Mandriva 2008 - funcionou... 2 dias!!!

atreyu

Power Member
Boas ppl,

Instalei o Mandriva 2008 e até me estava a safar bem e a gostar do SO. Ja tinha instalado a impressora, o wine, etc.

Só que ao fim de dois dias o mandriva deixou de arrancar. Deixo aqui uma imagem do erro (descupem-me a resolução).
Eu creio que tenha a ver com o disco, mas eu tenho o sistema em dual boot e quando arranco com o windows no programa de gestão de discos da area administrativa tenho a informação de que o disco (embora com a indicação de "partição desconhecida") se encontra saudável.

Alguma dica?
Thnx
 
Eu acho é que andaste a fazer algumas coisas que não devias, apagaste ficheiros que não era suposto apagares. Talvez o melhor fosse instalares de novo, e ter muito cuidado com as coisas que fazes
 
A menos que configurar a impressora, o wine, criar uns documentos no openoffice e jogar o clone do quake online sejam prejudiciais, não fiz nada que pudesse provocar tal catastrofe.

Alem do mais, tal como eu disse, isto parece-me erro no disco, mas eu não mexi em nenhum tipo de configuração sobre o disco (para além da instalação), e segundo o xp, o disco em questão é saudável.

O k pode ter acontecido é algum jogo ou programa que eu tenha instalado através do próprio instalador do mandriva, tenha provocado isto, mas nesse caso o Mandriva é muito vulneravel e o (suposto) programa não deveria estar disponivel pelo próprio mandriva sem aviso.

No fim de contas, acho k o linux continua a ser direcionado para um publico especifico que o saiba dominar, e não leva em conta o utilizador normal pouco entendido no assunto. É pena, porque até estava a gostar deste Mandriva.

Mas como eu até sou um tipo teimoso vou reinstalar, mas só se ninguem me conseguir indicar uma forma de resolver isto primeiro.
 
Aconteceu alguma coisa a nível de partições.

Mudaste alguma coisa no fstab ou grub? E no Windows por acaso mexeste no volume?
 
Nada, nicles, zip.
Em relação ao disco o unico programa que utilizaei foi o Wine para correr programas de Windows. Creio k o Wine cria partições virtuais para windows certo? Só se foi isso. De resto, não fiz nada por minha auto-recriação.
Existe alguma forma de (para além da reinstalação) repor a informação sobre as partições no linux?

A menos k o disco tenha algum problema e o Xp me esteja a dar a indicação errada por ser outro FS.
 
Tenta correr um Live CD qualquer, depois faz

Código:
fdisk -l /dev/sda

e depois vê as partições que têm, monta a(s) de ext3 e verifica o menu.lst e o /etc/fstab.

O menu.lst deve estar em /boot/grub/menu.lst (não sei exactamente onde Mandriva deixa-o).
 
Back
Topo