1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mais um tópico de DSLR...

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Andre_pais, 28 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 39; Visualizações: 1541)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Boas tardes. Depois de muita mesada e de muito poupar, finalmente consigo comprar uma reflex.:009:

Estava a pensar em comprar um kit com 2 lentes, mas depois de ver uma promoção da pentax K-m com a lente 18-55 por 400€, acho que vou pensar 2 vezes. Estou ansioso para adquirir uma reflex e posso comprar agora o corpo e depois então escolher a lente.

Estava muito interessado nas olympus e nikon, mas nenhuma tem kits a este preço, e a pentax não é nada má. A olympus tem a E-420, só que para mim teria de ser a E-520.

Antes de comprar queria consultar aqui a Zwame.
    Acham boa compra?

2. edumad

edumad I fold therefore I AM

Ja pegas-te na maquina? O que queres fotografar?
    Porque e que Nikon e Olympus the apelam?

3. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Já peguei na máquina e achei-a confortável q.b. só que vou ver se a experimento outra vez.
    Acabo por fotragrafar um pouco de tudo. Não faço trabalho de estúdio, quero acima de tudo algo barato. não faço muitas paisagens, é mais umas macros aqui e ali, umas fotos de arquitectura, uns retratos de amigos.

Na olympus, gosto muito do corpo da E-520, e do sistema quatro terços. Não tenho muito dinheiro, e por isso o numero "pequeno" de lentes não me assusta muito.
    A nikon, tem um corpo porreiro, pequeno, e tem 2 lentes VR bastante boas por um preço inferior á da canon.

4. edumad

Nao ha nada que te restrinja a um sistema.
    No entanto se continuares a evoluir nas areas de fotografia que referes, a nikon ficar-te-a bastante cara (boas wide-angle e boas macro).
    A olympus oferece-te um factor de crop que restringe as wide-angle mais do nikon ou pentax. Mas teras compatibilidade com lentes antigas MF, portanto mais opcoes para macro.

Para o que queres a Pentax parece um bom compromisso.
    Se nunca saires das duas lente de kit, entao o que for mais barato compensa.

5. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Por mais voltas que dês a Pentax apresenta a melhor qualidade preço, verifica se a K-m não é pequena demais.... E ainda mais em conta fica se fizeres contas ao custo de lentes adicionais.

Podes depois comprar uma 55-200(99£) ou uma 55-300(189£) na SRS.

Como alternativa tens sempre os kits da k200 na pix... Por 500 euros já tens uma mala e ainda um grip que podes vender...

*edit
    Mesmo saindo das lentes de kit compara o preço uma DA*16-50 2.8 da pentax com as equivalentes da C&N para ver que existem uns bons euros de diferença.

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  6. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Exacto. Mas repara qe a olympus tem varias lentes wide e tem actualmente a lente zoom mais wide do mercado, a 7mm.

Mas pronto são detalhes. estou bastante inclinado para a K-m. Vou ver se experimento uma antes de a comprar.

7. Warlord

Warlord [email protected] Member

vejamos por partes:

arkitectura: se fosse para fins profissionais, a canon apresenta a melhor solucao, lentes tilt-shift k funcionam em corpos amadores. por outro lado referes o factor €€€, k de certa forma e um pouco incompativel com fins profissionais :P, e essas lentes custam dinheiro. parece k vais ter de te contentar com um UGA. UGAs novas 3rd party arranjas +- pelo mm preco para todas as marcas, por exemplo uma sigma 10-20 tens pra canon, nikon, pentax e olympus. A unica coisa a ter em consideracao e o factor de multiplicacao k varia de marca para marca, tornando umas mais wide k as outras. dentro de marca tens soucoes epsecificas mas k sao regra geral mais caras (mas melhores).

retratos: indo directamente para a alternativa barata, a nikon e a canon apresentam solucao na casa dos 100€ (50mm f/1.8), ter em atencao k perdes o AF na D40/60. De resto a pentax/olumpus so apresentam solucoes mais caras (mas melhores tb).

macros: mm situacao das UGAs, 3rd party encontras para tds os sistemas +- pelo mm preco, ter em conta o factor de multiplicacao. lentes especificas da marca a canon leva vantagem mas sempre a um preco superior das 3rd party. ter em atencao a d40/60 k perde o AF em alguns modelos.

Mercado 2ª mao: Importante se keres poupar uns trocos, canon e nikon teem mais movimento k as restantes marcas.

Preco kit: A pentax e olympus teem precos mais atractivos, mas deves ter em atencao k as lentes de kits pouco servem para os requisitos k apresentaste...

8. edumad

14mm? Que custa quanto? Quanto mais de £1000?

Uma Sigma 10-20mm fica a 15mm na Pentax por "quanto menos de metade da olympus"?

Nao tenho duvida que a Olympus sera melhor, mas pagas mesmo muito por isso.
    Noa tenho nada contra o 4/3, e parece que as lentes olympus sao consistentemente de grande qualidade. Mas o preco do equipamento so deixa de ser preocupacao quando fores um profissional com bastante sucesso...

