1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Manjaro Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por astrisko, 16 de Junho de 2014. (Respostas: 20; Visualizações: 4821)

  1. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Procurei no fórum, mas não encontrei nenhuma thread sobre esta distro.

    Instalei-a este fim de semana no desktop secundário, andava à procura de uma rolling distro com bons repositórios, software atualizado e que fosse user friendly, o Manjaro pareceu-me uma boa aposta, é baseado em Arch e temos acesso aos seus repositórios, no entanto tem repositórios próprios não tão bleeding edge como no caso do Arch. O processo de instalação é simples ao nível de um Ubuntu por exemplo e extremamente rápido, instalei a versão openbox, podemos escolher logo à cabeça instalar drivers proprietários ou não, no meu caso optei por instalar. Depois da instalação existe um pequeno assistente que nos permite configurar a distro à nossa medida e instalar algum software adicional mais comum.

    Em termos de performance é extremamente rápida e estável para já estou extremamente satisfeito e é sem dúvida das melhores distros que já experimentei, tenho todo o software que preciso, tudo a funcionar out of the box, incluindo as drivers proprietárias da ATI, o Steam está nos repositórios e já deu para jogar um joguinho de CIV5 :)

    Neste momento parece-me das melhores distros que andam por ai, o Ubuntu está demasiado "pesado" e instável (pelo menos no meu hardware), tinha vários freezes por dia e o sistema era "lento". Antes de testar a nova versão do Ubuntu tinha Debian unstable e apesar de estar satisfeito, Debian sempre foi a minha distro de eleição, apeteceu-me experimentar algo novo.

    Parece existir também uma vasta comunidade por trás da distro e sempre pronta a ajudar.


    http://manjaro.org/

    Se já existir um tópico sobre a distro agradeço que movam o meu post para lá.
     
  2. AragTey

    AragTey Power Member

    Qual a tua gráfica ? E que testes no fim de semana ubuntu com o steam e os drivers para a Radeon 5850 não estavam grande espingarda.

    Witcher2 era so ecrã preto.

    Nao me ocorreu testar outras distro, pensei que o problema fosse da AMD e resolvi aguentar windows ate comprar uma nvidia.

    Ja tenho manjaro em Vms e gosto bastante, volta e meia apenas tenho problemas nos update no o lock do ficheiro fica feito e depois temos de ir remover manualmente ( apenas apagar o ficheiro, do qual ja não me lembro o nome :D ).
     
  3. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Tenho uma ATI 7770, as drivers AMD não são grande coisa de facto, mas funcionam, no Debian nunca tive problemas, mas também nunca puxei muito pela gráfica, no Ubuntu tinha freezes frequentes e lentidão geral do sistema, mas sinceramente não sei se o motivo eram as drivers da gráfica ou outra coisa qualquer e também não ando com tempo/paciência para andar a fazer troubleshooting, no entanto cheguei a testar o CIV no Ubuntu e corria bem até ao freeze :) No Manjaro a coisa melhorou significativamente em termos de estabilidade para já 50 e poucas horas de uptime sem stress nenhum, jogos só experimentei o CIV 5 e o Papers please e correm os dois perfeitamente, o resto do sistema voa, mas também estamos a falar de openbox, portanto não seria de esperar outra coisa, como disse no 1º post fiquei extremamente surpreendido com esta distro, tem tudo o que procurava. Uma coisa que me esqueci de referir os DE suportados oficialmente são o Xfce e openbox, no entanto existem imagens criadas pela comunidade com outros DE.
     
  4. AragTey

    AragTey Power Member

    Sou capaz de lhe dar uma chance....no ubuntu com os drivers proprietários tinha muitos problemas.....mesmo o Footballl manager que não devia puxar pela gráfica não corria bem.
    E la esta não havia paciência para tentar perceber o que se passava e foi logo a remover.

    Um destes dias volto a carga..a paciência ja nao e muita.
     
  5. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Experimenta, o processo de instalação é bastante rápido e fica tudo pronto out of the box, é só instalar o steam dos repositórios e está feito, para já é a distro que se dá melhor com o steam e ATI das que testei, no Debian também funcionava bem, mas foi preciso "perder" quase 1 dia para ter tudo a funcionar, alias perdi imenso tempo para o Debian exatamente como queria, estava extremamente satisfeito com a distro e depois feito parvo fui instalar Ubuntu :facepalm:
     
  6. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    Para manjaro antes vale o Antergos. Esse efetivamente é Arch user friendly.
    O manjaro é tão estável quanto o arch, tem atraso nos repositórios em relação ao mesmo, pouco mais user-friendly é apos o setup (o Antergos resolve isso), e coisas como a catalyst são triviais de instalar.
    Não me admira de todo se o manjaro utilizar os packages do vi0lo (repo não-oficial), o que seria uma falha de segurança, mas eles não tem workforce para mais, por isso deve de ser.
    Steam também há nos repos oficiais de Arch.

