Manjaro Linux

astrisko

1st Folding then Sex
Procurei no fórum, mas não encontrei nenhuma thread sobre esta distro.

Instalei-a este fim de semana no desktop secundário, andava à procura de uma rolling distro com bons repositórios, software atualizado e que fosse user friendly, o Manjaro pareceu-me uma boa aposta, é baseado em Arch e temos acesso aos seus repositórios, no entanto tem repositórios próprios não tão bleeding edge como no caso do Arch. O processo de instalação é simples ao nível de um Ubuntu por exemplo e extremamente rápido, instalei a versão openbox, podemos escolher logo à cabeça instalar drivers proprietários ou não, no meu caso optei por instalar. Depois da instalação existe um pequeno assistente que nos permite configurar a distro à nossa medida e instalar algum software adicional mais comum.

Em termos de performance é extremamente rápida e estável para já estou extremamente satisfeito e é sem dúvida das melhores distros que já experimentei, tenho todo o software que preciso, tudo a funcionar out of the box, incluindo as drivers proprietárias da ATI, o Steam está nos repositórios e já deu para jogar um joguinho de CIV5 :)

Neste momento parece-me das melhores distros que andam por ai, o Ubuntu está demasiado "pesado" e instável (pelo menos no meu hardware), tinha vários freezes por dia e o sistema era "lento". Antes de testar a nova versão do Ubuntu tinha Debian unstable e apesar de estar satisfeito, Debian sempre foi a minha distro de eleição, apeteceu-me experimentar algo novo.

Parece existir também uma vasta comunidade por trás da distro e sempre pronta a ajudar.


http://manjaro.org/

Se já existir um tópico sobre a distro agradeço que movam o meu post para lá.
 
Qual a tua gráfica ? E que testes no fim de semana ubuntu com o steam e os drivers para a Radeon 5850 não estavam grande espingarda.

Witcher2 era so ecrã preto.

Nao me ocorreu testar outras distro, pensei que o problema fosse da AMD e resolvi aguentar windows ate comprar uma nvidia.

Ja tenho manjaro em Vms e gosto bastante, volta e meia apenas tenho problemas nos update no o lock do ficheiro fica feito e depois temos de ir remover manualmente ( apenas apagar o ficheiro, do qual ja não me lembro o nome :D ).
 
Tenho uma ATI 7770, as drivers AMD não são grande coisa de facto, mas funcionam, no Debian nunca tive problemas, mas também nunca puxei muito pela gráfica, no Ubuntu tinha freezes frequentes e lentidão geral do sistema, mas sinceramente não sei se o motivo eram as drivers da gráfica ou outra coisa qualquer e também não ando com tempo/paciência para andar a fazer troubleshooting, no entanto cheguei a testar o CIV no Ubuntu e corria bem até ao freeze :) No Manjaro a coisa melhorou significativamente em termos de estabilidade para já 50 e poucas horas de uptime sem stress nenhum, jogos só experimentei o CIV 5 e o Papers please e correm os dois perfeitamente, o resto do sistema voa, mas também estamos a falar de openbox, portanto não seria de esperar outra coisa, como disse no 1º post fiquei extremamente surpreendido com esta distro, tem tudo o que procurava. Uma coisa que me esqueci de referir os DE suportados oficialmente são o Xfce e openbox, no entanto existem imagens criadas pela comunidade com outros DE.
 
Sou capaz de lhe dar uma chance....no ubuntu com os drivers proprietários tinha muitos problemas.....mesmo o Footballl manager que não devia puxar pela gráfica não corria bem.
E la esta não havia paciência para tentar perceber o que se passava e foi logo a remover.

Um destes dias volto a carga..a paciência ja nao e muita.
 
Experimenta, o processo de instalação é bastante rápido e fica tudo pronto out of the box, é só instalar o steam dos repositórios e está feito, para já é a distro que se dá melhor com o steam e ATI das que testei, no Debian também funcionava bem, mas foi preciso "perder" quase 1 dia para ter tudo a funcionar, alias perdi imenso tempo para o Debian exatamente como queria, estava extremamente satisfeito com a distro e depois feito parvo fui instalar Ubuntu :facepalm:
 
Para manjaro antes vale o Antergos. Esse efetivamente é Arch user friendly.
O manjaro é tão estável quanto o arch, tem atraso nos repositórios em relação ao mesmo, pouco mais user-friendly é apos o setup (o Antergos resolve isso), e coisas como a catalyst são triviais de instalar.
Não me admira de todo se o manjaro utilizar os packages do vi0lo (repo não-oficial), o que seria uma falha de segurança, mas eles não tem workforce para mais, por isso deve de ser.
Steam também há nos repos oficiais de Arch.

Do ponto de vista de muitos utilizadores de Arch, o Manjaro não passa de Arch com um atraso temporal, o que (até na opinião do Alan McRae) é uma falha de segurança porque os bugfixes chegam mais tarde.

PS: O ultimo snapshot que vi do Antergos, eles tinham um tema novo que eu pelo menos achei desenhado por um miúdo da primaria. O default continua lá, mas podiam ter deixado o zukitwo... :(

Cumps
 
Arch-Based Manjaro Users Express Concern Over Update Strategy

While I've ran benchmarks of the Arch-based Manjaro Linux distribution in the past and found it a convenient way to play with Arch and overall a nice distribution, it seems for users running it day in and day out aren't entirely satisfied with the update strategy of Manjaro.

