[Manjaro Gnome] Como utilizar GPU?

Skinish

Power Member
Boas pessoal,

Instalei o Manjaro Gnome no meu MSI GE70 Apache Pro e este não está a usar a GPU (nvidia gtx 860m). Assumindo que isto se deve ao facto de ainda não ter instalado os drivers, alguém me pode ajudar a instalá-los correctamente?
 
Boas pessoal,

Instalei o Manjaro Gnome no meu MSI GE70 Apache Pro e este não está a usar a GPU (nvidia gtx 860m). Assumindo que isto se deve ao facto de ainda não ter instalado os drivers, alguém me pode ajudar a instalá-los correctamente?

Existem duas formas, pelo terminal ou procuras pelo programa Manjaro settings manager e fazes como está no video.

Via terminal o comando abaixo como está na wiki https://wiki.manjaro.org/index.php/Configure_Graphics_Cards
Código:
sudo mhwd -a pci nonfree 0300


Se tiveres problemas com "screen" tens aqui um video para resolver;


Outra coisa nao te esqueças de verificar, se instalou antes de reiniciares. Normalmente faço como está na wiki, no meu caso é uma nvidia-340xx e faço os seguintes passos;


Código:
- sudo mhwd -a pci nonfree 0300
- sudo mhwd -i pci video-nvidia
- sudo nvidia-settings
- mhwd-gpu --check
- mhwd-gpu --status

Os dois ultimos comandos é para verificar se já está instalado o driver da nvidia.
 
Obrigado pela ajuda, já tinha tentado fazer "visualmente" como está indicado no primeiro video mas continua a utilizar a gráfica do CPU...
http://imgur.com/a/amOzH
amOzH
 
Obrigado, mas não sei mesmo como usar este bumblebee :/
Desculpem estar a meter me, mas eu estou com o problema contrário ao teu: tenho o antergos (manjaro, deepin não dão boot pela pen pra instala sequer, portanto foi mesmo última escolha) e ele assume a minha GTX 1060 e usa a, apesar que queria apenas usar a HD Intel... Sabes como fazer isso?
 
Nao... Instalei o OS e puff...
Apenas sei que está a usar porque tenho um MSI, e caso o PC esteja a usar a GPU dedicada acende uma luz vermelha, senão azul... Neste momento tou sempre com a vermelha acesa...
 
Vamos lá a ver se consigo ajudar-te, faz como deixo em baixo os comandos em baixo, trocando o kernel 419 pelo que tiveres instalado.


Código:
sudo mhwd -f -r pci video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee
sudo mhwd -f -i pci video-nvidia
and

sudo pacman -S linux49-nvidia linux49
with

sudo mkinitcpio -p linux49

Fonte https://forum.manjaro.org/t/cant-configure-gpu-drivers-without-black-screen/16154/12

Se não conseguires passa com esse comando no terminal e copia e cola aqui o resultado.

Código:
inxi -Fx
 
Obrigado!
Mas eu agora meti exactamente os comandos que me deste e o manjaro já não dá boot .. não devia ter usado o "linux49"... já tentei montar o sistema na pen e fazer sudo update-grub mas nao funciona

Sabes como posso voltar atrás?
 
Obrigado!
Mas eu agora meti exactamente os comandos que me deste e o manjaro já não dá boot .. não devia ter usado o "linux49"... já tentei montar o sistema na pen e fazer sudo update-grub mas nao funciona

Sabes como posso voltar atrás?

Disse para teres atençao ao kernel que tinhas instalado, mas vamos lá com a a pen passa este comando, para saber as tuas partições;

Código:
 sudo fdisk -l
 
Back
Topo