é quad pumped(*4) e as mems double data rate(*2)

por acaso no meu tenho um modulo 266 e outro 333 ->ficam os 2 a 266

8. glorifiedg

glorifiedg Power Member

DDR400 é a 200MHz e não a 400MHz, logo tens é de comprar umas memórias PC3200 ddr400. ;)

9. The Dealer

The Dealer Power Member

ok obrigado pela ajuda ;) Sendo assim vou colocar dois de 512 DDR400 :)

Partilhar esta Página