Mais um upgrade pra PC

Carlos Serafim

Power Member
Ola.

quero investir 500/600 € num upgrade e ultimamente ando desactualizado no que toca a hardware.
Alguém me pode sugerir modelos e preços pro seguinte material?

caixa
fonte
board
processador
memoria
disco (160 Gb chegam)
grafica

Este PC será usado sobretudo para trabalho, edição de som, internet e um joguito de tempo a tempo. Entretanto vou pesquisando o forum.

Obrigado
 
Boas.

Quanto a caixas vou abster-me de opinar, além de não ser muito exigente com elas, os gostos influenciam muito na escolha.

Disco rígido recomendo VIVAMENTE o WD1600AAJS (não confundir com o WD1600JS, que é de geração anterior). É MUITO rápido, silencioso e fresco, tem um só prato e é de 160GB, tal como queres. Deves consegui-lo por cerca de €60.

Em fontes de alimentação vai haver muita gente a discordar de mim, de certeza. No entanto, não tenho queixas nem quanto à potência nem quanto ao barulho da minha LCPower. 550w ficam por cerca de €50-€60 (dependendo do modelo, há três ou quatro diferentes; recomendo a GreenPower v2.0 com fan de 14cm, é a mais eficiente).

Memórias também deixar para quem perceba mais do assunto. No entanto, já vi muito bons negócios em DDR2-667 e DDR2-800 na loja da água. Neste momento, para sistemas novos, o recomendado é 2GB (por causa de jogos como Gothic 3 e Oblivion, por exemplo; e também por causa do Vista, que "arrebanha" quanta memória consegue apanhar pela frente, ou quase... lol)

Gráfica, CPU e motherboard já é mais difícil de recomendar. Preferes AMD ou Intel? Se for Intel, neste momento o que está "na berra" são os Core 2 Duo, geralmente em boards com chipset P965 (relativamente baratas e com capacidades de OC impressionantes). Os que têm melhor relação qualidade/preço são os E6300 e E6400 (este último com sorte arranja-se ligeiramente abaixo da barreira crítica dos €200).

Em Dezembro arranjei uma Asus P5B Deluxe, que continua a ser uma das boards preferidas por quem compra C2Ds (a par das Asus Commando, de outras variantes da P5B e das Gigabyte P965-DS4, se as informações que tenho são correctas). Da última vez que vi, a P5B Deluxe normal custava ~€160, e a Commando €220, salvo erro. A DS4 costuma estar no nível de preço da P5B Deluxe.

Ultimamente tenho visto a aparecerem sistemas para máquinas de gama média-baixa baseados no 650i SLI (board da Asus, o modelo escapa-me, de momento), que parece ter um preço em conta. Não conheço a board, no entanto.

Em gráficas já estou ligeiramente desactualizado, mas em Dezembro arranjei uma X1950Pro (geralmente arranja-se por cerca de €200) e aguenta-me com tudo o que lhe atire para cima na resolução nativa do meu LCD (1280x1024). Claro que jogos como Gothic 3 e Oblivion não podem ter AA e/ou AF em níveis muito altos, e HDR geralmente também não convém aplicar. Mas de resto porta-se muito bem.

Fica a referência. Se achares muito ou pouco, avisa.

Cumps.

Miguel
 
Boas.

Quanto a caixas vou abster-me de opinar, além de não ser muito exigente com elas, os gostos influenciam muito na escolha.

Disco rígido recomendo VIVAMENTE o WD1600AAJS (não confundir com o WD1600JS, que é de geração anterior). É MUITO rápido, silencioso e fresco, tem um só prato e é de 160GB, tal como queres. Deves consegui-lo por cerca de €60.

Em fontes de alimentação vai haver muita gente a discordar de mim, de certeza. No entanto, não tenho queixas nem quanto à potência nem quanto ao barulho da minha LCPower. 550w ficam por cerca de €50-€60 (dependendo do modelo, há três ou quatro diferentes; recomendo a GreenPower v2.0 com fan de 14cm, é a mais eficiente).

Memórias também deixar para quem perceba mais do assunto. No entanto, já vi muito bons negócios em DDR2-667 e DDR2-800 na loja da água. Neste momento, para sistemas novos, o recomendado é 2GB (por causa de jogos como Gothic 3 e Oblivion, por exemplo; e também por causa do Vista, que "arrebanha" quanta memória consegue apanhar pela frente, ou quase... lol)

Gráfica, CPU e motherboard já é mais difícil de recomendar. Preferes AMD ou Intel? Se for Intel, neste momento o que está "na berra" são os Core 2 Duo, geralmente em boards com chipset P965 (relativamente baratas e com capacidades de OC impressionantes). Os que têm melhor relação qualidade/preço são os E6300 e E6400 (este último com sorte arranja-se ligeiramente abaixo da barreira crítica dos €200).

