Mandriva 2007 Spring Edition

Qd corro o ntfs tool da-me este erro:
fotografia4cz0.png

Como resolvo isto?
 
Tás em KDE. Tens que instalar o pacote gksu-run-helper, ou parecido. Esse pacote é do gnome, daí não estar instalado. Instala também o gtk-qt-engine, ou qt-gtk-engine, não me recordo bem do nome...
 
Checking for TCL Scripting Language - failed

Checking for versões da biblioteca C requeridas ... OK
Checking for X ... OK
Checking for TCL Scripting Language ... failed
-------------------------------
Erro: Could not find 'TCL Scripting Language'. Try using the native package manager for Mandriva Linux (urpmi) to install a package with similar name to 'tcl'.

Erro: Incapaz de preparar o package AMSN MSN client.
Boas, estava eu a tentar instalar o Amsn no Mandriva 2007 quando me apareceu isto.
Verifiquei e ja tinha o pacote Shared libraries for tcl​ instalado.

Estou a usar isto há pouco tempo e n sei cm resolver este problema :S

Alguém me ajuda? :-D

Cumprimentos
 
Última edição:
e ja experimentaste adicionar os repositórios todos (main, contrib...), e instalar um package ja compilado?
Por ex (nao posso confirmar)
clear
ou entao, sacar a versao autopackage (exemplo)

NOTA:
O Mandriva tem ferramentas que facilitam (e muito) a instalação de pacotes.
O uso de pacotes que não foram preparados especialmente para o Mandriva pode provocar sérios danos à instalação.
Você deve configurar (se ainda não fez) as fontes de pacotes. Veja neste artigo como fazer isso:
http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/
No artigo é citado um site para configuração das fontes de pacotes, eu prefiro este aqui:
http://www.linuxfordummies.org/addmedia/
Seguindo as dicas do artigo e configurando as fontes de pacotes você não terá problemas para instalar pacotes no Mandriva. Em pouco tempo estará elogiando a ferramenta de instalação de pacotes do Mandriva.
Se preferir pode fazer pelo Mandriva Control Center:
Menu -> System -> Configuration -> Configure your Computer
Escolha Software Packages Instalation e então selecione o pacote que deseja. A ferramenta se encarregará de escolher o pacote mais atualizado e todas as dependências (se houver).
 
e ja experimentaste adicionar os repositórios todos (main, contrib...), e instalar um package ja compilado?
Por ex (nao posso confirmar)
clear
ou entao, sacar a versao autopackage (exemplo)

NOTA:
Eu experimentei sakar essa versao autopackage
Fazer o download fez, mas o commando ./ falhou. A console disse para experimentar com o package install...testei e era igual ao que ja tinha feito antes. Deu o erro na mesma.

Isso que falaste dos repositorios, nem sei o que sao :lol:

added:
e fui agora a um dos sitios FTP que me deste.
fiz o download de um *.rpm mas ele disse-me que nao satisfazia as exigencias. (tcl)

nota:
quando tentei instalá-lo pela 1ª vez (antes de vir ao forum), apareceu-me aquela pergunta na console, a dizer que precisava de software adicional e se queria fazer o download do mesmo. Claro, respondi que sim mas continua a precisar do tcl


a proposito...como posso montar o meu leitor de cartoes de memoria usb??
 
Última edição:
Mandriva One 2007

Tenho esta distro instalada e gostaria de saber se alguem ja teve problemas a nivel de ocupação de CPU e processos parados por falta de recursos. Ideias?
 
