1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mandriva 2008 - funcionou... 2 dias!!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por atreyu, 2 de Junho de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 744)

1. atreyu

atreyu Power Member

Boas ppl,

Instalei o Mandriva 2008 e até me estava a safar bem e a gostar do SO. Ja tinha instalado a impressora, o wine, etc.

Só que ao fim de dois dias o mandriva deixou de arrancar. Deixo aqui uma imagem do erro (descupem-me a resolução).
    Eu creio que tenha a ver com o disco, mas eu tenho o sistema em dual boot e quando arranco com o windows no programa de gestão de discos da area administrativa tenho a informação de que o disco (embora com a indicação de "partição desconhecida") se encontra saudável.

Alguma dica?
    Thnx

2. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Eu acho é que andaste a fazer algumas coisas que não devias, apagaste ficheiros que não era suposto apagares. Talvez o melhor fosse instalares de novo, e ter muito cuidado com as coisas que fazes

3. atreyu

atreyu Power Member

A menos que configurar a impressora, o wine, criar uns documentos no openoffice e jogar o clone do quake online sejam prejudiciais, não fiz nada que pudesse provocar tal catastrofe.

Alem do mais, tal como eu disse, isto parece-me erro no disco, mas eu não mexi em nenhum tipo de configuração sobre o disco (para além da instalação), e segundo o xp, o disco em questão é saudável.

O k pode ter acontecido é algum jogo ou programa que eu tenha instalado através do próprio instalador do mandriva, tenha provocado isto, mas nesse caso o Mandriva é muito vulneravel e o (suposto) programa não deveria estar disponivel pelo próprio mandriva sem aviso.

No fim de contas, acho k o linux continua a ser direcionado para um publico especifico que o saiba dominar, e não leva em conta o utilizador normal pouco entendido no assunto. É pena, porque até estava a gostar deste Mandriva.

Mas como eu até sou um tipo teimoso vou reinstalar, mas só se ninguem me conseguir indicar uma forma de resolver isto primeiro.

4. tangram

tangram Power Member

Aconteceu alguma coisa a nível de partições.

Mudaste alguma coisa no fstab ou grub? E no Windows por acaso mexeste no volume?

5. atreyu

atreyu Power Member

Nada, nicles, zip.
    Em relação ao disco o unico programa que utilizaei foi o Wine para correr programas de Windows. Creio k o Wine cria partições virtuais para windows certo? Só se foi isso. De resto, não fiz nada por minha auto-recriação.
    Existe alguma forma de (para além da reinstalação) repor a informação sobre as partições no linux?

A menos k o disco tenha algum problema e o Xp me esteja a dar a indicação errada por ser outro FS.

6. tangram

tangram Power Member

Tenta correr um Live CD qualquer, depois faz

Código:
    fdisk -l /dev/sda
    e depois vê as partições que têm, monta a(s) de ext3 e verifica o menu.lst e o /etc/fstab.

O menu.lst deve estar em /boot/grub/menu.lst (não sei exactamente onde Mandriva deixa-o).

Partilhar esta Página