mais um topico repetido a pedir ajuda :)

RUNTUNTUGGER

Power Member
este topico começa a ser muito repetido , muita gente a pedir ajuda sobre camaras mas no meu caso procuro algo nao para paisagens mas mais para usar em recintos escuros, com pouca luz e muito movimento :):)
ja que temos aqui fotografos profissionais ou muitos para la caminham, gostaria de varias opinioes sobre q camera seria a ideal para mim,tenho uma cybershot antiga que é a p-200 e pretendo comprar uma nova, nao queria aquelas maquinas grandes, pretendia algo assim compacto q caiba no bolso como essa p-200 q eu tenho, ate pode ser um bocadinho maior mas nada daqueles exageros.o uso q mais lhe dou é sobretudo ha noite, recintos fechados com pouca luz e bastante mexidos, falo portanto em concertos, queria algum com bons valores de iso , aquelas tecnologias de establizaçao de imagem,reconhecimento de caras e zoom opticos e tudo mais q as cameras modernas teem, os megapixels penso q nao altera muito a foto se for so para ver no pc, por isso nao acho q seja preciso ter 10 ou o valor q está ai maior no mercado.
o meu orçamento penso que dé para ir até aos 250 300 euros.
portanto com isso tudo de ter valores de iso altos para fotos no escuro, establizador , lentes boas etccc que é que me aconselham?

pensei mudar para uma outra sony, desta vez a T-100 mas pelo q li...
a lente com zoom de 5x, numa máquina assim tão compacta, também é algo que sai a um preço demasiado elevado. A distorção da lente é grande, as aberrações cromáticas estão lá, e os cantos suaves também.
mais uma vez se me puderem dar umas dicas sobre o ideal para mim agradecia
icon_smile.gif
 
Compacta com boa sensibilidade até 300 euros não há que enganar, fuji f50fd. Se ainda encontarres a f31 à venda também é uma boa opção, para os teus critérios.
 
por acaso ate q costumo estar muitas vezes na primeira fila lolol
mas a vi falarem muito das reflex, eu nabo como sou em relaçao a fotos o que é uma camara reflex?
nos concertos certamente os seguranças vao achar essas camaras como sendo camaras com objectiva devido ao tamanho q apresentam e vao implicar porque nao é permitido fotografar com objectivas como as maquinas profissionais so mesmo as de bolso,ha camaras compactas tambem montras e outras nao, em que difere ser reflex ou nao?tem a ver com lentes ? é q sou mesmo zero em relaçao a foto :)
 
De maneira simples, uma reflex é uma daqueles máquinas grandes em que podes trocar as objectivas. São das tais que normalmente não são permitidas. ;)
 
Uma SLR (Single Lens Reflex), como o próprio nome indica é uma máquina que funciona apenas com uma lente por reflexo. Em vez de teres uma lente para tirar a foto e um visor separado para ver o que estás a fotografar, tens um visor que te mostra um reflexo daquilo que a lente principal está a captar. Assim consegues ter uma visão exacta daquilo que vais fotografar, da focagem, etc...
Por norma estas máquinas usam uma lente separada do corpo, que permite a profissionais usarem uma lente adequada a cada ocasião.
Estas máquinas também são algo dificeis de manusear para quem não está habituado pois apresentam inumeras funções e comandos que a grande maioria das pessoas nem fazem ideia do que são.

As bridge, como a Fuji F6500, costumam ser (erradamente) consideradas uma SLR de lente fixa, no entanto não opera por relfexo. Tem um mini LCD dentro do visor que acaba por dar um efeito muito semelhante. Esta utilização de um mini LCD em vez de um espelho também é usada em máquinas estilo SLR, que são denominadas reflex pois o seu aspecto é igual, assim como todo o seu funcionamento (comandos, funções, lentes, etc) excepto a parte do espelho.
Outro aspecto das bridge é que apesar do seu tamanho e do tamanho da sua lente, muitas vezes não são mais que uma super-zoom numa caixa grande, visto que os seus sensores são iguais aos de uma compacta e não de uma SLR. Isto trás vantagens como o bom posicionamento dos comandos (aneis de focagem e zoom por exemplo) e disvantagens como o seu tamanho e peso.

