Mais umas quantas dúvidas sobre o OS X

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Ando aqui às cabeçadas com o OS X e gostava que me respondessem a algumas questões que provavelmente são básicas para vocês.

1- Configuração de rede
Num local onde estou frequentemente com o portátil a rede wireless tem protecção. Até aqui nada de novo. Falei com a informática e eles não levantaram qq reserva em configurar no portátil a ligação. O problema é que é um Mac. Basicamente o que fiz foi ir ao icon do airport na barra escolher a rede wireless de lá. Pedia naturalmente a pass, eles colocaram fico ligado à rede mas não tenho net. A net é via proxy. Basicamente proxy: xxxx. No IE basta nas opções mudar para proxy: xxxx e fica logo a funcionar. Mas isso é em windows. No OS X conseguem saber o que tenho que fazer.
Não posso usar o modo tutorial para configurar a rede porque pede a password e eu não a sei. Precisava de conseguir configurar manualmente tendo como já disse ligação à rede do local que eles fizeram agora net nada.
Pelo que percebi basicamente o airport não adquire um IP da gama da rede. Mas eu sou um noob em redes...

2- É possível redimensionar as janelas dos programas em qualquer canto em vez de ser só no canto inferior direito? É que como tenho monitor externo aqui em casa qd desligo tenho sempre uns problemas principalmente com documentos do word.

3- Para deitar abaixo um programa é no Activity monitor certo?
Tive um freeze total á uns dias atrás e hoje o firefox tb se passou mas lá consegue desligar só o firefox via Activity Monitor. Curiosamente desde que tenho o PC Windows actual tb tenho um ecrã azul. Parece que estão empatados até ao momento o Mac e o XP :)
RESOLVIDA. POST Nº2

4- Adium: Esta deve ser mesmo básica. Como é que deixo de ter tabs e passo a ter janelas separadas para cada conversa?
RESOLVIDA Adium -> Preferences -> General -> Create new messages in tabs. por default está activada. É só desactivar.

5- Dá para ter as janelas abertas tb na dock? É que quando as janelas estão abertas elas não aparecem lá. O que nos leva à pergunta seguinte

6- Por vezes as teclas F9, F10, F11 e F12 não funcionam. Alguma explicação para isso? Clico na área de trabalho com o rato antes e depois clico nas teclas mas nada na mesma. O problema anterior tinha solução se o F9 funcionasse sempre.
RESOLVIDO - System preferences> Keyboard and Mouse> Keyboard Shortcuts


7- Tenho dois ratos da logitech. Em casa um o wireless com o teclado em qd saio o MX400. Ele identifica na boa cada um deles. Tenho o software da logitech instalado. O problema é que o click do rato deixa de funcionar como devia no firefox. Alguma sugestão?

8- No VirtueDesktops. Tenho problemas com a transição de desktops. Por vezes ganha vida e muda sem eu mexer no portátil. Não pode ser o motion...
Tb ainda não percebi como posso mudar janelas de um lado para o outro, ou seja, de um desktop para outro. Em linux é tão mais simples.

9- Como transfiro ficheiros de windows para Mac e vice versa nomeadamente na pen USB tenho montes de ficheiros DS.xxxxx que não são precisos para nada. Alguma solução para isso?
RESOLVIDA http://uneasysilence.com/archive/2007/04/10206/
Prevent the creation of Thumbs.db in Windows:
  • From “My Computer” click on the “Tools” menu item
  • Click on “Folder Options”, and the folder options dialog will appear
  • Click on the “View” tab
  • Check the “Do not cache thumbnails” option
Prevent the creation of .DS_Store files on Network volumes in MacOS:
  • Open the Terminal application from the Utilities folder which is nested in the Applications folder
  • In the newly opened terminal type (all on one line) defaults write com.apple.desktopservices DSDontWriteNetworkStores true
  • Restart the computer for the change to take effect
Usar o FinderCleaner para apagar os ficheiros fantasmas.

10- Hardware: Não consigo instalar o scanner HP 7400C. Tenho o CD original mas pelos drivers supostamente novos pedem 15€.
Alguem tem isso a funcionar? É o unico hardware que preciso que não funciona.

11- Como mudo nome do Mac. Já alterei mas continua a aparecer Computer_xxxx_xxxxx
RESOLVIDA System Preferences>Sharing>Computer Name

Assim de repente não me lembro de mais nada.


Não aceito reclamações de serem muitas questões e de serem básicas. Desde que fui distinguido como switcher do ano tenho permissão :x2:
Estou a brincar naturalmente. Mas preferi juntar tudo em vez de andar a distribuir por várias threads. Quando um ponto estiver resolvido coloco essa indicação neste post.
 
Última edição:
Ando aqui às cabeçadas com o OS X e gostava que me respondessem a algumas questões que provavelmente são básicas para vocês.

