Mandrake

Hj tive c um " expert " na materia, e disse me q ubuntu nas palavras de quem percebe mm nao é linux, é apenas uma amostra, existem de facto linux estaveis, e com tudo aquilo que se possa imaginar em relaçao a programas, desempenho etc... bem como um live cd q consegue ir buscar tudo a net e colocar o linux afinadinho... alguem me explica isto ? falou me num tal de mandrake... alguem me da outros conselhos para quem quer linux, ja experimentei ubuntu, mas n fiquei mt agradado, queria algo diferente, para testar live para ja claro.
 
Eu não sou nenhum "expert" na matéria (e devem existir poucos dignos de esse nome em Portugal), mas digo que dizer (passe a redundancia) que Ubuntu não é GNU/Linux é um bocado para o exagero. Não é aquela distro pura, que obriga a usar o terminal (por muito bem que isso faça), que obriga a mexer nos ficheiros vitais para o sistema, não é nenhum Gentoo, não é nenhum Slackware, não é nenhum Debian, nenhum Red Hat. Mas por amor de deus.. Tem o kernel? Check. Tem packages associados como X, o bash, etc? Check. Porque não há de ser uma distro de GNU/Linux? Radicalismos, imho. Há que respeitar a filosofia de cada distro; eu não concordo com a filosofia do Slack, no entanto, respeito.

Anyway, como já disse, Mandrake já não existe. A Mandrake fundiu-se com a Conectiva e formou a Madriva. O link para sacar já foi dado mais acima, é só escolher.
A melhor maneira de acertar com o GNU/Linux é ler e exprimentar. Mais nada :)
 
Tlz, aquilo q ele queria dizer é que ubuntu, nao é o puro linux... para correr live cd q aconselhas ? q tenha um bom desempenho, e seja leve... apenas para usar internet e pouco mais... quero apenas estabilidade, rapidez e um bom desempenho. Ja testei ubuntu, caixa magica, linux mint, penso q ate esse mandriva q é todo kde certo ? n gostei... queria testar algo diferente...
Nao vou querer explorar muito para ja logo q consiga por a net a bombar, e ter um linux " puro " ha me dava por satisfeito... o resto faço no windows =)
 
Sinceramente, as unicas diferenças são "maricadas". Um efeito ali, um hardware detectado acolá, menos um problema ou mais um problema aqui.
Eu não sou adepto de LiveCD's, confesso. O que mais me chateia é a lentidão e o facto de não guardar definições per se. Mas pronto, se quiseres tentar, Mandriva tem LiveCD's. E tem a opção de GNOME e KDE. Os KDE podem ser encontrados no mirror que te dei acima, os GNOME neste.
Quanto à net a bombar, depende. Se for Wireless, depende muito do hardware. Se for via Ethernet, dificilmente (MESMO dificilmente) não consegues ter a net a bombar.

E já disse que sou contra a historia do Linux "puro". Linux puro é o kernel. Period.
 
Tenho banda larga kanguru... gentoo ou arch n aconselhas ? o mandriva é mais estavel q o ubuntu ? eu ja tentei correr um live de gentoo mas deu me logo um erro x server acabei por desistir... mas gostei mt de uns screens q vi ! Na tua opiniao q aconselhas ? para aquilo q eu quero.
 
Segue para o Mandriva que não te arrependes. É provavelmente a mais indicada para iniciar. Admito, tenho aversão ao
Ubuntu e não sei porquê.

Podem haver milhentas distribuições, mas basicamente são o mesmo excepto cores e logos pois derivam de uma ou duas
versões "originais".
 
Tlz, aquilo q ele queria dizer é que ubuntu, nao é o puro linux...

o que é um puro linux?

1º linux é somente o kernel

logo se o ubuntu o usa, é linux

2º o ubuntu é debian based, que é só uma das mais, senão a mais importante distro não comercial, em conjunto com a gentoo e a slack.

3º quer ubuntu quer outro qq é um conjunto de instalador+kernel+packages que formam uma distro, a única coisa que geralmente muda são os instaladores e um file de config aqui ou ali conforme a distro, de qq forma é tb para isso que as distros se comprometem com o FHS.

ou seja, o que fazes numa distro fazes noutra qq, com ou mais trabalho.

eu adoro a Debian e baseadas nela por causa do aptitude/apt e do seu espirito totalmente FLOSS, aliás a mandriva e a CM agora usam apt graças à Debian, foi esta que o criou.

cumps,
 
Gentoo e Arch é -outra- historia. Não aconselho para começar, porque é um bocado para o desmotivador para a maior parte das pessoas :) Alias, acho que Arch nem tem LiveCD (not quite sure).
Eu aconselho qualquer coisa. Literalmente. Para o efeito que queres (e com os dados que dás), é tudo igual.
Quanto ao Kanguru, vê esta página: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=174805. Sugiro que tomes em especial atenção às ultimas duas, porque a Vodafone lançou um programita que simplifica e muito o processo e também funciona com Kanguru.
 
Aiiii que me dá uma coisa com estas conversas!

Isto da constante crítica a Ubuntu "só porque não é preciso ir aqui e ali instalar um driver" da cabo de mim.

