Mandriva 2007 Spring Edition

APLinhares

OpenSource


Mandriva é junção do nome das duas empresas MandrakeSoft e Conectiva. A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operacional Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida em 24 de fevereiro de 2005 entre a MandrakeSoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, com atuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. Para mais informações, visite o site http://www.mandriva.com



O Mandriva Linux 2007 Spring também inclui as mais novas versões dos desktops 3D Compiz e Beryl. O ambiente Metisse, associado aos desktops Compiz e Beryl e à ferramente de configuração da Mandriva, fazem do Mandriva Linux a distribuição mais inovadora em tecnologias gráficas.
Paralelamente, Mandriva e FON, a maior comunidade Wi-Fi do mundo, juntaram-se para desenvolver o DrakFON. Este aplicativo permite aos usuários Mandriva instalar facilmente o firmware FON, em qualquer roteador Wi-Fi compatível, e convertê-lo em um FONspot. Dessa forma,o usuário pode compartilhar seu Wi-Fi com a Comunidade FON e, em troca, conectar-se livremente com mais de 100 mil FONspots por todo o mundo. O DrakFON pode ser baixado livremente do website da FON: http://www.fon.com.
O Mandriva Linux 2007 Spring oferece aos usuários as últimas versões dos principais ambientes de desktop e aplicativos open source, como X.org 7.2, KDE 3.5.6, GNOME 2.18, OpenOffice.org 2.1, Mozilla Firefox 2.0 e Mozilla Thunderbird 2.0.
Além disso, tem foco especial no gerenciamento de energia do laptop: novos applets para desktop (KPowersave e GNOME Power Manager), melhor controle da freqüência do processador (a freqüência é ajustada sob demanda), melhorias no sistema de hibernação e teste intensivo de hardware para aprimorar o suporte a vários modelos de laptops.
O Mandriva Linux 2007 Spring é comercializado em cinco edições: Free (Mandriva Linux puramente livre), One (CD live/instalação), Discovery (para iniciantes no Linux), Powerpack (para usuários avançados) e Powerpack+ (para usuários SOHO).

Screenshots:

capt_one.jpg

capt_free.jpg

< mais >



Testei o live e gostei do que vi, bem cuidada, quer em aplicativos (painel controlo) como visualmente.
 
Eu já tenho a versão 2007 instalada e gosto bastante da distro! Para instalar esta versão será que dá para fazer upgrade ou qualquer coisa do genero? Era mm só para evitar perder tudo o que lá tenho instalado, etc....
 
Eu já tenho a versão 2007 instalada e gosto bastante da distro! Para instalar esta versão será que dá para fazer upgrade ou qualquer coisa do genero? Era mm só para evitar perder tudo o que lá tenho instalado, etc....


Metes o DVD Mandriva 2007.1 na drive e fazes UPGRADE ao sistema e mais facil :D

Ou entao adicionas isto ao repositorio
urpmi.addmedia MDE http://www.mde.djura.org/2007.1/RPMS with hdlist.cz versão 32bits
urpmi.addmedia MDE http://www.mde.djura.org/2007.1_64/RPMS with hdlist.cz versão 64bits

e fazes upgrade por linha de comando mas penso que e mais facil pelo DVD eu fiz update pelo urpmi e foi um trabalho do carago,pois havia alguns pacotes que davam conflito e tinha que apagar para instalar os novos,fica ao teu criterio

Espero ter ajudado
 
Metes o DVD Mandriva 2007.1 na drive e fazes UPGRADE ao sistema e mais facil :D

Ou entao adicionas isto ao repositorio
urpmi.addmedia MDE http://www.mde.djura.org/2007.1/RPMS with hdlist.cz versão 32bits
urpmi.addmedia MDE http://www.mde.djura.org/2007.1_64/RPMS with hdlist.cz versão 64bits

e fazes upgrade por linha de comando mas penso que e mais facil pelo DVD eu fiz update pelo urpmi e foi um trabalho do carago,pois havia alguns pacotes que davam conflito e tinha que apagar para instalar os novos,fica ao teu criterio

Espero ter ajudado

Ajudas-te sim sr! : >

O que interessava era mesmo não perder os files e programas já instalados! E tb porque tenho dualboot com o winxp e tava naquela que o update do dvd por alguma razão me ia apagar o windows já que na instalação "limpa" é que dá para escolher a partição para instalar o mandriva!

btw, obrigado :D
 
Esta é o Linux que sempre instalei, desde a 2005 Deluxe que me arranjaram e ganhei vontade de o testar.