pessoal precisava aki duma ajudinha por favor, sakei o live cd "mandriva spring 2007 one", sou um noob autentico, ja li o topico todo e mesmo assim "HELP!!" :) eu tenhu um clasus dynamic sr-512. fiz a instalaçao do live cd como aparecia no ambiente de trabalho do linux "live install", tudo direitinho com uma partiçao de 30gb para linux, "swap", "home" e "/". e agora pretendia configurar as componentes: placa grafica nvidia 8600m gt 512, o wireless, o bluetooth, a turbo memory, se der, até o monitor pq gostava de aumentar a reoluçao, enfim muita coisa. talvez fazendo um upgrade\update atraves duma versao DVD mais completa que acho que se pode sacar mas segundo li é paga e nao tenhu disponibilidade. existe algum sitio onde a possa descarregar gratuitamente? e se sim, ira isto resolver os meus probs de configuraçao. dava-me jeito ter linux pq vou começar a ter programaçao e segundo consta nao há melhor ambiente para tal. resumindo sou um novato que quer caminhar entre os mais experientes. obrigado
 
ribeirinhu, em primeiro lugar, aconselho-te a:

-Pontuares melhor as frases, além de usares parágrafos, para que se perceba melhor o que está escrito.
-Esperares pela versão 2008.0 One, que sai daqui a dias, no máximo.

Em segundo, acho que isto pode ajudar:

-Mandriva suporta melhor resolução, pois tem drivers nvidia e ati incorporados. Só tens que os instalar no Package Manager do Mandriva, como tal, não precisas de fazer o download de nenhuma outra versão, pois a One é a melhor, além de ser free.
-wireless, qual é o equipamento que tens?
-Bluetooth geralmente fica automaticamente configurado, é só usares os programas de bluetooth
-Turbo memory?

Sê mais detalhado nos problemas, mas menos confuso, pois disseste muito mas não disseste nada de útil, para te ajudar melhor, ao mesmo tempo...

Cumprimentos
 
ribeirinhu, em primeiro lugar, aconselho-te a:

-Pontuares melhor as frases, além de usares parágrafos, para que se perceba melhor o que está escrito.
-Esperares pela versão 2008.0 One, que sai daqui a dias, no máximo.

Em segundo, acho que isto pode ajudar:

-Mandriva suporta melhor resolução, pois tem drivers nvidia e ati incorporados. Só tens que os instalar no Package Manager do Mandriva, como tal, não precisas de fazer o download de nenhuma outra versão, pois a One é a melhor, além de ser free.
-wireless, qual é o equipamento que tens?
-Bluetooth geralmente fica automaticamente configurado, é só usares os programas de bluetooth
-Turbo memory?

Sê mais detalhado nos problemas, mas menos confuso, pois disseste muito mas não disseste nada de útil, para te ajudar melhor, ao mesmo tempo...

Cumprimentos

Nabais tens toda a razao, tentei dizer tudo ao mesmo tempo e só compliquei.

O wireless que tenho é WF 4965AGN Tri-Mode
O bluetooth é Broadcom 2045 2.0 USB

Ambos ficam ligados aos mesmo tempo, o botao para se ligar estes dispositivos é o mesmo.

A turbo memory é a tecnologia robson, nao tenho especificaçoes da mesma.

Para mais informaçoes do portatil em questao aqui está um link da maquina:
http://www.clasus.pt/Proddetalhe.aspx?tipo=28


Pá eu sou mesmo noob disto. Quando tento mudar a resoluçao num painel semelhante ao painel de controle do windows ele inclusivamente pede-me a password do utilizador root.
Assim que mudo a resoluçao quer da placa grafica quer do monitor ele faz rebbot e ja nao me aparece em modo grafico, mas sim num estilo DOS.

Nabais, quer entao dizer que este spring 2007 one chega perfeitamente para configurar tudo? É que ainda tenho uma maquina potente e gostava de usufruir ao maximo dela.

Ouvi falar tambem de ambiente grafico 3D, gostava de saber como o colocar a funcionar. Isto se me aconselham, pq segundo li alguns teem tido probs.

Mais uma coisa, disseram-me para nao utilizar o linux com a sessao no utilizador root para evitar que eu faça algo errado, crio uma conta de utilizador com menos permissoes e com password e tal, mas qd aparece o ecran do GRUB para selecionar o tipo de arranque, ao escolher linux ele nao me pede nome nem senha.

Falaste no 2008, ja pus a sacar, há uma versao no mininova http://www.mininova.org/tor/900851

Pessoal desculpem o testamento e obrigado por qq ajuda que "postem"
 
Última edição:
A versão 2008 final ainda não saiu, por isso não saques nada, que não é a versão 2008 final. Só sai daqui a dias, no máximo.

Ambiente 3D, experimenta lá ir ao "painel de controle", ver se não há lá nada que diga 3D. A versão 2008 vai trazer 3D instalado, activável com 1 botão, muito leve e estável.

Quando instalaste o 2007, ele pede para criar users, aí crias um. Entrares como root é, sem dúvida, um grande erro. Se te pede password de root ao fazeres alguma operação, é porque estás já com algum user logado...

O Mandriva One chega perfeitamente, a versão 2007 é que está desactualizada, mais uma vez aconselho-te a esperares pela 2008, que sai em dias.

Em relação a wireless, não uso, por isso, alguém que o ajude. Em relação ao bluetooth, deve estar automaticamente instalado.
 
O ambiente tipo DOS chama-se linha de comandos (command line interface).

Em principio antes de começares a ajustar as resoluções vais ter de instalar os drivers da nVidia mas como essa placa saiu já depois dessa versão do Mandriva ter saído se calhar não vais conseguir usar os drivers que estão no repositório.

Para essa placa de rede wifi o melhor é usares o kernel 2.6.22 que não é o que vem nessa versão.

Resumindo conseguias pôr tudo a funcionar nessa versão mas eram precisos já alguns conhecimentos por isso o melhor será esperares e instalares a nova versão ou outro qualquer distribuição mais recente.
 
Pessoal muito obrigado pela ajuda...
Bem me parecia que configurar todas estas coisas neste momento estavam fora do meu alcance de conhecimentos.

Vou entao esperar pela versao 2008 e espero ter isto num brinco.
Qt mais cedo entrar neste mundo do linux melhor, vou precisar bastante para breve.


Mais uma vez, obrigado.
Certamente tambem vos irei "chatear" num futuro próximo :)

Cumprimentos
 
ribeirinhu, e nós cá estaremos para ajudar ;)

Como te disse, a versão 2008.0 está mesmo para breve, mais dia menos dia sai. Era para ter saído dia 27 de Setembro, mas algo atrasou a release, pelo que ouvi dizer, foram uns problemas com uns servers mandriva quaisqueres... Podes consultar as novidades dessa versão aqui ,e português brasileiro, ou aqui, em inglês. É o mesmo conteúdo nos 2 sites, mas em línguas diferentes.
 
Mandriva Linux (Ajuda)

Boas:

Fiz hoje o download do Mandriva 2007 Gnome.

Como NUNCA usei linux na vida optei por este, porque li que é dos mais simples (?)
Acho que este é Live CD, não?

Bem...

O download foi feito por torrnt, e a pasta tem vários ficheiros, passo a descrever:

mandriva-linux-2007-spring-one-GNOME-cdrom-i586 em formato RAR com 3 pastas dentro
mandriva-linux-2007-spring-one-GNOME-cdrom-i586.iso.md5
mandriva-linux-2007-spring-one-GNOME-cdrom-i586.iso.sha1
mandriva-linux-2007-spring-one-GNOME-cdrom-i586.lst

Ora, como a minha intenção é correr em Live CD, (não quero instalar seja o que for em antes de me habituar ao ambiente), pergunto-lhes o que devo fazer.

Uma pergunta secundária:
Ao correr em Live CD, não vou fazer asneiras do tipo apagar o conteudo do disco, partições etc....?

Desde já os meus agradecimentos pela disponibilidade.

Cumps
-eastern-
 
o primeiro ficheiro não é nada ficheiro em formato RAR, é uma .iso. O que fazes, simplesmente, é usar um programa tipo o Nero, gravar isso num CD (opção gravar imagem, ou coisa do genero), ir à BIOS, por a drive de CD/DVD a arrancar primeiro, meter o CD lá dentro e enjoy :)

Quanto à outra pergunta: não.
E sim, é um LiveCD.
 
Back
Topo