Mandriva 2009 Spring

S88

Power Member
Ja alguem teve algum contacto com a nova versao? Tenho actual e estou satisfeito, alias muito satisfeito dai a minha ansiedade em que saia, no entanto gostava de ser se alguem ja testou a versao beta que ja esta disponivel......
Esta mais rapida? pelo menos sei que o KDE ja esta em 4.2, se bem ao contrario do que dizem por ai eu tenho 4.1 e estou bem satisfeito para ja.
Alguem que tenha testado que comente.
 
Sendo que não bloquearam o tópico deves ter razão.

Mandriva é uma distro muito virada para o look and feel e para a simplicidade e estabilidade tal como pclinuxos
Acompanhei o mandriva desde o tempo de escola ainda tempos mandrake, desde ai evoluiu bastante mas como é um tanto ou quanto pesadote para o meu desktop não testei estas novas versões muito a fundo, é de facto uma distro virada para KDE e acompanha de perto a evolução do KDE. é fácil de configurar e é bom a detectar o hardware, como o teste está a distancia do download, nada como experimentar. Da ultima vez que acompanhei um post teu tinhas mint KDE CE certo? mandriva também tem pontos fortes mas tem uma filosofia mais comercial e baseia-se em pacotes .RPM enquanto que mint é .deb

Se tiveres oportunidade testa e da-nos o teu feedback
 
Sempre tive Mandriva num computador em casa, a versao 2009, no entanto no portatil foi diferente, mas quero tirar Mint porque no meu portatil não se tem portado muito bem, sobretudo em WIFI ja deu chatices suficientes!
Não sei porque é que dizem que Mandriva é muito pesado, no meu computador ca em casa , um Pentium IV 3000, a 512RAM, corre muito bem, menos em skype que atrofia imenso e leva muito lag entre conversasões....
Em termos de arranque é mais rapida que Mint por exemplo.
Realmente nao ha nada como testar, gostava era de ter mais opnioes de pessoas mais experientes aqui no forum, e não ter só a minha....
 
Eu tenho! Eu tenho! :D
Agora a sério, eu simplesmente adoro o KDE 4.x... Usava gnome mas sentia-me aborrecido cada vez que arrancava o pc... :(
Cheguei à conclusão que o que realmente gosto é do KDE 4, independentemente da release tux que tenha. Mas a estabilidade... enfim, tá no inicio. Sempre andei à cabeçada com Suse e o KDE... Cada vez que fazia uma actualização do KDE o X simplesmente crashava... Andei por outras versões com KDE mas desde que instalei o Mandriva 2009, estabilizei. É a primeira vez que não uso o 7 (que adoro) vai para 2 semanas. Até no trabalho uso. Quando sair a versão final do Spring provavelmente instalo mas... por causa do KDE 4.2 :)
A nivel de hardware está tudo 5* e a autonomia está ao nivel do 7 (e melhor que outras versões MS).
A nivel de software, um pouco de google e ficou 100% operacional (codecs e afins).
É mesmo isto que se quer, não é? Uma versão que sirva para o que precisemos, com o look que gostamos. Mai nada!

Cump
 
Excelente resposta, era mesmo de uma dessas que andava a procura, estava a ver que aqui no forum ninguem para alem de mim usava Mandriva.....So oiço Ubuntu para la e para ca, mas Mandriva ninguem.
Quando te referes "não uso 7", que quere dizer?? So me vem a cabeça o windows 7, que ainda é BETA.......
Em termos de arranque melhorou face a versao inicial de 2009?EStou muito curioso da nova versao e espero que detecte bem o hardware do meu portatil ja que neste aspecto o MInt foi fraco....
Em termos de mais pesado , e justo dizer que o MInt e mais levezinho, ou são equivalentes ?
Obrigado pela tua resposta!
 
