Windows Vista Mais um a bater no Vista

Status
Fechado a novas mensagens.

JPBImpe

What is folding?
VISTA WILL LAUNCH today with fanfare, parties, hypocrisy, hollow promises and tame reviews. For me, it is something different, it makes me sad. MS will tell you that Vista is the next great thing in every way, it took billions of dollars to develop, millions of man-hours, and undoubtedly will be the best selling OS ever launched. The problem is that Vista brings almost nothing to the table that can't be described by as three year old as "shiny".
Let's look at it this way, ask yourself what good new features Vista brings to the table. Most will respond that it has Aero Glass, a really pretty UI. How may other things does it bring that are positives? I can't honestly think of one, and I'll bet if you ask the next ten people you run into, they won't be able to tell you any either.
Repeat the same exercise in the negative, what bad new things does Vista bring? Massive crushing DRM infections, unacceptable licence terms, bloated hardware requirements, and a list of cut features long enough to paper your bathroom. To be fair, the next ten people you ask probably won't know that part either.*
So the fanfare will happen, people will swoon for all they are bribed to swoon for, the tech journalist community is too heavily dependent on MS marketing dollars to say anything more than a tepid condemnation, and the expected show will go on. It will be spun as a huge success, and the MS monopoly will roll on.
As I said before, to me this is a sad thing. Why? MS, possibly the richest most powerful and recognised company on the planet gave us Vista. They can buy governments to quash lawsuits, bend large companies with a mere audit, and co-opt technologies with the writ of a lawyer, and all we get is a shiny UI?
If this is all the billions, man-hours and years brought, what was the point? We get a bloated, DRM infected rights removal tool that advances the state of the art to where Apple was the better part of a decade ago, and we are supposed to call this progress? Puh-leeze.
MS is in a rut. The firm has cowered, co-opted or bought all the critics, and any message coming out of the press will be well scripted. Possibly the last big OS ever made is going to be a chrome plated turd, no one has the guts to say it, everyone will pretend it is great because everyone pretends it is great.
Vista could have been innovative instead of warmed over. Vista could have defended our rights instead of raping them. Vista could have been lean and mean instead of bloated and DRM slowed. Vista could have brought new ways of doing things instead of the same old same old. Vista could have been cheaper instead of a stealth price increase. Vista could have pioneered new ways of letting us use computers instead of activated tethers and licence problems. Vista could have been compatible and advanced standards instead of breaking software in the name of locking you in.
Guess what?
See why I am sad?**
I think we would have been better off if MS packed it in and spent the money on the moon shot they are so fond of making comparisons too. We would have gotten shiny there also, without the handcuffs, and we would not have had to lie to our office mates about how much we love it. Are you sad now too? µ
* If anyone does actually do this, please keep track and tell me what people say, I really want to know.
** I had Vista Beta 2 on my laptop and I was thoroughly unimpressed. I put RC2 on the 4x4 I have here, and was thoroughly unimpressed. I read the licence for release and got very scared. Until MS puts out a version that does not require activation and will never phone home without my express consent, I won't be impressed by the release version.


The Inquirer

Cada pérola que me vem entra no pda... :D:D:D
Happy reading :P
 
Em certa parte concordo com ele....quando soube que o vista estava a ser criado fiquei entusiasmando. Fiquei entusiasmado porque prometiam uma independência do core do sistema com as aplicações para que um crash nao manda-se o pc abaixo, porque tinham prometido um novo sistema de ficheiros, porque tinham prometido que seria um windows mais limpo e fiavel...por tudo o que prometeram estive entusiasmado, mas foi só ate ver a primeira beta... Ai começaram a aparecer os cortes no projecto, sistema de ficheiros já não iria ser implementado e todas as outras novidades que tinham sido prometidas começaram a passar de prometidas a canceladas/Stand-by....quando criaram o sistema ntfs falava-se que nunca mais haveria fragmentação...mal o Windows 2000Professional saiu conclui-se que existiu um problema na implementação e que afinal , e apesar do ntfs ser mais seguro, iria continuar a fragmentar....
Eu sou critico, não por não gostar do vista...até o acho fofo, mas não passa disto...é uma versão nova onde muita coisa foi feitas, mas....as que verdadeiramente eram inovadoras e que tinha sido prometidas, ficaram na prateleira ou não foram implementadas....
Mas não quero crucificar para já o vista..o tempo dirá se o julguei mal ou não....eu tenho quase a certeza que não..
 