Mas sou ainda um zero nisto do Linux, falta de tempo para o ver melhor..
Mas mesmo testando o UBUNTU voltei ao Mandriva.

Hoje tirei o LiveCD e testei-o. Como sempre quase tudo a bombar 5 estrelas, efeitos 3D e tudo. Decidi instalar o LiveCd no disco, na partiçãozinha que tenho para os Linux's.

Pois no 1º disco tenho o XP PRO SP2 e no segundo o Vista Ultimate. Só que não ficou como de costume ou seja a arrancar o boot do linux com as escolhas.
Pensoq ue a culpa é do Vista e o seu boot. Pois uso 99% o vista e só XP por alguma razão em que seja necessário.. Ou seja, configurei o arranque por defeito do Vista e uns 5s de tempo para caso seja necessário escolher o XP

Podem dizer-me como juntar a esses o Linux, como 3ª escolha?

PS: arranjei à pouco um gestor de boot EasyBCD 1.52, mas só logo posso testar..
 
Já agora em relação a esta nova versão, nos ftp's disponiveis, não era suposto sacar isto?

mandriva-linux-2007-spring-free-dvd-i586.iso ? Em todos os ftp's diz que tem 4.3GB mas quando se saca só tem 260mb (??)

Ninguem? :(


Já andei a procura em vários sitios e vai tudo dar ao mesmo! Esta versão de 260 MB que nem funciona. Faz boot e tal mas depois diz que faltam componentes!

Tanto a i586 com a x86_64 (que acho que é a que tenho que sacar (tenho um processador normal, 32bits)) tem este problema! :(
 
Boas..

Instalei de vez ontem, pois estava com uma confusão ao instalar o Grub, já que tenho o XP + o vista, e agora meti o Mandriva

Tenho o seguinte problema, ao arrancar, depois de ter activado a transparencia na parte da placa grafica, e para testar, aparece tudo corrompido, em termos graficos.

Como posso fazer para alterar isso sem instalar tudo novamente?

PS: tb cisma já em anteriores Mandrivas a o som por vezes não ficar bem instalado. Está a placa tudo ok, mas na parte do som, apenas aparece o controlo do mic do webcam..
 
acabei de instalar novamente e agora mais atento ao que fazia.

Tirando ali um problema com o som, que dá numas coisas e outras não, está tudo 5 estrelas

Os efeitos todos, impecável
 
Adoro aqui o meu Mandriva.. só me falta apenas os sons dos videos na net.. de resto tudo ao ponto.

Liguei agora um usb netdream (bluetooth + wireless 54) e não é que foi logo de imediato e já ai à 2h ligadinho ao meu fonera, bem como ao Linksys ao mesmo tempo que via rede...

Tou a gravar agora um DVD via Nerolinux que instalei e 5 estrelas tb..

Há pouco até a Tv ficou 5 estrelas via Pinnacle PCTV Pro. Fantástico... funca tudinho.. ou pelo menos 99% das coisas...

Aqueles efeitos 3d são muito fixes, uma lufada de ar fresco.

Tenho o XP PRO + VISTA Ultimate + Mandriva 2007 Spring DVD, e neste momento já nem ia ao XP, só o Vista, mas estou a gostar bastante deste linux.
 
Estou a gravar um CD "on fly" e já gravei um DVD "on fly", ou seja, copias, sem espiga

Este Nero Linux rula... e um gajo mete-o num dos 4 desktops e nem chateia :D

Só tenho mesmo aquele problema de sempre que arranco ter de ajeitar o driver do som, SB Live Value, e não som nos videos online...

De resto, maravilha
 
Back
Topo