1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mandriva 2008 [Dúvidas]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por esquiso, 9 de Outubro de 2007. (Respostas: 39; Visualizações: 3455)

1. esquiso

esquiso Power Member

@ Distrowatch

A triologia esta quase completa :D

2. DiogO1

DiogO1 Power Member

Pessoal instalei o mandriva 2008, mas a resolução do ambiente de trabalho está a 800*600! Não tem lá a opção para por a 1024 *768.. :S.. A resolução máxima do monitor é 1024*768.. Poderei fazer alguma coisa? Obrigado

3. cktiger

cktiger Power Member

olá diog01

primeiro tens que nos indicar mais pormenores acerca da placa gráfica e monitor,
    nunca usei mandriva mas acho que de ante mão deveria ter-te detectado a gráfica
    e instalado as drivers. vais ter que editar o /etc/X11/xorg.conf por ex. se tiveres a usar
    o kde fazes no terminal como root #kedit /etc/X11/xorg.conf , ou então se tiveres a usar gnome
    fazes num terminal como root #gedit /etc/X11/xorg.conf e na parte diz Section "Device" , driver
    alteras , por ex. se tiveres ati mudas o que lá está na parte da driver para "ati" ou "radeon" , se for nvidia metes "nv" ,
    gravas e reinicias . isto as drivers open source , porque se quiseres drivers com aceleração 3d para jogos tens que instalar
    as proprietáris das respectivas marcas.

até +

ckt1g3r

4. DiogO1

DiogO1 Power Member

Boas.. A minha gráfica é uma NVIDIA Geforce FX 5200.. Eu penso que ele detectou porque apareçe antes de colocar o username e pass um logo da nvidia grande. Isso era a confirmação de que as drivers estavam instaladas quando tinha o Ubuntu.. Obrigado ;)..

O monitor é um LG, CRT de 15 polegadas..

Isto com esta resolução é do pior! Ninguém pode ajudar?

Última edição: 13 de Outubro de 2007
  5. [knap]

[knap] Power Member

Abre com um editor de texto o ficheiro /etc/X11/xorg.conf adiciona a resolução que queres e reinicia o X.

6. hgdn

hgdn Power Member

Bem....

Já é conhecido que os jogos com motor do quake tem alguns problemas de som no linux, porque só trabalham com OSS e não com ALSA. Eu tou com problemas especificamente no Enemy Territory... Desde o Mandriva 2007.0 que jogo e volta e meia o som deixava de dar e bastava fazer na consola:

echo “et.x86 0 0 direct” > /proc/asound/card0/pcm0p/oss
    echo “et.x86 0 0 disable” > /proc/asound/card0/pcm0c/oss

E voilá, passava a dar.....

O problema é que neste 2008 não dá. Mas é mm só no ET.... Alguem sabe o que poderá ser?

7. sithlord

sithlord Power Member

emacs e idle

Boas tenho o Linux Madriva 2008 e por motivos académicos preciso de te o idle e o emacs. Mas não sei como fase-lo. Fiz o download do emacs 22.1 mas não consigo instalar pk da-me erro quando tento descompactar. Alguém me pode ajudar?

PS: ja fui a console e digitei emacs e idle e diz-me sempre que não é encontrado

8. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

e ir ao gestor de pacotes do Mandriva e procurar por Emacs e Idle, e instalar por lá?

9. sithlord

sithlord Power Member

E como é que e faço isso? é a primeira vez que utilizo o linux

10. hgdn

hgdn Power Member

Ninguém tem este problema? Já fiz de tudo e continuo com isto :'<

11. tangram

tangram Power Member

Este problema advém do facto de que os jogos baseados no motor do Quake III apenas suportarem /dev/dsp.

Existem várias formas de dar a volta ao problema sendo que podes dar uma olhada aqui: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Quake_III_Arena_/_Enemy_Territory
    https://help.ubuntu.com/community/EnemyTerritory

Uso Gentoo e para mim bastou compilar o kernel com as opções, que passam por activar o suporte para /dev/dsp.

Código:
    Advanced Linux Sound Architecture  --->
       <M> Advanced Linux Sound Architecture
       (Select this if you want MIDI sequencing and routing)
       <M> Sequencer support
       (Old style /dev/mixer* and /dev/dsp* support. Recommended.)
       <M> OSS Mixer API
       <M> OSS PCM (digital audio) API 

12. hgdn

hgdn Power Member

Pois. A informação que está nos links fazia eu nas versões anteriores do Mandriva e funcionava realmente. No 2008 isso simplesmente não acontece. Vou tentar encontrar informações sobre como compilar o kernel.

13. ribeirinhu

ribeirinhu Power Member

como posso fazer para desinstalar o mandriva 2008? preciso formatar a partiçao do linux, remove-la praticamente e precisava de ajuda. tb tenho no arranque q o mandriva instalou um quadro com os sistema operativos que pretendo iniciar, se eu retirar o mandriva isso tb desaparece? obrigado pela ajuda

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Não, não desaparece.
    Isso no arranque chama-se GRUB.

Última edição: 18 de Novembro de 2007
  15. ribeirinhu

ribeirinhu Power Member

antes de mais obrigado, entao como posso fazer para retirar de vez o mandriva e todas as componentes que ele instalou no meu pc? incluindo o GRUB. cumprimentos, obrigado

16. hgdn

hgdn Power Member

Só para ilucidar todos os que me tentaram ajudar em relação ao problema do ET/Som.... Depois de ler muita coisa e de testar as coisas já naquela da tentativa erro, com um click desactivei o ESD ([SIZE=-1]Enlightened Sound Daemon)[/SIZE] server e ficou a funcionar. A vontade foi dar uma cabeçada na esquina do monitor mas pronto, fiquei feliz xD

Obrigado btw.

17. tangram

tangram Power Member

Ainda bem que resolveste o problema. ;)

18. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Mandriva Linux 2008

Alguem sabe pq é que o acesso á web neste sistema é tão lento... utilizo o mozilla e não alterei nada após instalação.. configurei o acesso via wireless ou mesmo por cabo de rede ele abre as páginas cm muita lentidão... fica a carregar...

ja baixei a segurança para Padrão mas é igual... alguem sabe pq?

[]s

19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

É por causa do ipv6.

Errata anunciada na página oficial:
    http://wiki.mandriva.com/en/Releases/Mandriva/2008.0/Errata
    No firefox tb podes fazer o seguinte

20. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Ok, obrigado!! entretanto resolvi metendo o DNS manual nas configs da ligação de rede (cabo e wireless).. funcionou! Metendo o DNS a apontar para o router acontecia isso.. alterei e meti directamente o DNS Netcabo e já ta ok!

Partilhar esta Página