1- Configuração de rede
Num local onde estou frequentemente com o portátil a rede wireless tem protecção. Até aqui nada de novo. Falei com a informática e eles não levantaram qq reserva em configurar no portátil a ligação. O problema é que é um Mac. Basicamente o que fiz foi ir ao icon do airport na barra escolher a rede wireless de lá. Pedia naturalmente a pass, eles colocaram fico ligado à rede mas não tenho net. A net é via proxy. Basicamente proxy: xxxx. No IE basta nas opções mudar para proxy: xxxx e fica logo a funcionar. Mas isso é em windows. No OS X conseguem saber o que tenho que fazer.
Não posso usar o modo tutorial para configurar a rede porque pede a password e eu não a sei. Precisava de conseguir configurar manualmente tendo como já disse ligação à rede do local que eles fizeram agora net nada.
Pelo que percebi basicamente o airport não adquire um IP da gama da rede. Mas eu sou um noob em redes...

Vai a >System Preferences>Network e aí deves conseguir configurar isso...
 
4- Adium: Esta deve ser mesmo básica. Como é que deixo de ter tabs e passo a ter janelas separadas para cada conversa?

6- Por vezes as teclas F9, F10, F11 e F12 não funcionam. Alguma explicação para isso? Clico na área de trabalho com o rato antes e depois clico nas teclas mas nada na mesma. O problema anterior tinha solução se o F9 funcionasse sempre.

9- Como transfiro ficheiros de windows para Mac e vice versa nomeadamente na pen USB tenho monotes de ficheiros DS.xxxxx que não são precisos para nada. Alguma solução para isso?

4- File>Close Chat

6- Experimenta ir a System preferences> Keyboard and Mouse> Keyboard Shortcuts

9-Podes usar o FinderCleaner.
 
Vai a >System Preferences>Network e aí deves conseguir configurar isso...

Já andei ai a mexer mas o que consegui foi qd cheguei a casa tb não tinha net.
O problema parece-me ser do IP que ele não adquire.

4- File>Close Chat

6- Experimenta ir a System preferences> Keyboard and Mouse> Keyboard Shortcuts

9-Podes usar o FinderCleaner.

4- Isso fecha a janela não separa as tabs por diferentes janelas. É isso que eu quero.

6- Não alterei nada nas configurações mas resolveu. Não estavam selecionados. Parece que o Mac anda a ganhar vida própria.

9- A solução que coloquei é óptima. Ainda não tenho muito lixo por aqui pq tenho usado quase só o Mac. Só na pen é que tenho desses ficheiros mas é mais uma boa dica.
 
4- Isso fecha a janela não separa as tabs por diferentes janelas. É isso que eu quero.
Sorry, é o que dá ler na diagonal :P

Quanto à questão 11, podes ir às System Preferences>Sharing>Computer Name

Relativamente à questão 2, se não me engano só é possível redimensionar as janelas a partir do canto inferior direito, mas se calhar clicar no botão + no canto superior esquerdo resolve ;)
 
4 - Adium -> Preferences -> General -> Create new messages in tabs

5 - Não sei se é possivel, mas para alternar entre janelas uso o Witch, que permite ter um Alt+Tab parecido com o Windows.

http://www.manytricks.com/witch/

Essa do adium já lá tinha passado algumas vezes.

5- Para isso usa CMD + TAB ;)

Sorry, é o que dá ler na diagonal :P

Quanto à questão 11, podes ir às System Preferences>Sharing>Computer Name

Relativamente à questão 2, se não me engano só é possível redimensionar as janelas a partir do canto inferior direito, mas se calhar clicar no botão + no canto superior esquerdo resolve ;)


11- Perfeito :)
 
10- Hardware: Não consigo instalar o scanner HP 7400C. Tenho o CD original mas pelos drivers supostamente novos pedem 15€.
Alguem tem isso a funcionar? É o unico hardware que preciso que não funciona.

Tás com azar com a história do scanner... a HP é mesmo manhosa nesse aspecto... eu tenho um HP 5300C e só obtenho drivers para o OS X mandando vir um CD (pagando, claro) que só está disponível nos EUA e no Canadá! >(

Enfim.. eu mandei a HP à fava e pirateei arranjei uma aplicação muito jeitosinha, o VueScan. Suporta grande parte dos scanners HP (já vi que suporta o teu! ;)) e já é Universal Binary (até há pouco tempo atrás eu lutava com a aplicação para que ela funcionasse...).

Outra solução podia passar por instalares a implementação de SANE para o OS X, coisa que eu tentei mas nunca consegui pôr a funcionar :007:

Espero ter ajudado :)
 
Pá, em relação à rede vais a System Preferences, Network, escolhes o Airport, Proxies e configuras. Se o proxy deles tiver um .pac file, óptimo se não configura à pata cada um dos protocolos que utilizares (http, ftp, etc).

Mais, tens ainda as locations que te permitem configurar n cnfigurações de rede para os diferentes sítios que frequentas. Depois é só ir a maçã, locations e escolher. Eu por exemplo tenho uma automática, outra para o IST, uma para a LAN de lx e outra para a LAN de Beja.
 
Última edição:
Alguem me pode ajudar no Virtue desktop. Pergunta 8 do 1º post.

Outra coisa:
Ainda não descobri como posso seleccionar apenas o monitor externo qd o tenho ligado, ou seja, tenho sempre o monitor externo + o monitor do portátil. Resoluções independentes não é problema. Mas já me aconteceu 2 ou 3 vezes ligar o monitor externo e ficar com o monitor do portátil apagado e desactivado. Mas não o sei fazer de propósito. Algumas vezes não me fazia diferença pelo que gostava de conseguir fazer isso.
 
Back
Topo