Em suma, o que tu dizes é o que eu penso: Vista = XP SP3 + Aero

Quanto a DX10... podia mt bem correr no XP SP2, só não corre por opção política.

Foi a maneira de a M$ não perder a face com as burradas e birrices do que prometeu (há mts anos) ser um SO excepcional, mas acabou por se mais do mesmo. Podia bem ter sido um XP SP3, mas a M$ tinha de ganhar $$$ com ele. De facto, depois desta aventura será q a M$ se mete no desenvolvimento de outro "melhor SO do universo e mais além"?
 
vocês vão acabar por desiludir a malta que anda por aí excitadíssima com o vista....
ou então, estão a "abrir-lhes os olhos" para que percebam que todo este "entusiamo" não é mais do que uma gigantesca campanha de marketing da m$.....
 
A ideia é mesmo abrir os olhos á malta que acha que vai ter uma grande bomba em casa porque gastou mais de quantos euros por um SO que n é mais q um XP actualizado. Não pensem que estou aqui a fazer campanha por Linux ou MacOSx ou FreeBSD ou Solaris ou BeOS ou o que seja, pq uso XP e Linux.

Viva la revolución :D:D:D

àparte: vcs viram a cara de felicidade de um tipo que foi entrevistado pq tava desde as seis à espera do Vista?? jeeeeeezzzz
 
ora bem. uso vista já ha algum tempo.

agora ca vai. tive RC1, RC2 e tenho neste momento RTM. dentro do RTM já experimentei bussiness, home premium e ultimate.

vou dizendo o que achei da minha experiencia, coisas boas e más, que fica desde já rotulada como, para mim claro, não preparada para o mercado.


em todas elas obtive reboots aleatorios (que foram diminuindo ao longo do tempo e para dizer a verdade ja não tenho ha muito, se calhar fruto dos updates que vão saindo) crashes e blue screens nunca vi.

problemas de software/drivers de terceiros não vou comentar uma vez que so foi lançado oficialmente hoje logo empresa nenhuma tem "obrigação" de o produzir.


drivers que é suposto virem no DVD (é uma manoplia supostamente muito completa) não são lá muitos.

drivers nVidia são muito deficientes e instaveis. drivers de som (da minha board, realtek) é mentira, ele prefere instalar os da propria nvidia, por mim tudo bem. tenho colunas 5.1, som 5.1 é mentira, tenho só 2.1 mais que isso ele nao reconhece. atravez dos realtek, sacados do proprio site realtek, consigo que no painel de controlo ele reconheça 5.1 e quando faz o teste, o som sai efectivamente por todas. mas quando primo ok. volta tudo ao normal, 2.1. e nada feito. até hoje está assim.


drivers raid é outra mentira. é suposto trazer para nF4 e algumas pessoas minhas conecidas conseguiram perfeitamente. se calhar é da minha board ser mais antiga. talvez. a bios, experimentei varias. nunca deu.

encontrei após muita procura, uns drivers "home made" que se instalam á maneira antiga, load drivers from pen or disk during the installation. que funcionaram na instalação (foi uma benção após muitas preces) mas que podem bem ser a razão dos tais reboots. sinceramente não sei.


depois, o meu processador não é um c2d da moda mas parece um processador bem capaz, sobretudo a quase 3Ghz. e infelizmente parece-me bastante curto para o SO. tenho alguns momentos de lentidão que nao podem ser atribuidos a mais nada. uma vez que o resto do sistema se mostra superior até no teste deles, tenho em tudo 5.9 e no cpu 4.5.


agora vamos ás coisas positivas. já toda a gente sabe que o aero é muito bonito, e é. mas tambem não é nada do outro mundo.

gosto bastante da função de search em todas as janelas que simplesmente faz um filtro automatico e apenas mostra o que coicide com o que estamos a escrever. acho mesmo fantastico. eu no XP simplesmente não usava o search. só quando tinha mesmo que ser. e agora não dispenso. é mesmo um must.

o search no iniciar igaulmente. podermos procurar um jogo ou uma aplicação, por exemplo, paint. apenas escrevendo é fabuloso. uso muito e adoro.


a acessibilidade no caminho de pastas isto é, se estamos nesta pasta: I:\Jogos\TrackMania Nations ESWC\GameData\Tracks

e queremos ir 3 pastas atrás não precisamos de carregar 3 vezes no botão de ir para a pasta acima. basta ciclar sobre o nome da pasta que queremos. tambem gosto disso.