Outro aspecto a ter em conta é a história dos stops. Pelo que eu sei se usares zooms muito grandes, perdes luz a entrar para a lente e forçadamente vais ter que usar ISOs ainda mais altos, aberturas enormes e velocidades relativamente lentas.

Quanto à máquina que pretendes eu acho que a Fuji F31fd é a mais indicada mas já não a deves conseguir encontrar, por isso se os modos manuais não te fizerem diferença, compra a F40fd que segundo sei é o mesmo mas sem os modos manuais. A F50fd tem um sensor diferente e até agora ainda não vi provas de ser tão bom no ISO800 como o sensor da F30fd/F40fd.

Também não acredito que o ISO800 te vá adiantar de muito. Ainda ontem em conversa noutro tópico estive a experimentar e no meu quarto que tem duas lampadas de 100w acesas, com ISO800, abertura de 2.8 com uma dist. focal equiv. de 35mm, a máquina recomendava uma velocidade de disparo de 1/20.
Num concerto podes ter a sorte de o grupo/cantor estar muito bem iluminado com bons holofotes mas mesmo assim ponho as minhas duvidas em relação a conseguires usar uma velocidade de disparo suficientemente rápida para captar movimento com nitidez.

Não te deixes levar por numeros de ISO. Muitas máquinas no mercado até dizem que têm ISO6400 e no entanto borram-se todas para tirar uma foto boa em ISO200, quanto mais acima de ISO400. O que interessa é até que valor de ISO é que a máquina consegue tirar uma foto decente. Para a maioria a resposta é ISO400, nos modelos da Fuji que aqui foram falados é capaz de ser ISO800 (em ISO1600 nunca vi fotos).

O estabilizador de imagem para fotos a movimento penso ser práticamente inutil. O sistema estabiliza a imagem dos movimentos da tua mão (que é bastante util quando se usa velocidades de disparo baixas) mas se o "alvo" da foto se estiver a mexer não adianta de nada.

Ainda tens a solução do flash, mas são bem carotes, especialmente se for para ter alcance suficiente para atingir o palco com uma luz decente.

Por fim, como já disseram lá em cima, o que tu precisas é quase uma reflex, mas o ideal seria mesmo uma relfex. Posso-te dar um exemplo de um fotografo que conheço que tira fotos a movimento de noite e a "arma" dele é uma Nikon D80 (usando ISOs entre 1000 a 1600) com uma lente 50mm 1.8 e um flash bastante potente.

Resumindo, tenta comprar uma Fuji F31fd/F40fd ou espera para ver se a F50fd é tão boa como as outras em ISO800, e durante os concertos tira imensas fotos até conseguires apanhar o grupo/cantor o mais quieto possivel.
 
vi a fuji s6500 mas lá está ...deve ser melhor q as outras mas o tamanho, acho grande, estava mesmo a pensar em ter uma parecido com a minha antiga sony p-200, nao quer dizer q seja do mesmo tamanho, ate pode ser bocado grande mas nao assim tanto , algo q passe despercebido dentro do bolso :P:P
por acaso o que me safou em muitos concertos
foi o modo manual onde eu alterava os isos e abertura da lente, penso q opte pelo tal modelo q referiste q tem opçao tambem de manual, sobre o tal modelo q ja nao devo conseguir encontrar, é devido a ser um modelo descontinuo ou qual a razao de ser dificil de encontrar a f31? ja agora essa f50 é mais recente mas supostamente nao quer dizer q seja melhor q a 31?
 