Sim, o 7 é o win7. É bastante melhor que o Vista (com licença). Mesmo beta! :S
Eu uso o meu portátil no trabalho, uma rede MS. Sempre tive problemas com o ISA 2006 e o maldito proxy que me impede de ter msn em linux :( Tenho usado diariamente o Mandriva e funca tudo bem, à excepção do msn, ficando-me pelo webmessenger. Mesmo a rede WPA2 enterprise com certificado ficou a funcionar out-the-box. Uma ressalva para as configurações de rede: mudei a conf do dhcpclient de dhclient para dhcpcd. Tinha algumas dificuldades em ligar-me a redes novas e ficou resolvido.
Experimentei o Mandriva ainda com KDE 3.x e gosto mesmo é do 4.x!!!! O tema Oxygen, do nosso portugues Nuno Pinheiro é fabuloso.
Considero o arranque normal. E gosto bastante do desempenho. Como tenho muita RAM até prescindi da swap. Não sei se faço mal mas... Não noto diferenças. Acho que o hardware fala mais alto em cada distribuição de Linux que há no mercado. Aliás, tenho sofrido algumas dores de cabeça por causa da minha ATI... Em distros diferentes tenho desempenhos da gráfica diferentes... Isto para kernel e X iguais... Uma distro funciona melhor ou pior de acordo com o hardware que se tem... E no meu portátil, Mandriva 2009 está fabulosa!
 
Última edição:
E precisamente isso que ando a procura !!!!
Estou de tal maneira curioso não sei se consigo esperar ate dia 29, ou se faço ja hoje o download da beta......
Entretanto hoje a barra de tarefas no mandriva 2009 fritou sei la porque, conclusão tive que a fazer de novo.....E nao foi nada facil ja que esta versao 4.1 tem alguns bugzitos irritantes.....
Não consegui foi colocar o alternador de janelas que ja vinha de serie com a barra de tarefas, sabes em que menu ta isso?? Ando aqui as voltas e nao encontro que irritante....Refiro me aquele menu que se pode por na barra de tarefas e que disponibiliza cada ambiente trabalho por numeros.....
De resto, ando mesmo ansioso, sobretudo no meu portaitl, ja que Mint foi incapaz de detectar o meu microfone interno por exemplo
Ja agora, os erros de skype foram resolvidos??
 
Viva
Relativamente ao widget dos desktops (eu uso em inglês), clica com o botão do lado direito do rato em cima de uma parte vazia da barra de tarefas e clica em "add widget". Escolhe o que diz "Pager". Se usas em pt será "Paginador"??? :P Não faço ideia, não uso pt há anos...
Na questão do skype sei que havia uns problemas com algumas cams. Mas está documentado no fórum e resolvido (eu reparei porque a minha cam funcava no amsn mas não no kopete). Se falas de problemas no som... bom, ainda não experimentei. Mas vou experimentar e posto aqui.
Eu já me fartei de saltar de distro em distro sem estar 100% satisfeito. Neste momento dou por mim a preferir o nix ao ms7. Tão cedo não mexo nisto :D
Se não estás satisfeito (ou não podes aguentar) e ainda por cima o teu pc não tem dados críticos experimenta :P e partilha a experiência! :D

Eu e Tu
dizemos NÃO ao Ubuntu :rofl:


Cump
 
Última edição:
Acho que espero ate logo a noite, tambem por uam questao de horas ao menos fico com a versao final. Ja agora acho estranho no site da Mandriva.com nem sequer aparecer nenhuma menção que vai sai r nova versão spring....Será que ŕ por ai que se faz o download? As tantas deve ser no Mandriva Brasil.....La pelo menos ja falam qualquer coisa.
relativamente ao paginador já esta, que estupido nao ter apercebido logo a partida. Logo a noite mal saia a versão já deixo feedback. Espero que o meu microfone interno seja desta vez detectado porque é so mesmo esse detalhe que preciso. Já agora se der verifica então se o teu micro interno funciona sff.

O tempo de arranque melhorou face a de 2009?
Claramente, Mandriva é muito bom mesmo!
 