    Do ponto de vista de muitos utilizadores de Arch, o Manjaro não passa de Arch com um atraso temporal, o que (até na opinião do Alan McRae) é uma falha de segurança porque os bugfixes chegam mais tarde.

    PS: O ultimo snapshot que vi do Antergos, eles tinham um tema novo que eu pelo menos achei desenhado por um miúdo da primaria. O default continua lá, mas podiam ter deixado o zukitwo... :(

    Cumps
     
  7. Crow-

    Crow- Power Member

    Arch-Based Manjaro Users Express Concern Over Update Strategy

     
  8. NoOsPhErE

    NoOsPhErE To fold or to FOLD?

    Boas pessoal,
    Sabem-me dizer se este distro ja vem preparada para SSD ou tenho que activar alguma coisa?
    Estou numa da testar, sendo este ponto decisivo.

    Obrigado.
     
  9. slblxs

    slblxs Power Member

    http://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-114

    Uma screen do Manjaro e embora nao seja tao rolling release, a verdade é que funciona. Tambem sou da opiniao do @DigitalBoy para teres uma distro tal e qual o Arch instala o Antergos não te vais arrepender, fiz alguns testes e consegue ser mais leve que o Manjaro, por exemplo no xfce no Manjaro anda há volta de 200/210 megas ram e no Antergos o mesmo xfce fica-se por 155/160 megas ram.
     
  10. emanuelx

    emanuelx Power Member

    também resolvi instalar a ultima versão do manjaro para testar o bumblebee, e verificar se também tinham o bug do acpi da asus.
    Mas pelos vistos é exatamente igual ao arch linux mas com os repositorios com versão mais desactualizadas.

    Por exemplo no arch linux puro tinha o kernel 3.17, sem instalar pelo AUR, no manjaro ainda vai na versão 3.16.
     
  11. slblxs

    slblxs Power Member


    @emanuelx se procurares por este programa https://wiki.manjaro.org/index.php?title=Manjaro_Settings_Manager lá tens tudo o que procuras instalas e desinstalas sem espinhas. Se não me engano acho que já aparece o kernel 3.19 .
     
  12. emanuelx

    emanuelx Power Member

    obrigado por acaso não conhecia, eu sei instalar pela consola, só que não me apetece estar a perder tempo a compilar e etc... Este fim de semana já o devo tirar do pc, já estou farto dele :), vou testar o elementary os para ver como é que aquilo anda.
     
  13. slblxs

    slblxs Power Member

    Já experimentas-te o Antergos, eu pessoalmente acho mais leve e simples ao jeito do Arch tipo kiss.
     
  14. emanuelx

    emanuelx Power Member

    Também já tive instalado e gostei, principalemente a parte de ter os mesmos repositorios que o arch linux.
     
  15. Nabais

    Nabais Power Member

    Aconselho as pessoas que querem a experiência arch a instalar realmente arch, numa VM. Mas para evitar terem o trabalho, utilizem evolution Linux, que é um Live CD que automatiza o processo de instalação de arch Linux. Não é uma distro, apenas um atalho para a instalação de arch.
     
  16. exoroyal

    exoroyal Power Member

    Usei o evolution para instalar o arch numa vm e instalou perfeitamente e sem qualquer problema. bastante intuitivo e rápido.
    Também tenho uma vm com o manjaro e gosto bastante. É a minha distro de eleição para quem tem "medo" do arch. Mas depois de encontrar coisas como o antergos ou o evolution não há desculpa para não experimentar o "puro" arch.
     
  17. Nabais

    Nabais Power Member

    Exactamente a minha opinião :)
     
  18. kkl10

    kkl10 Power Member

    Recente estreante nesta distribuição vindo do windows. Experimentei algumas antes de assentar nesta. Estou a gostar bastante. Uso a versão KDE, mas tambeḿ gosto do ambiente XFCE.

    Também gostei do Linux Mint e Linux Lite. Prefiro o conceito rolling release.