Em Dezembro arranjei uma Asus P5B Deluxe, que continua a ser uma das boards preferidas por quem compra C2Ds (a par das Asus Commando, de outras variantes da P5B e das Gigabyte P965-DS4, se as informações que tenho são correctas). Da última vez que vi, a P5B Deluxe normal custava ~€160, e a Commando €220, salvo erro. A DS4 costuma estar no nível de preço da P5B Deluxe.

Ultimamente tenho visto a aparecerem sistemas para máquinas de gama média-baixa baseados no 650i SLI (board da Asus, o modelo escapa-me, de momento), que parece ter um preço em conta. Não conheço a board, no entanto.

Em gráficas já estou ligeiramente desactualizado, mas em Dezembro arranjei uma X1950Pro (geralmente arranja-se por cerca de €200) e aguenta-me com tudo o que lhe atire para cima na resolução nativa do meu LCD (1280x1024). Claro que jogos como Gothic 3 e Oblivion não podem ter AA e/ou AF em níveis muito altos, e HDR geralmente também não convém aplicar. Mas de resto porta-se muito bem.

Fica a referência. Se achares muito ou pouco, avisa.

Cumps.

Miguel
Bem, é impressionante!
Costumas responder assim a toda a gente?
Já tenho por onde começar... heis o que já apurei e seguindo a tua sugestão:

Caixa ainda não escolhi, é o menos...
Fonte: LCPower 550W SILENT GREEN POWER PCIe -> 62,5€
Board: ASUS P5B CHIPSET 965 SOCKET 775 ou ASUS P5N-E SLI NVIDIA 650i SOCKET 775 -> 128,3/118,7 € (qual?)
procesador: CORE 2 DUO E4300 1.8GHZ FSB800 2MB CACHE OEM -> 169,9€ (se der vou pra 6300)
memória: (estou a pensar numa de 1 Gb, depois mais tarde comprava outra e juntava...)
disco: WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE 1600AAJS -> 59.95€
gráfica: XPERTVISION 7600GS 256MB DDR2 AGP -> 132€

Só aqui já à volta de 550€.
Parece-me aprtado já.
Ajudas?
 
Costumas responder assim a toda a gente?
Por acaso noutro fórum onde participo sou conhecido por ser o user que mais área de ecrã ocupo em cada post... lol Gosto de ser o mais preciso que conseguir...

Caixa ainda não escolhi, é o menos...
Fonte: LCPower 550W SILENT GREEN POWER PCIe -> 62,5€
Board: ASUS P5B CHIPSET 965 SOCKET 775 ou ASUS P5N-E SLI NVIDIA 650i SOCKET 775 -> 128,3/118,7 € (qual?)
procesador: CORE 2 DUO E4300 1.8GHZ FSB800 2MB CACHE OEM -> 169,9€ (se der vou pra 6300)
memória: (estou a pensar numa de 1 Gb, depois mais tarde comprava outra e juntava...)
disco: WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE 1600AAJS -> 59.95€
gráfica: XPERTVISION 7600GS 256MB DDR2 AGP -> 132€
Ou tive sorte com a minha LCPower ou então precisas de dar mais umas voltas, esses €62,5 parecem-me caros... Claro que já foi em Dezembro, e a minha tem fan de 12cm, mas ainda assim naquela altura uma igual à que escolheste conseguia arranjar por €50...

Quanto ao CPU, pessoalmente iria para um E6300. A diferença de performance não é assim muita, mas geralmente custam mais €10 que os E4xxx... Entretanto, se puderes esperar meio mês (mais coisa, menos coisa), toda a gama C2D vai baixar de preço e entretanto vão também surgir os E6320 e E6420, com 4MB de cache (mesmo preço dos E6300 e E6400, mas todos um "patamar" abaixo).

O disco é mesmo esse, acho que não te vais arrepender (vê no Toms Hardware e na Anandtech, há lá reviews de discos que mostram resultados impressionantes com esse modelo...)

De gráficas, como disse estou meio desactualizado. No entanto, pelo que sei a 7600GS até nem é muito má e tem fama de clockar como louca. Tenta ver se não arranjas nenhuma 7600GT na secção de pechinchas (às vezes acontece... :P)

Quanto às boards, o melhor mesmo é tentar encontrar reviews sobre elas, estou mais habituado a gamas mais altas...

Memória compra sempre aos pares. Se queres 1GB, arranja duas de 512MB para fazeres Dual Channel. E não te esqueças também que, se fores para OEM (serve perfeitamente se não quiseres fazer OC), podes arranjar 2GB DDR2-667 por cerca de €140...

