Mandrake - LILO & Grub erro.

nyd

Power Member
Boas...

Começo por dizer que é a minha primeira experiencia com linux, sakei o mandrake 10.1 e instalei tudo sem problemas, o pior é k kd ia arrancar o lilo encrava ( aparece apenas um L_ ), trokei para lilo em modo de texto e ficou igual, e trokei para o grub e igual fikou. Dois dias antes tinha tentado instalar o Ubuntu e tb aconteceu o mesmo com o Grub. Estou a tentar instalar num TSunami Travaller 223.

Alguem sabe kual o problema, e se possivel a solução?

Não haverá outra forma de arrancar, sem ser poor dual boot ou diskete, ouvi falar numa aplicação no windows k faz a passagem para o mandrake.

Enfim... tantas duvidas.


Akele abraço
 
O problema poderá estar nos discos rigidos e nas partições.

Dá a configuração do teu computador como por exemplo:
- Discos e leitor de dvd. Qual é o master/slave, etc...
- Configuração das partições...
 
Aki no portatil nao sei bem kual o master/slave....

A nivel de partições tenho um disco de 80 gigas particionado em 5 Gb's para o linux em ext3....


Não faço a minima ideia do k se pode passar, alguem tem ideias.


Akele abraço
 
esses são os sintomas de quando apagas ou moves a partição do SO e o lilo já n sabe o que tem que fazer, porke parte dele já n existe. De certeza que estás a instalar bem o lilo no boot sector? (comando lilo) Não dá nenhum erro?
 
Arranca com um LiveCD e monta a partição onde está o linux:
1º Cria uma directoria: mkdir /mnt/root
2º Monta a partição: mount -t ext3 /dev/hda5 /mnt/root (tens de saber qual a partição logica o hda5 é apenas um exemplo)
3º Fazes lilo -t -r /mnt/root/ e vês os erros que dá

O switch -t apenas testa, não escreve no MBR
O switch -r faz um chroot para a directoria indicada (no exemplo acima o /mnt/root passa a ser o / para o programa lilo)

Diz quais são as mensagens de erro.

Era bom que mostrasses os ficheiros /mnt/root/etc/fstab /mnt/root/etc/lilo.conf e já agora o output do dmesg para termos mais informações.
 
Back
Topo