Manjaro's stable repository isn't frequently updated but the developers strive to update it about bi-weekly and by default there's no continual flow of fresh packages from Manjaro. Right now though Manjaro's stable repository hasn't been updated in over one month -- since 25 October -- and that includes no security fixes.



A Phoronix reader and Arch user wrote into Phoronix to describe the current situation and also pointed out a forum thread: No package updates for a long time - is this normal?
People considering using Manjaro need to know about this.
People using Manjaro need to know about this.
And hopefully enough people knowing will force the developers to do something about it.

Manjaro's stable-repo hasn't received any updates since 25th Oct. That's over a month now.

The reason for this is they don't compile their own packages, they just grab them in snapshots from Arch and make update packs which normally hit stable in two weeks.

But if there is an issue with any one of those packages in the pack they can't give you any of the updates at all.

As an example Firefox has a new version since 14th Nov, which is stuck in testing and cannot be moved to stable because Arch compiled it against newer versions of packages than what is currently in Manjaro stable. So it won't work without a bunch of other packages that are also in testing. They have some issues with some of the packages right now and hence no updates for over a month.

For a better inside look at whats happening please look at this thread on their forums where I have been trying really hard to get this issue sorted with them.

As you can see they are less than open to fixing this. Or even caring.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTg1MTY
 
Boas pessoal,
Sabem-me dizer se este distro ja vem preparada para SSD ou tenho que activar alguma coisa?
Estou numa da testar, sendo este ponto decisivo.

Obrigado.
 
http://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-114

Uma screen do Manjaro e embora nao seja tao rolling release, a verdade é que funciona. Tambem sou da opiniao do @DigitalBoy para teres uma distro tal e qual o Arch instala o Antergos não te vais arrepender, fiz alguns testes e consegue ser mais leve que o Manjaro, por exemplo no xfce no Manjaro anda há volta de 200/210 megas ram e no Antergos o mesmo xfce fica-se por 155/160 megas ram.
 
também resolvi instalar a ultima versão do manjaro para testar o bumblebee, e verificar se também tinham o bug do acpi da asus.
Mas pelos vistos é exatamente igual ao arch linux mas com os repositorios com versão mais desactualizadas.

Por exemplo no arch linux puro tinha o kernel 3.17, sem instalar pelo AUR, no manjaro ainda vai na versão 3.16.
 
também resolvi instalar a ultima versão do manjaro para testar o bumblebee, e verificar se também tinham o bug do acpi da asus.
Mas pelos vistos é exatamente igual ao arch linux mas com os repositorios com versão mais desactualizadas.

Por exemplo no arch linux puro tinha o kernel 3.17, sem instalar pelo AUR, no manjaro ainda vai na versão 3.16.


@emanuelx se procurares por este programa https://wiki.manjaro.org/index.php?title=Manjaro_Settings_Manager lá tens tudo o que procuras instalas e desinstalas sem espinhas. Se não me engano acho que já aparece o kernel 3.19 .
 
@emanuelx se procurares por este programa https://wiki.manjaro.org/index.php?title=Manjaro_Settings_Manager lá tens tudo o que procuras instalas e desinstalas sem espinhas. Se não me engano acho que já aparece o kernel 3.19 .

obrigado por acaso não conhecia, eu sei instalar pela consola, só que não me apetece estar a perder tempo a compilar e etc... Este fim de semana já o devo tirar do pc, já estou farto dele :), vou testar o elementary os para ver como é que aquilo anda.
 
obrigado por acaso não conhecia, eu sei instalar pela consola, só que não me apetece estar a perder tempo a compilar e etc... Este fim de semana já o devo tirar do pc, já estou farto dele :), vou testar o elementary os para ver como é que aquilo anda.

Já experimentas-te o Antergos, eu pessoalmente acho mais leve e simples ao jeito do Arch tipo kiss.
 
Aconselho as pessoas que querem a experiência arch a instalar realmente arch, numa VM. Mas para evitar terem o trabalho, utilizem evolution Linux, que é um Live CD que automatiza o processo de instalação de arch Linux. Não é uma distro, apenas um atalho para a instalação de arch.
 
Aconselho as pessoas que querem a experiência arch a instalar realmente arch, numa VM. Mas para evitar terem o trabalho, utilizem evolution Linux, que é um Live CD que automatiza o processo de instalação de arch Linux. Não é uma distro, apenas um atalho para a instalação de arch.

Usei o evolution para instalar o arch numa vm e instalou perfeitamente e sem qualquer problema. bastante intuitivo e rápido.
Também tenho uma vm com o manjaro e gosto bastante. É a minha distro de eleição para quem tem "medo" do arch. Mas depois de encontrar coisas como o antergos ou o evolution não há desculpa para não experimentar o "puro" arch.
 
Recente estreante nesta distribuição vindo do windows. Experimentei algumas antes de assentar nesta. Estou a gostar bastante. Uso a versão KDE, mas tambeḿ gosto do ambiente XFCE.

Também gostei do Linux Mint e Linux Lite. Prefiro o conceito rolling release.
 
Back
Topo