1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mandriva 2009.0

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Skyflier, 5 de Agosto de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 3875)

1. Skyflier

Skyflier Power Member

Via DistroWatch

Darkstar (nacional)

Wiki Oficial com vários servidores para download

Última edição pelo moderador: 13 de Novembro de 2008
  2. Skyflier

Skyflier Power Member

Bom ja a testei no meu portátil e para primeira Beta está muito má.

Começou por nem sequer arrancar no meu desktop visto dar um erro de carregamento de um driver. A versão 2008.1 corre do melhor no meu desktop.

Fui então ao portátil e a primeira coisa má que notei foi a lentidão com que o SO estava a carregar. Pelo menos 5 minutos estive ali á espera por vezes até parecia que se tinha encravado. Lá chegou ao KDE 4.1 e este também demorou tempo a carregar.

O fundo é o mesmo do 2008.1 One, o KDE 4.1 parece estar bem integrado mas está incompleto ainda faltam coisas como o configurador central do Mandriva. Isto sempre foi lento até para abrir o FF3 demorou bastante. Há que realçar que estava a correr Live.

Depois quando fui para encerrar, outro problema. Abriu-me a drive de CD's logo no inicio do encerramento o que só devia acontecer no final. Tirei o CD e nunca mais encerrava até que consegui ir ao Verbose mode e constatei que nem sequer tinha sido enviado o TERM signal aos processos, carreguei Ctrl+Alt+Del e encerrou. Curiosamente voltou-me a abrir a drive mas eu já tinha tirado o CD.

Bom a unica coisa boa deste Beta é que o problema de som no portátil já foi resolvido e dá alto e bom som, de resto está quase tudo muito inacabado. Espero que façam grandes progressos nas proximas betas.

3. skorzen

skorzen Power Member

Daí o nome 'beta'. É normal ter alguns bugs, ser lento, etc e tal. Esta nunca foi uma distro que me cativasse.

4. VuDu

VuDu Power Member

Alguém tem feedback sobre a mudança para o splashy?

5. Skyflier

Skyflier Power Member

Eu acho que não está bem integrado, Qunado fazia o boot eu não conseguia aceder ao Verbose Mode até porque não havia indicação para isso na imagem.

6. VuDu

VuDu Power Member

Falei nisso porque há um tempos experimentei o livecd do gparted e a meio do boot o framebuffer ficava na resolução nativa (1280x800) em vez de aparecer as habituais letras esticadas e borratadas, mas provavelmente isso não tem nada a ver com o gensplash/splashy.

7. zananar

zananar Power Member

Mandriva é uma distribuição muito boa quanto a mim a nivél grafico vou experimentar mas neste momento prefiro o Ubuntu até porque tem uma comunidade muito maior e para quem esta a dar os primeiros passos no linux é bom contar com alguns tuturias para ajuda.

8. VuDu

VuDu Power Member

9. InforMed

InforMed Power Member

Saiu ontem a RC 1!

Estou a usar a versão KDE 4.1.1 no virtua box... e meus amigos mesmo em VirtualBox só posso dizer para já muito bem desta distro...

O Painel de Controlo é muito bom... e a integração do KDE dá 10-0 ao kubuntu!

Se continuar assim vai ter sucesso!

10. Skyflier

Skyflier Power Member

Está cá fora a RC 1

DistroWatch

11. Skyflier

Skyflier Power Member

Também a integração do KDE no Kubuntu não é lá muito famosa e a do KDE 4...

Concordo contigo, também estou a usar a versão KDE 4.1.1 no Virtual Box e está de facto superior até mesmo ao openSUSE 11, está leve e rápido e deram um grande salto em relação ás betas. Por este caminho vão ter uma grande distro.

12. John Silva

John Silva Power Member

Continuo a dizer que esse argumento de "comunidade maior = melhor", não é o melhor argumento de escolha.... Se quiseres uma distro muito bem documentada, aliás, a melhor documentada, tens a Gentoo...
    A comunidade Mandriva é gigantesca e conta com muitos mais anos de existência do que o Ubuntu daí a diferença na prática, não será muito grande.
    Para mim é uma excelente distribuição apesar de terem enveredado por umas vias que fizeram perder a força dos outros tempos ( que saudades do Mandrake ! ). Detesto o urpmi e a forma como são feitos os upgrades, preferia que fosse do género rolling updates e deixassem essa treta de X em X tempo serem obrigados a uma nova versão. Por vezes esta distro tem versões boas, e a seguinte que deveria ser melhor, acaba por ser um desastre ! Uma pena.
    Não posso dizer se esta nova versão é boa ou má mas só irei pegar novamente nesta distro quando abandonarem definitivamente o urpmi e decidirem-se por algo mais cómodo e prático como fizeram muitas outras distros inspiradas no RH ou no próprio Mandriva.

13. B3n3v3nt3

B3n3v3nt3 Power Member

Bom, estou surpreendido por não se ter falado mais desta distro. Já saiu a versão final há uns dias e tenho que dizer que estou bastante satisfeito. Reconheceu todo o hardware, configurei wireless fácilmente e até agora não tive qualquer problema, parece-me bastante estável :)

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

btw, ja saiu a versão final à algum tempo...

15. eyeliner

eyeliner Power Member

Para variar, já corre por aqui... :P
    Estou MUITO surpreendido com esta distro, basicamente não há configurações a fazer.
    Tive uns problemas com a gráfica, mas isso é mesmo dos drivers e definições.

Já tem quase tanto tempo de uso como o XP no desktop...

16. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Não gostei.Instalei e só me aparecia o mandriva para o arranque e tive de desinstalar,agora apenas uso através de virtualbox.

17. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Deixa ver se percebi, porque motivo não gostaste ? Por só aparecer para o arranque ?

18. tangram

tangram Power Member

Estás a referir-te ao Grub como arranque?

Se sim é apenas uma questão de editar um único ficheiro e introduzir umas poucas linhas. Podemos ajudar-te se precisares. :)

19. Pastor_de_Mulas

Pastor_de_Mulas Power Member

ando mortinho por intalar mandriva.... mas keria formatar o pc e organizar as partições todas.. ainda preciso usar o xp, mas preferia instalar mandriva nativamente no disco todo e usar xp numa VM.. mas tenho k testar se da primeiro porque xp é pa escola... era fdido na hora nao funcionar..:S portanto vou ter de esperar pelo natal pa poder testar a vontade... :( falta tanto...

20. Pastor_de_Mulas

Pastor_de_Mulas Power Member

boas de novo...
    nao resisti e la arranjei espaço no disco para uma experiencia...
    o cd encrava durante o arranque quando tento entrar "nativamente"
    ja numa VM ele arranca bem.. faz o load completo.. algo no hardware esta a encravar o arranque :S

Partilhar esta Página