a possibilidade de termos um preview da janela pousando o cursor sobre a pasta minimizada na taskbar tambem é bastante util. sobre tudo quando são janelas com conteudo aleatorio, como filmes ou jogos.


nos jogos não notei grandes diferenças palpaveis a olho nu, não inspecionei os FPS a pente fino mas parece que se perdi foi uns 4/5 mais que isso notava. alguns requerem algum tweaking para poderem ser corridos mas batsa um olho no google para se achar a solução. o unico que fica mesmo muito deficiente é o que mais jogo que é o trackmania nations. para alem de ter uma solução para correr que não funciona em todas as instalações (ja tive que formatar uma vez porque a solução nao surtia efeito e muita gente minha conhecia nunca conseguiu) há uma perda de cerca de 40 (sim 40 fpss) eu jogava com cerca de 120 de média no XP na opção de qualidade nicer. e agora na mesma opção jogo a cerca de 80. ainda perfeitamente jogavel de qualquer modo uma versao nova do jogo nao deve tardar para solucionar isto.



não me lembro assim de mais nada que deva realçar.


no fundo concordo com o the inq (das primeiras vezes em que sei que não é tanga)


a versao ultimate está longe longe longe de valer 500€ no que toca a utilidade marginal em relação ao XP. mas mesmo longe.


é só.


desculpem se foi longo!
 
A minha opinião resume-se a: :puke: Leiam os artigos que estão referidos nessa noticia.

PS: Estou curioso em saber a opinião do blastarr sobre isto! A sério que estou! :)
 
Bem, eu julgava estar sozinho no universo, depois de lêr várias análises positivas do Vista. Afinal há mais pessoas com a minha opinião.

Quando saiu o Win95 foi a revolução. Ainda tenho as minhas diskettes do "windows 95 preview program" que me custaram 7 contos.
Quando saiu o Win98 foi assim, assim. Algumas melhorias.
Quando saiu o Win2000 (o millenium é para esquecer) foi novamente revolução. A mistura do universo win9x com winnt finalmente conseguida.
Quando saiu o WinXp foi muito fixe porque o Win2000 era um bocado "pasteloso" em determinadas situações. O Xp é uma versão refinada do Win2000, sendo na minha opinião o melhor S.O. de sempre da Microsoft.

Agora o Vista? O que é que tem de novo? Sinceramente o quê? Bonecos? DRM? 500M de ram alocados no arranque sem qualquer aplicação instalada?

Onde está o WINFS?
Onde estão as janelas em 3D (a treta do ALT-TAB não conta)?
Onde está um S.O. fluído, onde a simples inserção de um DVD no leitor não bloqueia tudo?
Onde está um S.O. fluído, onde a simples procura de um drive de rede não demora uma eternidade?
Etc, etc, etc...

Eu tenho um C2D E6000 a 3.6G, 2G de ram, 2xRaptors de 74G e o Vista consegue tornar o meu sistema LENTO, sem qualquer tipo de contrapartida!

Estou profundamente desiludido com a Microsoft. Se eu fosse o Bill Gatos despedia aqueles incompetentes todos que andaram seis anos para pintar o nosso querido Windows Xp com uma "skin" bonita, infestá-lo com DRM e um ciclo "enquanto memória ocupada inferior a 500M->Aloca memória só naquela, se possivel lendo do disco para tornar o sistema mais pasteloso".

Cumprimentos
 
Onde está o WINFS?
Esta e continua a ser desenvolvido. Lançamento talvez dentro de 1 ano.

Onde estão as janelas em 3D (a treta do ALT-TAB não conta)?
Faz tecla windows + tab e tens as tuas janelas 3d.
Onde está um S.O. fluído, onde a simples inserção de um DVD no leitor não bloqueia tudo?
Isso sempre esteve desde o Win XP e continua no Vista.
Onde está um S.O. fluído, onde a simples procura de um drive de rede não demora uma eternidade?
Nao percebi qual o problema.

