mandrake

hellaxe disse:
Amigos para quem começa é bom, não acham.
Quem só está habituado ao WIN é bem parecido e não precisam de mexer muito na consola.
Creio que é uma justificação já dada milhares de vezes. Se não queremos assustar o pessoal tem de se começar por uma distro muito friendly.
E a minha forma de ver a coisa.

Apoiado.
 
Metro disse:
xtr3me:
Diz-me então uma coisa.
Eu não preciso de aceleração 3d para nada.
Mas uso 1280X1024 habitualmente pq é que fico sempre com um refresh de 60Hz.
Não em mandrake mas para o caso deve ser irrelevante.

Pelo menos em ubuntu, fazes nano /etc/X11/xorg.conf tens de ir à secção monitor e configurar com as specs do teu monitor no hsync e no vsync. Procuras no google as specs e configuras como deve de ser. A partir daí ja deves conseguir por o refresh rate correcto.

edit: distro para começar é sem dúvida ubuntu. não é harcore, nem à la windoze, fica mesmo no meio, ou seja ideial para aprender. Suporte bastante bom, não é de rpm, é totalmente opensource sem nenhuma versão comercial....

[]s
 
Última edição:
Tens sempre que colocar na configuração do X o refresh do teu ecra... nao é so do ubuntu.... o ubuntu é uma boa distro para começar, embora eu considere que é um pouco instável...
 
jaac disse:
Tens sempre que colocar na configuração do X o refresh do teu ecra... nao é so do ubuntu.... o ubuntu é uma boa distro para começar, embora eu considere que é um pouco instável...


Eu sei, apenas indiquei como se faz no ubuntu porque desconheço que distro é que ele tem. Porém com indicações que eu lhe dei em qql distro chega lá.

Quanto à instabilidade, na minha opinião é precisamente o contrário. A política de só updatar a distro de 6 em 6 meses, exepto updates de segurança é mesmo prepositado para primar a estabilidade ao invés do "bleeding edge". Só aquilo que é já bem estável é que entra na próxima release.
Mas que problemas em específico é que notaste? Ubuntu já é o meu sistema principal à uns tempinhos e não tenho notado nada de especial, exepto umas quantas coisas que ainda não consegui fazer(tipo o post do kismet).

[]s
 
Metro disse:
xtr3me:
Diz-me então uma coisa.
Eu não preciso de aceleração 3d para nada.
Mas uso 1280X1024 habitualmente pq é que fico sempre com um refresh de 60Hz.
Não em mandrake mas para o caso deve ser irrelevante.

Isso tem a ver com a configuração do xorg, porque não precisas dos drivers para ter mais refresh rate. Isso é por hardware, logo os drivers não são precisos.
Tenta colocar o refresh rate que queres à pata no xorg.

Desculpa ter demorado, mas ando com mtes de testes ás costas.
 
jaac disse:
O que se aprende com o mandrake?

Aprendes pelo menos a configurar o X direito e a instalar programas a partir da source (se bem que possas fazer isto com qualquer distro, mas com o drake o sistema base instala-se facilmente) ;)
 
Como aprendes a configurar o X se supostamente aquilo deve ficar a funcionar de origem sem dar problemas nenhuns?
 
Estava a falar neste caso em particular.
como não está a trabalhar, antes de formatar aproveita-se para aprender umas coisas ;)
Mas estou a falar neste caso em particular.
De qualquer maneira é uma boa distro para começar, apesar de preferir SuSE para esta função.
 
Back
Topo