Mandriva 2008 [Dúvidas]

agora outra situação.. pode ser burrice minha claro.. fui alterar a imagem de background do boot! ou seja..quando ele está a detectar o hardware antes de entrar no modo gráfico para pedir login, agora aparece uma imagem que escolhi inicialmente assim como as cores que escolhi para a barra de progresso.. o que acontece é que n consigo voltar a alterar isto!

Vou ás definições dos temas de arranque.. faço criar novo tema, e escolho o meu, altero a imagem e as cores.. e apenas ficam implementados qdo fecho a sessão.. pq depois ao reiniciar e desligar o pc volta a aparecer a outra imagem... :mad:

será que tou a ir ao sitio errado..!
 
ajuda para instalar mobility x1400 em mandriva 2008

boas pessoal,

estou a iniciar-me agora no mundo linux e instalei o mandriva 2008 no meu laptop.

testei o mandriva o fedora e o opensuse, e o que mais me agradou e melhor se autoconfigurou foi o mandriva.

o problema é que no opensuse eu consegui instalar os drivers proprietarios da ati na boa, e no mandriva não consigo.

alguem me cria um pequeno tut de como instalar os drivers no mandriva 2008 sff?

tks in advance.
 
tks pelos links

acabei por não instalar os drivers da ati, isto já tinha o 3d activo com os drivers por defeito do mandriva.

apenas editei um file de conf para ter a resolução nativa do ecran ;)
 
Teclado e mandriva 2008

Boas pessoal tenho um ACER Aspire 5050 e tenho o Mandriva 2008 64bits instalado, tenho vindo a ter um pequeno problema cada vez que reinicio, o teclado desconfigura-se(fica com a ultima configuração que escolhi), mas não fica com o teclado em ptg e o mandriva esta em ptg!!!!
 
Mandriva 2008 + Portatil Sony

Boas pessoal instalei o mandriva 2008 versao 32bits no meu portatil mas estou com dois problemas o primeiro é que as teclas atalho (exemplo fn+tecla para mais ou menos luminusidado ou som etc.) não funcionam e assim nao consigo regular a luminisidade nem o som!
O outro problema que tenho é quando vou a desligar o portatil, começa a encerrar sem dar nenum erro começa a correr a fita a mostrar quanto tempo ainda demora a encerrar mas chega quase ao final e depois nada! Nem a carregar no esc para tentar ver o que se passa consigo!:'(
 
Eu já consegui ver o que se passa quando encerra! É chamado o ACPI mas como não deve de estar instalado não funciona. Eu encontrei um aplicativo em rpm que se chama Kvaio mas não o consigo instalar falta o libpng.so 2, tentei sacar um outro aplicativo o sony_acpi mas quando vou a fazer o que esta na pagina diz que o comando nao existe.

Tentei o procedimento que esta nesta página e nada :wow:

http://www.popies.net/sonypi/
 
Eu já estive a ver este tutorial mas a minha bios nao tem essa opção! No mandriva nao consigo usar o sudo apt-get por isso tambem nao sei se dara para instalar sudo apt-get install libasound2-dev build-essential linux-headers- pode nao estar nos repositorios! :sad:

Experimentei o Ubuntu Ultimante em Live DVD e as teclas de atalho funcionam perfeitamente! Só no mandriva é que nada!
 
desculpa pensava que tinhas ubuntu :) http://pagesperso-orange.fr/carmelo/

tenta seguir esse apesar de francês ;)

Les Hotkeys - touches permettant de contrôler la luminosité de l'écran, le volume du son, etc ... - ne fonctionnent pas après l'installation.
Pour utiliser ces fonctions, je me suis beaucoup aidé de ce site.

Un développeur a eu la bonne idée de nous écrire un driver permettant de prendre en charge le réglage de la luminosité.
Voici comment l'installer et l'utiliser:

Vous pouvez trouver ce driver ici ******** mettre le lien *****************

Ensuite, dans une console, aller dans le répertoire où vous avez sauvegardé le fichier et décompressez le:

$ tar xvf sony_acpi.tar.gz

Cela va vous créer le sous-répertoire sony_acpi.

Maintenant, il faut compiler ce driver:

$ cd sony_acpi
$ make

Cela nous créé un fichier sony_acpi.ko, qu'il faut copier dans /lib/modules/'uname -r'/kernel/drivers/acpi (où 'uname -r' est le résultat de la commande "uname -r"). Pour ce faire:

$ cp sony_acpi.ko /lib/modules/'uname -r'/kernel/drivers/acpi

Ensuite, il nous faut le charger:

$ modprobe sony_acpi

Une fois que vous avez fait ça, il est possible de contrôler la luminosité de l'écran en tapant ceci dans un console:

$ echo "1" > /proc/acpi/sony/brightness (pour avoir la luminosité minimum)

ou

$ echo "8" > /proc/acpi/sony/brightness (pour avoir la luminosité maximum)

--

Ceci dit, il n'est pas très agréable de devoir taper une commande dans une console pour changer la luminosité...

Il faut donc installer les hotkeys.

Téléchargez le fichier sonyfn.c, et compilez le: ******************* METTRE LE LIEN *************************


$ gcc sonyfn.c -o sonyfn

Et déplacez le dans /usr/sbin.

Ensuite, redémarrez le pc.

Les touches de fonction pour le volume et la luminosité de l'écran fonctionne alors.
 
Tentei mas nao tive grandes progressos. Instalei o Kubuntu e funciona tudo perfeitamente. Agora vou tentar meter os efeitos 3D como tenho no meu acer que tem o Mandriva 2008 de 64Bita:007:
 
Hello,

Uma questão básica...

Preciso de mover uma pasta para /usr/local mas diz que não tenho permissões :s

Existe alguma maneira de poder utilizar este directorio com o meu user ou como posso activar a conta ROOT?

tentei adicionar uma regra ao meu user para este "local" mas mesmo assim não deu nada... :/
 
Hello,

Uma questão básica...

Preciso de mover uma pasta para /usr/local mas diz que não tenho permissões :s

Existe alguma maneira de poder utilizar este directorio com o meu user ou como posso activar a conta ROOT?

tentei adicionar uma regra ao meu user para este "local" mas mesmo assim não deu nada... :/


Quando quero fazer algo em pastas onde não tenho permissão costumo entrar na consola como root e chamar o nautilus ou outro explorador... A seguir mudo as permissoes da pasta. :P Espero ter ajudado.
 
Quando quero fazer algo em pastas onde não tenho permissão costumo entrar na consola como root e chamar o nautilus ou outro explorador... A seguir mudo as permissoes da pasta. :P Espero ter ajudado.

Thanks! Já consegui aceder à tal pasta :) isto tudo para instalar o Nagmin... mas tá a dar-me dores de cabeça :rolleyes: MySql..NMaps... etc..
 
Back
Topo