Etc, etc, etc...
Deconheço tal bug :P

Eu tenho um C2D E6000 a 3.6G, 2G de ram, 2xRaptors de 74G e o Vista consegue tornar o meu sistema LENTO, sem qualquer tipo de contrapartida!
Pelo contrario. O subsistema de gestao do disco-rigido esta bem mais acelerado no Windows Vista em relação ao XP, tornando a maquina de forma global bastante mais rápida ja que o disco é o factor mais critico num computador.
Estou profundamente desiludido com a Microsoft. Se eu fosse o Bill Gatos despedia aqueles incompetentes todos que andaram seis anos para pintar o nosso querido Windows Xp com uma "skin" bonita, infestá-lo com DRM e um ciclo "enquanto memória ocupada inferior a 500M->Aloca memória só naquela, se possivel lendo do disco para tornar o sistema mais pasteloso".
Se estas a correr a versao Ultimate é normalissimo comer 500Mb de ram, ja que esta versao recomenda 1gb/2gb.
Se estas descontente com o consumo de memória baixa para o Windows Vista Business ou Home Premium que requer uma quantidade de ram menor.

Ai começaram a aparecer os cortes no projecto, sistema de ficheiros já não iria ser implementado e todas as outras novidades que tinham sido prometidas começaram a passar de prometidas a canceladas/Stand-by....
Essas novidades continuam a ser desenvolvidas e vao ser integradas com o tempo. Se comprares o Vista podes colocar essas actualizações gratuitamente sobre a forma de Service Packs, logo nao estás a ser roubado em relação áquilo que tinha sido proposto inicialmente.
Eu sou critico, não por não gostar do vista...até o acho fofo, mas não passa disto...é uma versão nova onde muita coisa foi feitas, mas....as que verdadeiramente eram inovadoras e que tinha sido prometidas, ficaram na prateleira ou não foram implementadas....
Mas não quero crucificar para já o vista..o tempo dirá se o julguei mal ou não....eu tenho quase a certeza que não..
Nada ficou fora, as coisas continuaram a ser desenvolvidas. O problema é que nao ficaram concluidas a tempo e a Microsoft depois de tantos atrasos teve que as retirar essas features para adição posterior através de Service Pack.
 
Última edição:
Esta e continua a ser desenvolvido. Lançamento talvez dentro de 1 ano.

Who cares? Não está cá como anunciado há uns tempos, pois não?

Nao percebi qual o problema.

Certamente nunca tiveste de usar o belo sistema de configurações de redes do Windows, em que o "Repair Connection" freeza mais vezes do que faz alguma coisa de jeito.

Pelo contrario. O subsistema de gestao do disco-rigido esta bem mais acelerado no Windows Vista em relação ao XP, tornando a maquina de forma global bastante mais rápida ja que o disco é o factor mais critico num computador.

Se estas a correr a versao Ultimate é normalissimo comer 500Mb de ram, ja que esta versao recomenda 1gb/2gb.
Se estas descontente com o consumo de memória baixa para o Windows Vista Business ou Home Premium que requer uma quantidade de ram menor.

Portanto, o rapaz diz que o sistema está lento, mas tu dizes que está mais rápido porque tem de estar, a M$ disse que iria estar! :lol:
E já agora, ele tem 2 GB RAM.

Acho também interessante que não tenhas comentado o ponto fulcral da thread. Achas que o DRM não é preocupante? Nem o facto da licença do Vista obrigar-te a pagar uma nova licença cada vez que mudas uma peça de hardware?
 
um ferrari com 9 cilindros, três rodas, pneus de tractor, onde se esqueceram de colocar a lavanca da caixa de velocidades.....
o resto, a propaganda e a campanha mediática, é conversa para "embebedar perús"....
 
um ferrari com 9 cilindros, três rodas, pneus de tractor, onde se esqueceram de colocar a lavanca da caixa de velocidades.....
o resto, a propaganda e a campanha mediática, é conversa para "embebedar perús"....

Hmm? Subitamente pensei que me tinha enganado e clicado na secção de Motores :P
 
Pelo contrario. O subsistema de gestao do disco-rigido esta bem mais acelerado no Windows Vista em relação ao XP, tornando a maquina de forma global bastante mais rápida ja que o disco é o factor mais critico num computador.

Diz-me em que é que este comparativo está errado:

http://www.tomshardware.com/2007/01/29/xp-vs-vista/

Se estas a correr a versao Ultimate é normalissimo comer 500Mb de ram, ja que esta versao recomenda 1gb/2gb.
Se estas descontente com o consumo de memória baixa para o Windows Vista Business ou Home Premium que requer uma quantidade de ram menor.

