Mandrake 10. Linux time again:D

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
à uns anos comprei o Suse 7.2. Nunca o consegui instalar:(
À uns tempos o chight fez um tutorial sobre o RedHat 9. Consegui instalar com a ajuda do tutorial.
Depois decidido a mudar para Linux comprei o Suse 9.0. Fiz um tutorial que podem consultar. No entanto , a principal queixa em relação ao Suse foi achar o SO muito lento Mesmo num P4 a 3Ghz e com 1024MB de memória achava muito lento. Muito mais do que XP. E pelos vistos esse devia ser um problema real pq a SuSe lançou a versão 9.1 que anunciam 5 a 10% mais rápida do que a versão 9.0.

Entretanto chegamos ao Mandrake.
Não posso dizer que a coisa correu bem de início.
Tentei instalar no Virtual PC e não consegui. Nem tentando 3 ou 4 vezes a coisa lá foi:(
Mudei para o VMware. A mesma coisa:( Comecei a achar que o Linux tinha acabado para mim).

Mas entertanto, fiz uma aposta com um grande amigo. Eu queixava-me que o Linux era isto e aquilo era muito lento e ele disse-me que nunca tinha visto nada mais rápido do que o mandrake 10. Duvidei mas mesmo assim aceitei o desafio.
Instalei o Mandrake no disco em dual boot com o XP. De referir que está num disco pré-histórico de 6GB de 5400 rpm (ou menos, não sei bem) numa board com o chipset KT333 e um AMD 1700+ com 256MB RAM OEM.
Conclusão: Corre muito mais rápido do que o XP no mesmo hardware.
A instalação correu maravilhosamente bem.
O disco estava partido ao meio. No C está o XP e tinha 3GB na partição D que estava em NTFS. FIz customize partition e coloquei 500MB de swap e o resto em ext3. Tudo muito intuitivo.
Ele vai pedindo os CDs (são 3. No entanto na instalação ele pede o CD 4. Como não têm fazem cancel e continuam.) Depois. Bem depois metem as passoword para o root e criam o utilizador e estão prontos a ir à descoberta.
Já trás o KDE 3.2. O browser é o Mozilla portanto nada de estranho por aqui.

O download de um mirror nacional podem fazer aqui:
ftp://ftp.cprm.net/pub/

Divirtam-se:)
 
Gentoo só com um tutorial. Aquilo não é pera doce.
É só para users avançados.
Se estver errado avisem.
 
Originally posted by Sparks
Já dá para por o Siemens Santis (modem ADSL) a funcionar bem ? :005:
Pois isso não sei responder. Tenho netcabo. Tenho um router pelo meio e não se queixou. Mas o suse tb já acontecia isso.
Ah. E também tenho um KVM switch e não se queixou. O Suse tinha mais itens a configurar. O rato por exemplo. Com este Mandrake não precisei de nada disso:)
 
Originally posted by Metro

Mas entertanto, fiz uma aposta com um grande amigo. Eu queixava-me que o Linux era isto e aquilo era muito lento e ele disse-me que nunca tinha visto nada mais rápido do que o mandrake 10. Duvidei mas mesmo assim aceitei o desafio.

Esse teu amigo não deve ser boa pessoa. :D

p.s.- este ainda é a Community Edition. A final ainda deve ficar melhor (bugs, etc)
Para desktop está muito bom e muito rapido. Quanto a bugs, há quem tenha tido problemas, especialmente na instalação.
 
E distros para "OUTPOST", qual aconselham?

Considero OUTPOST qualquer máquina que execute funções de server, seja ele web, mail, ftp, shh, DNS, etc...

Daqueles mesmo sem ambiente gráfico, só mesmo instalar, configurar e esquecer ...
 
Madril,

O truque de que precisas do portátil
para umas cadeiras do próximo ano
não serve? :P

Ultimamente houve uma explosão de
portáteis no IST. No bar de cívil são
dúzia deles. Bom, a rede wireless ajuda
um pouco é verdade.

Quem é o tipo que costuma estar no
bar de cívil com um ACER que ocupa
meia mesa?

Não sei se aquilo é um desktop portátil
ou um laptop intransportável. :P
 
Eu vi esse gajo no aquario de civil ... pa ... akilo eh um bicharoco ... fds...

E ah uma com o Desktop replacement da Toshiba ... k ainda eh maior...
 
Hum........ creio que encontrei o substitudo do win2k na firma. Estva a atrazar a mudança pk causa do tempo pra o instalar e consequente migração.



Btw..... numa firma é só instalar e bombar... certo? É que houvido aí uns rumores que em inspeções ás firmas eles têem estado a embirrar com linux e cosequentemente a passar coimas gordinhas. Aguem me pode aí esclarecer?
 
Originally posted by iJFerreira
Passar coimas por ter Linux em empresas?

Só se for ilegal ter uma estrutura informática
que funcione. :D

Isso foi falado nos states por causa de uma empresa que antes do fim do ano está falida, chamada SCO, mas não te preocupes que nem isso chega cá, nem sequer tem qualquer consequência nos states.

Essencialmente a SCO diz que o Kernel do Linux é deles...
 
Então no caso do mandrake 10 posso descarregar, instalar e pôlo a bombar sem precisar de nenhuma especie de resgisto ou pagar nada, certo?
 
Originally posted by NeoToPower
Então no caso do mandrake 10 posso descarregar, instalar e pôlo a bombar sem precisar de nenhuma especie de resgisto ou pagar nada, certo?

Podes fazer isso com TODAS as distros de linux...

A única que te pode dar algum problema é a Suse e SÓ se copiares os CDs, uma vez que estes têm programas que não são GPL.

Se instalares o Suse a partir da source que está no site da Suse, deixas de ter qualquer problema.
 
Back
Topo