Mandriva 2008 [Dúvidas]

esquiso

Power Member
Mandriva Linux 2008 has been released: "We are proud to announce that Mandriva Linux 2008 is now available for download. The result of six months of heavy development and testing, 2008 includes all the latest software and many enhancements over previous Mandriva Linux releases. You will find KDE 3.5.7 and the new GNOME 2.20 already integrated, a solid kernel 2.6.22.9 with fair scheduling support, OpenOffice.org 2.2.1, cutting-edge 3D-accelerated desktop courtesy of CompizFusion 0.5.2, Mozilla Firefox 2.0.0.6, and everything else you've come to expect from the latest Mandriva Linux release. We have integrated a reworked hardware detection sub-system, with support for a lot of new devices." Read the release announcement and visit the release tour page for further details. Mandriva Linux 2008 is available (BitTorrent) in the form of a combined live and installation CD, as well as the traditional installation DVD; here is a quick link to the i586 live CD: mandriva-linux-2008-one-KDE-cdrom-i586.iso (694MB, MD5).

@ Distrowatch

A triologia esta quase completa :D
 
Pessoal instalei o mandriva 2008, mas a resolução do ambiente de trabalho está a 800*600! Não tem lá a opção para por a 1024 *768.. :S.. A resolução máxima do monitor é 1024*768.. Poderei fazer alguma coisa? Obrigado
 
olá diog01

primeiro tens que nos indicar mais pormenores acerca da placa gráfica e monitor,
nunca usei mandriva mas acho que de ante mão deveria ter-te detectado a gráfica
e instalado as drivers. vais ter que editar o /etc/X11/xorg.conf por ex. se tiveres a usar
o kde fazes no terminal como root #kedit /etc/X11/xorg.conf , ou então se tiveres a usar gnome
fazes num terminal como root #gedit /etc/X11/xorg.conf e na parte diz Section "Device" , driver
alteras , por ex. se tiveres ati mudas o que lá está na parte da driver para "ati" ou "radeon" , se for nvidia metes "nv" ,
gravas e reinicias . isto as drivers open source , porque se quiseres drivers com aceleração 3d para jogos tens que instalar
as proprietáris das respectivas marcas.

até +

ckt1g3r
 
primeiro tens que nos indicar mais pormenores acerca da placa gráfica e monitor,
nunca usei mandriva mas acho que de ante mão deveria ter-te detectado a gráfica
e instalado as drivers. vais ter que editar o /etc/X11/xorg.conf por ex. se tiveres a usar
o kde fazes no terminal como root #kedit /etc/X11/xorg.conf , ou então se tiveres a usar gnome
fazes num terminal como root #gedit /etc/X11/xorg.conf e na parte diz Section "Device" , driver
alteras , por ex. se tiveres ati mudas o que lá está na parte da driver para "ati" ou "radeon" , se for nvidia metes "nv" ,
gravas e reinicias . isto as drivers open source , porque se quiseres drivers com aceleração 3d para jogos tens que instalar
as proprietáris das respectivas marcas.

até +

ckt1g3r

Boas.. A minha gráfica é uma NVIDIA Geforce FX 5200.. Eu penso que ele detectou porque apareçe antes de colocar o username e pass um logo da nvidia grande. Isso era a confirmação de que as drivers estavam instaladas quando tinha o Ubuntu.. Obrigado ;)..

O monitor é um LG, CRT de 15 polegadas..

Isto com esta resolução é do pior! Ninguém pode ajudar?
 
Última edição:
Bem....

Já é conhecido que os jogos com motor do quake tem alguns problemas de som no linux, porque só trabalham com OSS e não com ALSA. Eu tou com problemas especificamente no Enemy Territory... Desde o Mandriva 2007.0 que jogo e volta e meia o som deixava de dar e bastava fazer na consola:

echo “et.x86 0 0 direct” > /proc/asound/card0/pcm0p/oss
echo “et.x86 0 0 disable” > /proc/asound/card0/pcm0c/oss

E voilá, passava a dar.....

O problema é que neste 2008 não dá. Mas é mm só no ET.... Alguem sabe o que poderá ser?
 
emacs e idle

Boas tenho o Linux Madriva 2008 e por motivos académicos preciso de te o idle e o emacs. Mas não sei como fase-lo. Fiz o download do emacs 22.1 mas não consigo instalar pk da-me erro quando tento descompactar. Alguém me pode ajudar?

PS: ja fui a console e digitei emacs e idle e diz-me sempre que não é encontrado
 
Bem....

Já é conhecido que os jogos com motor do quake tem alguns problemas de som no linux, porque só trabalham com OSS e não com ALSA. Eu tou com problemas especificamente no Enemy Territory... Desde o Mandriva 2007.0 que jogo e volta e meia o som deixava de dar e bastava fazer na consola:

echo “et.x86 0 0 direct” > /proc/asound/card0/pcm0p/oss
echo “et.x86 0 0 disable” > /proc/asound/card0/pcm0c/oss

E voilá, passava a dar.....

O problema é que neste 2008 não dá. Mas é mm só no ET.... Alguem sabe o que poderá ser?