Hum, normalissimo? Está a gastar 500M em quê? Serão os bonecos, ou será o tal ciclo? O WinXp instalado de fresco, não chega a 100M...

Essas novidades continuam a ser desenvolvidas e vao ser integradas com o tempo. Se comprares o Vista podes colocar essas actualizações gratuitamente sobre a forma de Service Packs, logo nao estás a ser roubado em relação áquilo que tinha sido proposto inicialmente.

Quando estiverem desenvolvidas, aqui estarei eu para congratular a Microsoft por trabalho bem feito. Por enquanto, onde podes lêr no contrato de compra que isso será mesmo fornecido grátis?

Nada ficou fora, as coisas continuaram a ser desenvolvidas. O problema é que nao ficaram concluidas a tempo e a Microsoft depois de tantos atrasos teve que as retirar essas features para adição posterior através de Service Pack.

Nada ficou de fora? Estás a brincar? Trabalhas na Microsoft? Prestarias um melhor serviço se fosses um bocado mais critico...

Sinceramente, sempre gostei do software da Microsoft. Sempre instalei os betas porque quase sempre vi motivos para o fazer. O Vista para mim simplesmente não trás nada de novo.

Acho um absurdo completo quando tentam comparar o Vista com a revolução que foi o Win95.
 
Who cares? Não está cá como anunciado há uns tempos, pois não?
Mas vai estar e gratis. Pior seria se dissessem que ia ter e depois não o colocassem, ou o colocassem a pagar.


Certamente nunca tiveste de usar o belo sistema de configurações de redes do Windows, em que o "Repair Connection" freeza mais vezes do que faz alguma coisa de jeito.
Sim no XP ja me aconteceu isso. No Vista ainda nao exprimentei.


Portanto, o rapaz diz que o sistema está lento, mas tu dizes que está mais rápido porque tem de estar, a M$ disse que iria estar! :lol:
E já agora, ele tem 2 GB RAM.
E eu e mais milhoes de pessoas dizem-te que ele está rápido. Muito rapido. Então e agora?
Porque é que a dele é que esta certa e a dos outros nao?
Eu também tenho 2gb de ram.....

Alias apontaria para problema dele para o driver do Raid que esta a dar problemas com o Vista.

E quanto á questão do disco rigido ser gerido bem melhor no Vista, a Microsoft nao anunciou nada sobre isso.
Antes demais, toda a gente notou que realmente estava mais rápido o Vista com o disco (nota-se claramente). Depois começaram a haver uns testes XP vs Vista e mostrou-se que claramente o Vista era muito mais inteligente nos acessos ao disco com o Vista a bater e por muito o XP.

Acho também interessante que não tenhas comentado o ponto fulcral da thread. Achas que o DRM não é preocupante? Nem o facto da licença do Vista obrigar-te a pagar uma nova licença cada vez que mudas uma peça de hardware?
Essa situação foi desmentida pela Microsoft. Nem vale a pena comentar. Faz search que encontras neste mesmo forum o comunicado a desmentir.

DJ_PAPA, desculpa lá, mas se as features não estavam prontas então não metiam o OS cá para fora.
Ainda mais?
Um SO ja atrasado e atrasado.... xegou a um certo ponto que tiveram que lançar. Nao tou a ver qual o problema desta situação quando depois te disponiblizam Services Packs a custo zero.

um ferrari com 9 cilindros, três rodas, pneus de tractor, onde se esqueceram de colocar a lavanca da caixa de velocidades.....
o resto, a propaganda e a campanha mediática, é conversa para "embebedar perús"....
Um SO nao é um carro. Enganaste-te na secção ;)

Diz-me em que é que este comparativo está errado:

http://www.tomshardware.com/2007/01/29/xp-vs-vista/
Sim está parcialmente errado. Começamos nos jogos em que usaram um driver antigo da ATI.
Aconselho-te a ver a tread ao lado XP vs Vista em jogos com os ultimos drivers da ATI lançados ontem, em que se inverteu a situação e começa-se a ter mais performance no Vista que no XP.
Tens aqui um tread sobre esse artigo:
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=131938
 
Última edição:
Ainda mais?
Um SO ja atrasado e atrasado.... xegou a um certo ponto que tiveram que lançar. Nao tou a ver qual o problema desta situação quando depois te disponiblizam Services Packs a custo zero.

No entanto debateste te como tudo pra dizer que o Vista vai sair antes do Leopard que nao foi um unico mes atrasado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo