Mandriva 2007 Spring Edition

A gráfica é uma 8800 GTX da nvidia e eu experimentei o OpenSuse e tudo funcionou ficando os gráficos num modo de compatibilidade que era o VESA ora eu escolhi o VESA nesta distribuição e depois testei e parecia estar tudo a funcionar.

Agora estou a experimentar uma instalação limpa porque da outra vez foi para a partição do OpenSuse e podia ter havido conflitos. Apaguei o RAID e voltei a montar outra vez. Vamos lá a ver se já dá.
 
Não dá!!! Agora já não é a gráfica! Aquilo vai para um screen com uma linha de comando a pedir um Login de um LocalHost e uma pass mas é estranho porque alterna para um screen todo azul com um ponteiro de rato e depois volta ao mesmo screen do tal login. Eu meto os dados do login e tudo ok mas está sempre a alternar para o tal screen azul como se fosse um pisca-Pisca de um carro!!!!
 
:'( Não é compativel com a minha Geforce 8800 GTX! Já tentei vários modos mas nada deu! Na lista das placas da Geforce a série 7 é suportada mas a 8 não. O modo VESA não dá aqui mas no OpenSuse funciona bem! É muita pena porque esta distribuição me parece muito mais amigável do utilizador que o OpenSuse. Se alguém tiver alguma forma de resolver esta situação por favor que me indique como o fazer se isso não for muito trabalho.
obrigado
 
Saca os drivers oficiais da NVIDIA e instala em modo texto. Saca os drivers para linux aqui e para instalares, basta, em root, fazeres sh <ficheiro.run> e seguires os passos (posso desde já garantir que é só fazer enter, mesmo que dê erros, o que é normal dar). Tens que ter o gcc e o kernel-source instalados. Os novos drivers já suportam bem as 8800, os drivers 100.14.09 (32-bit).
 
Existe um pequeno problema para mim: Fazer o download como? Porque se usar o windows como raios irei meter os drivers numa partição Linux se o Windows nem a reconhece? Porque não sei como fazer o download na linha de comando como não sou utilizador experiente do Linux não sei como abrir um cliente ftp numa linha de comando.:lol:
 
Existe um pequeno problema para mim: Fazer o download como? Porque se usar o windows como raios irei meter os drivers numa partição Linux se o Windows nem a reconhece? Porque não sei como fazer o download na linha de comando como não sou utilizador experiente do Linux não sei como abrir um cliente ftp numa linha de comando.:lol:


nao tens net no mandriva? que modem tens?

se for um speedtouch 330 , ate te dou uma ajuda a ligar


sobre os drivers se tiveres uma pen ou um cdrw é sempre uma boa maneira de transferir coisas para o teu linux ;)
 
Sacas os drivers para uma pen USB
na linha de comandos : mount /dev/sda1
E a partir daí, é sempre em frente como já te disseram.
É mais fácil do que parece.
 
entro em modo texto e vou para uma linha de comando que diz sh-3.1# com um cursor a piscar e entro mount /dev/sda1 e faço enter mas depois dá erro: mount: cant find /dev/sda1 in /etc//fstab or /etc/mtab
 
se nao tens esse disco no fstab tens de fazer mount /dev/sda1 mountpoint (em que mountpoint é a localizacao da pasta onde queres montar)
para mais opcoes man mount
 
Mais uma vez digo: Não compliquem!!! Se a partição Linux for ext3, saca os drivers ext para windows, instala e poderás aceder às partições Linux. Isso ou usa uma Pen USB, formatada em vfat (FAT16 ou FAT32).

Caso queiras fazer o download em modo consola, é só fazeres:
Código:
wget http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/100.14.09/NVIDIA-Linux-x86-100.14.09-pkg1.run
que automaticamente o download começa, para a pasta em que estiveres no momento.
 
Última edição:
reparei a pouco que o mandriva so me detecta 800mb ram

eu tenho 2gb ( 2x 1gb twinmos )


li no forum deles que poderera ser do kernel legacy que vem instalado

nos repositorios a um novo kernel legacy , mas os drivers nvidia so existem para o kernel que estou a usar

sera que com um update ao kernel deixam de funcionar os drivers nvidia?


ps: desculpem a nobice ( acho que o ubuntu me deixou maselas LOL) qual é o nome da aplicaçao em kde para monitorar os recursos gastos pelo pc , processos etc , é que nao vem nada no menu , mas deve estar instalado de certeza , costuma vir com o propio kde
 
ElvioNeto, não te preocupes com isso dos drivers nvidia ;) o pior que te pode acontecer é instalar manualmente, que é super simples, até é o que eu sempre faço, apesar de não usar Mandriva (mas que é uma distro que gosto bastante e seria uma possível 2ª ou 3ª escolha minha para Desktop).

Em relação à aplicação, é a ksysguard.
 
ja esta tudo a funcionar na perfeiçao

o kernel que vem instalado de raiz ( kernel legacy ) é preparado para sistemas ate 1gb ram

por isso so me detectava os 800mb


instalei o ultimo kernel normal sem ser legacy , apaguei todos os outros

apaguei tambem todos os drivers ATi e NVIDIA que eram versoes legacy , preparadas para esse kernel

instalei os ultimos drivers NVIDIA normais, e bastou configurar depois pelo propio menu de configuraçao do mandriva


reboot e ja esta tudo 5 estrelas , novo kernel e drivers nvidia com os 2gb ram detectados

agora nem toco na swap ;)
 
ElvioNeto tens o 2.6.21? Como instalaste? Apenas o activaste no Package Manager, que ele foi sacado e instalado correctamente, tudo automático?

Podias descrever o que fizeste melhor, para ajudar as pessoas que queiram fazer isso ;)
 
nao instalei esse kernel porque nao o tenho nos repositorios...


aqui vai os passos que fiz: ( tudo atraves do package manager )


1º instalei kernel 2.6.17.14 + kernel-source 26.17.14 ( o grub é actualizado automacticamente com as novas entradas)


2º removi todos os outros kernels ( as entradas do grub sao removidas automacticamente tambem )


3º fiz um reboot e entrei ja com o novo kernel


4º removi todos os drivers existentes ( ATi e NVIDIA )


5º instalei o dkms-nvidia97xx-100.14.09 ( as outras dependencias sao seleccionadas e instaladas automacticamente )


6º agora bastou ir ao centro de controlo do mandriva clicar no "configurar sistema grafico" , la foi so seleccionar os drivers NVIDIA e escolher a minha grafica


outro reboot e ja veem o LOGO da nvidia ao entrar no X ;)
 
Back
Topo