Mais que duas partições no MacBook Pro (OSX + Windows + DATA)

Geiger

Power Member
Boas,

Adquiri recentemente um MacBook Pro (o de 17") e tenho o seguinte problema que não consigo resolver:
O disco é de 160 GB e pretendo obter estas partições:
OSX - 60GB
Windows XP (em NTSF) - 40GB
Partição de dados (em NTFS) - 60 GB

O problema é criar a partição de dados pois acontecem os seguintes fenómenos:

1) Quando se corre o bootcamp ele preenche logo todo o espaço disponível, ou seja, faz uma divisão entre o espaço para OSX e para Windows. Sendo assim, seleccionei 60GB para o OSX e o restante para o Windows (100GB) e pensei que mais tarde conseguiria fazer a divisão.

2) Na instalação do Windows verifico que o OSX cria afinal 3 partições + 1 espaço não particionado: uma partição de 200MB, logo a seguir a partição do OSX com os tais 60GB, depois temos um espaço não particionado de 128MB (não sei para que serve), e, por fim temos a partição para a instalação do Windows com o restante espaço. Ora bem, nesta altura ocorrem-me 2 hipóteses + 1 de recurso (que já as testei e não funcionaram):
A) Deixar correr a instalação do Windows normalmente e depois usar um programa de partições no Windows para criar a outra partição. Esta solução não funcionou, porque tanto o Partition Magic, como Acronis Disk Director, não funcionam porque não reconhecem o sistema de ficheiros do OSX e sendo assim dão logo erro quando abrem e não consigo fazer nada com eles.
B) Na altura da instalação do Windows, apago a partição que o OSX criou (a C:), e depois crio novamente as mas com somente 40GB (que é o que pretendo) e depois o resto do espaço sem estar particionado, criando depois nova partição no Windows, ou então criou logo a outra partição. Esta solução tem o problema que quando apago a partição do Windows criada pelo OSX ela acaba depois por englobar o tal espaço não particionado de 128MB. Não sei se é por esse facto que depois do Windows começar a instalar dá logo um erro a dizer que falta o ficheiro hal.dll que deveria estar no root\windows\system32.
C) Nesta altura pensei que o tal espaço de 128MB não particionado fosse afinal importante, e, então, na instalação do Windows, consegui que ele ficasse lá (criei uma partição nesse espaço, apaguei a do Windows, voltei a criar a do Windows com o espaço que queria, e depois voltei a apagar a dos 128MB para ficar com esse espaço criado pelo OSX. Mas voltei a ter o erro do missing hal.dll.

Sendo assim, venho perguntar aqui ao pessoal entendido na matéria se é possível fazer isto que pretendo? Se sim qual a solução? Hum, e esqueci-me de referir que apagando/criando partição no tal espaço de 128MB o OSX funciona na mesma.
A solução pode passar por criar a tal partição de dados no OSX, mas acho que o bootcamp não vai gostar… Além disso se a solução passar por isso, preciso de ajuda, pois tenho 2 dias de OSX…

Obrigado.
 
Ora bem, não compreendi ao certo o que pretendes fazer, mas eu lembro-me que há aí uma thread em que o ngm andava ás voltas para ter 3 partições no mac, e tinha qualquer coisa a ver com o bootcamp, procura isso no search que pode ser que te ajude.
 
Sox, muito obrigado pela dica. Encontrei aqui o tal post do ngm.

Lá tem este link que diz como se faz, e tal como previa não se pode usar o Bootcamp.

Vou testar. Abraço e obrigado.
 
E custava tanto fazer a procura (no Google e no Forum) antes de abrir o tópico?


Esta história de falsos moralismos de toda a gente aqui no fórum começa a chatear um bocado.

OK, é um facto que as pessoas devem fazer um search ... OK, é um facto que é chato estar a ter threads repetidas.

No entanto o modo de pesquisa do fórum não é dos melhores (tenho, constantemente, dificuldades em encontrar o que quero ... perco sempre demasiado tempo) e alguém que não esteja habituado não sabe, etc etc ...
 
Mas se calhar em vez de dar uma resposta mal dada, mais valia nao dizer nada.

Ja ha um ou dois membros que me mandaram PM porque "Ah e tal fosto o unico que se mostrou apto a ajudar.", tipo se um user nao sabe por ter falta de experiencia, ou mesmo por ser um atadinho com computadores, esperas que ele saiba tudo que tu sabes?

Para que achas que servem os moderadores? pra por um stickes de vez enquanto e avisar quanto ao offtopic. E banir/suspender os que faltam as regras?

por exemplo um moderador podia muito bem chegar aqui e "mergir" este topico com o do ngm.

E quanto a procura deste forum, é muitas vezes inutil. As vezes tenho 20 paginas de resultados, nao esperas certamente que as vasculhe todas?
 
E no entanto ele pesquisou e encontrou. Portanto toda a tua teoria cai por terra. De quem é agora o falso moralismo? Qual a desculpa que vais inventar agora?
Não sei se sabes, o motivo pelo qual é mal criar threads repetidas, é para facilitar a procura e colocação de dúvidas (principalmente para os novos users). Se deixamos isso andar com todo mundo a criar uma "thread para si" aí não faz sentido nenhum em dizer que procurem antes de postar, porque realmente será impossível encontrar algo.

--edit--
@pcascais, qualquer dúvida sobre "falsos moralismos" podes vir a esta secção do forum, que já existe antes de eu entrar cá:

forum_old_lock.gif
Regras e instruções de funcionamento

bruno_eg, antes de mais, sorry se, indirectamente, te "ataquei". Não tinha essa intenção. queria falar de um modo generalizado, como é óbvio.

O que pretendi dizer é que em todas as threads o pessoal está sempre a picar-se uns aos outros porque já abriu uma thread algures e coisas do género. Epah, basta avisar quem abriu a thread repetida que a mesma já existe algures noutro sítio, não vale a pena o pessoal estar a chatear-se....entendes?

Como tu mostraste (E BEM ...), as regras dizem que não se devem abrir threads repetidas, etc etc etc ... mas para isso, para gerir as mesmas, estão cá os moderadores .... entendes o que queria dizer?

Ok, abriu a thread repetida ... ajuda-se, avisa-se que já é repetida ... não vale a pena "mandar vir" ... era só isto o que queria dizer ..

Quando falei em "falsos moralismos", uma vez mais, não me referia a ti .... ainda por cima tu que és daqueles que está batido no fórum e que ajuda o pessoal ...
 
Se ele encontrou o que pretendia foi graças à dica que lhe dei, disse-lhe o nome do user que falava no assunto, se não vejamos... que palavra usaria ele para fazer a tal pesquiza? "partiçoes?" "bootcamp" ? ... Sabendo o user que criou a thread sobre o tema a coisa tornou-se mais fácil, duvido que ele tenha (ou qualquer um de nós) encontrado a thread tão especifica e sem uma palavra que a caracterize sem uma ajuda nossa.

É que, eu também não gosto quando perguntam uma coisa e meia dúzia de threads abaixo está a resposta. Mas uma coisa é repetirem 10vezes "o que me aconselham, mac ou pc?" ou "qual o melhor divx player" ou algo do género... esta questão foi bem diferente, e complexa. Só existe uma thread a falar dela... é muito natural que ele não a tenha encontrado.
 
Back
Topo