Mandrake + Clix

m4ndr4ke

Power Member
Bem, sou novo tanto neste forum como em linux. ja utilizo este sistema ha algum tempo mas nao com regularidade, ainda nao deixei o MS Windows.

Para ja tenho um problema: adquiri recentemente o kit de acesso internet clix 20 megas (com um modem router ethernetaolynk dr814) e utilizo a interface ethernet para aceder a net.
No windows nao tenho qualquer tipo de dificuldade, mas no Mandrake 10.0(o que utilizo) nao consigo aceder. Creio que configuro correctamente a ligaçao mas na pratica nao obtenho sinal.
Alguem me pode ajudar a configrar o acesso? :S
 
Por GUI em GNOME:

Administração -> Utilização de rede

Se quiseres por dhcp basta na consola:

#dhclient eth0

(e pores isso automaticamente fazer em todas as sessões)
 
pois, mas fazer isso pelo GNOME ou pelo KDE é igual, certo?(pelo menos abriu-me o mesmo centro de controle =S)

teoricamente, ja esta configurada (servidores de DNS, sub-masks ---» nao vi onde escolher o Gateway =S ; e pus para ter ip estatico... - sem DHCP)
 
a ligaçao tem q ser configurada manualmente (ip's, gateways, tudo) e creio que ja a configurei correctamente.
fui ao centro de controle do mandrake (tanto pelo KDE como pelo GNOME) e inseri os dados manualmente.configurei uma ligação DSL.
nao tenho qualquer tipo de problema com isso, no entanto, na pratica, continuo sem acesso à rede, apesar de me parecer tudo bem configurado.
sem dhcp, pois o ip tem q ser estatico, nao dinamico como voces sugeriram.
por USB nao me adienta, pois nao encontro controladores para o modem-router.

alguma sugestao?
so estou disposto a usar Mandrake 10.0, ou Suse, ou Solaris UNIX.
cumprimentos
 
a ligaçao tem q ser configurada manualmente (ip's, gateways, tudo) e creio que ja a configurei correctamente.
fui ao centro de controle do mandrake (tanto pelo KDE como pelo GNOME) e inseri os dados manualmente.configurei uma ligação DSL.
nao tenho qualquer tipo de problema com isso, no entanto, na pratica, continuo sem acesso à rede, apesar de me parecer tudo bem configurado.
sem dhcp, pois o ip tem q ser estatico, nao dinamico como voces sugeriram.
por USB nao me adienta, pois nao encontro controladores para o modem-router.

alguma sugestao?
so estou disposto a usar Mandrake 10.0, ou Suse, ou Solaris UNIX.
cumprimentos

Já experimentas-te adicionar os dns da Clix à mão? É que o router pode não estar a passar os dns para o teu pc (a mim acontece-me isso, tenho que meter ip fixo e adicionar os dns da cabovisão à mão, na primeira configuração). Isto acontece, pelo que me disseram, com routers que usam um protocolo manhoso que só é reconhecido em windows ...
 
pois, mas fazer isso pelo GNOME ou pelo KDE é igual, certo?(pelo menos abriu-me o mesmo centro de controle =S)

teoricamente, ja esta configurada (servidores de DNS, sub-masks ---» nao vi onde escolher o Gateway =S ; e pus para ter ip estatico... - sem DHCP)


Os IP's que usas dentro da rede não têm que ser dinâmicos ou estáticos.. Podem ser como quiseres e isso em nada vai alterar a tua ligação. Não percebo porque os gajos da Clix dizem que tem de ser estático..

Activa o DHCP e põe a placa de rede a adquirir os IP's automaticamente, e verifica na configuração do router se também tem o DHCP configurado e activo. Vais ver que em principio resolve o problema..


O IP só terá que ser estático. Se quiseres configurar um servidor no teu PC ou se quiseres abrir portas para o emule/torrents/etc.. Mas mesmo ai, a maioria dos routers têm DHCP persistence.. Ou seja, tentam atribuir as mesmas maquinas sempre os mesmos IP's..
 
Alguem sabe como é que se abre as portas para o Azureus ? eu tenho um router smc 7904BRA já abri as portas para o meu Ip 192.168.2.101 e aquilo no azureus aparece que existe problema com a Nat.Ora vi num forum que era necessário instalar o firestarter instalei apliquei as regras ao firewall e nepia continua tudo na mesma :(.
Alguém que me possa ajudar nisto !

Cumpr. sheers.
 
Alguem sabe como é que se abre as portas para o Azureus ? eu tenho um router smc 7904BRA já abri as portas para o meu Ip 192.168.2.101 e aquilo no azureus aparece que existe problema com a Nat.Ora vi num forum que era necessário instalar o firestarter instalei apliquei as regras ao firewall e nepia continua tudo na mesma :(.
Alguém que me possa ajudar nisto !

Cumpr. sheers.

Simples e eficaz... Activa o uPNP no router e no Azureus... Assim o Azureus abre e fecha as portas conforme precisar..


Há quem diga que o uPNP pode ser perigoso em termos de segurança porque se fores infectado por um Worm, ele pode abrir as portas do router... Bem, mas tendo em conta a quantidade de vezes que eu nos últimos anos fui infectado por virus ou worms em Linux, acho qu podes usar o uPNP à vontade..
 
Alguem sabe como é que se abre as portas para o Azureus ? eu tenho um router smc 7904BRA já abri as portas para o meu Ip 192.168.2.101 e aquilo no azureus aparece que existe problema com a Nat.Ora vi num forum que era necessário instalar o firestarter instalei apliquei as regras ao firewall e nepia continua tudo na mesma :(.
Alguém que me possa ajudar nisto !

Cumpr. sheers.

Só tens que abrir uma porta. Tenta abrir uma porta não default (eu abro a 12345). Se tens router tens que abrir a porta no router para o teu ip interno (dizes que já o fizes-te) ... E não precisas do Firestarter para isso ...
 
a ligaçao tem q ser configurada manualmente (ip's, gateways, tudo) e creio que ja a configurei correctamente.
fui ao centro de controle do mandrake (tanto pelo KDE como pelo GNOME) e inseri os dados manualmente.configurei uma ligação DSL.
nao tenho qualquer tipo de problema com isso, no entanto, na pratica, continuo sem acesso à rede, apesar de me parecer tudo bem configurado.
sem dhcp, pois o ip tem q ser estatico, nao dinamico como voces sugeriram.
por USB nao me adienta, pois nao encontro controladores para o modem-router.

alguma sugestao?
so estou disposto a usar Mandrake 10.0, ou Suse, ou Solaris UNIX.
cumprimentos
Esse é o teu problema... Não é uma configuração DSL que tens que configurar... Isso era se tivesses um modem, mas tu tens é um router. Tens é que alterar os valores da placa de rede, e configuras manualmente o IP, Sub-Net Mask, DNS e Gateway.
Também tenho Clix em casa, e no último mês experimentei o Mandrake 2007, o OpenSUSE 10.1, o Ubuntu e o Fedora Core 6. Em todos configurava o Clix assim e funcionava na perfeição!
Btw: Acabei por optar manter o Suse.:)
 
Back
Topo