Segundo o planeamento da Mandriva a versão 2009.1 está com o atraso médio de 3 dias... Se bem que dia 29 de facto ainda agora começou, ainda pode sair hoje.

Se estiveres mesmo impaciente brinca um pouco com a Release Candidate 2 que saiu no inicio do mês, não deve ter mudado muito desde ai, e provavelmente quando sair a nova versão os updates da release candidate vão equivaler a versão final, pelo menos é isto que acontece na maioria dos casos.

Edit:
Provavelmente vão mesmo lançar a nova versão hoje, já há movimentos em alguns servidores FTP para download, principalmente nos FTP franceses... assim que encontrar um já com a iso ponho aqui.
 
Última edição:
Segundo o planeamento da Mandriva a versão 2009.1 está com o atraso médio de 3 dias... Se bem que dia 29 de facto ainda agora começou, ainda pode sair hoje.

Se estiveres mesmo impaciente brinca um pouco com a Release Candidate 2 que saiu no inicio do mês, não deve ter mudado muito desde ai, e provavelmente quando sair a nova versão os updates da release candidate vão equivaler a versão final, pelo menos é isto que acontece na maioria dos casos.

Edit:
Provavelmente vão mesmo lançar a nova versão hoje, já há movimentos em alguns servidores FTP para download, principalmente nos FTP franceses... assim que encontrar um já com a iso ponho aqui.


Agradecia te mesmo, ando a pesca e nao encontro nada na net nem no site deles, da me ideia que eles nao estao a dar mta importancia a nova release.....
Se poderes e caso saia agradeço mesmo que coloques o link então. Queria mesmo testar a versão final sem ser a beta e ando cheio de vontade como ja se deve ter percebido....
 
Excelente resposta, era mesmo de uma dessas que andava a procura, estava a ver que aqui no forum ninguem para alem de mim usava Mandriva.....So oiço Ubuntu para la e para ca, mas Mandriva ninguem.
Quando te referes "não uso 7", que quere dizer?? So me vem a cabeça o windows 7, que ainda é BETA.......
Em termos de arranque melhorou face a versao inicial de 2009?EStou muito curioso da nova versao e espero que detecte bem o hardware do meu portatil ja que neste aspecto o MInt foi fraco....
Em termos de mais pesado , e justo dizer que o MInt e mais levezinho, ou são equivalentes ?
Obrigado pela tua resposta!
Por acaso tambem sou um dos que gosta do mandriva,já testei quase tudo mas o mandriva não dá hipotese,para mim é a melhor distro,e que venha a nova.
 
Sinceramente duvido que ainda hoje seja lançada a nova versão....Realmente que falta de interesse pela parte dos tecnicos da Mandriva....Podiam disponibilizar alguma info....Pelo menos espero que venha sem bugs, ao menos assim espera se um bocadinho mais mas vem sem chatices....
 
criei o cd live em KDE e funcionou pessimamente, no meu portatil nem sequer arrancou, no de casa arrancou mas depois encravou me...Alguem ja experienciou o mesmo? Vou sacar a ediçao free o que é uma chatiçe porque é um ficheiro astronomico....
 
criei o cd live em KDE e funcionou pessimamente, no meu portatil nem sequer arrancou, no de casa arrancou mas depois encravou me...Alguem ja experienciou o mesmo? Vou sacar a ediçao free o que é uma chatiçe porque é um ficheiro astronomico....

É melhor verificares se download e o cd estão como devem!
 
criei o cd live em KDE e funcionou pessimamente, no meu portatil nem sequer arrancou, no de casa arrancou mas depois encravou me...Alguem ja experienciou o mesmo? Vou sacar a ediçao free o que é uma chatiçe porque é um ficheiro astronomico....
O ideal é gravares o CD/DVD a uma velocidade baixa para que não ocorram erros e verifica o MD5 antes de usares a .iso para saber se a própria imagem está bem.
 
Back
Topo