Definitivamente experimenta a K-m e outras.

9. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Mas nao vou fazer nada de profissional. Só amador. Contento-me com os 28mm da lente de kit por exemplo. Em relação a macros estou a pensar na 70-300 da sigma, ou a 105 da mesma marca.
    Para retratos estou de olho na 70mm limited da pentax.
    Eu não tenho muito dinheiro e prefiro comprar um kit baratinho e depois com o tempo ir vendo o que posso fazer.

PS: Alguém me sabe dizer onde encontrar a 50mm FA 1.4 da pentax? primes com grande abertura só encontro a 55mm DA* que deve ser a melhor prime do mercado mas é muito cara.

10. Warlord

a 70-300 nao e uma lente macro PONTO. nao vao na conversas do marketing ;)

a 50 1.4 pentax encontras na digiwowo (244€):
    http://www.digitalwonderworld.de/index.php/cPath/102_122

tem tb na mm pagina as alternativas das outras marcas.

so tens de ter em atencao na compra do kit baratinho as restricoes a k te obrigam no futuro, a d40/60 e um exemplo disso por perderes o AF em mts situacoes, a falta de mercado 2ª mao (pelo menos ca em portugal) podera ser outro factor limitativo. mas axo k isso ja esta td resumido no meu post :P

11. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Se não queres evoluir para FF e queres gastar menos.
    Aconselho te a Pentax sendo que está praticamente "recheada" com prime´s .

12. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Não é uma lente macro, mas já usei uma, e consegue uma ampliação muito boa. Não preciso de 1:1 para todos os casos.

Exacto. Diria que as restrições da pentax e da canon são as menores...

Mas nem toda a gente acaba por evoluir para FF. Muito menos eu. A não ser que alguem me pague o equipamento e que me o carregue para todo o lado hehehe

Anyways, mesmo que quisesse, na maioria dos casos tens de dizer byebye ás lentes que tens.

13. Warlord

ficas melhor servido com uma prime e uns tubos de extensao :P

14. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

http://www.srsmicrosystems.co.uk/123/Pentax-smc-FA-50mm-f1-4-Lens.html 179.036 EUR(159.00 GBP )+portes

Para macros de bichos tens a pentax 100mm 2.8 macro que eventualmente pode servir para retratos, para outros macros (flores...) tens a limited 35mm 2.8 macro que é uma lente fantastica(tambem existe na tokina para nikon/Canon).

A 70 limited faz parte do meu sonho, juntamente com a 15 e 40(ou 35) limited.

Quanto às lentes T-S custam para cima de 1000 euros....

*edit na SRS não dá para comprar directamente no site mas penso que basta enviar um email ou tratar directamente por telefone, o edumad pode esclarecer melhor.

*edit2 Lembrei-me de ter visto umas macros da 40mm limited com Closeup Filter. E achei estes exemplos com Closeup Filter(sony ou Raynox):
    Com Extension Tubes:

Claro que o mérito é todo do fotografo porque a distancia de trabalho é minima.

15. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Cá para mim fico com a 105mm macro da sigma para isso tudo. Retrato, macro, low light.

Pena é o f/2.8 que é pouco brilhante comparado com as lentes f/1.4 e 1.8.

Mas pronto.

16. arkannis

arkannis Power Member

E já agora, tens estado a falar no kit da K-m, mas porque não o kit da K200D + 18-55?
    Por mais 50€ ficavas com um corpo maior, mais robusto, com weather seal, top lcd panel, melhor AF e melhor flash. Acho que vale bem a pena.

17. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Sim, mas também ficava com um corpo sem ISO 3200, mais pesado, com menos continuous shooting...

O Flash nao customo usar, prefiro usar sempre o ponto central. Dispenso os 11 pontos da K200.

O top lcd é interessante, mas nem tripé tenho hehe, nao sei se o usaria assim tanto mas prontex.

EDIT:lseven, esses filtros são faceis de encontrar? Eram porreiros para meter na 70mm F2.4

E quais sao os indicados? os que aumentam a distancia focal, ou os close up?

18. arkannis

arkannis Power Member

ISO 3200 é praticamente só "para inglês ver", os resultados não são usaveis.
    O continuos shooting... 3fps vs 3.5, não me parece que seja uma diferença perceptivel.

Eu pessoalmente acho que o corpo (chassis) muito melhor da K200 compensa estas diferenças, mas tu é que sabes as tuas prioridades ;)

19. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Não é para o inglês ver. A opção está lá. Prefiro ter uma foto nítida e com ruído do que ter uma foto desfocada e com menos ruído.
    Além disso, RAW mais umas edições e pode-se postar na internet sem problema. Espero eu.

São 2.8fps contra 3.5fps isto é o que as marcas anunciam.

E o buffer da K-m é maior. Na k200 tiras 4 fotos, na K-m podes tirar 6 se não me engano.

20. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Tens a 9-18mm (18-36mm em FF) por 569€ na Colorfoto, anda pelo mesmo preço da Sigma.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página