A F31fd foi descontinuada sim... Agora vem a F50fd.
O ser mais recente nunca quer dizer que seja melhor. As marcas raramente se limitam a melhorar os pequenos defeitos. Introduzem logo N coisas novas e alteram outras N coisas, por isso há sempre o risco de dar barraca.
 
a minha ideia era despachar a minha velha rapidamente e comprar uma substituta ainda este mes pois no inicio de novembro vou precisar dela,convem esperar entao mais um bocado para saber a opiniao das pessoas q teem a 50 ou segundo as reviews etcc achas q nao deverá ter grandes alteraçoes em relaçao á 31 tirando talvez mais megpixels ou mais zoom etccc,mas nada assim de relevante
 
Já se sabe as Specs. O zoom é o mesmo, mas o sensor duplicou os MP (passou de 6 para 12) e isso por norma é mau. Ao tanto quanto sei o ruido é provocado por interferências entre as células fotosensiveis do sensor, e quanto mais pequeno ou mais MP tiver o sensor, mais "apertados" estão essas células, e pior a imagem. As Fuji produziam pouco ruido porque tinham sensores Super CCD de 1/1.6" com apenas 6MP (o tamanho comum para um sensor de 6MP é 1/2.5"), e por exemplo as máquinas profissionais usam sensores enormes com 10-12MP, às vezes nem isso. Isto também possibilita a utilização de células fotosensiveis maiores que captam mais luz.
 
pois, ja tinha lido noutros foruns essa questao em relaçao ao ser melhor o modelo 50 d que o f31 e falam precisamente q nao notam melhoras q justifiquem os 100 euros a mais, dizem q a qualidade é inferior ou igual á f31 e o que so alterou para justificar o preço a mais é os 12 pixels q ninguem vai dar um real uso a eles alem de produzir mais ruido devido aos 12 mpixels.
tambem ha quem pense o contrario e diga se o conjunto sensor/processador se revelar ao nivel do que a fuji tem feito de melhor q será um modelo melhor q o f31.
como disseste em posts anteriores, melhoram numas coisas pioram noutras etccc.
sendo entao as 2 parecidas e eu preferir uma q tenha opçao manual e secalhar a 31 como esta descontinua se for preciso algum arranjo ou algo para ela secalhar torna-se difici de arranjar acho q prefiro investir na recente f50, o problema mesmo que poderei ter talvez seja esse de produzir mais ruido. mas será assim muito mais ou é algo que nao dá para se aperceber e que nao justifique ficar com um modelo mais antigo?
 
Pelo que tenho visto, o nivel de ruído da f50 é bastante semelhante ao da f31. Além disso, a f50 tem estabilizador que, por mau que seja, ajuda sempre qualquer coisita.
 
Eu é como disse, ainda não vi fotos em ISO800 da F50fd em comparativos com a F31fd, mas mesmo que seja um pouco pior que a F31fd, deve continuar a ser das melhores no mercado (nesse aspecto). Se vale ou não os 100€ a mais já é contigo. Se for a única que se safa com ISO800 não tens mesmo grande escolha... lol
 
bem, sendo modelo mais recente e como foi dito antes, as difrenças nao há-de ser muito significativas e se for q seja para melhor , talves opte por um modelo mais actual , a tal f50 visto a outra ja estar a sair do mercado e é capaz de ser mais complicado alguma assistencia q seja precisa ou troca etcc.
como fonciona o automatico da fuji? faz quase tudo como deve ser?
eu na minha sony p-200 por vezes nao saia como deve ser quando tinha no automatico, dai preferir uma q tenha tambem o manual .
 
Tem ainda mais modos que a P200 (que penso que é igual à P100, mas com 7mp em vez de 5 certo?). Tem, além do totalmente manual, modos de prioridade à abertura e exposição.
 
exactamente a p- 200 so tinha como diferença os pixels, tinha 7.2 q como ja foi aqui dito pouco ou nenhum uso real tem, eu usava mais em modo de 5 pixels do que com 7 (tambem por causa da capacidade do memory stick)
 
Back
Topo