Por último, deixo-te dois links para sites com preços de material, para poderes saber se estás a comprar caro ou barato (ou, como eu, para fazeres melhores negócios na tua loja preferida, ao mostrares o que a concorrência é capaz de fazer... lol). http://www.*****.pt e http://www.itcomponents.net.

Cumps.

Miguel
 
Estou a pensar fazer as compras na *****, ***** ou *****.

>> Caixa: 3RSYSTEM R202Li Preto
Tenho é uma dúvida: esta caixa tem 'respiração' lateral e não sei até que ponto a secretária vai prejudicar. A caixa tem 18 cm e o espaço da secretária é de 21,5. Acham que sobrevive?
imagem17xw3.jpg


>> Memória: KINGSTON ValueRam 1GB DDR2 667MHz PC5300 ou KINGSTON ValueRam KIT 1GB 2X512MB DDR2 667MHz PC5300. Não sei que marca escolher e como penso aumentar pra 2 Gb mais tarde não seria melhor esuqecer 2x512?

>> Gráfica: Julgo que a 7600Gs chega pois não tenho tempo para jogos. Certo?

>> Board: ASUS P5B CHIPSET 965 SOCKET 775 ou ASUS P5N-E SLI NVIDIA 650i SOCKET 775. Qual? A N?

Estou pra fazer a compra pra semana que vem ou a outra. Não vou ficar à espera de processadores novos pois tanto aparecem amanhã como no Natal...

Mais uma vez obrigadão!
 
A "respiração lateral" foi algo que a Intel introduziu na altura dos P4, que estavam a ficar indecentemente quentes e precisavam de mais airflow na zona do processador. A abertura em baixo apareceu pouco depois, quando as gráficas começaram também a atingir temperaturas pouco recomendáveis numa caixa com pouco airflow.

Com os Core 2 Duo, as temperaturas médias dos CPUs desceram bastante, por isso desde que encostes a caixa ao lado direito da secretária o ar deve fluir relativamente bem. Tens é de ter cuidado em manter essa zona desimpedida, e de manter também a caixa afastada do fundo da secretária (pelo menos 5 a 10cm entre a fonte de alimentação e a madeira, e cabinhos bem arrumadinhos lá atrás, sff).

Se quiseres ter a certeza que tudo corre bem, arranja fans de alto débito e baixo ruído para colocares na dianteira em intake e na traseira em outtake (as minhas preferidas são as Noiseblocker, baratas (€8 por uma de 8cm, e €5 por uma de 12cm), silenciosas (21dBa no máximo) e que movem bastante ar), embora em princípio não deva ser muito necessário.

Quanto a gráfica, se não queres/podes jogar, a única verdadeira preocupação que deves ter é que só use a sua própria memória (foge das TurboCache e HyperMemory). Aliás, se o 3D não faz falta MESMO, sempre podes pensar numa board com gráfica integrada... Podes é perder alguma expansão (geralmente as boards com gráfica integrada são mais pequenas).

Falta a RAM... Pessoalmente, noto a diferença entre o Dual Channel na memória e a falta dele. Por isso é que recomendo sempre comprar memória aos pares. Se escolheres uma board com quatro slots de memória (só as de gama bastante baixa é que têm apenas dois), um futuro upgrade nunca fica impedido. É uma questão de veres se preferes mesmo só uma "pastilha" de memória.

Cumps.

Miguel
 
E assim a 7600 é suficiente? ou até pode ser uma mais fraca? (7300?). Assim poupava na gráfica e compensava na memória.
A secretária é aberta por tráz.

"Na generalidade também é uma loja de onde se ouve falar mal em relação a RMAs". Pois isso é que é pior, mas vou confirmar isso...
 
Se não queres jogar ou trabalhar com software que faça uso do 3D de forma intensiva (atenção que o Google Earth, o SketchUp e afins precisam de gráficas 3D, embora não sejam demasiadamente "puxados" neste segmento), então preocupa-te apenas que a gráfica esteja preparada para DX9 (basicamente, tudo a partir das FX5200 e ATI 9550, e mesmo este requisito só é preciso para não te preocupares com um futuro upgrade para Vista com interface Aero) e que não partilhe memória com o sistema (porque nesse caso pode afectar a performance do resto do PC).

Por isso é que perguntei se não quererias considerar uma board com gráfica integrada, em especial se tive chipset Intel, em que a memória partilhada é atribuida dinamicamente à parte gráfica. Só por piada, vê se não gostarias de uma ASRock ConRoe945G-DVI (~€80) ou de uma Foxxconn G9657MA-8EKRS2H (~€120).

Se a secretária é aberta, óptimo, menos preocupações com sobreaquecimentos. Mas os cabos bem arrumados são sempre uma boa ideia... :P lol

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo