mandriva 2008.1 e ati x1950pro ATI DRIVERS going black screen

targeting

Power Member
mandriva 2008.1 e ati x1950pro

ora bem!!Vamos a ver se me consigo explicar.....

Se usar VESA no xorg.conf , o pc arranca bem com o mandriva 2008.1 FREE DVD.

Sacando do site da ATI a ATI 8.12 que é a ultima driver (70 e tal megas)
Correndo a instalação da drive ATI pelo X (KDE), até ao fim sem problemas depois o mcc dá-me erro a dizer que não tenho drivers para a grafica.... e quando mudo de sessão, ou faço arranque, tenho ECRAN PRETO.

só voltando a meter á unha no Xorg.conf a Driver com VESA em vez da "xfglrf" é que arranca, mas isso é muito lento ...

pareçe-me que as drivers da ATI não têm suporte para a X-1950pro.... lá nas specs para download apareçe x1900series ... só....
para o XP é que já apareçe x1950 para sacar no site da AMD/ATI

mas tendo o file na mão e as ajudas está lá que suporta a X1950 pro Series!!
ajuda percisa-se
 
Última edição:
pareçe que ninguem sabe ou não querem se dar ao trabalho de responder...

eu com os poucos conheçimentos que tenho tentei ... mas só me apareçe ecran negro depois da instalação da driver ati proprietaria....

voltar atrás é facil....
é ir na shell como root e editar o file xorg.conf ... e meter na defenição "fglrx" - "vesa" ou "radeonHD" e já funciona... só que é sem aceleração 3d e muito lento....

ao que me pareçe se correr a instalação da driver ATI ... vai apareçer erros logados num file se for feito na shell sem o X.
Se tentar compilar a driver para o Mandriva/2008 dá-me errosss e acho que é isso ....
mas não tenho conheçimentos e tentei a pesquisa do google para fazer isso mas dá em nada....

ALGUEM QUE TENHA O MANDRIVA2008.1 e UMA PLACA ATI X1950 que tenha passado por isto?

Poderei postar os erros da compilação ...... mas quando tento gravar um file diz que não tenho permissões.....
O chmod não percebo como funciona ... é com numeros ... mas ....nickles

o linux é lixado ... mas a gente habitua-se !! :)
 
Última edição:
Tens os kernel-headers e restantes dependencias ?
https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/linux_cat812-inst.pdf disse:
The following packages must be installed in order for the Catalyst™ Linux
driver to install and work properly:
• XFree86-Mesa-libGL
• libstdc++
• libgcc
• XFree86-libs
• fontconfig
• freetype
• zlib
• gcc
Tb tens o wiki do mandriva...
 
Como faço para ver isso á unha na shell?
qual o comando? locate? find?

é que no kde no instalar e desisntalar aquilo é meio esquesito. escrevo o nome dum pacote mas ele não o encontra.E eu sei que está instalado....
(tipo instalei o dosbox á unha na shell e corre bem, mas a procura-lo no instalar e desinstalar pacotes não me apareçe logo....)

PREFIRO á unha na shell :)

e sim ... já tinha visto isso das dependencias da ATI.
mas pareçe-me que o problema até será esse mesmo... para depois fazer a compilação do pacote da Driver ATi para Mandriva/2008....

eu já tinha descoberto isto ...

# chmod x ati-driver-installer-X.X.X.run#
./ati-driver-installer-X.X.X.run --buildpkg Mandriva/2008.1
# sudo urpmi *fglrx*.rpm

mas o comando "chmod x" , diz-me que o x é comando invalido....e fazendo o
./ati-driver-installer-X.X.X.run --buildpkg Mandriva/2008.1
vai-me dar o tal erro ...A porra é isto !! ajuda para descobrir á unha na shell se tenho essas dependencias era agradeçida.
obrigado
 
Última edição:
cá vai o resultado da instalação a compilar a driver da ATI para o Mandivra/2008:

#chmod +x ati-driver-installer-8-12-x86.x86_64.run

# ./ati-driver-installer-8-12-x86.x86_64.run --buildpkg Mandriva/2008

Created directory fglrx-install.yR4946
Verifying archive integrity... All good.
Uncompressing ATI Proprietary Linux Driver-8.561............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
==================================================
ATI Technologies Linux Driver Installer/Packager
==================================================
Generating package: Mandriva/2008
Package build failed!
Package build utility output:
"rpm -b" is deprecated, use "rpmbuild -b"
Executing(%prep): /bin/sh -e /root/tmp/ati.Xm5034/tmp/rpm-tmp.59462
+ umask 022
+ cd /root/tmp/ati.Xm5034/BUILD
+ '[' 1 -eq 1 ']'
+ '[' 1 -eq 1 ']'
+ '[' 1 -eq 1 ']'
+ cd /root/tmp/ati.Xm5034/BUILD
+ rm -rf fglrx-8.561
+ /bin/mkdir -p fglrx-8.561
+ cd fglrx-8.561
+ ln -s /home/ben/fglrx-install.yR4946/x710 /home/ben/fglrx-install.yR4946/arch .
+ cp -a /home/ben/fglrx-install.yR4946/common .
+ cd common
+ echo 'Patch #0 (fglrx-uname_r.patch):'
Patch #0 (fglrx-uname_r.patch):
+ patch -p2 -s
1 out of 2 hunks FAILED -- saving rejects to file lib/modules/fglrx/build_mod/make.sh.rej
error: Bad exit status from /root/tmp/ati.Xm5034/tmp/rpm-tmp.59462 (%prep)


RPM build errors:
Bad exit status from /root/tmp/ati.Xm5034/tmp/rpm-tmp.59462 (%prep)
Removing temporary directory: fglrx-install.yR4946


o que é que isto quer dizer ????
Estou decidido a dar luta e ir até ao fim com isto para funcionar. Pk já tive um CD LIVE do Mandriva 2008 a rolar com o compiz automatico numa Gforce2mx de 64mb....