Ninguém tem este problema? Já fiz de tudo e continuo com isto :'<
 
Ninguém tem este problema? Já fiz de tudo e continuo com isto :'<

Este problema advém do facto de que os jogos baseados no motor do Quake III apenas suportarem /dev/dsp.

Existem várias formas de dar a volta ao problema sendo que podes dar uma olhada aqui: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Quake_III_Arena_/_Enemy_Territory
https://help.ubuntu.com/community/EnemyTerritory

Uso Gentoo e para mim bastou compilar o kernel com as opções, que passam por activar o suporte para /dev/dsp.

Código:
Advanced Linux Sound Architecture  --->
   <M> Advanced Linux Sound Architecture
   (Select this if you want MIDI sequencing and routing)
   <M> Sequencer support
   (Old style /dev/mixer* and /dev/dsp* support. Recommended.)
   <M> OSS Mixer API
   <M> OSS PCM (digital audio) API
 
Este problema advém do facto de que os jogos baseados no motor do Quake III apenas suportarem /dev/dsp.

Existem várias formas de dar a volta ao problema sendo que podes dar uma olhada aqui: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Quake_III_Arena_/_Enemy_Territory
https://help.ubuntu.com/community/EnemyTerritory

Uso Gentoo e para mim bastou compilar o kernel com as opções, que passam por activar o suporte para /dev/dsp.

Código:
Advanced Linux Sound Architecture  --->
   <M> Advanced Linux Sound Architecture
   (Select this if you want MIDI sequencing and routing)
   <M> Sequencer support
   (Old style /dev/mixer* and /dev/dsp* support. Recommended.)
   <M> OSS Mixer API
   <M> OSS PCM (digital audio) API




Pois. A informação que está nos links fazia eu nas versões anteriores do Mandriva e funcionava realmente. No 2008 isso simplesmente não acontece. Vou tentar encontrar informações sobre como compilar o kernel.
 
como posso fazer para desinstalar o mandriva 2008? preciso formatar a partiçao do linux, remove-la praticamente e precisava de ajuda. tb tenho no arranque q o mandriva instalou um quadro com os sistema operativos que pretendo iniciar, se eu retirar o mandriva isso tb desaparece? obrigado pela ajuda
 
Só para ilucidar todos os que me tentaram ajudar em relação ao problema do ET/Som.... Depois de ler muita coisa e de testar as coisas já naquela da tentativa erro, com um click desactivei o ESD ([SIZE=-1]Enlightened Sound Daemon)[/SIZE] server e ficou a funcionar. A vontade foi dar uma cabeçada na esquina do monitor mas pronto, fiquei feliz xD

Obrigado btw.
 
Mandriva Linux 2008

Alguem sabe pq é que o acesso á web neste sistema é tão lento... utilizo o mozilla e não alterei nada após instalação.. configurei o acesso via wireless ou mesmo por cabo de rede ele abre as páginas cm muita lentidão... fica a carregar...

ja baixei a segurança para Padrão mas é igual... alguem sabe pq?

[]s
 
É por causa do ipv6.

Errata anunciada na página oficial:
http://wiki.mandriva.com/en/Releases/Mandriva/2008.0/Errata
Slow internet response (particularly web browsing)

See also Bug #27070. There is a known problem with all Linux distributions that enable IPv6 networking (the new standard for network addresses which uses a longer, hexadecimal address format to provide a much larger number of possible addresses. The old standard is IPv4, which gives the four-groups-of-three-digits decimal address format most people are familiar with, e.g. 216.105.167.65). Some systems and networks do not cope well if your system has IPv6 networking enabled. If you experience sluggish response on the Internet - especially when browsing web sites - and cannot find the cause, you should try disabling IPv6. To do this, edit the file /etc/modprobe.conf, add the following line, and reboot:
install ipv6 /bin/true
See also Bug #27073. If this does not resolve the problem, there is another possibility. Most Linux distributions, including Mandriva, enable a kernel feature called TCP window scaling. This is useful for increasing the speed of transfers over very high bandwidth connections. However, a change was made in the default values for TCP window scaling in kernel 2.6.17, which seems to cause very slow network performance for some users with some internet sites. To see if TCP window scaling is the problem, you can disable it with this command:
sysctl -w net.ipv4.tcp_window_scaling=0
If this resolves the problem, you can make the change permanent by adding this line to the file /etc/sysctl.conf:
net.ipv4.tcp_window_scaling=0
This will disable TCP window scaling at every boot. If you do use a very high bandwidth network connection - for instance, you regularly transfer large files over a local 100Mbit or 1Gbit network - you may notice that disabling TCP window scaling results in slower performance over this connection. In this case, you could try restoring the pre-2.6.17 default settings rather than disabling TCP window scaling entirely. To do this, add the following line to /etc/sysctl.conf, instead of (not in addition to) the previously suggested one:
net.ipv4.tcp_rmem=4096 87380 174760
This will change the default window scaling settings at every boot.

No firefox tb podes fazer o seguinte
  1. Type about:config in the address bar.
  2. Type IPv6 in the filter box.
  3. Double click network.dns.disableIPv6 to set the value to true.
 
Back
Topo