O Fedora a mesma coisa.

Qual é o problema do Ubuntu??? Quando experimentei Suse odiei acho aquilo demasiado Grafical para o meu gosto, mas quer dizer, o Ubuntu também tem um minimalCD que permite fazer uma instalação sem DE e instalar o que quiserem por cima.

Olhem, instalem o Ubuntu por minimalCD e depois em vez do Gnome metam o oz-desktop (pode instalar-se pelo APT), e depois digam-me "ah e tal, é para noobs".

Por exemplo, por mais respeito que eu tenha pelo debian, já o usei durante algum tempo, não percebo porque é que ele "melhor" (atenção às aspas) que o Ubuntu. Idem (ou quase idem) para o Gentoo.

Ok, já me aliviei. Além disso se dizem te dizem que Ubuntu não é Linux a sério e queres usar "Linux a sério" não uses mandriva, usa Arch, Gentoo ou Slack (destas três nunca percebi a complicação excepto na terceira com a qual nunca me dei muito bem).

Cumpz
 
Por exemplo, por mais respeito que eu tenha pelo debian, já o usei durante algum tempo, não percebo porque é que ele "melhor" (atenção às aspas) que o Ubuntu. Idem (ou quase idem) para o Gentoo.
Não será por ser necessário compilar todo o software, o que torna o sistema mais rápido?
Pelo menos tenho ideia de ler algo nessas linhas...
 
Pegando no exemplo da instalação "aconselhavel":
Ubuntu: next -> next -> next -> next
Debian: netinstall, exige alguma ambientação com o apt e com a consola.
Gentoo: andar a brincar com os stages, compilar o kernel, fazer ficheiros vitais para o sistema à pata, e ainda mais.

É claro que existem outros tipos de instalação. Debian tem o installgui, Gentoo tem o LiveCD com o installer grafico (bastante buggento, por acaso), Ubuntu (pelos vistos) tem um minimal CD. Mas a instalação por defeito, é esta.

Já agora, pedia que não avançassem muito com o offtopic ou ver ser obrigado a usar os meus super poderes (até neste post :D).
 
A história do Gentoo era um bocado off daí eu ter dito que era só quase "idem". A comparação era sobretudo do/com o Debian.

é para isso que o apt-build vem em rescue!!! :)

http://polishlinux.org/linux/debian/apt-build-optimize-debian/

já agora dizes que usas o x86-64, ainda não tive tempo para o instalar, consegues usar tudo o que geralmente se costuma usar num Desktop?

mplayer, mencoder, handbrake, flash, ou o gnash funciona bem? preciso da treta do flash para os meus documentários do video.google e youtube :(

cumps,
 
é para isso que o apt-build vem em rescue!!! :)

http://polishlinux.org/linux/debian/apt-build-optimize-debian/

já agora dizes que usas o x86-64, ainda não tive tempo para o instalar, consegues usar tudo o que geralmente se costuma usar num Desktop?

mplayer, mencoder, handbrake, flash, ou o gnash funciona bem? preciso da treta do flash para os meus documentários do video.google e youtube :(

cumps,

Já agora a termo de curiosidade a história do apt-build ia agora criar um tópico sobre ele (já uso há algum tempo).

Sim, o x86_64 funciona bem. Só não gosto do amule 2.1.3 que está mal compilado para 64 bits mas mas as tarballs da 2.2 (em CVS) que estão no site oficial do cliente...

O flash pode ser instalado de três maneiras. A forma mais tradicional e mais "puritana" que é instalando pelo APT o "nspluginwrapper" e depois descarregar o mais recente .run do site da Adobe, a minha preferida que é a instalação completa pelos repos:
Código:
sudo apt-get install flashplugin-nonfree
ou a instalação pelo firefox (na minha opinião é a menos recomendável).

Cumpz

EDIT: só agora é que vi o final do post do esquiso sobre o offtopic. Sabes como é, conversa puxa conversa paramos aqui. Se quiseres muda estes dois posts para as dúvidas de Ubuntu.
 
Última edição:
em relação ao que o neonl disse sobre a comparação ubuntu e debian , a diferença está na estabilidade e bugs , pois o ubuntu é baseado em debian unstable e não em stable . quanto a mim isto diz tudo , tu com debian stable tens a estabilidade , confiabilidade e muito mais dificilmente encontras bugs. já em slackware , não há comparação possivel pois é considerada
das mais ou mesmo a mais estável , segura e confiavél distribuição GNU/Linux , claro dá algum trabalho mas para se ter segurança e estabilidade não é com ferramentas gráficas ala ubuntu
que nos vai dar estabilidade e bug free , pois quanto mais se complica nos termos tecnicos um programa , mais probabilidades tem de ter erros , etc.

edit: com isto lembrei-me de ir á página do ubuntu ver os bugs do 7.10 que saiu á dias e já tem muuuiiittoo mais bugs do que o slackware 12.0 que já saiu á meio ano quase , e em relação ao debian etch que saiu á quase um ano também é uma diferença notavel . :)

até +
ckt1g3r
 
Última edição:
Back
Topo