E isto é uma Bomba de grafica X1950 PRO , com 2 molexs para corrente e fica nesta porcaria de VESA? lol.....

de notar que na instalação via linha de comandos no boot....
O ficheiro fglrx_install.log é criado é dá isto...

KERNEL MODULE= TRYING TO INSTALL A PRECOMPILED KERNEL MODULE

KERNEL MODULE=PRECOMPILED KERNEL MODULE VERSION MISMATCHED

ERROR=NO KERNEL MODULE BUILD ENVIROMENT

e penso e acho que tenho razão que a porrra dista da driver da ATI não rolar é ainda não a ter compilado para rolar em Mandriva/2008.

E noto que o meu Mandriva é o 2008.1 (SPRING) e na driver da ATI (a ULTIMA do site) está lá escrito suporte para X1950 Pro Series e mandriva 2008. Se o .1.....

alguma alma caridosa que queira deixar contributo para eu resolver isto?
obrigado desde já
 
Description:Kernel-headers includes the C header files for the Linux kernel. The header files define structures and constants that are needed for building most standard programs. The header files are also needed for rebuilding the kernel. (from rpm description)
Sempre que precises de compilar qualquer coisa para o teu kernel, tens de ter a "fonte" (source) ou a versão reduzida (headers). Isso faz parte dos requisitos iniciais ....
 
e o que faço para resolver isto?
desisto?

quais os comandos da shell para ver onde está e o que é ... essa fonte... eu acho que já mexi nisso quando tinha a Gforce2mx ... e lá tinha instruções para mexer e mexer e depois no fim instalou bem ....
agora esta da ati na me da essas infos....
 
kernel-headers - Linux kernel header files for userspace​
Kernel-headers includes the C header files from the Linux kernel. The header files define structures and constants that are needed for building most standard programs.

está instalado.
e agora ??
 
KERNEL MODULE= TRYING TO INSTALL A PRECOMPILED KERNEL MODULE

KERNEL MODULE=PRECOMPILED KERNEL MODULE VERSION MISMATCHED

ERROR=NO KERNEL MODULE BUILD ENVIROMENT


o que posso fazer relativamente a isto? pelas indicações tenho os kernel headers instalados.....
é que o problema é mesmo este .... só pode.... pk a driver da ati andei a pesquisar e mesmo na instalação com GUI diz-me que é para RED HAT LINUX e OPEN SUSE.... para os restantes é perciso fazer o build package...
mas dá-me esses erros.....

mais ajudas ... agradeçidas
 
instalei no portatil com grafica ATI a driver do site da ATI ... e em vez de me dar ecran preto neste dá-me ecran branco LOL !!

mas actualizei o mandriva pelo mandriva update ... e surpresa ... já posso mexer nas configurações da ATI ....
Não me executa é o compiz nem tenho som !! :)
isto é um espectaculo.... mas é free ... não se pode pedir mais... :)


agora , será possivel tipo sacar da net um pack de updates para meter num PC sem NET?
como se saca o ISO do mandriva?
 
instalei no portatil com grafica ATI a driver do site da ATI ... e em vez de me dar ecran preto neste dá-me ecran branco LOL !!

mas actualizei o mandriva pelo mandriva update ... e surpresa ... já posso mexer nas configurações da ATI ....
Não me executa é o compiz nem tenho som !! :)
isto é um espectaculo.... mas é free ... não se pode pedir mais... :)


agora , será possivel tipo sacar da net um pack de updates para meter num PC sem NET?
como se saca o ISO do mandriva?
Eu tambem tenho o mandriva,e sou um novato no linux,mas descobri que a drive da ati esta nos repositorios,se a gente escrever ati não aparece nada mas se a gente escrever fglrx ou flgrx é um deles,aparece logo a drive,com a nvidia basta escrever nvidia e aparece a drive no instalador,na da ati não,tem de escrever aquilo,por acaso tropessei sem querer com isto num forum.
 
Eu tambem tenho o mandriva,e sou um novato no linux,mas descobri que a drive da ati esta nos repositorios,se a gente escrever ati não aparece nada mas se a gente escrever fglrx ou flgrx é um deles,aparece logo a drive,com a nvidia basta escrever nvidia e aparece a drive no instalador,na da ati não,tem de escrever aquilo,por acaso tropessei sem querer com isto num forum.

penso que o que estejas a dizer seja a driver que vem com o MANDRIVA... isso só suporta placas até a X1300... o que é muito fraco.....

tipo a minha X1950 a ver videos arrasta.se, com essa driver e com a VESA tb....!!
E esta placa leva 2 molexs de corrente....

em windows é outro mundo radicalmente em multimedia e jogos :)


pena que isto(linuxs) seja tão cheio de erros e bugs e mais isto e aquilo ... mas já é muito bom a instalação ser automatica sem nos ralarmos muito.....
e é free :)

nos finais dos anos 90 era obra!! :)
 
Não,isto é mesmo dos repositorios,é o 8.12 se não me engano,mas infelizmente já não tenho o mandriva no portatil para confirmar,a motherboard pifou do meu desktop,e tive de por o vista no portatil,agora em principio só sabado posso andar na brincadeira no linux.:p e assim que tiver o linux outra x já te digo alguma coisa.
Já agora,sabes quando sai a nova versão do mandriva 2009?Pode ser que já traga o novo KDE4.2.
 
penso que seja sempre para depois de junho que saia o 2009.1.
a ultima driver da ATI é a 8.12.
agora isso dos repositorios já não sei o que é....
 
Back
Topo