Mandriva 2007

Tonux

Power Member
Instalei (e reinstalei várias vezes) o mandriva 2007. Não fiquei com boa impressão acerca dele. Muito instável, de tal modo que o tive que reinstalar várias vezes. Quando acciono a protecção de ecran, dá crash e faz reboot. Ambientes 3D? Nem pensar! Vai tudo abaixo. Numa das instalações fiquei sem acesso à internet, repentinamente; não consegui saber o porquê, embora tivesse perdido mais de uma hora para resolver o problema. Tive que reinstalar. Não sei se será esta a opinião geral acerca desta distro.

Continuo a preferir o Fedora Zod, bastante mais estável.
 
Última edição:
Refere aí de uma maneira geral o hardware que usas, sem isso não podemos tentar ajudar-te ou ficar avisados que tal hardware não funciona com tal kernel/aplicação
 
Refere aí de uma maneira geral o hardware que usas, sem isso não podemos tentar ajudar-te ou ficar avisados que tal hardware não funciona com tal kernel/aplicação

Isto só é "mais" estável em kde. Em gnome e nos outros ambientes gráficos o open-office não corre, pura e simplesmente. Dá chash!. O travamento do ecran também, em todos os ambientes. Ao correr programas compilados por freebasic, dá erro de falta de pacote (Xpm).

Bem o hardware é o seguinte: processador celeron a 2.5 Ghz; memória ram de 512 MB; espaço livre na partição cerca de 5 GB (já depois de instalado); placa de som sound blaster; placa gráfica matrox millenium G550 dual head agp com 32 mb.

Aparentemente não haveria razão para suceder tal. Já a reeinstalei 6 vezes e não resolvi os problemas; fundamentalmente são a nível gráfico. Quando instalo programas em ambiente gráfico termina sempre com um erro dizendo que já não pode ser desinstalado, mas na verdade ele não está instalado! Só consigo instalar verdadeiramente a partir do comando urpmi, na consola. Outra coisa estranha, não consigo entrar como user root em ambiente gráfico8|8|

Esta distro é um autêntico pesadelo! Se quiser fazer algo dela vai-me dar muita luta. Acho estranho, pois o "velhinho" mandrake 10.1 funciona às mil maravilhas com esta máquina.

Para mim, e para já, o madriva 2007 é pior que o windows 98 e mesmo o velho windows 3.1. Super instável. E agora? Que faço? Reinstalar vezes sem conta ou tentar resolver os problemas que talvez sejam irresolúveis? Ou esquecer e deitar fora o DVD?

Tenho instalado noutro computador o Fedora Zod, que é impecável; melhor que o windows. Também me deu luta para arranjar codecs e plugins, mas sempre funcionou bem em matéria de estabilidade. O que se conseguia instalar sempre funcionou e funciona. Agora esta distro, é um mau exemplo para a propaganda do linux.:'(

Bem, se no meio desta desgraça me conseguirem dar uma(s) dica(s) agradecia imenso, pois já não tenho paciência para a reinstalar de novo.:zzz:
 
Última edição:
[knap];1594133 disse:
Que versão do Mandriva estás a usar?

Parece que a versão 2007.1 tem alguns problemas como podes ver por esta review.

Creio que é a 2007.0. É escusado trabalhar noutros ambientes gráficos que não no KDE, onde eu consigo trabalhar mais decentemente. Esqueci as 3D. O que eu não sei é por que razão dá crash quando pretendo accionar a protecção de ecran. Contudo já resolvi o problema dos programas compilados em freebasic. Faltava uma livraria que instalei via consola, porque em ambiente gráfico traz problemas.
 
Eu estou a a usar o Mandriva PowerPack 2007.1 e ate ver ainda nada me fez crash,e ja esprementei o KDE,GNOME e FLUXBOX e nada a dizer tambem ja trabalhei aqui com o Esmerald Berly e nada a dizer,mas tambem pode ser da grafica que estas a usar,eu tenho uma ATI 9650 256MB tmb pode ser por aí,digo eu,eu uso tudo e todos o softwares sem problemas nenhuns aparentes ate ver
 
Eu estou a a usar o Mandriva PowerPack 2007.1 e ate ver ainda nada me fez crash,e ja esprementei o KDE,GNOME e FLUXBOX e nada a dizer tambem ja trabalhei aqui com o Esmerald Berly e nada a dizer,mas tambem pode ser da grafica que estas a usar,eu tenho uma ATI 9650 256MB tmb pode ser por aí,digo eu,eu uso tudo e todos o softwares sem problemas nenhuns aparentes ate ver


Relativamente às 3D, até acredito que a placa não suporte. Agora, fora do KDE não consigo abrir as aplicações do open-office, dando logo uma situação equivalente a fim de sessão. Também não consigo, em nenhum ambiente, accionar a protecção de ecran, pois passa-se o mesmo. Isto não é da placa, penso eu. A minha versão saíu ainda em 2006, penso que seja a 2007.0.
 
E como te digo eu uso o 2007.1 acerca de uma semana e ate ver não apresentou nenhum problema com nenhum software,mesmo no 2007.0 nunca me deu nada de erros nem crashs significativos.
Ja agora qual e a versão do KDE que tens?
eu estou com o KDE 3.5.6 e o GNOME 2.17
 
Finalmente parece que já consegui domar o mandriva.:victory: Na configuração da placa gráfica, desabilitei a opção 3D e tudo começou a correr normalmente. Já tenho protector de ecran e o open office já corre nos outros ambientes gráficos. Mas pelo meio, até tudo estabilizar - creio - perdi configurações gráficas de arranque e início de sessão que tive que recuperar. Agora, se mudar directamente para outro ambiente, isto é, sem reiniciar, perco os controladores do som. Mas já esteve muito mais difícil.:)

Decididamente, a Matrox Millenium G550 dual head AGP 32 MB não é apropriada para ambientes 3D, pelo menos em linux.

Edit:

Afinal, a protecção de ecran não funciona em gnome, embora se possa configurar. Mas quando é lançada crasha, tendo que se fazer reset no computador. No KDE trabalha bem. Nem tudo são rosas, mas já esteve bem pior.

Pelo que concluo, o KDE é mais adequado no Mandriva, enquanto que o Gnome o é no Fedora.

Edit: As transparências também funcionam:) (tudo em KDE). Agora as 3D é que nem pensar. Veja-se:

http://review.zdnet.com/Matrox_Millennium_G550_AGP_4x_32_MB/4505-8902_-16-6969651-3.html

A nível 3D a placa é fraca.
 
Última edição:
Back
Topo